Receba matérias por email!

Cheers! A Old Jameson Distillery

Home  »  DestinosDublinEuropaIrlanda   »   Cheers! A Old Jameson Distillery

Old Jameson Distillery é uma das atrações que fazem parte do roteiro de Dublin. Afinal, o whisky daqui (whiskey, como se referem na Irlanda) rivaliza com o escocês em fama e qualidade.

Há toda uma discussão entre Irlanda e Escócia sobre quem inventou o whisky, qual é o melhor e por aí vai.

Para quem entende muito pouco (eu!) e que tinha bebido whisky pela primeira vez alguns dias antes em Edimburgo (eu! eu!) essa rivalidade é totalmente indiferente. Ou melhor, é até engraçado. Para mim o negócio é beber e se divertir! rsrs

prédio da old jameson distillery dublin
A entrada da atração.

A destilaria da Old Jameson foi fundada em 1780 por John Jameson e funcionava em Dublin, no local onde hoje fazemos a visita, até 1971, quando a fábrica foi transferida para outra cidade.

O diferencial do whisky da Old Jameson é que a bebida é triplamente destilada, tornando-a mais suave.

old jameson distillery dublin
Detalhe no hall onde aguardamos o início do tour.

Na Old Jameson Distillery aprendemos tudo sobre whisky, da fabricação até a degustação da bebida. São 8 estágios até que o whisky possa ser consumido.

O passeio nos leva por esses 8 estágios e aprendemos curiosidades como o “drinque do anjo” que é a quantidade de bebida que se evapora dentro do barril enquanto o whisky está envelhecendo. Isso porque faz parte do processo de fabricação essa “perda” de whisky após o envelhecimento.

Aliás, o envelhecimento é essencial no processo de fabricação, porque o tipo de madeira do barril lhe dá um sabor diferente.

Enfim, o tour é no mesmo esquema da Guinness Storehouse ou da Scotch Whisky Experience (em Edimburgo), mas sem a tecnologia e grandiosidade de  ambos.

whisky irlandes
Barril vintage.

Faz parte do passeio uma degustação de whisky, comparando o Old Jameson com o de outras marcas. Achei bem interessante, primeiro porque só sabemos quais são as marcas após prová-las, evitando um pré-julgamento. Segundo, porque dá para comparar bem o sabor e sentir qual é mais “forte” ou “amargo”, etc.

old-jameson-tasting-room
Sala da degustação.

 

degustação old jameson dublin
Adivinhe qual é o melhor?

No final do tour somos levados a um bar onde podemos beber uma dose de whisky ou um drinque à base da bebida. Eu bebi um copão de um drinque que levava hortelã e gengibre. Super refrescante mas que ao final me deixou bem alegrinha rsrs

Detalhe: isso era 11h. Da manhã. Pois é… praticamente café da manha alcóolico!

Há também uma lojinha com várias lembrancinhas e que vende garrafas de whisky pequenas, próprias para levar na mala de mão, sem precisar despachar, e com preço bastante justo.

———————

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Old Jameson Distillery

carregando mapa - por favor aguarde...

Old Jameson Distillery 53.348376, -6.277354

  • endereço: Bow St, Smithfield Village, Dublin 7.
  • horário: diariamente de 9h às 18h de 2a feira a sábado e de 10h às 18h domingo. Atenção: por conta de lei irlandesa somente após às 12h30 no domingo é possível vender álcool então não é uma boa ideia fazer o tour antes desse horário.
  • valor: €16  (adulto) o ingresso básico.
  • como chegar: Luas estação Smithfield.
  • site: https://www.jamesonwhiskey.com/ie/visit-us/oldjamesondistillery

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram