O projeto [8on8] desse mês é sobre gastronomia e eu escolhi falar sobre a experiência de comer no Japão. Afinal, todo mundo me pergunta sobre as comidas e como é comer no Japão.
Para quem não conhece, o [8on8] é um projeto em que blogueiros publicam todo dia 8 de cada mês 8 fotos sobre um tema.
Contarei sobre as minhas impressões e experiências, se quiser uma lista detalhada sobre pratos japoneses, indico a lista de o que comer no Japão além de sushi do blog Turistando com a Lu.
Vem comigo!
Como é comer no Japão?
Confira a seguir as dicas práticas de como é comer no Japão. Deixe seus comentários se houver alguma dúvida.
Hashi e Oshibori
Os primeiros dois detalhes que são completamente diferentes de um restaurante ocidental:
- hashi: comer de palitinho. Mas, calma! Não é usado para os pratos ocidentais, só nos pratos orientais.
- oshibori: a toalha quente usada para limpar a mão antes das refeições. Em restaurantes que não servem o oshibori há a alternativa industrializada de lenço umedecido. Em qualquer estabelecimento você encontrará um dos dois, mesmo que seja em um take away. Sinto uma saudade disso!
Aliás, sugiro que você leia as minhas dicas de etiqueta no Japão com alguns toques sobre como se comportar em um restaurante.
Cardápio em japonês
Comer no Japão é uma boa aventura, a começar pelo idioma que atrapalha. Todo mundo me pergunta: os japoneses falam inglês? Resposta: nãaaaao!!!
Então, procure restaurantes com cardápios com foto! Mesmo assim, as fotos podem enganar e na hora H chegar algo que não era bem o que você imaginava. Aconteceu comigo!
Google tradutor também ajuda muito nessa hora.
Arroz: como é comer no Japão?
O arroz é bem diferente do nosso, tipo “papa”, igual ao que encontramos nos restaurantes japoneses daqui. Come com hashi.
Esse arroz é chamado de gohan.
A comida japonesa de verdade: pratos típicos
Esqueça boa parte da comida japonesa que conhecemos. As combinações inusitadas (frutas, molhos, etc.) não se encontram no Japão.
Os tradicionais sushi e sashimi estarão lá. A variedade de peixe e frutos-do-mar é enorme e são todos fresquíssimos. E deliciosos!
Até a cor da carne do peixe é diferente. Veja na foto abaixo: o atum que estamos acostumados por aqui é meio lilás/roxo claro e o que comi lá é de uma cor viva e escura, parece quase carne bovina!
Além disso, uma culinária com pratos deliciosos como o okonomiyaki, criado em Hiroshima (a “panqueca japonesa” que adoro) ou a sopa com tofu.
Não posso me esquecer do ramen (ou lámen, são sinônimos). O prato de macarrão japonês encontrado, com pequenas variações, em todo o país. Em Tokyo, há restaurantes com estrela Michelin dedicados apenas a esse delicioso prato.
Outra menção honrosa sobre como comer no Japão é o matcha, o chá verde. Além da cultura do chá ser fortíssima, com a tradicional cerimônia do chá repleta de significados, o matcha é consumido de vários modos. Há de sorvete a chocolate, de tudo um pouco.
Não deixe de provas esses pratos típicos japoneses.
Veja também:
- Impressões sobre uma viagem para o Japão
- Roteiro de 14 dias pelo Japão
- 15 experiências inesquecíveis em Tóquio
É caro comer no Japão?
Não achei cara a comida do dia a dia.
Comi bem e barato em kaiten, aquele restaurante com uma esteira onde passam os pratinhos de comida e você vai pegando o que quer (cada prato tem uma cor correspondente a um preço).
Já um restaurante tradicional de comida japonesa não é barato.
Outra opção legal, econômica e muito comum para comer no Japão é o bentô: um prato/caixinha geralmente dividido em pequenas porções de comida. A “marmita japonesa”.
Podemos comprar bentô em supermercados, lojas de conveniência (geralmente há um setor de refeição para viagem) ou em restaurantes take away nas estações de trem (que são, no mínimo, pequenos centros comerciais).
O que achei caro de verdade foram as frutas frescas.
Juro que vi um melão embrulhado com laço de presente em um supermercado!! Uau, o sonho da minha vida era ganhar um melão de presente do meu marido! kkk
Doces japoneses
Antes de viajar não imaginava que iria comer no Japão doces ou sobremesas gostosas, já que não são comuns nos restaurantes japoneses daqui.
Cabei me surpreendendo com a quantidade, delicadeza e variedade de doces!
O mais comum são o daifuku e o manju, feitos com mochi (um bolinho feito com farinha de arroz) e recheio de anko (pasta doce de feijão asuki). Eu não curti muito, mas é uma questão de paladar, né?
Porém, o que mais me marcou, como boa chocólatra que sou, foi a variedade de sabores exóticos de Kit Kat.
Não me pergunte o porquê de japonês gostar de chocolate com sabor estranho… Saquê, cheesecake, chá verde são alguns exemplos.
O mercado é tão grande que, em 2016, foi aberta uma fábrica de Kit Kat no Japão para os sabores exclusivos para o país. Eu experimentei uns e achei bem exóticos. Ainda fico com o tradicional.
Um chocolate local que gostei foi o Meiji. Vale a pena experimentar. Encontra-se em qualquer supermercado.
Máquinas de Conveniência (vending machines)
Outra mania japonesa são máquinas (vending machines) em todo lugar, que vendem de tudo um pouco, inclusive bebidas quentes e sopas.
Saquê
Depois de falar de comidas do Japão não posso fechar esse post sem mencionar sua bebida mais famosa: o saquê.
Aprendi com amigos que fiz por lá que o saquê pode ser tomado gelado ou quente. Este parece um pouco mais suave. Mas não se engane… só parece kkk. Eu aprendi isso direitinho kkk.
Sobre o 8on8
Espero que tenha gostado do [8on8] desse mês. Veja o que os outros blog participantes escreveram sobre o tema gastronomia:
O blog Turistando.in mostrou as maravilhas da gastronomia portuguesa, daquelas que fazem a gente engordar só de ler o post rsrs;
Já o blog O Berço do Mundo ensina como é comer em Viena, Áustria, com dicas de restaurantes e pratos muito interessantes; e
O blog Viajando em 3… 2… 1… fala sobre as experiências gastronômicas na Alemanha, afinal, o país não é só salsicha e cerveja!
Conclusão: como é comer do Japão?
Foi uma experiência maravilhosa essa viagem. Comer no Japão, apesar dos desafios do idioma e hábitos culturais, foi relativamente barato e muito gostoso.
Para descontrair, veja esse vídeo com os comentários de uma japonesa comendo a comida japonesa abrasileirada pela primeira vez:
A
Salve o nosso pin no seu Pinterest para lembrar do blog 🙂
Deixe seus comentários sobre o que achou da experiência de como é comer no Japão. 🙂
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Interessante ler o seu post com essa visão….eu não conheço o Japão mas meu marido sim e ele conta que “sofreu” bastante nesse quesito quando esteve por lá.
Oi Andrea, é uma parte da viagem que pode ser complicada para algumas pessoas. bjs