Ah, a França! Automaticamente nossa mente viaja para as charmosas ruas de Paris, a Torre Eiffel, os cafés aconchegantes e a inconfundível atmosfera romântica da capital. Sim, Paris é incrível. Porém, o país é muito mais que isso e há cidades para conhecer na França além de Paris capazes de encantar e nos fazer apaixonar tanto ou mais que a capital francesa.

Paris é a queridinha dos brasileiros, com todos os méritos. O destino mais sonhado quando pensamos em viajar para a Europa.

Contudo, o coração da França pulsa em muitos outros lugares. História, paisagens, cidades que parecem saídas de conto de fadas, cheiros, sabores e experiências inesquecíveis. De tudo um pouco.

Vem comigo descobrir um pouco mais desse país fascinante!

Neste guia completo sobre as cidades da França para conhecer além de Paris, te levarei por um roteiro fora dos clichês parisienses.

Se você busca expandir seu horizonte, veio ao lugar certo!

O que você encontra nesse post hide

Por que explorar outras cidades da França além de Paris?

Como disse, para muitos viajantes a França é sinônimo de Paris. Mas que tal sair da rota mais óbvia para descobrir experiências diferentes? Fugir um pouco das multidões de Paris e mergulhar na diversidade cultural do país.

Afinal, por que limitar a experiência a somente uma cidade quando há um infinito de possibilidades esperando por nós?

A verdade é que a França vai muito além da capital e quem se permite sair do lugar-comum descobre um país maravilhoso.

Ainda precisa ser convencido? Veja algumas das razões para percorrer outros cantos da França fora de Paris.

1. Diversidade regional

Do charme medieval das cidades aos campos de lavanda, a França é um mosaico cultural e visual.

Cada região tem suas tradições e particularidades, com uma história para contar. Esqueça os museus de Paris lotados. Nada de acotovelar para ver a Mona Lisa! Fora de Paris, os museus, em muitos casos, são as próprias cidades!

2. Gastronomia francesa local

Enquanto em Paris é comum encontrar cardápios adaptados para turistas, nas cidades menores você experimenta o verdadeiro sabor da renomada gastronomia francesa.

Um queijo artesanal em uma vila da Alsácia, um vinho local direto de uma vinícola em Bordeaux ou um crepe fresquinho na Bretanha… são experiências simples e saborosas que ficam na memória.

cidades para conhecer na frança enoturismo em Bordeaux - Lets Fly Away
Aproveite a paisagem e desfrute dos sabores de Bordeaux. (Divulgação)

3. Cidades mais autênticas e menos lotadas

Além de serem lindas, muitas das cidades francesas são menos exploradas e mais tranquilas do que Paris.

O que isso significa? Menos filas, mais proximidade com a cultura local, transporte público mais tranquilo e preços mais acessíveis.

Tudo somado àquela sensação gostosa que só uma boa viagem nos oferece.

Ultimamente, tenho preferido cada vez mais viajar para locais menos movimentados e fora do roteiro tradicional. Uma sensação de frescor e liberdade! Poder sentir o local sem pressa e na sua essência.

4. Facilidade de acesso e roteiros integrados

A excelente malha ferroviário da França e estradas facilitam combinar Paris com outras cidades em um mesmo roteiro.

Seja para um rápido bate-volta de Paris ou uma road trip mais longa, viajar pelo interior da França é simples e seguro.

Resumindo: se você quer conhecer a França de verdade – com seus vilarejos, paisagens, gastronomia e histórias – vale muito a pena ir além de Paris. Seu roteiro e seu coração agradecerão.

As 7 melhores cidades da França para conhecer além de Paris

Escrevi (com carinho) essa curadoria com as melhores cidades da França além de Paris, na minha humilde opinião. Use e abuse.

Um detalhe importante: todas as atividades com ingresso mencionadas a seguir indico contratar através da Civitatis, parceira do site. Com ela você pode reservar seu ingresso com pagamento em reais, parcelamento no cartão e suporte em português.

1. Estrasburgo: charme franco-alemão e arquitetura medieval

Localizada na encantadora região da Alsácia, na fronteira com a Alemanha, Estrasburgo (Strasbourg) é daquelas cidades que parecem ter saído de um livro de um conto de fadas. Suas casinhas coloridas são lindas de morrer.

Essa cidade medieval francesa tem um centro histórico, conhecido como Grande Île, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. Uma área com ruas de paralelepípedos, pontes floridas, casas com estruturas de madeira (as famosas fachwerk ou enxaimel) e praças charmosas.

Outro ponto alto da cidade (literalmente) é a Catedral de Notre-Dame de Strasbourg, com sua torre gótica. Uma das mais impressionantes da Europa.

Estrasburgo tem um outro lado bem longe do tradicional. É sede do Parlamento Europeu, o que dá à cidade um toque de modernidade.

Por ter sido disputada entre França e Alemanha ao longo dos séculos, Estrasburgo tem um estilo franco-alemão muito marcante não só na arquitetura.

Na gastronomia encontramos chucrute, spätzle e vinhos brancos convivendo com baguetes e queijos franceses. Uma saborosa fusão de culturas.

Deixo aqui um registro especial quanto ao vinho branco da Alsácia, de denominação de origem, servido em um copo de cristal característico (ótimo para trazer para casa de recordação. Eu tenho!).

Experiências em Estrasburgo imperdíveis

  • Grande Île: caminhar e fotografar o centro histórico Patrimônio da Unesco;
  • Catedral de Notre-Dame de Strasbourg: visitar a arquitetura gótica da catedral;
  • Petite France: um dos bairros mais lindos da França, com seus canais e casas históricas à beira d’água. Sugiro fazer um free tour pela Petit France para uma experiência mais completa;
  • Parlamento Europeu: conhecer o outro lado de Estrasburgo, com um ar cosmopolita em meio a tanta tradição; e
  • Mercado de Natal: se viajar no período das Festas de Final de Ano, visitar o Mercado de Natal de Estrasburgo é encantador. Um dos mais antigos da Europa.

Para quem é indicado viajar para Estrasburgo

Estrasburgo é ideal para quem anseia por turismo cultural, cidades medievais e experiências autênticas fora de Paris.

cidades para conhecer na franca alem paris estrasburgo | lets fly away
A bela arquitetura de Estrasburgo. foto: Levon em Unsplash

2. Colmar: vilarejo de conto de fadas

Colmar parece cenário da Disney. Simples assim.

Localizada na região da Alsácia, pertinho da fronteira com a Alemanha e da cidade de Estrasburgo, Colmar é considerada uma das vilas mais encantadoras da França. Merece a fama!

As casas em estilo enxaimel (no mesmo estilo daquelas de Estrasburgo) são o grande destaque de Colmar. Pintadas em tons pastel e adornadas com janelas floridas, são belas e delicadas.

Colmar também é famosa por estar no centro da Rota dos Vinhos da Alsácia, o que significa paisagens de vinhedos a perder de vista e, claro, degustar os renomados vinhos brancos locais diretamente com os produtores.

Um passeio imperdível para os fãs de enoturismo (como eu!) e da gastronomia francesa.

A região da Petite Venise (Pequena Veneza), com seus canais e pontes floridas, é a mais fotografado da cidade e um dos lugares mais instagramáveis da França.

Não é à toa que Colmar é figurinha carimbada em listas de cidades mais bonitas da Europa.

Experiências em Colmar imperdíveis

  • Pequena Veneza (Petite Venise): passear de barco pelo rio Lauch ou caminhar ao longo do cais, apreciando as casas coloridas e a atmosfera romântica;
  • Centro histórico: caminhar pelas suas ruas charmosas, como a Rue des Boulangers, Rue des Serruriers e Rue des Têtes. Faça um free tour por Colmar, você não se arrependerá;
  • Maison des Têtes: visitar esta casa com sua fachada ornamentada com esculturas, a mais famosa de Colmar; e
  • Degustação de vinhos: a região da Alsácia é famosa por seus vinhos. Reservar espaço no roteiro para visitar vinícolas e experimentar os vinhos locais. A estrela é o vinho branco! Se estiver com pouco tempo, vá no Museu dos Vinho da Alsácia, onde você aprenderá sobra a história vinicultora da Alsácia e ainda degustará uma bebida ao final da experiência.

Para quem é indicado viajar para Colmar

Colmar é um dos destinos românticos na França fora de Paris para quem busca vilarejos franceses autênticos e fora do óbvio.

cidades fora de paris colmar franca | lets fly away
Colmar é uma pintura de tão linda. foto: Vered Caspi em Unsplash

3. Annecy: a Veneza francesa aos pés dos Alpes

Prosseguindo a minha lista de melhores cidades da França para visitar além de Paris, imagine uma cidade com canais cristalinos, casas coloridas com floreiras nas janelas, pontes de pedra e um lago azul-turquesa cercado pelos Alpes.

Essa imagem dos sonhos é Annecy, uma das cidades mais charmosas da França, conhecida como “Veneza dos Alpes”.

O centro histórico de Annecy, também chamado de Cidade Velha, é cortado por canais estreitos e românticos, onde pequenas pontes conectam ruelas de pedra repletas lojinhas e cafés.

Um dos seus cartões-postais é o Palais de l’Isle, que parece flutuar sobre a água. Uma construção medieval que já foi uma prisão e agora é um museu. Como tudo que é antigo na Europa… ganhando novas roupagens ao longo dos séculos.

Já às margens do Lago de Annecy, podemos fazer piqueniques ou dar uma volta pelo lago (a pé ou de bicicleta) com vistas incríveis dos Alpes franceses. Sem falar de passeios de barco pelo lago.

No verão, Annecy é ótima para relaxar. No inverno, serve como base para quem quer explorar estações de esqui dos Alpes Franceses.

Ah! Não deixe de comer fondue ou raclette, pratos típicos alpinos. Se quiser se aprofundar na comilança, sugiro fazer um tour gastronômico em Annecy (percorrer o centro histórico enquanto prova comidas francesas). Adoro esse tipo de tour!

Experiências em Annecy imperdíveis

  • Lago de Annecy: passeios de barco, esportes aquáticos, piquenique ou alugar uma bicicleta para percorrer a ciclovia ao redor do lago;
  • Cidade Velha: se perde pelas ruas do centro histórico de Annecy;
  • Palais de l’Île: conhecer o antigo palácio-prisão, agora transformado em museu; e
  • Castelo de Annecy: visitar o castelo histórico que oferece vistas panorâmicas da cidade e do lago.

Para quem é indicado viajar para Annecy

Sugiro para quem procura um destino romântico, fotogênico e fora do circuito tradicional. Annecy é uma das melhores cidades da França para visitar além de Paris

cidade para conhecer franca alem paris annecy | lets fly away
O Palais de l’Île de Annecy. foto: Mathias Reding em Unsplash

4. Lyon: gastronomia, cultura e história

Lyon, localizada entre o norte e o sul da França, é um prato cheio (desculpe o trocadilho) para quem ama boa comida e arte. E ainda tem o bônus: Lyon é mais tranquila, mais barata e menos turística que Paris.

Eleita a capital da gastronomia francesa, Lyon é sofisticada na medida certa, com um clima mais leve e acolhedor do que Paris.

Lyon é o berço de grandes chefs e dos famosos bouchons lyonnais (restaurantes típicos da cidade). Não tenha medo de se jogar na culinária local com autenticidade. Prove pratos tradicionais como o quenelle, o cochon de lait e, claro, o vinho do Vale do Rhône.

A cidade não é só turismo gastrônomico.

Lyon tem dois milênios de história preservados em ruínas romanas, igrejas góticas e na Velha Lyon (Vieux Lyon), o centro histórico com ruas estreitas e construções seculares. Tudo isso misturado com uma vida urbana moderna e vibrante.

Lyon também é um polo criativo na França, com museus, teatros, festivais e murais de street art espalhados pelas ruas.

Experiências imperdíveis em Lyon

  • Vieux Lyon: caminhar pelas ruas de paralelepípedos deste bairro medieval e renascentista, admirar sua arquitetura e explorar as traboules (passagens secretas);
  • Basílica de Fourvière: localizada no topo de uma colina, oferece vistas panorâmicas de Lyon e abriga uma bela arquitetura e mosaicos;
  • Museus de Lyon: a cidade tem vários museus interessantes, como o Musée des Beaux-Arts, o Musée des Confluences e o Musée Gadagne;
  • Les Halles de Lyon Paul Bocuse: ir a este mercado coberto e provar produtos frescos, queijos, carnes, vinhos e especialidades locais;
  • Enoturismo nos arredores de Lyon: participar de um tour para visitar vinícolas Vale do Rhône e explorar a região do Beaujolais; e
  • Tour gastronômico: fazer uma visita guiada gastronômica em Lyon, provando um pouco das gostosuras da cidade.

Para quem é indicado viajar para Lyon

Lyon é uma das melhores cidades da França para quem deseja cultura, gastronomia e história em um só destino.

lyon franca cidade fora paris | lets fly away
Lyon é uma das cidades para conhecer na França para colocar no seu roteiro. foto: Romain Girot em Unsplash

5. Avignon: muralhas, pontes e arte no sul da França

No coração da Provença (Provence), às margens do Rio Ródano, Avignon surpreende tanto pela história quanto pela boa energia.

Antiga sede dos papas no século 14, Avignon é hoje uma das principais cidades do sul da França quando falamos em turismo, reunindo monumentos medievais e uma interessante cena artística.

Avingon é cercada por muralhas bem preservadas e tem em seu centro histórico um tesouro da arquitetura medieval europeia: o Palais des Papes (Palácio dos Papas). Sua importância histórica é porque foi residência oficial da Igreja Católica antes de Roma retomar o comando.

Cidade com castelo… quem não ama?!

Outro cartão-postal é a Pont Saint-Bénéze, mais conhecida como “a Ponte de Avignon”. Parcialmente destruída, ela se projeta sobre o rio Ródano e rende boas fotos.

No quesito arte, anualmente, no mês de julho, Avignon é sede do Festival de Teatro de Avignon, um dos mais respeitados da Europa. A cidade se transforma em palco a céu aberto.

No entanto, mesmo fora da temporada, a cidade oferece galerias, museus, feiras e uma bacana atmosfera criativa.

Experiências em Avignon imperdíveis

  • Palais des Papes (Palácio dos Papas): visitar a antiga residência dos papas no século 14, com sua arquitetura gótica, salões, capelas e jardins;
  • Ponte de Avignon (Pont Saint-Bénézet): fotografar a ponte inacabada sob o rio Ródano;
  • Muralhas de Avignon: caminhar pelas imponentes muralhas medievais que cercam a cidade velha, desfrutando de vistas panorâmicas; e
  • Degustação de vinhos: não deixar de visitar os famosos vinhedos de Châteauneuf-du-Pape e desfrutar de uma degustação de vinhos locais. 

Para quem é indicado viajar para Avignon

Se você quer unir cultura, história, enoturismo e o charme típico do sul da França, Avignon é uma escolha certeira.

cidades para conhecer na franca avignon | lets fly away
A inacabana Ponte de Avignon, uma das cidades para conhecer na França fora de Paris. foto: Chelsea Essig em Unsplash

5. Aix-en-Provence: cores, lavandas e estilo de vida francês

Elegante, ensolarada e repleta de personalidade, Aix-en-Provence é uma das cidades mais cativantes do sul da França.

Com uma arquitetura clássica e mercados ao ar livre com produtos fresquinhos, Aix-en-Provence oferece uma experiência sensorial que mistura arte, natureza e um estilo de vida francês que a gente sonha em viver.

Caminhar pelo Cours Mirabeau é uma delícia! A avenida é o coração da cidade, com lojas e cafés. Não deixe de provar o calisson, um doce típico de Aix: camada de hóstia e recheio com amêndoas e frutas cristalizadas (principalmente melão), com fina camada de açúcar.

No verão, a cidade se transforma em um dos grandes cartões-postais da região da Provença (Provence), com aroma de lavanda no ar e seus maravilhosos campos floridos.

A cidade é também famosa por ser a terra natal do pintor Paul Cézanne, um dos precursores do Impressionismo. Podemos visitar seu ateliê original ou seguir um roteiro autoguiado de locais que inspiraram suas obras.

Experiências em Aix-en-Provence imperdíveis

  • Cours Mirabeau: visitar a mais famosa rua da cidade. Uma avenida arborizada com fontes, lojas e cafés, considerada o centro da cidade;
  • Centro histórico: fazer um free tour em Aix-en-Provence e caminhar pelas ruas estreitas com construções medievais e fontes;
  • Mercados: provar a gastronomia francesa local, produtos frescos de pequenos produtores, como frutas, queijos e calissons;
  • Atelier des Lauves: o estúdio onde o pintor Paul Cezánne passou seus últimos anos, até falecer em 1906; e
  • Campos de lavanda: usar Aix-en-Provence como base para fazer bate-volta para os famosos campos de lavanda no verão, em pequenas cidades como Godes, Valensole e Sault.

Para quem é indicado viajar para Avignon

Aix-en-Provence é indicada para quem quer vivenciar o estilo de vida francês em sua forma mais leve e poética. Para quem sonha com beleza e autenticidade, longe da correria da rota turística dos grandes centros.

provence franca interior | lets fly away
Os campos de lavanda são sensacionais. foto: Emma Hong em Unsplash

6. Monte Saint-Michel: um dos lugares mais mágicos da França

Poucos locais na França despertam tanto encantamento à primeira vista quanto Mont-Saint-Michel (Monte Saint-Michel). Um lugar tão especial que é Patrimônio Mundial da UNESCO e um dos pontos turísticos mais visitados da França.

Mont-Saint-Michel é uma cidade costeira medieval, localizada na foz de um rio na Normandia, construída em uma ilha rochosa. Parece flutuar entre o céu e o mar, principalmente nos horários da maré alta, quando fica completamente isolado pela água.

Esse vai e vem das marés transforma por completo o visual ao longo do dia. Em poucas horas, vemos Mont-Saint-Michel isolado pela água e, depois, acessível por terra firme. Um fenômeno que surpreende mesmo quem já viu fotos. Ao vivo é impactante!

Por isso (e muito mais), Monte Saint-Michel é um dos destinos mais cinematográficos (e místicos) da França!

Caminhar pelas suas ruas da cidade murada é como voltar no tempo. As vielas estreitas e irregulares, cercadas por construções de pedra e lojinhas típicas, dão a sensação que estamos de novo na Idade Média.

No topo da ilha está a Abadia do Mont-Saint-Michel, protegida pela estátua dourada de São Miguel Arcanjo. Sua arquitetura gótica domina a paisagem e a Abadia oferece um lindo visual da baía.

O mais comum é fazer um bate-volta a partir de Paris para Monte Saint-Michel. Todavia, recomendo que fique hospedado por lá uma noite. Para ter uma experiência completa!

Experiências em Mont-Saint-Michel imperdíveis

  • Abadia do Mont-Saint-Michel: visitar a grande estrela da cidade. Compre seu ingresso para a Abadia com antecedência;
  • Nascer e pôr do sol: assistir ao nascer do sol na Place du Barrage e ao pôr do sol da ponte que liga o continente à ilha. Dois momentos com o céu multicolorido;
  • Caminhada noturna: explorar a cidade de noite, após grande parte dos turistas terem ido embora. A cidade ganha um ar misterioso; e
  • Ruas e muralha de dia: perder-se pelas ruas medievais e visitar a muralha da cidade durante o dia.

Para quem é indicado viajar para Monte Saint-Michel

Mont-Saint-Michel é um destino imperdível para quem busca história, paisagens únicas e experiências fora do comum no roteiro além de Paris. Pouco lugares do mundo possuem uma áurea tão mágica. Vai por mim.

monte saint michel cidades para conhecer franca alem paris | lets fly wy
Inacreditável esse lugar! Monte Saint-Michel é um sonho. foto: Jordi Vich Navarro em Unsplash

7. Toulouse: a cidade rosa

Toulouse, no sudoeste da França, é a quarta maior cidade do país e conhecida como La Ville Rose (A Cidade Rosa) devido aos seus edifícios de tijolos vermelhos.

Toulouse é um centro importante da indústria aeroespacial, abrigando a sede da Airbus. 

Mas não é só isso.

Toulouse é uma cidade com um rico patrimônio histórico, incluindo a Basílica de Saint-Sernin e o Canal du Midi, ambos Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Experiências em Toulouse imperdíveis

  • Praça do Capitólio: conhecer o coração de Toulouse, onde se encontra a Prefeitura e o Teatro do Capitólio. 
  • Convento dos Jacobinos: visitar este impressionante complexo religioso com arquitetura gótica. 
  • Basílica de Saint-Sernin: ir nesta linda basílica românica, Patrimônio Mundial da UNESCO. 
  • Canal du Midi: um canal pitoresco, também Patrimônio Mundial da UNESCO, lindo para caminhadas à suas margens. Ao fazer um free tour por Toulouse você passará por aqui. 
  • Cité de l’Espace: divertir-se no parque temático dedicado à exploração espacial, com réplicas de foguetes e naves. 

Para quem é indicado viajar para Toulouse

Toulouse é um destino para quem procura cultura, modernidade, diversão e história.

convento jacobinos toulouse franca | lets fly away
O Convento dos Jacobinos domina a paisagem de Toulouse. foto: Henrique Ferreira

7 Cidades perto de Paris para bate-volta

Claro que há cidades para conhecer na França além de Paris que são próximas da capital francesa.

Por isso, se você tiver pouco tempo de viagem, sugiro incluir bate-volta de Paris para explorar mais o país sem sair das suas proximidades.

CidadeDireção / RegiãoTempo de viagem (trem ou carro)Destaques principais
VersaillesOeste (Île-de-France)🚆 40 min / 🚗 45 minPalácio, jardins, história real
GivernyNoroeste (Normandia)🚗 1h30Jardins de Monet, vila charmosa
ReimsNordeste (Champagne)🚆 45 minCatedrais, champanhe, arquitetura gótica
ChartresSudoeste (Centro-Vale do Loire)🚆 1h20Vitrais, catedral, cidade tranquila
FontainebleauSul (Île-de-France)🚆 1h / 🚗 1h10Castelo, floresta, Napoleão
Auvers-sur-OiseNorte (Île-de-France)🚆 1hVan Gogh, arte, vilarejo bucólico
Vale do LoireSul (Centro-Val de Loire)🚆 2h (até Tours)Castelos, vinhos, paisagens clássicas

1. Versalhes: o palácio mais famoso da França

Visitar Versailles é quase obrigatório para quem vai a Paris pela primeira vez. Eu já fui duas vezes rsrs

Localizada a apenas 40 min da capital, a cidade abriga o Palácio de Versalhes, uma das construções mais grandiosas da história europeia. Clique no link para ver como foi minha experiência por lá.

O palácio, que foi residência de reis e rainhas (incluindo Luís XIV e Maria Antonieta), é conhecido por seus salões, aposentos reais e a famosa Galeria dos Espelhos.

Os Jardins de Versalhes, por sua vez, são outro destaque do Palácio, com seu estilo simétrico, fontes e esculturas.

Para mim é difícil escolher qual parte do passeio que gostei mais: se o interior das construções ou se os jardins!

Ah! Prepare-se para caminhar muito!

detalhes sala espelhos versalhes
Detalhe da Sala dos Espelhos do Palácio de Versalhes

2. Giverny: os jardins de Monet

A apenas 1h30 de Paris, Giverny é um destino perfeito para quem ama arte, natureza e cenários bucólicos.

Foi lá que o pintor Claude Monet viveu por mais de 40 anos. Sua casa e jardins são o principal atrativo de Giverny.

Os famosos jardins de Monet em Giverny foram a inspiração da série “Ninfeias”, marco do Impressionismo. As flores multicoloridas, lagos e a icônica ponte japonesa estão lá ao vivo e a cores. Lindos!

Sem dúvida, um dos melhores passeios que já fiz na França.

Dica: além da Casa de Monet, você pode se aprofundar na arte impressionista conhecendo o o Museu dos Impressionismos de Giverny. Ele reúne exposições de artistas ligados ao movimento e à paisagem local.

jardins de monet em giverny
Lago com as ninfeias dos jardins de Monet

3. Reims: catedral e champanhe

Localizada a cerca de 45 min de trem de Paris, Reims é uma cidade que foi o local de coroação de vários reis franceses e hoje é considerada a capital do champanhe.

A Catedral de Notre-Dame de Reims é uma das mais famosas do país. Com uma arquitetura em estilo gótico e belos vitrais coloridos, foi o palco da coroação de monarcas. Aqui Carlos VII foi coroado, com direito à presença de Joana d’Arc!

Reims abriga as sedes de casas renomadas como Veuve Clicquot, Taittinger e Mumm, com tours guiados que mostram o processo de produção e, claro, incluem degustação. Tim tim!

Para quem gosta de enoturismo é obrigatório.

reims catedral notre dame franca fora paris | lets fly away
A Catedral de Notre-Dame de Reims. foto: Reno Laithienne em Unsplash

4. Chartres: vitrais que contam histórias

Chartres é um destino que mistura espiritualidade, arte e arquitetura medieval.

A Catedral de Chartres é Patrimônio Mundial da UNESCO, sendo considerada uma das mais bem preservadas do período gótico. Destaque para seus vitrais azuis (alguns do século 12) que contam histórias bíblicas.

Além da catedral, o centro de Chartres é fofo, com casas em estilo enxaimel, lojinhas e restaurantes para almoçar antes de voltar para Paris.

chartres franca bate volta paris | lets fly away
O centro de Chartres. foto: Pascal Bernardon em Unsplash

5. Fontainebleau: castelo e floresta

Uma excelente alternativa para quem deseja conhecer castelo e quer fugir do clássico bate-volta a Versalhes, é visitar Fontainebleau.

O Château de Fontainebleau é um dos mais bonitos e históricos da França, com séculos de transformações, de reis medievais até Napoleão Bonaparte.

O interior impressiona e os jardins são perfeitos para um passeio ao ar livre.

Para quem gosta de ecoturismo, a floresta de Fontainebleau (Forêt de Fontainebleau) é uma das maiores da França e possui opções de atividades como trilha, escalada e ciclismo.

fontainbleau franca bate volta paris | lets fly away
O Castelo de Fontainebleau. foto: Marcos Abreu

6. Auvers-sur-Oise: nos passos de Van Gogh

Auvers-sur-Oise é um vilarejo bucólico pertinho de Paris que foi a última residência do pintor Vincent van Gogh. Foi retratada em algumas de suas pinturas.

Você pode visitar a Casa de Van Gogh, sua tumba (ao lado do irmão, Theo) ou caminhar por uma rota que passa por locais pintados pelo artista.

Auvers-sur-Oise bate volta paris | lets fly away
Auvers-sur-Oise é muito tranquila. foto: Is@ Chessyca em Unsplash

7. Vale do Loire: castelos de conto de fadas

Se a ideia de passear por jardins franceses, visitar castelos e saborear vinhos locais soa como o dia perfeito, o Vale do Loire vai te conquistar.

O Vale do Loire é um bate-volta de Paris muito procurado.

Há mais de 300 castelos para visitar no Vale do Loire, muitos deles abertos à visitação. Para quem tem apenas um dia, os mais indicados são:

  • Château de Chambord: o maior e mais imponente do Vale do Loire, com arquitetura renascentista e floresta ao redor.
  • Château de Chenonceau: construído sobre o rio e conhecido como “castelo das damas”, é um dos castelos mais românticos.
  • Château d’Amboise: com vistas incríveis e o túmulo de Leonardo da Vinci.

As alternativas mais comuns para fazer esse bate-volta é por tour guiado que sai de Paris ou alugar um carro para fazer o passeio no seu ritmo.

Fiz esse tour de 1 dia para o Vale do Loire e achei bastante prático. Saímos cedinho de Paris e visitamos 3 castelos. Deu aquele gostinho de quero mais.

chenonceau castelo loire | lets fly away
Castelo de Chenonceau no Vale do Loire

Roteiro por cidades para conhecer na França fora de Paris: por tipo de experiência

São tantas cidades para explorar a França além de Paris que é até difícil desenhar um roteiro de viagem.

Como a França é um mosaico de paisagens, histórias e sabores, que tal imaginar um roteiro organizando as cidades que indiquei pelo tipo de experiência?

O critério dos roteiros abaixo é agrupamento por afinidades, utilizando as cidades como base para a rota, dando liberdade para explorar as regiões próximas. Faça a rota na ordem indicada abaixo de trem, ônibus ou carro.

Claro que, de acordo com o seu tempo de viagem, pode combinar alguns dias em Paris ou vários roteiros, fazendo mais de um!

1. Roteiro de história e cultura medieval

  • Carcassonne: cidade fortificada com muralhas e torres que parecem intocadas pelo tempo.
  • Avignon: onde os papas viveram, com o impressionante Palácio dos Papas e a ponte Saint-Bénézet.
  • Colmar: suas casas coloridas e canais parecem um vilarejo medieval em pleno século 21.

2. Roteiro gastronômico e enológico

  • Reims: a região do champanhe, para tours pelas caves e degustar a bebida borbulhante.
  • Dijon (Borgonha): famosa pela mostarda, vinícolas e culinária. Uma das melhores cidades da Borgonha para enoturismo.
  • Lyon: a capital da gastronomia francesa para quem ama comer bem, com seus bouchons (restaurantes típicos) e mercados.
  • Bordeaux: para os amantes de vinho e enoturismo.

3. Roteiro de belezas naturais

  • Aix-en-Provence: campos de lavanda (na época certa!) e vilarejos no alto das colinas.
  • Nice: porta de entrada para Riviera Francesa e vivenciar o Mediterrâneo.
  • Annecy: conhecida como a “Veneza dos Alpes”, com seu lago cristalino e montanhas ao redor.
  • Região do Vale do Loire: famosa por seus castelos em meio a paisagens bucólicas.

4. Roteiro urbano

  • Toulouse: sede de Airbus, mistura parque temático e arquitetura.
  • Marselha: cidade portuária multicultural.
  • Estrasburgo: uma fusão das culturas francesa e alemã, com um centro histórico Patrimônio Mundial da UNESCO e uma atmosfera cosmopolita por ser sede do Parlamento Europeu.

Como planejar sua viagem pelas cidades da França (além de Paris): dicas essenciais para viajar pela França

Planejar uma viagem pela França, especialmente quando vai além das rotas mais batidas de Paris, pode parecer um desafio. Contudo, pode ser mais simples do que você imagina.

Separei algumas dicas práticas para não ter erro na hora de viajar!

1. Transporte interno: trem, ônibus, carro e voo doméstico

A França oferece uma boa infraestrutura de transporte, que permite explorá-la de diversas formas.

Minha sugestão é que opte por meio terrestre (trem, ônibus ou carro).

Porém, nada impede que você também utilize voos internos, embora haja uma política de não incentivo de voos de curta distância por sustentabilidade e redução de emissão de carbono.

Meio de TransportePontos PositivosPontos NegativosLink
Trem 🚞– Confortável e eficiente.
– Sem estresse com estacionamento ou pedágios.
– Trens de alta velocidade (TGV) conectam grandes cidades rapidamente.
– Estações localizadas em áreas centrais.
– Preço mais elevado, se não comprado com antecedência e comparado com ônibus.
– Menos flexibilidade para explorar áreas rurais ou vilarejos.
Reserve aqui
Ônibus 🚎– Tarifas mais acessíveis.
– Rede de rotas que cobrem muitas cidades.
– Estações em áreas centrais.
– Não é preciso fazer check-in ou chegar com antecedência.
– Oferece comodidade como Wi-Fi e tomadas.
– Viagem pode ser mais demorada que de trem.
– Menos conforto em comparação com os trens de alta velocidade.
Reserve aqui
Aluguel de carro 🚙– Liberdade total para explorar no seu próprio ritmo.
– Ideal para roteiros cênicos e vilarejos.
– Possibilidade de ir a lugares fora do circuito turístico.
– Custos com aluguel, gasolina, pedágios e estacionamento.
– Restrições de tráfego e estacionamento em centros históricos.
– Pode ser estressante para quem não tem familiaridade com o trânsito local.
Reserve aqui
Voo doméstico ✈️– Ótimo para cobrir grandes distâncias em pouco tempo.
– Ideal para quem tem pouco tempo de viagem.
– Aeroportos bem conectados nas principais cidades.
– Tempo de deslocamento e de espera nos aeroportos.
– Custo pode ser alto dependendo da antecedência da compra.
– Pouca utilidade para viagens curtas ou médias.
Reserve aqui

Trem: confortável e eficiente

A rede ferroviária francesa, operada pela SNCF, é de longe a maneira mais popular e eficiente de viajar entre as cidades. A vantagem é não ter estresse com estacionamento ou pedágios (caso se alugue carro), estações centrais e tempo de deslocamento.

Os trens de alta velocidade (TGV) conectam as grandes metrópoles em pouquíssimo tempo, oferecendo conforto, wi-fi e belas paisagens.

Para trechos mais curtos ou cidades menores, uma viagem de trem pela França, usando o serviço regional, é o recomendado.

Dica: compre as passagens com antecedência para garantir os melhores preços.

viagem trem franca | lets fly away
Viajar de trem é uma ótima opção para percorrer a França. foto: David Becker

Ônibus: valor mais em conta

Viajar de ônibus na França oferece algumas vantagens significativas, como tarifas mais acessíveis, especialmente em comparação com trens, bem como uma rede de rotas que cobrem muitas cidades e regiões. 

Outros pontos positivos são que as estações de ônibus são localizadas em áreas centrais da cidade, não é preciso fazer check-in ou chegar com antecedência, contribuindo para a viagem ser mais prática.

Também não tem o estresse de estacionamento e pedágio, como em uma viagem de carro.

Os ônibus são frequentemente equipados com comodidades como Wi-Fi e tomadas, tornando a viagem confortável. 

Dica: compre com antecedência a passagem, especialmente na alta temporada.

Aluguel de carro: liberdade para explorar os roteiros

Para quem sonha em explorar sem pressa e por vários dias cidades menores do interior, regiões vinícolas ou cênicas (como o Vale do Loire ou a Provença), alugar um carro é a melhor escolha.

A França possui estradas bem conservadas e dirigir por lá é uma experiência agradável.

O aluguel de carro permite que você crie seu próprio ritmo e explore lugares fora do circuito turístico tradicional.

Ponto negativo é o custo (aluguel, pedágio, estacionamento e combustível) que pode não ser econômico se comparado com ônibus e trem. Também pode ser angustiante para quem não tem familiaridade em dirigir no exterior.

Lembre-se que é necessário levar sua PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Dica: o centro histórico de cidade pode ter restrições de tráfego e estacionamento. Importante pesquisar ao organizar seu itinerário.

como programar viagem de carro use celular
Use o Waze ou goolge Maps para viajar com segurança e explorar as cidades para conhecer na França. foto: Sergey Tarasov em Unsplash

Voos domésticos: para grandes distâncias ou tempo reduzido

Para distâncias muito longas de modo rápido (como ir do norte ao sul da França) ou quando o tempo é escasso, voos domésticos são a alternativa.

Cidades como Nice, Marselha, Lyon e Bordeaux possuem aeroportos bem conectados.

No entanto, considere no seu planejamento o tempo de deslocamento dos aeroportos (que costumam ser distantes), de check-in e de espera no aeroporto.

Você pode pesquisar passagem aérea com a Skyscanner, um comparador com boas promoções.

2. Melhor época para visitar a França (fora de Paris)

Definir a “melhor época” para conhecer as melhores cidades da França fora de Paris depende muito do tipo de experiência que você busca, já que cada estação veste o país com cores e atividades diferentes.

Época do anoPontos positivosPontos negativos
Primavera (abril a junho)– Temperaturas amenas e agradáveis.
– Paisagens verdes e floridas.
– Menos turistas e preços mais razoáveis.
– Clima pode ser um pouco imprevisível.
Verão (julho e agosto)– Dias longos e quentes, ideais para praias.
– Campos de lavanda da Provença em plena floração.
– Época de festivais ao ar livre.
– Temperaturas elevadas.
– Alta temporada com mais turistas e preços mais altos.
Outono (setembro a novembro)– Paisagens com cores douradas, vermelhas e laranjas.
– Época da colheita das uvas, ideal para enoturismo.
– Temperaturas agradáveis em setembro.
– Clima fica mais frio à medida que a estação avança.
– Chuvas ocasionais.
Inverno (dezembro a março)– Mercados de Natal na Alsácia.
– Possibilidade de ver neve e praticar esportes de inverno.
– Muitas cidades fora das capitais têm um ritmo mais lento.
– Dias mais curtos e temperaturas frias.

3. Hospedagem: reserve com antecedência!

Principalmente se você for viajar na alta temporada (verão europeu ou épocas de festivais), a demanda por hotéis e acomodações em vilarejos e cidades menores do interior da França pode ser alta.

Reservar com antecedência para garantir os melhores preços e mais opções, seja em hotéis-boutique seja em apartamentos para aluguel.

Aproveite e confira algumas dicas para reserver pela internet com segurança. E não cair em cilada!

Dica: Indico utilizar o Booking para fazer suas reservas, com as melhores opções de hotel e apartamentos.

4. Idioma: saber o básico vai salvar o seu dia

O francês tem fama de mau humorado com turistas. Porém, garanto que um sorriso e um “bonjour” (bom dia)… você não terá problemas!

Além disso, embora em grandes cidades turísticas você encontre com facilidade quem fale inglês, no interior da França às vezes poderá não ser tão simples.

Aliás, saber algumas palavras do idioma local quando se está viajando é um sinal de gentileza, educação e vontade de aprender a cultura local. Não importa o destino.

Palavras úteis:

  • Bonjour (pronuncia “bõnzúr”) = bom dia
  • Merci (pronuncia “mer-si”) = obrigado
  • S’il vous plaît (pronuncia “sil vu ple”) = por favor
  • Pardon (pronuncia “par-dão”) = com licença/desculpe
  • Je ne parle pas français (pronuncia “zhuh nuh pahr(l) pah frahn-seh”) = eu não falo francês

Não esqueça que usar um aplicativo de tradução (recomendo o Google Tradutor) é uma mão na roda!

5. Moeda: euro

A moeda oficial da França é o Euro (€).

É sempre bom ter algum dinheiro em espécie para pequenas despesas ou estabelecimentos que não aceitam cartão, especialmente em vilarejos menores.

Cartões de crédito e débito internacionais são amplamente aceitos em hotéis, restaurantes e comércio em geral.

como reservar hotel pela internet
Cartão de crédito ou débito é uma ótima opção. foto (divulgação)

6. Conectividade: chip de celular ou eSIM

Estar conectado é essencial para traçar trajetos, usar mapas, Waze, Google Maps, pesquisar informações e compartilhar fotos no grupo da família.

Comprar um chip local pré-pago ou um eSIM (chip virtual) é essencial. Saia do Brasil conectado!

Indico a O Meu Chip para você comprar o chip de forma rápida, simples e segura. Com o cupom LETSFLYAWAY15 você terá 15% de desconto.

7. Seguro Viagem: item inegociável!

Não importa a duração da sua viagem, o seguro viagem é um item obrigatório para entrar na Europa (por ser um país que faz parte do Espaço Schengen). Acima de tudo, é uma segurança para você!

Imprevistos acontecem e ter cobertura para despesas médicas, extravio de bagagem ou cancelamento de voo pode poupar muita dor de cabeça e gastos inesperados.

Escolha um plano que se adeque às suas necessidades.

Use a Melhor Seguro para contratar, com possibilidade de parcelamento em 12 vezes. Com o cupom LETSFLY você terá 15% de desconto.

8. Reservas de passeios e atrações: programe-se!

Para atrações muito populares, tours guiados ou jantares em restaurantes renomados é altamente recomendável fazer reservas com antecedência.

Para evitar filas longas e a frustração de não conseguir o que deseja muito visitar.

Conclusão

Agora que você já tem esse super guia em mãos, com roteiros, dicas práticas e sugestões de transporte, é hora de dar o próximo passo: planejar a viagem!

Explorar as cidades da França para conhecer além de Paris é uma jornada de descobertas que te conectará com a verdadeira alma do país.

Espero que este artigo tenha te inspirado a pensar fora do roteiro tradicional e a criar memórias inesquecíveis que vão muito além de Paris. A França te espera com uma infinidade de possibilidades!

Se você precisar de ajuda para organizar sua viagem, fale comigo! Posso fazer o seu roteiro personalizado, desenhado especialmente para sua viagem.

Qual destas cidades para conhecer na França fora de Paris te encantou mais para a sua próxima aventura? Conte para mim nos comentários!

Leia Mais

Perguntas Frequentes

Quais são as melhores cidades para conhecer na França além de Paris?

As cidades de Lyon, Toulouse, Mont-Saint Michel, Bordeaux, Nice, Estrasburgo, Annecy e Colmar são as melhores cidades para conhecer na França fora de Paris.

Qual a cidade mais visitada na França?

Paris, com 35 milhões de turistas em 2024.

Qual a melhor época para visitar a França se eu quiser evitar a alta temporada de Paris?

A melhor época para visitar a França e evitar a alta temporada é durante a primavera (março a maio) e o outono (setembro a novembro).

Além de Paris, quais cidades da França são ideais para quem busca experiências gastronômicas?

Lyon, Nice, Bordeaux e Dijon são as melhores cidades da França para experiências gastronômicas.

É fácil me locomover entre as cidades da França sem alugar um carro?

Sim, é fácil se locomover de trem e ônibus. A rede de transporte é ampla e conecta todas as cidades. A localização das estações e rodoviárias são centrais, otimizando o tempo de viagem. O custo da passagem de ônibus é mais barato que a do trem.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *