[atualizado jul/21] O Forte de Copacabana no Rio de Janeiro é um dos lugares com uma vista privilegiada para admirar a praia da Copacabana, a princesinha do mar.

Um programa agradável para toda a família, o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro é muito apreciado pelos cariocas e não pode fazer falta no roteiro de quem estiver de férias pela cidade. É um must go !!!

História do Forte de Copacabana no Rio de Janeiro

Na época do Brasil Colônia os portugueses construíram diversas fortificações para proteção da região contra invasores, tais como a Fortaleza de São João (Forte da Urca), a Fortaleza de Santa Cruz e o Forte do Leme.

O local onde o Forte de Copacabana foi construído fazia parte do projeto feito pelos portugueses, porém não chegou a sair do papel.

Em 1914, procurando diminuir a vulnerabilidade do Rio de Janeiro a ataques marítimos, o Forte de Copacabana foi inaugurado. Era a maior fortificação militar da América do Sul à época.

santa entrada forte de copacabana atração rio de janeiro
Essa santa fica na entrada do Forte, em homenagem à antiga igreja que existia no local antes da sua construção.

Ocupando uma área de cerca de 114.000 m2, o Forte de Copacabana possuía uma usina a diesel que fornecia energia elétrica para si próprio e para o bairro de Copacabana. Olha que interessante!

Olhando hoje para o Forte, pacífico e com uma energia tão bacana, é até fácil esquecer que ele foi palco de momentos marcantes da história do Brasil.

Em 1922, ocorreu a famosa Revolta dos 18 do Forte (conhecido também como Revolta do Forte de Copacabana).

revolta dos 18 do forte
Os 18 do Forte no confronto final.

Como é visitar o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro

O que mais gosto é passear ao longo da mureta, apreciando a vista da praia.

Sentar por ali, sentindo a brisa e esquecendo da vida… Admirar a natureza, os surfistas se o mar estiver agitado ou o pessoal fazendo SUP quando o mar está calmo.

No verão, se tiver sorte, podemos até achar algum pinguim perdido nadando por ali. Eu já vi!

stand up praia de copacabana sup rio de janeiro
Pessoal fazendo SUP.

A visita ao Forte envolve:

  • duas áreas de exposição temporária;
  • o Museu Histórico do Exército;
  • a fortificação; e
  • a cúpula dos canhões.

Cerca de 1h30 é suficiente para conhecer tudo com calma.

ala forte copacabana o que fazer rio de janeiro
Caminhar tranquilamente…
praia de copacabana rio de janeiro
Vista panorâmica da praia de Copacabana.

Alguns detalhes do passeio.

Museu Histórico do Exército

O Museu Histórico do Exército conta um pouco da história do Brasil com base em documentos e objetos ligados à história do Exército.

Vai desde o descobrimento do Brasil, a criação do Exército em 1648, passando pela Independência, a Proclamação da República, a Guerra de Canudos e o Levante do Forte.

Há ainda artefatos originais do Marechal Rondon e de sua expedição na Amazônia.

Leia também:

Descrevendo assim parece algo grandioso, mas na verdade é bem simples, até com certo toque amador. Logo, não vá com grandes expectativas.

Fortificação

Já a fortificação, é o local onde os soldados ficariam durante um combate. Chamado de casamata, é onde poderiam permanecer lá por um bom tempo sem precisar de apoio externo.

Há 4 canhões, sendo que alguns podem atingir alvos a 23km de distância.

forte de copacabana atração rio de janeiro
Um dos canhões em exposição.

Cúpula dos Canhões

A Cúpula dos Canhões fica na ponta do Forte.

Podemos passear por ali, sentar e apreciar com bela vista para o Pão de Açúcar, Praia de Copacabana e Praia do Diabo, uma pequena praia escondida encravada entre Copacabana e Arpoador.

O lugar é lindo, temos a sensação de estar acima do mar, com um cenário deslumbrante. Impossível não ficar encantado e tirar um monte de fotos.

cupula dos canhoes forte de copacabana rio de janeiro
A cúpula dos canhões.
praia do diabo arpoador
Lá no fundo a Praia do Diabo, bem pequenininha.
vista a partir da cupula dos canhões
Vista panorâmica a partir da cúpula dos canhões.

Confeitaria Colombo do Forte de Copacabana e outras gostosuras

Se abrir a fome, há dois cafés. O Café 18 do Forte e a Confeitaria Colombo, tradicionalíssimo restaurante do Centro do Rio que tem uma filial por lá.

Você poderá fazer uma refeição apreciando o visual a praia de Copacabana. Embora ambos tenham um salão interno com ar condicionado, a parte externa é a mais disputada. Comer ao ar livre à beira mar.

Atenção: um dos programas mais disputados na cidade no final de semana é tomar café da manhã na Colombo! Uma mesa farta e deliciosa, para esquecer a dieta rsrs. Para tentar evitar filas, chegue cedo.

Outras dicas sobre o Forte de Copacabana

  • endereçoPraça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6, Copacabana – Rio de Janeiro.
  • horário: de terça-feira a domingo e feriados, das 10h às 18h.
  • Valor: R$ 6,00 (adulto), pagamento só em dinheiro.
  • Como chegar: de metrô, estações Cantagalo (Copacabana) ou General Osório (Ipanema), ambas distantes cerca de 15min de caminhada. De ônibus várias linhas, consulte aqui. Uber ou táxi. Não há estacionamento no local.
  • sitemhexfc.eb.mil.br/pt-br/historico

Conclusão: não deixe de visitar o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro possui lugares incríveis para visitar, sendo possível viajar barato para o Rio. O passeio ao forte é uma ótima opção para isso.

Para mais dicas da cidade, veja o nosso guia virtual do Rio de Janeiro.

Então, o que está esperando para conhecer esse lugar incrível? Se já conhece o Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, deixe sua dica!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *