[atualizado abril/21] O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói) é o museu mais fotogênico do estado do Rio de Janeiro, com arquitetura e localização lindíssimos.

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva de blogueiros de viagem, cujo tema nasceu sob o impacto do incêndio do Museu Nacional. Das cinzas originadas no descaso governamental e das lágrimas de perplexidade surgiu a ideia de escrever sobre museus brasileiros, divulgando e estimulando sua visitação.

Aproveite e veja a minha lista completa de o que fazer em Niterói, ótimo para um bate-volta do Rio de Janeiro.

História do MAC Niterói

arquitetura mac niteroi caminho niemeyer
O museu e suas rampas de acesso.

O projeto do museu é de Oscar Niemeyer nasceu em 1991 e demorou 5 anos para se concretizar. Niemeyer disse que o local onde fica o museu o inspirou na criação do projeto:

Como é fácil explicar este projeto! Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar. E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria. O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto.

Para se ter uma ideia, para dar vida ao museu foram gastos 3.200.000m³ de concreto (o suficiente para erguer um prédio de 10 andares), com 300 operários se revezando em 3 turnos.

O MAC Niterói foi inaugurado em 02.09.1996, tendo como ponto de partida a doação do acervo pessoal do colecionador João Sattamini, que queria doar obras para a cidade de Niterói.

O acervo é composto de 1.217 obras da coleção João Sattamini e 369 obras do próprio museu, doadas por artistas diversos.

O MAC Niterói faz parte do Caminho Niemeyer, um conjunto de obras do arquiteto ao longo da orla de Niterói (dos bairros Centro até  Charitas).

Se você quiser conhecer outro museu maravilhoso com projeto do Niemeyer e um pouco sobre o trabalho do arquiteto, visite o Museu Oscar Niemeyer – MON em Curitiba.

Visitando o MAC Niterói

A chegada ao MAC Niterói já é o pontapé inicial para o passeio, afinal parece um disco voador pousado na beira do morro, no Mirante de Boa Viagem. Que imagem!

mac niteroi visto no mirante boa viagem niteroi
O museu visto ao longe, quando chegamos caminhando.

O museu

Os cariocas dizem para implicar que “o melhor de Niterói é a vista do Rio”. Isso não é verdade! Mas que a vista do Museu de Arte Contemporânea de Niterói é linda, isso é… não tem como negar. O Rio ali de fronte, com a Baía de Guanabara compondo o cenário.

pao de açucar corcovado vista museu de arte contemporanea niteroi
O Pão de Açúcar e o Corcovado ao fundo.
praia charitas vista mac niteroi
A praia de Charitas em Niterói vista do museu.
museu de arte contemporanea vista rio de janeiro
A vista de outro ângulo.

Lembrando que Niterói é bem perto do Rio de Janeiro, só precisa atravessar a Ponte Rio-Niterói ou pegar a barca que liga as cidades, cerca de 20 minutos de distância. Então é super viável combinar uma visita a Niterói e esse passeio se estiver pelo Rio de Janeiro, em especial se estiver a fim de fazer um programa fora do roteiro turístico padrão.

Veja também:

Após milhões de fotos da paisagem e da arquitetura do museu (fiquei bastante tempo nessa parte do passeio!), hora de passear por dentro dele.

rampa vermelha mac niteroi museu de arte contemporanea
O prédio do museu e sua rampa vermelha que faz um belo contraste.
museu de arte contemporanea arquitetura rampas niemeyer
Mais um pouco da arquitetura do museu.

O museu fica em uma área de 2.500m² . Porém o seu interior é pequeno, 30min é suficiente para conhecer tudo.

No primeiro andar,  a recepção e um espaço para exposições temporárias.

No segundo andar, a coleção permanente e um outro espaço para exposições temporárias, complementado pelas varanda circular envidraçada.

varanda circular museu de arte contemporanea
Vista do Pão de Açúcar a partir da varanda circular.

Confesso que não sou muito fã desse tipo de arte, mas a coleção é interessante e o museu bem cuidado. Uma boa estrutura para receber os visitantes.

Gastronomia

No subsolo funciona o Bistrô MAC com um culinária um pouco rebuscadas e preços não muito camaradas.

Definitivamente, o que mais curti foi a vista e a arquitetura.

O passeio ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói é muito agradável e relaxante. Um local de ótima energia e uma das várias coisas legais em Niterói.

Se você se encantou com esse museu, aproveite para fazer um roteiro de 1 dia em Niterói, dica da Aninha do blog Destinos e Afins.

Ah! Se precisar de hotel no Rio de Janeiro ou em Niterói, veja nossa parceria com o Booking:

Booking.com

Mais informações sobre o Museu de Arte Contemporânea de Niterói

  • endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói, RJ
  • horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
  • ingresso: R$ 10,00 (adulto)
  • como chegar: ônibus, linha 47B (UFF/MAC), táxi ou uber. Não há estacionamento, mas é possível parar nas ruas próximas (foi o que eu fiz).
  • siteculturaniteroi.com.br/macniteroi

Blogagem coletiva

Esse post faz parte da blogagem coletiva sobre os museus brasileiros. #museusbrasileiros #lutomuseunacional

Conclusão: se encante pelo MAC Niterói

O MAC Niterói é um passeio maravilhoso em Niterói. Super recomendo!

Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest! 🙂

pin mac museu de arte contemporanea de niteroi rio de janeiro

Espero que tenha gostado da nossa visita ao MAC Niterói. Você já conhece? Deixe seus comentários!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Paloma disse:

Esse museu é impressionante, um dos únicos que tenho muita vontade de conhecer, simplesmente lindo a arquitetura e acervo.

Lulu Freitas disse:

Oi Paloma, a arquitetura e localização dele são impressionantes. bjs

Sabrina disse:

Sempre achei Niterói um charme à parte e sempre tive uma boa impressão dos museus. É tão triste ver o descaso do governo com bens únicos e que fazem parte da nossa vida, da nossa história e do nosso legado. Não podemos deixar de lutar!

Lulu Freitas disse:

Oi Sabrina, Niterói é uma cidade que vale a pena ser visitada. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *