Os museus de Londres gratuitos são um paraíso para quem gosta de arte e cultura. O melhor de tudo, são de graça. Sim, 0800 ! Paga-se ingresso apenas para alguma exibição ou mostra especial, mas todo o restante do acervo está à disposição sem qualquer custo.
É difícil listar quais os museus de Londres são mais interessantes tanta a variedade, até porque envolve um gosto pessoal. Tem gente que odeia pintura, outros não gostam de arte moderna e por aí vai. Mas, sem dúvida, são parte do roteiro de atrações de graça em Londres.
Assim, segue uma lista dos museus de Londres gratuitos que acho imperdíveis, obrigatórios. A indicação de como se chegar é feita apenas de metrô, por ser mais simples, porém outras informações podem ser encontradas no site das instituições.
Escolha o que mais lhe parece legal e se divirta!
Museus de Londres
British Museum
O British Museum (Museu Britânico) rivaliza com o Museu do Louvre, de Paris, bem no estilo da rivalidade Inglaterra x França. Qual é o melhor eu não sei, mas é incrível! Isso com certeza!
O museu foi fundado em 1753, sendo o primeiro museu nacional público do mundo. São mais de 6 milhões de visitantes por ano.
Sua arquitetura por si só é um espetáculo, sendo um dos símbolos mais famosos do museu.
Passear pelo British Museum demanda horas, pois o acervo é imenso e variado. Antiguidades do Egito, Grécia e Roma; obras medievais; cultura asiática; e muito mais.
Para quem quiser ser objetivo e não perder muito tempo, uma visita guiada (gratuita) é uma solução, pois há tours de 45 minutos que focam nas principais obras do museu. Ou então, se preferir, procure o top 10 do acervo indicado no mapa do museu.
As obras mais famosas do museu são a Pedra de Roseta (a partir da qual se conseguiu decifrar o significado dos hieróglifos), uma estátua da Ilha de Páscoa, antiguidades e múmias do Antigo Egito.
O blog Worlb by Isa tem uma lista das 15 obras imperdíveis no Museu Britânico para facilitar a sua visita.
Já a Patrícia do blog Descobrir Viajando fez um post completo sobre o Museu Britânico, da sua história a acervo.
- como chegar: metrô – estações Holborn (linhas Central ou Piccadilly), Russel Square (linha Piccadilly), Tottenham Court Road (linha Northern) ou Goodge Street (linha Northern).
- site: britishmuseum.org/
Natural History Museum
O Natural History Museum (Museu de História Natural), fundado em 1881, é uma festa para quem curte natureza. Muitas exibições sobre animais (empalhados ou fósseis), meio ambiente, fauna, flora e minerais. Um dos meus museus de Londres gratuitos favoritos.
O museu faz justificado sucesso com a criançada.
Uma dica: chegue cedo e vá direto para a ala dos dinossauros, pois pode haver fila com mais de 30 minutos para entrar em época de maior movimento.
O prédio do museu em si é muito bonito, lembrando seu exterior uma igreja e com detalhes delicados em toda a construção fazendo referência à fauna e à flora.
São mais de 70.000 itens em exibição de uma coleção de 80 milhões de espécimes utilizadas em pesquisas científicas. Logo, como disse, o museu não é só sobre dinossauros rsrs
Repare que é tudo feito com muita interatividade e humor a fim de deixar mais leve a experiência.
O blog Ligado em Viagem possui um guia completo para o Museu de História Natural de Londres. Confira!
- como chegar: metrô – estação South Kensington (linhas Piccadilly, Central e District).
- site: nhm.ac.uk/
Victoria & Albert Museum
Próximo ao Natural History Museum, também da Exhibition Road, encontramos o Victoria & Albert Museum (também conhecido como V&A). Seu nome é uma homenagem ao casal love story do século XIX: rainha Victoria e príncipe Albert.
Fundado em 1852, sua coleção é dedicada à arte decorativa e ao design mundial das mais variadas épocas, partindo da Idade Média até os dias de hoje. Uma coleção eclética, que vai das tradicionais pinturas e esculturas a roupas, tecidos, fechaduras e moedas! Só para se ter uma ideia.
Na última sexta-feira do mês há o evento Friday Late, quando das 18h30 às 22h há dj, pocket show, instalações, bar com bebida e comida. Enfim, uma festa em meio ao acervo do museu.
- como chegar: metrô – estação South Kensington (linhas Piccadilly, Central e District).
- site: vam.ac.uk/
Science Museum
Fechando o trio maravilha da Exhibition Road temos o Science Museum, dedicado à ciência ocidental e medicina.
Ele nasceu a partir do sucesso da Great Exhibition de 1851 no Hyde Park por incentivo do príncipe Albert. Hoje são mais de 3 milhões de visitantes por ano.
Os pontos altos do museu são o Energy Hall sobre a evolução das máquinas e uso da energia, com sua coleção de máquinas à vapor, e Exploring Space que retrata a conquista do espaço através de foguetes, satélites e muito mais.
Um paraíso para os nerds.
Stephen Hawking em sua última visita ao Science Museum, em 2013, disse que lá é um dos seus lugares favoritos e que foi um dos estímulos para o seu amor pela Física, deixando-o feliz que continue a inspirar os jovens de todas as partes do mundo.
Além de muita interatividade, o museu conta com simuladores e um cinema IMAX 3D, estes dois últimos com ingressos pagos.
- como chegar: metrô – estação South Kensington (linhas Piccadilly, Central e District).
- site: sciencemuseum.org.uk/
Tate Modern
O Tate Modern é o último dos museus de Londres gratuitos em nossa lista. Dedicado à arte moderna e contemporânea, sendo um dos quatro museus da “família Tate”, completada pelo Tate Liverpool, Tate Britain e Tate St Ives.
Fundado no ano de 2000 em uma antiga estação de energia às margens do rio Tâmisa.
Mesmo quem não gosta de arte moderna irá apreciar o passeio. Eu não curto nem entendo esse tipo de arte, mas o prédio é interessante e conta com uma visão privilegiada para belas fotos da Millenium Bridge com a St Paul’s Cathedral ao fundo.
- como chegar: metrô – estações Southwark (linha Jubilee), Blackfrias (linhas District ou Circle) ou St Paul’s (linha Central).
- site: tate.org.uk/visit/tate-modern
Bônus dos Museus de Londres gratuitos
Depois que fechei o post me dei conta que esqueci a National Gallery! Como assim?! Para sentir como é difícil fazer uma lista pequena de museus de Londres gratuitos… rsrs
National Gallery
A National Gallery foi fundada em 1824, passando a funcionar em 1838 no prédio localizado na Trafalgar Square, onde está até hoje.
Durante a 2ª Guerra Mundial sua coleção foi evacuada e espalhada por bibliotecas, universidades e castelos no País de Gales a fim de protegê-la dos bombardeios à capital inglesa.
Seu acervo é exclusivamente de pinturas, composto por mais de 2.300 obras que vão da Idade Média até o Impressionismo do início do século XX, de mestres como Da Vinci, Van Gogh, Velázquez, Turner e outros.
- como chegar: estações Embankment (linhas Northern, Bakerloo, District ou Circle), Leicester Square (linhas Northern ou Piccadilly) ou Charing Cross (linhas Northern ou Bakerloo).
- site: nationalgallery.org.uk/
Conclusão: museus de Londres grátis
Viajar para Londres e se perder nos seus museus é um programão. Mesmo se uma visita cultural não seja sua praia, ao menos uma passadinha em algum deles vale a pena.
Aproveite e confira outras dicas no meu guia virtual da Inglaterra.
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Você, o que acha? Qual a sua dica sobre os museus de Londres gratuitos? Qual você incluiria ou excluiria dessa lista?
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
São tantos museus impecáveis e de graça! Eu amei conhecer Londres, mas não visitei o V&A. Erro grande esse. Um dia terei que corrigir isso. A National Gallery é inesquecível. Ando vendo vários vídeos deles no Youtube. Dá vontade de voltar lá agora. Obrigada pelas dicas!
Eu também estou morrendo de vontade de voltar lá, Jadna. bjs
Eu iria nem que tivesse que pagar! Infelizmente só conheci o British, que é mesmo maravilhoso! Ai, como preciso voltar a Londres…
Oi Márcia, eu também iri pagando fácil, fácil. bjs