Um dos destinos que mais curto aqui no Brasil é a região do Vale dos Vinhedos, na serra gaúcha. Hora de compartilhar com vocês as melhores vinícolas Vale dos Vinhedos. As vinícolas do Vale dos Vinhedos que valem a visita, para momentos inesquecíveis.
Essa seleção tem como base na minha experiência em duas viagens para as vinícolas Vale dos Vinhedos, em 2020 e 2022.
No final ainda compartilho algumas dicas bônus!
Vem comigo! Let’s fly!
O que é o Vale dos Vinhedos? Onde fica?
O Vale dos Vinhedos é o maior destino de enoturismo no Brasil e está localizado no nordeste do Rio Grande do Sul, na região da Serra Gaúcha.
Algumas das melhores vinícolas do Rio Grande do Sul estão aqui.
São municípios do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, tendo nascido a partir da colonização italiana. As primeiras famílias chegaram à região em 1875.
A grande concentração de vinícolas está no município de Bento Gonçalves.
Quantas vinícolas tem no Vale dos Vinhedos? Ao todo são mais de 30!
As principais vias, onde se aglomeram boa parte dos atrativos do Vale dos Vinhedos (lojas, restaurantes e vinícolas), são a Estrada do Vinho (RS 444) e a Via Trento (também chamada de Linha Leopoldina). Estão a cerca de 3 km do centro de Bento Gonçalves.
Antes de ir para as vinícolas do Vale dos Vinhedos: dicas de viagem
Confira aqui o meu guia para organizar sua viagem para o Vale dos Vinhedos.
Nele você verá todas as dicas do Vale dos Vinhedos: quando ir, como chegar, melhor forma de se locomover e muito mais, para apreciar algumas das melhores vinícolas do Brasil sem dor de cabeça.
Confira também as minhas dicas de onde ficar em Bento Gonçalves ou se hospedar no Vale dos Vinhedos.
Ressalto que a melhor forma de visitar as vinícolas do Vale dos Vinhedos é de carro. Se for alugar, faça cotação com a Rentcars. Pode parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.
Porém, há muitas opções de tour com guia para visitar a região. Com o serviço de buscar e levar de volta ao seu hotel em Bento Gonçalves.
Abaixo algumas sugestões de passeios nas vinícolas do Vale dos Vinhedos:
- tour vinícolas Vale dos Vinhedos: Casa Valduga, Pizzato e Capoani
- visita às vinícolas de Garibaldi e Bento Gonçalves: vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Casa Valduga
- passeio na vinícola Salton + degustação de cachaça
- tour de vinho e queijo por Bento Gonçalves: queijaria + vinícolas Aurora, Michele Carraro e Barcarola
- tour pelo Vale dos Vinhedos: chocolate + produtos artesanais + vinícolas Cave do Sol e Torcello
Vinhos do Vale dos Vinhedos
Antes de visitar as melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos, você deve estar se perguntando sobre quais vinhos encontrará por lá.
Bem, há todos os principais tipos de vinho, como tinto, rosé, branco e espumante.
Para quem não sabe, vinhos produzidos com a mesma casta de uva e tecnologia são completamente diferentes entre si em função da região onde são feitos. Por isso, o conceito de Indicação Geográfica é importante, a fim de valorizar e preservar as características e originalidades das regiões produtoras.
A Indicação Geográfica oferece um “selo de qualidade” ao vinho, havendo esse conceito em todo o mundo. O produtor deve obedecer aos requisitos da certificação para poder usar a denominação em seu vinho.
Assim, por exemplo, há o DCOG da região de Chianti (Itália) ou o AOC da região da Borgonha (França).
No Brasil, uma Indicação Geográfica pode apresentar duas classificações: Indicação de Procedência (IP) e Denominação de Origem (DO).
Em 2012, houve o reconhecimento do Vale dos Vinhedos como Denominação de Origem (DO). Foi a primeira região do Brasil a ser reconhecida como indicação geográfica de viticultura, por conta das características únicas de solo, clima, topografia e cultura local.
Para um vinho ser classificado como DOC Vale dos Vinhedos vinícolas devem preenchem as seguintes regras:
- vinho varietal: mínimo de 85% da casta principal. Vinho tinto – Merlot. Vinho branco – Chardonnay.
- vinho assemblage: vinho tinto com no mínimo 60% de uva Merlot, podendo ser complementado com Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Tannat. Vinho branco com no mínimo 60% de Chardonnay, podendo ser complementado com Riesling Itálico.
- espumante: vinho base com no mínimo 60% de casta Chardonnay e/ou Pinot Noir, podendo ser complementado por Riesling Itálico. Só pode ser elaborado pelo método tradicional, através da fermentação na própria garrafa (champenoise).
- produção: as normas sobre método de plantio, quantidade de uva por hectare, procedência da uva e outras podem ser consultadas na Embrapa.
Como trazer garrafa de vinho para casa
Depois de tantas visitas em vinícolas, é claro que você comprará algumas (ou muitas) garrafas para trazer para casa vinhos do Vale dos Vinhedos.
Até porque muitos rótulos são apenas encontrados nas vinícolas do Vale dos Vinhedos, não achamos em supermercados ou lojas especializadas.
Mas, como fazer isso?
Já escrevi aqui no blog dicas sobre como trazer vinho na mala. Para não ter surpresas desagradáveis.
Segundo a Anac o limite permitido para garrafas de qualquer bebida alcoólica é de 5 litros em voo nacional. Ou seja, são 6 garrafas de 750 ml em voo nacional, respeitando o peso máximo da bagagem de 23 kg.
Outra alternativa é comprar os vinhos e pedir que a vinícola despache diretamente para a sua casa. Cada vinícola no Rio Grande do Sul possui um valor para o frete e regras de quantidade de garrafas para desconto e/ou frete grátis.
Por fim, incentive o produtor nacional e compre pela internet vinho brasileiro!! Faço muito aqui no Rio de Janeiro. Em poucos dias chega a encomenda em casa via transportadora. Sem garrafas quebradas até hoje. 🙂
Como visitar as melhores vinícolas Vale dos Vinhedos: precisa fazer reserva?
São dezenas de vinícolas no Vale dos Vinhedos. Algumas oferecendo apenas degustações. Outras também apresentam experiências, tais como visitas guiadas, passeio de bicicleta, piquenique e refeições harmonizadas.
Então, o primeiro passo é pesquisar as experiências que gostaria de fazer e reservar.
Sim, reservar é fundamental para não perder a oportunidade.
Eu, por exemplo, na minha primeira viagem (2020), queria fazer um piquenique na vinícola Larentis, mas deixei para reservar em cima da hora e não havia mais vaga. Igualmente não consegui fazer o passeio de jipe pelos vinhedos da Família Geisse.
Quando retornei em 2022 não cometi esse erro.
Já para as simples degustações (sem visita guiada), não é preciso fazer reserva. O que oferece uma flexibilidade no roteiro pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos. É só chegar! E beber, claro.
Afinal, um dos prazeres de uma viagem de carro no Vale dos Vinhedos é passear despreocupadamente, sem pressa, curtindo o momento.
Além disso, apenas entrar na vinícola e visitar sua loja não tem custo, é de graça.
Experiências no Vale dos Vinhedos RS
As duas atividades mais comuns são visita guiada e degustação.
Visita guiada
Na visita guiada o turista visita o interior da vinícola e seu modo de produção. Conhece-se a cave (onde os vinhos ficam envelhecendo até serem vendidos) e, em algumas, os vinhedos de cultivo das uvas.
São pequenas aulas sobre o mundo do vinho misturadas com a história da vinícola. No final, provam-se alguns rótulos.
Não podemos sair se experimentar, não é?
Esse passeio, via de regra, deve ser reservado.
Degustação
Já a degustação, é a atividade oferecida pela vinícola onde se bebe alguns rótulos, com a explicação sobre os vinhos degustados (uvas e produção) feita por um funcionário da vinícola. Em geral, são enólogos ou técnicos em enologia.
Outras atividades
Fora essas duas, o enoturismo no Vale dos Vinhedos está se desenvolvendo fortemente, com as vinícolas oferecendo atividades cada vez mais criativas para atrair os visitantes.
Como disse, há piquenique, degustação às cegas, almoço harmonizado, passeio de bicicleta e muito mais.
No site de cada vinícola você poderá conferir todas as opções de degustações e experiências que são oferecidas, além daquelas que sugerirei daqui a pouco.
Como organizar o roteiro vinícolas Vale dos Vinhedos
Minha sugestão é que você escolha as experiências desejadas e faça reserva. Pesquisar previamente é fundamental e esse meu post está aqui para lhe ajudar!
Porque não é uma tarefa fácil definir quais vinícolas visitar no Vale dos Vinhedos.
Monte o roteiro para deixar um turno livre e um turno com programação. Por exemplo: agende uma visita guiada pela manhã e deixe o turno da tarde livre, para conhecer outros lugares sem preocupação de horário.
É possível visitar com calma três vinícolas por dia.
Outro ponto importante ao montar o itinerário é selecionar no Vale dos Vinhedos vinícolas próximas entre si, na mesma área.
Sugestão de roteiro no Vale dos Vinhedos RS
Como você verá a seguir no mapa das vinícolas do Vale dos Vinhedos, há alguns pontos de concentração de propriedades na região.
Tendo isso em mente, minha sugestão de roteiro pelas melhores vinícolas da serra gaúcha:
- 1.º dia: vinícolas em Garibaldi
- 2.º dia: vinícolas em Bento Gonçalves
- 3.º dia: vinícolas em Bento Gonçalves
- 4.º dia: vinícolas da região do rio das Antas
- 5.º dia: vinícolas em Pinto Bandeira
- 6.º dia: um bate-volta a partir de Bento Gonçalves
Mapa das vinícolas do Vale dos Vinhedos
Como mencionei, a região do Vale dos Vinhedos engloba três municípios: Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
Porém, quando falamos de visitar as melhores vinícolas Vale dos Vinhedos RS, também devemos incluir aquelas localizadas nas regiões do município de Pinto Bandeira e do Vale do Rio das Antas, embora não estejam propriamente na área do vale.
Para que o passeio seja completo.
Abaixo um mapa das vinícolas do Vale dos Vinhedos que indicarei a partir do próximo tópico deste post.
Legenda do mapa:
- azul: vinícolas em Garibaldi, que também fazem parte da Rota de Espumantes de Garibaldi.
- vermelho: vinícolas de Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul.
- roxo: vinícolas em Pinto Bandeira.
- verde: vinícolas do Rio Grande do Sul da rota do Vale do Rio das Anta
- preto: sugestão de vinícolas para bate-volta de Bento Gonçalves
As melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos para visitar
Chegou a hora do que você queria! Segue a minha lista de principais vinícolas Vale dos Vinhedos que conheci, com dicas de como curtir a viagem.
Courmayer: vinícola em Garibaldi
A Courmayer é uma vinícola que faz parte da Rota do Espumante de Garibaldi.
Sua localização é ótima para quem está indo de carro de Porto Alegre, pois fica bem no caminho para Bento Gonçalves.
Aqui fiz uma degustação, que foi muito bem servida. Acompanhada de uma gostosa tábua de frios que pedimos à parte.
O Bistrô La Fermeta, que funciona da vinícola Courmayer, me pareceu simpático, mas o que gostei mesmo foi do seu lindo jardim!
A visita aqui teve um toque especial para mim, pois eu servi o espumante da Courmayer no meu casamento 🙂
- endereço: Av. Garibaldina, 32, acesso secundário ao Vale dos Vinhedos, Garibaldi
- site: courmayeur.com.br
Don Laurindo: vinícola em Garibaldi
A vinícola Don Laurindo, outra das vinícolas em Garibaldi, oferece um lindo e moderno wine bar no Vale dos Vinhedos, onde podemos escolher entre degustações ou apenas beber taça de vinho avulsa.
Fica a seu critério!
Preferimos aqui só pedir taça e curtir o bar. Ficamos bastante tempo por lá, só apreciando.
Uma pequena exposição conta a história da vinícola Don Laurindo e de como o negócio é uma tradição de pai para filho. Como em muitas outras vinícolas do Vale dos Vinhedos.
Histórias que sempre me encantam e que deram origem a um dos melhores vinhos do Vale dos Vinhedos.
- endereço: Rua das Videiras, 2650, Vale dos Vinhedos, Garibaldi
- site: donlaurindo.com.br
Vinícola Peterlongo: vinícola em Garibaldi
Continuando pelas vinícolas em Garibaldi, temos a Peterlongo: a primeira vinícola a produzir espumante no Brasil (no ano de 1913).
Aliás, é a única vinícola fora da França autorizada a dizer que faz champanhe.
Epa! Existe diferença entre champanhe e espumante? Sim!
Fiz a visita guiada, que envolve conhecer o museu, a fabricação e, claro, uma degustação! Nesta foram servidos três rótulos: champanhe, vinho rosé e vinho tinto.
Na propriedade também há uma área muito agradável para curtir ao ar livre entre muitas taças, com alguns vinhedos para fotos.
Se estiver de carro, atenção com o Waze, pois há dois lugares indicados como vinícola Peterlongo. Confira se está direcionando para o endereço abaixo.
- endereço: Rua Manoel Peterlongo Filho, 216, Centro, Garibaldi
- site: peterlongo.com.br
Cooperativa Garibaldi: vinícola em Garibaldi
A última vinícola do município do Garibaldi que incluirei nessa seleção.
A Cooperativa Garibaldi nasceu em 1931, quando famílias produtoras de uvas da região se uniram para enfrentar as dificuldades econômicas da época (consequências da Crise de 1929).
Atualmente, há mais de 400 famílias associadas à vinícola Cooperativa Garibaldi, espalhadas em uma área total de 1.000 hectares em 15 municípios da serra gaúcha. Produzem a espantoso número de 20 milhões de uvas por ano.
São oferecidas algumas atividades que podem ser conferidas no site.
Eu fiz a degustação Taça & Trufa. O que é isso?
Uma degustação bastante criativa e inovadora. Um das melhores degustação no Vale dos Vinhedos.
São apresentados 5 rótulos de vinho e espumante, cada um harmonizado com um sabor de trufa de chocolate. A experiência é surpreendente, porque cada combinação de vinho + chocolate traz sensações e sabores inusitados.
Dica: Se você gostar do chocolate, poderá comprar as trufas artesanais na loja Devorata, que fica bem em frente da Cooperativa Garibaldi. São maravilhosas e uma ótima lembrancinha de viagem (se você resistir em devorá-las!).
- endereço: Av. Independência, 845, Centro, Garibaldi.
- site: vinicolagaribaldi.com.br
Vaccaro: vinícola em Garibaldi
A vinícola Vaccaro é pequena e uma das várias vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos. Todos estão envolvidos na produção e essa paixão é sentida no seu vinho.
Há dois tipos de degustação de vinhos no Vale dos Vinhedos oferecida pela Vaccaro: de 5 ou 10 rótulos, sema necessidade de agendamento prévio.
Fizemos a degustação de 5 rótulos que foi como se estivéssemos em casa, em um bate-papo de horas com os fundadores da vinícola Vaccaro.
A Vaccaro também oferece a experiência de um piquenique no jardim ou nos parreirais, sendo necessária a reserva para ser preparada a cesta de piquenique.
- endereço: Linha Santo Alexandre, 506, Garibaldi
- site: vinhosvaccaro.com.br
Miolo: vinícola em Bento Gonçalves
Começando a falar das vinícolas do município de Bento Gonçalves, encontramos a provavelmente mais famosa das vinícolas do Vale dos Vinhedos e uma das maiores vinícolas do Brasil.
A vinícola Miolo é parada obrigatória dos ônibus de excursões para a visita guiada e compras.
Para quem curte experiências mais intimistas (eu!), minha sugestão é aproveitar o Miolo Wine Bar, localizado na área externa da vinícola.
As degustações e visitas guiadas são realizadas, via de regra, com grupos grandes. Um pouco tumultuado para o meu gosto.
- endereço: RS 444, Km 21, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
- site: miolo.com.br
Casa Valduga: vinícola em Bento Gonçalves
Obrigatória na lista de melhores vinícolas Vale dos Vinhedos, a Casa Valduga chama a atenção pelo tamanho do seu complexo.
Na Casa Valduga visitação e outras experiências são oferecidas ao turista. De visita guiada a até um estiloso café da manhã. A loja (enooorme) é daquelas que faz a gente querer olhar tudinho.
A Casa Valduga também é uma das vinícolas com hospedagem no Vale dos Vinhedos. Reserve com antecedência, pois a procura é grande.
Em 2020, fizemos uma ótima degustação de 6 taças, com uma variedade enorme de escolha de rótulos. Com direito a levar para casa a taça de cristal de lembrança.
Essa degustação simples não precisa ser agendada. Porém, na vinícola Valduga visitação e outras atividades devem ser previamente contratadas.
Na Casa Valduga você experimentará alguns dos melhores vinhos do Vale dos Vinhedos.
Em 2022, almoçamos no Maria Valduga. Um dos restaurantes do Vale dos Vinhedos mais famosos, serve um rodízio de comida italiana típico da região. Prepare-se para muuuuita comilaça.
- endereço: Via Trento 2355, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
- site: casavalduga.com.br
Leia também:
Lídio Carraro
A Lídio Carraro é se classifica como uma vinícola boutique, com vinhos premium. É uma das vinícolas imperdíveis no Vale dos Vinhedos.
Aqui há apenas a possibilidade de se fazer degustações (acompanhada de um enólogo que explica cada um dos rótulos apreciados), em um espaço que foi recentemente reformado.
Gostamos dos vinhos e da experiência.
- endereço: RS-444, KM 21 – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
- site: lidiocarraro.com
Peculiare: vinícola em Bento Gonçalves
A vinícola Peculiare é uma pequena vinícola familiar do Vale dos Vinhedos, que produz ótimos vinhos!
Eu e meu marido nos hospedamos na vinícola e pousada Peculiare, super romântica e confortável. Uma excelente alternativa de hospedagem em vinícolas do Vale dos Vinhedos.
Ainda são poucas as vinícolas com pousada no Vale dos Vinhedos.
Como hóspedes da vinícola Peculiare participamos de uma degustação maravilhosa na cave feita pelo Ronaldo, proprietário e enólogo. Imperdível!
Uma outra oportunidade para apreciar seus vinhos é conhecer o excelente restaurante da Peculiare: a Osteria del Valle. Recomendo!!! Um dos melhores restaurantes do Vale dos Vinhedos.
- endereço: Linha Leopoldina Km 6, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
- site: peculiare.com.br
Marco Luigi: vinícola em Bento Gonçalves
Ouvi uma frase em Bento Gonçalves dizendo que quase todos os produtores originais da região do Vale dos Vinhedos são Valduga (seja de origem, seja casado com um membro da família).
Aqui essa máxima é confirmada, já que o Marco e o Luigi (pai e filho) são Valduga.
A vinícola Marco Luigi oferece tour guiado e degustações, além de piquenique no Vale dos Vinhedos e deque para um bistrô na sua área externa.
Gostamos das espumantes que provamos aqui.
- endereço: Linha Vale dos Vinhedos, s/n, Bento Gonçalves
- site: marcoluigi.com.br
Cave do Sol: vinícola em Bento Gonçalves
Uma das mais recentes casas inauguradas na região, a Cave do Sol vinícola com uma arquitetura moderna que se destaca no cenário bucólico.
Fez com que rapidamente se tornasse uma das principais vinícolas de Bento Gonçalves para visitação.
Oferece degustações simples ou harmonizadas. Destaco os espumantes.
É possível também apenas curtir o espaço, que conta com um grande bar para uma refeição rápida.
Aqui na Cave do Sol, pedimos taça de espumante avulsa com brusquetas saborosas.
- endereço: RS 444, KM 20,7, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
- site: cavedosol.com.br
Larentis: vinícola em Bento Gonçalves
A vinícola Larentis é uma das vinícolas pequenas do Vale dos Vinhedos que oferece a experiência de piquenique. Um dos mais famosos da região.
Curtimos demais esse piquenique no Vale dos Vinhedos, feito no meio das videiras.
Reservamos para o horário do almoço e não nos arrependemos, pois a cesta de piquenique era bem servida. Ela era acompanhada de uma garrafa de vinho à nossa escolha e ganhamos duas taças de vinho de cristal de recordação.
Para escolher o vinho, quando somos recepcionados na vinícola Larentis há uma rápida degustação de rótulos para podermos definir a garrafa que acompanhará a nossa experiência.
Tivemos sorte com o tempo, com um dia lindo de sol! Vivemos momentos muito românticos e agradáveis nessa vinícola do Vale dos Vinhedos.
- endereço: Via Trento, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
- site: larentis.com.br
Almaúnica: vinícola em Bento Gonçalves
Uma das vinícolas imperdíveis do Vale dos Vinhedos e última desta seleção localizada no município de Bento Gonçalves. Sua entrada, ladeada por cipestres é fotogênica, lembrando a Itália.
A proposta é de uma vinícola boutique, com a produção de um vinho em estilo francês. Uma das melhores vinícolas de Bento.
É possível fazer visita guiada ou apenas degustação. Essa foi a nossa opção, onde fomos apresentados a 5 rótulos, com a explicação sobre a produção de cada um.
Não fizemos reserva prévia, porém a degustação possui horários pré-definidos. Por isso, tivemos que aguardar um pouco o horário, já que não havíamos previamente consultado a agenda.
Os vinhos são excelentes.
- endereço: RS 444, km 17,35, Bento Gonçalves
- site: almaunica.com.br
Pizzato: vinícola em Monte Belo do Sul
A vinícola Pizzato fica no município de Monte Belo do Sul (aliás, uma gracinha).
Os vinhos são excelentes, vários premiados, sendo uma das principais vinícolas do Vale dos Vinhedos.
A experiência de degustação é ótima, com o acompanhamento de um enólogo que explica detalhadamente a história da vinícola Pizzato e cada vinho apreciado.
- endereço: Via dos Parreirais, S/N – Santa Lucia, Vale dos Vinhedos
- site: pizzato.net
Família Geisse: vinícola em Pinto Bandeira
Localizada na região de Pinto Bandeira, a Família Geisse é considerada a produtora dos melhores espumantes do Brasil.
Por isso, a Família Geisse é outra vinícola imperdível para colocar no seu roteiro.
A Cave Geisse oferece experiências variadas aos visitantes. De visita guiada com degustação a trekking ou passeio de jipe pelos vinhedos.
Destaco que as experiências da Família Geisse são mais caras que a média das demais vinícolas da região. Isto porque o posicionamento dos produtos é premium.
Em 2022, fizemos a visita guiada com degustação na Cave Geisse (é preciso reservar com antecedência).
O passeio explica sobre o espumante, mostra como é feita a sua produção para, ao final, conduzir o pequeno grupo para uma sala onde provamos 1 vinho tinto e 3 espumantes.
Sim, apesar da fama dos espumantes, a Família Geisse também possui uma pequena produção de vinhos.
Uma alternativa mais econômica (que fiz em 2020 e 2022) é passear pelos jardins da bela propriedade e curtir o Open Lounge Geisse. Um wine bar super simpático no jardim (com área coberta, o que foi providencial porque nas duas vezes que estive lá estava chovendo).
- endereço: Linha Jansen, s/n, Pinto Bandeira
- site: familiageisse.com.br
Valmarino: vinícola em Pinto Bandeira
Uma agradável surpresa! A vinícola Valmarino está na região de Pinto Bandeira e é uma linda propriedade.
A cantina oferece uma degustação individual e livre (sem o acompanhamento de enólogo), onde podemos escolher os vinhos que desejamos provar. O que é ótimo, pois temos a oportunidade de conhecer todas as linhas de vinhos da produtora.
O único detalhe da degustação é que todos da mesma mesa precisam escolher os mesmos vinhos. No meu caso, como era eu e meu marido, ambos tínhamos que beber os mesmo rótulos.
Assim, pedimos a opção de mais rótulos (6) e divididos a dose em duas taças. Uma alternativa mais econômica.
- endereço: Linha Jacinto Sul, Lote Rural 01, Pinto Bandeira
- site: valmarino.com.br
Don Giovanni: vinícola em Pinto Bandeira
A vinícola Don Giovanni é uma graça, com uma pousada bastante romântica para quem deseja se hospedar no Vale dos Vinhedos.
Também possui um agradável restaurante.
A degustação somente pode ser realizada com horário marcado. Uma alternativa, se você não agendar horário, é provar o vinho no restaurante. Perfeita opção de onde almoçar no Vale dos Vinhedos. Fica a dica!
- endereço: Linha Amadeu, km 12 – Interior, Pinto Bandeira
- site: dongiovanni.com.br
Dal Pizzol: vinícola no Vale do Rio das Antas
A vinícola Dal Pizzol, na área do Vale do Rio das Antas, possui um belo parque, um Ecomuseu e experiências como degustação às cegas e piquenique.
Nos dias das minhas duas visitas estava chovendo muito (não tive sorte), então ficamos apenas na loja e degustamos alguns (bons) vinhos.
Inclua no seu roteiro de melhores vinícolas Vale dos Vinhedos.
- endereço: RS 431, Km 5,3, Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves
- site: dalpizzol.com.br
Cristofoli: vinícola do Vale do Rio das Antas
A Cristofoli é uma vinícola familiar que produz ótimos vinhos, onde tive uma das melhores experiências na minha viagem ao Vale dos Vinhedos.
Participamos de almoço harmonizado no Vale dos Vinhedos na Cristofoli, com vinhos e pratos maravilhosos.
- endereço: RS 431 km 6, distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves
- site: vinhoscristofoli.com.br
Salton: vinícola no Vale do Rio das Antas
A Salton é um das mais tradicionais fabricantes de vinho e espumantes do Brasil, fundada em 1910!
Oferece uma visita guiada pelos vinhedos e fábrica. Se preferir, você pode apenas visitar a loja e degustar alguns vinhos ali. Foi o que eu fizemos.
Você pode contratar uma visita guiada na Salton, combinando com uma cachaçaria local. Um programa bem diferente oferecido pela parceira do blog, a Civitatis. O guia irá lhe buscar de ônibus em seu hotel em Bento Gonçalves.
- endereço: rua Mario Salton, 330, distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves
- site: salton.com.br/enoturismo
Cainelli: vinícola do Vale do Rio das Antas
Fechando a lista de melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos, temos a vinícola Cainelli, localizada na rota do Rio das Antas.
Foi um dos passeios que mais curti, com uma recepção cativante por uma das donas da vinícola. A casa onde funciona a vinícola foi construída pelo patriarca, vindo com os imigrantes italianos no início do século XX.
Ouvimos histórias de como era a vida simples das famílias italianas e como trabalharam duro para desenvolver a produção de vinho. Esses depoimentos enriquecem demais o passeio e chegam a me emocionar.
O bar, onde acontece a degustação, era o porão da casa. No primeiro andar, há um pequeno museu que reproduz uma casa de imigrantes. Uma viagem no tempo, com paredes azuis que lembram um quadro de Van Gogh.
Os vinhos são saborosos e destaco o vinho da casta Lorena, a primeira totalmente nacional desenvolvida pela Embrapa.
As vinícolas familiares do Vale dos Vinhedos são encantadoras.
- endereço: BR-470, km 202,6, Bento Gonçalves
- site: vinicolacainelli.com.br
Bônus 1: vinícolas Vale dos Vinhedos e adjacências
Abaixo listo algumas vinícolas de Bento Gonçalves que são populares, mas que não tive oportunidade de visitar:
- Aurora: uma das mais visitadas. A vinícola Aurora Vale dos Vinhedos possui duas unidades. A tradicional está localizada no coração da cidade de Bento Gonçalves. A outra, novíssima, no Vale dos Vinhedos.
- Cave de Pedra: chama a atenção seu visual, igual a um castelo. Rende ótimas fotos.
- Dom Cândido: oferece experiências interessantes, como degustação às cegas ou com harmonização com queijos e chocolates.
- Vallontano: além dos bons vinhos, conta com a Vallontano Risoteria e Café, um dos bons restaurantes do Vale dos Vinhedos.
- Torcello: ótimos vinhos, com várias opções de degustação. Destaco a experiência “prova de barrica” quando há a degustação de vinhos em vários estágios de produção.
- Chandon: localizado em Garibaldi, está a Chandon com visitação fechada por conta da pandemia sem previsão de reabertura.
Se você estiver hospedado em Bento Gonçalves e sem carro, poderá fazer um tour de 1 dia pela Rota dos Espumantes. Um passeio acompanhado de guia que lhe busca de ônibus no seu hotel.
Bônus 2: bate-volta Bento Gonçalves a outras regiões de vinícolas no RS
A região do Vale dos Vinhedos não é a única de viticultura no Rio Grande do Sul. Hospedado no Vale dos Vinhedos é possível fazer um bate-volta para fazer enoturismo em cidades próximas. Há ótimas cidades turísticas no Rio Grande do Sul.
Ótimas vinícolas que complementarão (bem) o seu passeio no Vale dos Vinhedos.
Flores da Cunha e Nova Pádua
Esses dois municípios, coladinhos, fazem parte da rota Vinhos dos Altos Montes.
Flores da Cunha está a 60 km de Bento Gonçalves, em uma viagem de cerca de 1 hora de carro.
Lá encontramos a vinícola Luiz Argenta, já eleita uma das mais bonitas do mundo. Fizemos a visita guiada, com degustação.
Achei interessante o passeio, em especial a parte na sua cave. Lindíssima. Ao final ainda levamos as taças de cristal de recordação.
Ah! Uma curiosidade: a espumante da Luiz Argenta é a oficial do hotel Copacabana Palace, servida com um rótulo do hotel.
Você pode combinar o passeio com um almoço no restaurante panorâmico ou curtir o wine bar. Visitamos esse último, onde desfrutei uma tábua de frios maravilhosa e super bem servida.
Outra vinícola que conhecemos em Flores da Cunha foi a Viapiana Vinhos. Já conhecia os vinhos e visitamos para conhecer o local da produção e provar novos rótulos.
Farroupilha
A cidade de Farroupilha é considerada a capital do vinho Moscatel no Brasil, pois é a maior produtora de uva moscato do país. Está a 22 km de Bento Gonçalves, em uma viagem de 30 minutos de carro.
Encontramos aqui a vinícola Casa Perini, cujos espumantes possuem bom custo x benefício e encontrados facilmente em supermercados.
A propriedade é enorme e linda. Infelizmente, estava um dia de chuva e muito nevoeiro.
Há opção de experiência de bike tour pelos vinhedos, em um trajeto autoguiado. Fiquei morrendo de vontade de fazer, porém só acontece sem chuva.
Assim, tive que me contentar com as experiências em ambiente fechado da Casa Perini. Optamos pelo wine flight, uma régua de degustação de três taças, cujos rótulos escolhemos com base na disponibilidade de vinhos do dia.
Fizemos a degustação no simpático bistrô, durante nosso almoço. De quebra, levamos para casa a taça da degustação.
Atenção: essa opção oferece uma dose 150 ml por taça, bem maior que os 50 ml em média das degustações comuns. Assim, eu e meu marido optamos por só pedir uma régua e dividimos.
Alto Feliz
Localizada a 45 minutos de carro de Bento Gonçalves, encontramos em Alto Feliz a vinícola Don Guerino.
Não tive oportunidade de conhecê-las, mas deixo aqui a indicação da Don Guerino, porque é frequentemente mencionada como uma das mais belas vinícolas do Rio Grande do Sul.
Bônus 3: o Trem do Vinho
Não é propriamente uma das melhores vinícolas do Vale dos Vinhedos, mas não poderia deixar de mencionar uma das atrações mais populares na serra gaúcha.
O Trem do Vinho sai da estação localizada no centro de Bento Gonçalves, com paradas nas estações em Garibaldi e Carlos Barbosa.
Durante o trajeto há apresentações musicais da cultura gaúcha e italiana acompanhadas de vinho e produtos típicos locais.
São 23 km de trajeto no trem maria fumaça, com duração de cerca de 1h30.
Esse passeio pode ser combinado com uma visita à Cooperativa Garibaldi e à loja Devorata (que fica bem em frente), com trufas artesanais maravilhosas.
Saiba mais sobre o trem do vinho nesse vídeo:
Perguntas frequentes
Como visitar as vinícolas do Vale dos Vinhedos sem dirigir?
Recomendo contratar tour guiado de 1 dia para as vinícolas do Vale dos Vinhedos. Há diversas opções que buscam e levam de volta para hotéis em Bento Gonçalves. Algumas sugestões:
– tour vinícolas Casa Valduga, Pizzato e Capoani
– visita às vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Casa Valduga
– passeio na vinícola Salton + degustação de cachaça
– tour vinícolas Aurora, Michele Carraro e Barcarola + queijaria
– tour vinícolas Cave do Sol e Torcello + chocolate + produtos artesanais
Quanto custa para entrar no Vale dos Vinhedos?
É gratuito, porque o Vale dos Vinhedos é uma região geográfica e não um lugar onde se cobra entrada.
Já as vinícolas Vale dos Vinhedos são gratuitas. É possível visitar as lojas sem custo. As atividades (degustação, visita guiada, etc.) é que são cobradas.
Quais as melhores vinícolas para visitar no Vale dos Vinhedos?
Essa é uma seleção bem pessoal. Porém, considerando a qualidade dos vinhos e a experiência oferecida, indico como melhores vinícolas para visitar no Vale dos Vinhedos:
– Casa Valduga
– Pizzato
– Don Laurindo
– Família Geisse
– Cristófoli
– Dal Pizzol
Conclusão: melhores vinícolas Vale dos Vinhedos para você!
Uma frase de enoturismo que mais me identifico é “vinho bom é aquele que você gosta”. Isso porque cada um tem seu paladar e preferências.
Então, prove, experimente. Não tenha medo de conhecer novos sabores.
As vinícolas no Vale dos Vinhedos são uma ótima oportunidade para você desenvolver seu paladar e descobrir suas afinidades.
Salve o pin no seu Pinterest:
Você conhece alguma das melhores vinícolas Vale dos Vinhedos? Visitou outra que não está nesse top vinícolas Vale dos Vinhedos ? Deixe seus comentários. Vamos bate-papo.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Estou a perceber que Vale dos Vinhedos ia ser um sonho realizado para o meu marido que é completamente aficionado por vinhos.
Olá! Que bom que gostou. bjs
Nossa, não sabia que existiam tantas opções de vinícolas na Região do Vale dos Vinhedos. Já anotei algumas para conhecer. Boas dicas
Que bom que curtiu. bjs