Santiago é adorável. Simples assim. Então vamos dar algumas dicas de Santiago.

Uma cidade que pode ser conhecida em poucos dias, bem como ser base para vários passeios a locais próximos. As quatro horas de voo do Rio de Janeiro ou São Paulo não são viáveis para um bate-volta de final de semana, mas são perfeitas para um período de descanso curto.

Santiago é um dos vários ótimos destinos de viagem do Chile.

Não é preciso de passaporte para visitar o Chile, como indica o blog Roteiros para Viajantes. Isso facilita muito a viagem para lá.

Dicas de Santiago

O que fazer em Santiago?

Estive em fevereiro de 2015 e 2 dias pela cidade são suficientes para se conhecer as principais atrações de Santiago.

Com mais dias é possível conhecer outras atrações chilenas próximas de Santiago:

Uma boa dica de Santiago é alugar carro para fazer esses passeios próximos, de bate-volta. Aproveite para cotar com a nossa parceira da Rentcars.

Além disso, Santiago pode ser uma parada para sua viagem para o incrível Deserto do Atacama. o blog Destinos Notáveis tem todas as dicas para viajar para o Deserto do Atacama. Confira.

Quantos dias em Santiago

No verão, 4 dias dá para fazer o básico em Santiago.

No inverno, o ideal seriam no mínimo 5 dias para o básico a fim de incluir um passeio pela montanha até Vale Nevado (no verão, apesar das agências tentarem empurrar esse programa, definitivamente não vale a pena, já que após uma viagem em uma estrada sinuosa lá de cima só terá uma visão de pedras e aridez).

A Cordilheira da janelinha do avião

Uma das dicas de Santiago mais importantes.

Na ida vá do lado esquerdo do avião para que possa ter uma visão da impressionante Cordilheira dos Andes.

Na volta venha do lado direito. Não se assuste com o aviso do piloto para atar cintos porque se está cruzando a Cordilheira. Não há tanta turbulência assim… (ou será que dei sorte?)

viagem para santiago chile cordilheira dos andes
As cordilheiras.
santiago chile dica de viagem cordilheira dos andes
Visão do avião da Cordilheira dos Andes. No verão há pouquíssima neve só visível visto de cima.

Clima: dicas de Santiago

As quatro estações do ano são bem definidas, com um verão quente e seco e um inverno intenso que faz a alegria daqueles que querem curtir neve nas estações de esqui próximas, como Vale Nevado. Em Santiago não neva há muitos, muitos anos.

Aliás, o clima é um detalhe importante.

Aquela imagem que temos na memória da Cordilheira dos Andes com o topo nevado só se vê a partir de meados do outono até o início da primavera.

No verão, esqueça! Por conta da localização geográfica de Santiago, cravada entre a Cordilheira e montanhas, e da falta de chuvas e ventos há uma retenção da poluição que causa uma constante névoa no horizonte. Com isso, infelizmente, a visão da Cordilheira é bastante prejudicada.

cordilheira dos andes vista cerro san cristobal santiago chile
Vista da Cordilheira a partir do Cerro San Cristobal.
cordlheira andes poluição
A visão da Cordilheira comprometida por conta da poluição.

Uma das dicas de Santiago é que os chilenos indicam que o início de setembro é a melhor época para se visitar a cidade, já que o frio não é tão intenso, mas ainda há neve e um belo visual da Cordilheira.

Entretanto, se o seu foco for o enoturismo é melhor ir em fevereiro, com os vinhedos carregados de uvas, pois próximo da colheita, que costuma  ocorrer no início de março.

Transporte em Santiago, se locomovendo pela cidade

Um bom sistema de metrô de Santiago, que permite se locomover por toda a cidade de forma segura e limpa. O valor da tarifa varia de acordo com o horário, havendo a possibilidade de se comprar o bilhete unitário ou um cartão pré-pago.

metro santiago do chile
Esse é o símbolo do metrô de Santiago que sinaliza as estações.

Há também ônibus de fácil uso e uma linha do sistema hop on-hop off operado pela Turistik, uma das maiores empresas de turismo chilena, que circula pelos principais pontos turísticos.

Se quiser, compre seu ingresso para o ônibus hop on-hop off com a nossa parceria com a Get Your Guide (sem custo adicional).

onibus turistik santiago chile
Ônibus da Turistik do sistema hop on – hop off

A bicicleta ainda não é popular, existindo pouquíssimas ciclovias. Os chilenos têm o hábito de andar de bicicleta na própria calçada com os pedestres! Recentemente começou a ser implantando um sistema de locação de bicicletas patrocinado pelo Itaú, nos mesmos moldes das “laranjinhas”cariocas.

Mas, para mim, caminhar é a melhor forma de se conhecer uma cidade!

Por falar em agências locais, caso queira contratar algum dos vários passeios a partir de Santiago há opção de tours organizados em ônibus (leia-se, grupos maiores), sendo as empresas mais conhecidas a Turistik, ou em vans (leia-se, grupos pequenos) por agências menores.

Conhecendo um pouquinho de Santiago

Os bairros principais a serem visitados são Bellavista, Lastarria, Providencia e Vitacura, onde estão localizadas as principais atrações.

Santiago é bastante arborizada com vários parques e praças, limpa e segura, ainda assim os cuidados básicos de qualquer cidade grande são recomendáveis para não se ter surpresas desagradáveis.

Há inúmeras opções de hotéis e restaurantes com um custo relativamente semelhante ao do Brasil. Escrevi um texto redondinho falando onde se hospedar em Santiago.

Se estiver pesquisando hotel, veja aqui embaixo pelo Booking:


Booking.com

Compras em Santiago (e no Chile)

O comércio em geral não aceita o pagamento em reais ou dólares, apenas em alguns lugares turísticos irá consegui-lo, ainda assim com uma taxa de câmbio bastante desfavorável. Portanto, a melhor opção é fazer o câmbio em casas de câmbio ou proceder saque com o cartão internacional. Cuidado ao fazer o câmbio, pois há circulação de notas falsas para tentar enganar turistas…

Fizemos um post sobre compras em Santiago que pode ser bastante útil.

Aliás, para se ter uma noção do preço em reais atualmente deve-se excluir os três últimos dígitos do preço chileno e multiplicar por 4.

Conclusão: curta as dicas de Santiago

Salve no seu Pinterest para lembrar desse post:

Dicas de Santiago - muito mais que apenas vinho
Dicas de Santiago - muito mais que apenas vinho

Em outros posts irei contar um pouquinho mais sobre Santiago para você!

Não deixe de conferir todas as nossas dicas no nosso post índice sobre o Chile. Espero que tenha curtido essas dicas de Santiago 🙂 Até mais!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
Luciana Rodrigues disse:

Um dos meus maiores sonhos é justamente ver a Cordilheira da janela do avião. Ano que vem acho que esse sonho se concretizará, finalmente!

Lulu Freitas disse:

Que legal Luciana! Espero que aproveite bastante. bjs

Fabiana Garbelotto disse:

Adorei o texto! Ainda não conheço Santiago e com certeza vou pegar bastante informação por aqui. Ainda mais com tanta promoção de passagem pra lá…!

Lulu Freitas disse:

Oi Fabiana, que bom que curtiu! bjs

Ruthia disse:

Só a visão antes de aterrar já nos faz sonhar. Os Andes devem ser maravilhosos, embora eu tema o mal da altitude, um dia que visite.
O seu post ficou muito completo. Grata pela partilha

Lulu Freitas disse:

Oi Ruthia. Em Santiago não há esse problema com altitude (algo que também não me agrada). bjs

Analuiza Carvalho disse:

Ótimo e informativo texto sobre SCL, Lulu! Cidade fácil de se estar, não?! Melhor dica de todas: a espetacular vista da janelinha do avião da impressionante Cordilheira dos Andes! Em minha primeira visita à cidade, era esta minha maior expectativa e as montanhas não me decepcionaram! 🙂

Lulu Freitas disse:

Também não me decepcionaram Analuiza! bjs

LAIS ROANI disse:

Santiago é um destino tão completo né… tem neve, gastronomia boa, vinhos, cultura. Adoro e voltaria muitas vezes ainda (apesar de ter passado por um terremoto lá!).

Lulu Freitas disse:

Oi Lais! Terremoto? Caramba! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *