Um roteiro de viagem para Nikko Japão, uma pequena cidade a 2 horas de trem de Tóquio. É um ótimo bate volta de Tóquio e, de certa forma, um primeiro encontro com o Japão milenar.
Explico: Tóquio é uma cidade enorme e moderna. De arranha céus, mangá, tecnologia, neon e muuuuuita gente. Estão preservados templos e construções antigas, como 0 Senso-ji em Asakusa e o Santuário Meiji, mas a tradição secular não é tão viva no dia a dia ao se caminhar pela cidade.
Já Nikko é como voltar no tempo. Uma cidade pequena na região montanhosa de Tochigi, com templos e santuários (103!!) que são Patrimônio Mundial na UNESCO. Logo, se quiser se encantar, está no lugar certo!


Como chegar em Nikko Japão
Para chegar, pega-se o trem até Utsumida usando o seu JR Pass. Já expliquei por aqui como o JR Pass é um passe de trem super útil e como comprar. A viagem demora cerca de 50 minutos de shinkansen.
Na estação de Utsumida você irá pegar o trem para Nikko, mais cerca de 40 minutos de viagem Esse trem é antiguinho, meio vintage e não tem toda hora. Em esperei cerca de 30 minutos.
Verifique aqui todos os meios de chegar a Nikko, caso você não esteja em Tóquio.

Veja também:
Dicas para passear em Nikko
Chegando em Nikko, comprei na própria estação de trem o passe diário para o ônibus que circula pelos monumentos e atrações da cidade. Um valor único para subir e descer do ônibus quantas vezes quiser. Por isso, importante: guarde o bilhete com você todo o tempo!
Há algumas opções de passe de acordo com a área que se pretende circular e dias. Eu comprei o mais barato que engloba o principal para um dia de passeio. Junto com o bilhete você irá receber um mapa indicando os locais de parada e respectivas atrações. Um mapa em inglês! Aleluia!

Na área dos templos históricos, que fica dentro de uma floresta, é preciso caminhar um pouco, com subidas e descidas de escadas e ladeiras. No final do dia fiquei com as pernas cansadas rsrs. Por isso não recomendo esse bate-volta para pessoas com dificuldade de locomoção.
Conselho: sapatos e roupas confortáveis! Dê preferência para tênis ou bota sem salto.
É um passeio extremamente bucólico e de uma energia maravilhosa! Sai de lá me sentido renovada!
Lembrando:
- Se precisar de seguro viagem, veja com a nossa parceira com a SegurosPromo. Usando o cupom LETSFLYAWAY5 você terá 5% de desconto.
- Se precisar de hotel, veja com a nossa parceria com o Booking, sem custo adicional!
Principais atrações em Nikko Japão
1. Ponte Shinkyo

Fica logo no início do passeio, considerada o cartão de visita de Nikko Japão. Também chamada de Ponte Sagrada, foi originalmente construída em 1636.
Pertinho da estação de trem, uns 2 minutinhos a pé. Já foi eleita uma das 3 pontes mais bonitas do Japão!! De fato, adorei ficar ali tirando fotinhos.
2. Kanmangafuchi Abyss

Seguindo o mapa, pegamos o ônibus e, poucas paradas depois da ponte, descemos para uma caminhada de uns 15 minutos. O caminho não é muito sinalizado por umas ruas residenciais e as placas um pouco confusas, mas chegamos!
O local, no meio da floresta, é composto por várias estátuas de mães e seus filhos chamadas jinzo. São cerca de 70 estátuas em pedra que representam uma homenagem à maternidade, desejo de fertilidade para as mães e uma proteção aos seus filhos mortos para que encontrem os deuses.


O local, em frente de um rio e no meio de uma floresta, é muito bucólico e, de certa forma, tocante ao se pensar no significado das estátuas.

A partir desse ponto as atrações fazem parte do Parque Nacional de Nikko. Todos os templos cobram ingresso para entrar em seu interior. Como os prédios principais estavam em reforma, eu só não entrei em um (e foi meio frustrante…). Logo, o passeio pode ser econômico se você se limitar a passear pela área gratuita, só admirando as construções. Para mim foi ótimo, a arquitetura é linda e o ambiente é revigorante!
3. Templo Rinnoji

Dentro do complexo de templos históricos na floresta de Nikko está o Rinnoji Temple. O exterior do templo está sendo reformado para a época das Olimpíadas.
O templo é enorme, fundado por Shodo Shonin, o monge budista que introduziu o budismo na região no século VIII. Infelizmente só puder ver por dentro, com destaque para algumas estátuas em laca de ouro (não é permitido fotos).

4. Santuário Toshogu

É um complexo de mais de 12 construções, com destaque para a pagoda de 5 andares em frente ao portão principal.

O prédio principal também estava em obras de restauração por previsão de conclusão em 2024.
5. Santuário Futarasan

Perto do Santuário Toshogu, também fundado por Shodo Shonin. O Santuário Futarasan é dedicado às divindades das três montanhas mais sagradas de Nikko: Monte Nantai, Monte Nyoho e Monte Taro.
6. Santuário Taiyuimbyo

Esse santuário é em homenagem ao túmulo do terceiro shogun da Dinastia Tokugawa, Iemitsu Tokugawa. Ao longo dos anos foi sendo ampliado, ampliado…
…………….
Se tiver tempo e você curtir um turismo ecológico é possível ficar mais 1 dia em Nikko. Há muitas cascatas, caminhadas em pontes suspensas e outras atrações nesse estilo na bela paisagem da cidade. Confira aqui todas as principais pontos turísticos de Nikko.
Salve no nosso pin no seu Pinterest!
Espero que tenha gostado de nossa dica de viagem para Nikko Japão. Deixe seus comentários!
comentários
8 comentáriosMarcia Picorallo
mar 22, 2019Nunca fui a Tóquio, mas certamente eu ia gostar mais de cidades como esta Nikko, de que nunca tinha ouvido falar! Que lindo esse templo de 5 andares!
Lulu Freitas
mar 22, 2019Oi Márcia, o Japão tem lugares surpreendentes. bjs
Angela C S Anna
mar 22, 2019ahhh mais um lugar incrível do Japão e que dá pra fazer eu um dia rapidinho! vou tentar realizar esse sonho no outono!
Lulu Freitas
mar 22, 2019Oi Angela, torcendo para rolar a viagem! bjs
Michele da Costa
mar 20, 2019Muito bonitos esses templos e as paisagens nos bosques também! Se for ao Japão, eu certamente vou preferir passar mais tempo em um lugar assim à loucura da cidade grande. Bjs
Lulu Freitas
mar 21, 2019Oi Michele, feliz que curtiu a dica! bjs
Cristina Ferreira Rocha
mar 19, 2019Quero muito conhecer o “Japão milenar” e essa cidade me pareceu um excelente começo. Adorei as atrações, a natureza ao redor e tudo o que você mostrou. Dica anotada!
Lulu Freitas
mar 20, 2019Olá Cristina, que bom que gostou! bjs