A Japan House SP é uma das mais interessantes atrações da Avenida Paulista na capital paulista. Inaugurada em maio/2017, é um sucesso desde o primeiro minuto.
Japan House SP
Aproveite e confia outras atrações na Avenida Paulista para incluir na sua viagem em São Paulo.
A Japan House, claro, faz parte da minha lista de o que fazer de graça em São Paulo. Aliás, um dos meus lugares favoritos.
Criada pelo governo japonês, a Japan House visa ser um centro de difusão da cultura japonesa, com um intercâmbio de experiências. Aqui foram quase 1,5 milhões de visitantes em 2 anos de funcionamento.
Três cidades no mundo foram escolhidas para abrigar essa iniciativa: São Paulo, Londres e Los Angeles. Sampa está muito chique, não é?
Talvez São Paulo tenha sido escolhida por conta de sua forte conexão com o Japão, vide o tamanho da comunidade japonesa do bairro da Liberdade.
A arquitetura especial
A Japan House SP fica em um prédio lindo, que chama a atenção de quem passa pela rua com as estruturas de madeira que cobrem parte da fachada.
Seu arquiteto é o renomado Kengo Kuma, também responsável pelo projeto no novo estádio olímpico de Tóquio.
Aliás, essas madeiras são centenárias e foram trazidas direito do Japão! São 6 tonelada, usando-se a técnica secular do hinoki (peças encaixadas)! Impressionante.
O Brasil também está presente na fachada, com as peças brancas de cobogó, design tipicamente nacional.
Como é visitar a Japan House em São Paulo
Durante o III Japão.br, fiz uma visita guiada mais do que especial, liderada pelo Sr. Claudio Kurita, diretor da casa. Ele nos contou vários detalhes muito interessantes sobre o espaço e cultura japonesa.
A Japan House SP possui três andares que abrigam vários elementos interessantes.
Há dois espaços para exposições, com temáticas obviamente japonesa, um no térreo e outro no terceiro andar.
No andar térreo há o simpático Café com doces e chás do Japão, além de um cafezinho todo especial.
Há uma biblioteca cheia de livros sobre a cultura japonesa para livre consulta. A organização é tão bonita que pode até inibir os desavisados… rsrs
Detalhe: os livros não são organizados de um modo tradicional de uma biblioteca. A forma aparentemente desorganizada na verdade é muito organizada!
Os livros são agrupados por assuntos e os monitores sabem o lugar de cada um. Semanalmente recolocam tudo no lugar.
Dali se tem acesso a um jardim interno no estilo nipônico.
No primeiro andar também encontramos uma loja com produtos japoneses, como lenços, bolsas, saquê, objetos de decoração. Tudo 100% japonês!
No segundo andar há um espaço para workshops e um outra lojinha.
Veja também:
No terceiro andar um restaurante de comida japonesa com ingredientes tradicionais e olhar contemporâneo da chef Telma Shiraishi. Só funciona no almoço.
Como disse, há também nesse andar o outro grande espaço de exposições.
Até a ida no banheiro faz parte do passeio, porque foram usados os famosos sanitários autolimpantes, com assento aquecido, jatinho de água… Sei que é bobo, mas fiquei sem palavras quando vi! Bateu uma saudade da minha viagem para o Japão.
O passeio é rápido, em 1 hora no máximo se vê tudo com calma. Definitivamente me senti no Japão.
Conclusão: mais informações sobre a Japan House SP
- endereço: Avenida Paulista nº 52, São Paulo
- horário: de terça-feira a sábado de 10h às 22h; domingo e feriado de 10h às 18h
- valor: de graça
- como chegar: metrô – estação Brigadeiro (linha verde). Ônibus, várias linhas passam na Avenida Paulista.
- imperdível: as exposições e a biblioteca da Japan House
- site: japanhouse.jp/saopaulo
Se quiser mais dicas, veja aqui no post índice sobre dicas de São Paulo. 🙂
Se precisar, veja hotéis em São Paulo com a nossa parceria com o Booking.
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest!
Curtiu a dica? Já conhece a Japan House SP? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo Hotéis.com. Para usar em qualquer lugar do mundo. Uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis, parcelamento em reais em 12 vezes e 1 diária de recompensa a cada 10 diárias.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Cupom LETSFLY15 para 15% de desconto.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Oner Travel by Be Fly, maior ecossistema de turismo do Brasil. Passagem barata com parcelamento em até 12 vezes.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Apesar de nunca ter ido ao Japão, eu amo a cultura japonesa e amei o Japan House! O legal é que sempre tem exposições diferentes, então dá para voltar sempre!
Oi Débora, com certeza! bjs
Visitei a Japan House no dia seguinte à sua inauguração e obviamente estava lotado. Esta semana eu ia voltar pra ver a exposição de Oscar Oiwa, mas com a baguncinha da greve dos caminhoneiros, não me atrevi a sair de casa e acabei de descobrir que acaba dia 3, neste domingo…
Oi Márcia, imagino que como deveria estar lotada! bjs
A primeira vez que vi este prédio fiquei curiosa com o que seria, mas a fila estava imensa e nem atravessei a rua!
Tempos depois, vendo algum blog de viagem, descobri o que era, mas mesmo curiosa, ainda nao tive tempo de dar uma passadinha por là!
Mas podexà! Irei ao banheiro là!
hehehehe
Ju depois me fala o que achou (inclusive do banheiro rsrs). bjs
Ahhh, que lugar lindo! Queria tanto ter conseguido conhecer a Japan House. Mas está como prioridade em uma próxima viagem pra São Paulo.
Katarina, é um lugar muito adorável! bjs