Escolher onde ficar no Rio de Janeiro pode não ser uma tarefa desafiadora. Quais os melhores bairros onde se hospedar no Rio de Janeiro? Quais melhores hotéis no Rio de Janeiro?

A rede hoteleira é enorme e são muitos bairros com possibilidades de hospedagem no Rio de Janeiro. Tudo com perfis que variam conforme os interesses e possibilidades ($$$) do turista.

Mas, calma! Estou aqui para te ajudar!!! Fiz um passo a passo dos melhores bairros para se hospedar no Rio de Janeiro e uma curadoria esperta de hotéis para você escolher sem medo de ser feliz.

Vem comigo!

O que você encontra nesse post hide

E-book grátis

Antes de começar, escrevi um e-book com dicas para organizar sua viagem para o Rio. 

Já tem o seu? Não?!!! É só preencher o formulário abaixo para receber gratuitamente no seu e-mail.

Inscreva-se

* indicates required
Email Format

Também não deixe de conferir o meu roteiro de viagem Rio de Janeiro. Com sugestão de 3, 5 e 7 dias pela Cidade Maravilhosa.

Melhores bairros onde se hospedar no Rio de Janeiro com segurança

É inegável a questão da segurança pública no Rio de Janeiro. No entanto, a violência não é tão mais terrível como em outras grandes capitais do Brasil.

Por isso, em primeiro lugar, não tenha medo de viajar para o Rio de Janeiro.

Em segundo, sabendo quais são os bons bairros onde ficar no Rio de Janeiro, você terá uma experiência segura e inesquecível.

Indicarei a seguir bairros onde se hospedar com segurança no Rio de Janeiro, na visão de uma legítima carioca da gema.

Classifico os bairros agrupados em perfis específicos. Vamos a cada um deles, com dicas de acomodações no Rio de Janeiro que acho interessantes em cada região.

Afinal, qual a melhor localização para se hospedar no Rio?

A resposta é… depende do objetivo da sua viagem. Resumindo:

  1. Se você deseja curtir a praia e o roteiro de pontos turísticos famosos, o ideal é ficar na Zona Sul.
  2. Já se o foco da viagem é curtir momentos a dois em um hotel, fique em Santa Teresa.
  3. Por outro lado, se o objetivo da viagem é focar nas praias, você pode optar pela Zona Sul ou pela Barra da Tijuca.

A seguir desenvolvo melhor cada uma dessas ideias, de acordo com a região da cidade e seus respectivo bairros.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Zona Sul, perto da praia e pontos turísticos 

A maioria dos turistas, em especial em uma primeira viagem no Rio, querem ficar perto das praias e dos pontos turísticos famosos.

Por isso os bairros da Zona Sul abaixo listados são considerados os melhores lugares para ficar no Rio de Janeiro, já que neles estão localizadas as grandes praias da Zona Sul:

  1. Leme
  2. Copacabana
  3. Ipanema
  4. Arpoador
  5. Leblon
praia de ipanema onde ficar rio de janeiro
Praia de Ipanema no fim da tarde

Escolhendo um hotel perto de uma estação de metrô (são várias), você usará o melhor meio de transporte público e estará próximo dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Aliás, veja aqui todas as dicas para se locomover pelo Rio.

Leme: onde se hospedar no Rio de Janeiro

O bairro do Leme está estrategicamente localizado juntinho da praia de Copacabana (é uma extensão dela). Conta com variedade de restaurantes, bares e quiosques à beira-mar, oferecendo aos turistas uma boa experiência gastronômica.

Além das praias da Zona Sul, o bairro do Leme está próximo de pontos turísticos icônicos, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, bem como possui lugares interessantes para visitar, com destaque para o Forte do Leme.

Pontos positivos de se hospedar no Leme:

  • Segurança: o bairro é conhecido por sua tranquilidade e segurança, o que proporciona uma estadia mais tranquila para os viajantes.
  • Conveniência: comércio local diversificado, farmácias, mercados e facilidade de transporte público (ônibus e a 20 minutos de caminhada da estação de metrô Cardeal Arco Verde).

Pontos negativos de ficar hospedado no Leme:

  • Preços elevados: por ser uma região turística, os preços de hospedagem e alimentação no Leme não são baratos.
  • Movimentação turística: durante alta temporada, o bairro fica mais movimentado e barulhento, o que talvez não agrade quem busca tranquilidade.

Sugestão de hotéis no Leme

Copacabana: onde se hospedar no Rio de Janeiro

A praia de Copacabana, de acordo com pesquisa da Prefeitura do Rio de Janeiro, foi o ponto turístico carioca mais visitado no ano de 2023.

A praia é mundialmente famosa por sua beleza e seu calçadão preto e branco de pedras portuguesas. Os visitantes podem desfrutar de muitas atividades ao ar livre.

A vida noturna é animada, com uma grande variedade de bares, restaurantes e um vai e vem no calçadão até de madrugada.

Tal como o Leme, Copacabana está próxima de pontos turísticos famosos, além de contar com seus próprios atrativos como o Forte de Copacabana e a estátua de Carlos Drummond de Andrade.

Onde se hospedar em Copacabana pode ser difícil de escolher, porque há muitas alternativas. É o bairro do Rio de Janeiro com a maior estrutura hoteleira e alguns dos melhores hotéis no Rio de Janeiro.

vista calçadão de copacabana windsor leme hotel onde se hospedar no rio de janeiro
Vista do meu quarto no Windsor Leme, quando fiquei hospedada nele.

Pontos positivos de ficar em Copacabana:

  • Localização privilegiada: fácil acesso a praias, restaurantes e atrações turísticas, Copacabana oferece conveniência aos visitantes. Por isso é um dos melhores lugares para ficar no Rio de Janeiro.
  • Mobilidade: é um dos bairro do Rio de Janeiro com melhor oferta de transporte público. São três estações de metrô e várias linhas de ônibus.
  • Infraestrutura turística: Copacabana possui uma ampla variedade de opções de hospedagem, de hotéis luxuosos 5 estrelas a hostels mais econômicos.

Pontos negativos de se hospedar em Copacabana:

  • Agitação: Copacabana é sempre lotada de turistas, podendo não ser agradável para quem estiver procurando tranquilidade.
  • Preços caros: como o bairro mais turístico da cidade, os preços de hospedagem e alimentação são mais altos do que em outras regiões da cidade.
  • Segurança: em grandes eventos, como shows na praia e Reveillon, é preciso ficar atento, pois aumentam os casos de furtos.

Sugestão de hotéis em Copacabana

Arpoador: onde se hospedar no Rio de Janeiro

O bairro do Arpoador é pequeno e simpático.

A Praia do Arpoador é conhecida por suas ondas perfeitas para o surfe e por ser um dos melhores pontos para apreciar o pôr do sol no Rio de Janeiro.

Se gostar desse espetáculo da Natureza o lugar certo é a Pedra do Arpoador. Aproveite para tirar muitas fotos memoráveis e aplaudir o pôr do sol, como bom carioca.

Pontos positivos de se hospedar em Arpoador:

  • Boa localização: a Praia do Arpoador e sua proximidade com o bairro de Ipanema fazem como que seja interessante se hospedar por ali.
  • Tranquilidade: comparado a outros bairros da Zona Sul, o Arpoador proporciona uma estadia mais tranquila e relaxante.

Pontos negativos de uma hospedagem no bairro do Arpoador:

  • Limitações de infraestrutura: por ser um bairro mais residencial e espremido entre Copacabana e Ipanema, o Arpoador tem uma oferta mais limitada de comércio, entretenimento e transporte.
  • Preços elevados: Devido à sua localização e à atmosfera exclusiva, os preços de hospedagem em Arpoador são altos se comparaado a outros hotéis na Zona do Sul do Rio de Janeiro de mesmo padrão.

Sugestão de hotéis no Arpoador

Ipanema: onde se hospedar no Rio de Janeiro

A música “Garota de Ipanema” colocou o bairro no imaginário mundial.

A Praia de Ipanema é encanta com sua beleza natural e o estilo de vida carioca. É o local de dita os hits e modas do verão.

Ipanema é conhecida por sua vibrante cena gastronômica. A ruas Garcia D’Ávila e Barão da Torre formam um circuito com alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.

vista do parque municipal penhasco dois irmaos rio de janeiro onde se hospedar no rio de janeiro
Vista das praias do Leblon, Ipanema e Arpoador.

Pontos positivos de ficar em Ipanema:

  • Excelente localização: fácil acesso a pontos turísticos (com duas estações de metrô) e um ótimo comércio rua, Ipanema oferece muita conveniência aos visitantes.
  • Diversidade cultural: Ipanema é conhecida por sua atmosfera cosmopolita e diversidade cultural.

Pontos negativos de se hospedar em Ipanema:

  • Preços caros: devido à sua popularidade e localização, opções de alojamento no Rio de Janeiro são caras e, em Ipanema, a regra é verdadeira.
  • Movimentação turística: o bairro de Ipanema é movimentado e concorrido, especialmente na alta temporada e em dias de sol e calor.

Sugestão de hotéis em Ipanema

Leblon: onde se hospedar no Rio de Janeiro

O bairro do Leblon ficou badalado pelas antigas novelas de Manoel Carlos na Globo. Tudo com muito charme e elegância.

A região com um dos metros quadrados mais caros do Rio de Janeiro.

A praia do Leblon é ótima para relaxar, com quiosques super disputados.

O bairro do Leblon abriga uma variedade de restaurantes renomados e, sim, caros. Mas também tem espaço para azaração na rua Dias Ferreira.

Para quem gosta de lojas de grifes internacionais o Shopping Leblon é o lugar certo.

Pontos Positivos de se hospedar no bairro do Leblon:

  • Segurança: o Leblon é considerado um dos bairros mais seguros da Zona Sul do Rio de Janeiro.
  • Infraestrutura completa: ampla oferta de serviços, como hotéis de luxo, spas, shoppings e opções de lazer, o Leblon dá conforto e conveniência aos turistas.

Pontos negativos de se hospedar em Leblon:

  • Valores elevados: por conta da sua reputação de exclusividade e sofisticação, os preços de hospedagem, alimentação e compras no Leblon são mais altos em comparação com outras regiões da cidade.
  • Distância dos pontos turísticos: apesar de não ser longe do grandes pontos turísticos cariocas, não é tão perto como Copacabana, por exemplo.

Sugestão de hotéis no Leblon

Onde ficar no Rio de Janeiro: Zona Sul, longe da praia mas perto dos pontos turísticos 

Ainda na Zona Sul você poderá optar pelos bairros:

  1. Botafogo
  2. Flamengo
  3. Catete

São bairros bem localizados em relação às atrações turísticas, mas cujas praias são impróprias para banho (apesar do Flamengo recentemente ter melhorado significativamente a qualidade da água e, ocasionalmente, liberado para banho).

Contudo, aqui há preços mais baratos do que nos outros bairro da Zona Sul.

Tudo isso, somado ao metrô com estações nos três bairros, faz com que sejam bons lugares onde se hospedar no Rio de Janeiro.

pao de açucar aterro flamengo gratis rio janeiro o que fazer
Aterro do Flamengo

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: Botafogo

Com sua atmosfera vibrante e variedade de opções de lazer, Botafogo atrai os turistas por sua versatilidade e vida noturna agitada. O trecho chamado “Baixo Botafogo” fervilha de noite.

Botafogo oferece uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro: a enseada de Botafogo com o Pão de Açúcar como pano de fundo.

O bairro está estrategicamente localizado próximo a diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o mencionado Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, Jardim Botânico e as praias de Copacabana e Ipanema. Essa localização privilegiada facilita o acesso demais!

por do sol rio de janeiro viagem casal praia de botafogo
Pôr do sol na Praia de Botafogo.

Pontos positivos de se hospedar em Botafogo:

  • Localização estratégica: com fácil acesso a pontos turísticos, variedade de transporte público e comércio diversificado, Botafogo.
  • Variedade de hospedagem: o bairro conta com uma ampla oferta de opções de hospedagem, que vão desde hotéis boutique até hostels, atendendo a diferentes perfis de viajantes.

Pontos negativos de ficar em Botafogo:

  • Tráfego intenso: o trânsito em Botafogo é intenso, impactando a mobilidade de carro e ônibus.

Sugestão de hotéis em Botafogo

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: Flamengo

Com o belo Parque do Flamengo e proximidade com importantes pontos turísticos, o Flamengo é uma opção para quem quer ficar no Rio de Janeiro em um bairro familiar e de custo mais barato.

O Aterro do Flamengo, conhecido por sua extensa área verde, ciclovias, espaços de lazer e linda vista para a Baía de Guanabara é um convite para atividades ao ar livre no Rio de Janeiro.

Pontos positivos de uma hospedagem no Flamengo:

  • Hospedagem mais em conta: o Flamengo oferece hotéis com tarifas mais baratas que outros bairros da Zona Sul. Alternativas de hospedagens econômicas no Rio de Janeiro, porém não espere encontrar hotéis românticos no Flamengo.
  • Segurança e tranquilidade: considerado um bairro residencial e tranquilo, o Flamengo oferece aos turistas um ambiente seguro e acolhedor para desfrutar de suas estadias no Rio de Janeiro.

Pontos negativos de se hospedar em Flamengo:

  • Distância das praias: apesar de sua proximidade com a Baía de Guanabara, o Flamengo está um pouco distante das praias mais famosas da cidade, como Copacabana e Ipanema, o que pode exigir deslocamentos extras para quem deseja aproveitar o mar carioca. A praia do Flamengo usualmente é imprópria para banho.

Sugestão de hotéis no Flamengo

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: Catete

Um bairro antigo, com algumas construções históricas, como o Palácio do Catete, fazem o Catete ter seu charme.

No entanto, justamente por ser antigo, é um bairro mais pobre e que possui ruas mal cuidadas e tumultuadas.

Localizado próximo ao centro histórico do Rio de Janeiro, o Catete proporciona fácil acesso a pontos turísticos como o Centro Cultural Banco do Brasil, o Theatro Municipal e a Confeitaria Colombo.

museu rio de janeiro palacio do catete
Interior do Palácio do Catete, o principal ponto turístico do bairro.

Pontos positivos de se hospedar no Catete:

  • Atmosfera histórica: o Catete é um bairro repleta de construções antigas e ruas arborizadas, que convidam os visitantes a vivenciarem o charme do Rio de Janeiro do passado.
  • Transporte e acessibilidade: com estações de metrô e variada oferta de ônibus, o bairro proporciona facilidade de locomoção.
  • Opções de hospedagem a baixo custo: uma variedade de opções com conforto e preços mais convidativos. Uma boa opção de onde se hospedar barato no Rio de Janeiro.

Pontos negativos de ficar no bairro do Catete:

  • Rede hoteleira: não há opção de hotéis de alto nível no bairro.
  • Vida noturna limitada: o Catete poucas opções de entretenimento noturno em comparação a outras áreas mais animadas da cidade.

Sugestões de hotéis no Catete

Onde ficar no Rio de Janeiro: Centro e Lapa, bom preço

A região central de muitas cidades é comercial e pouco hospitaleira.

Aqui no Rio de Janeiro não é diferente, porém há um circuito histórico interessante, com museus e igrejas, o moderno Boulevard Olímpico e o circuito da Pequena África.

Por ali, na área chamada Porto Maravilha, há um projeto de revitalização com novos empreendimentos imobilários e hotéis que, aos poucos, está saindo do papel.

Já os hotéis no Centro da cidade Rio de Janeiro são mais voltados para o turismo de negócios.

boulevard olimpico tour pequena africa rio de janeiro
O mural do Kobra do Boulevard Olímpico.

Somado a tudo isso há a Lapa, a região boêmia do Rio, com bares com música ao vivo de todos os estilos para curtir de noite. Durante o dia, arquitetura histórica chama a atenção, com pontos turísticos como o Arcos da Lapa e a Escadaria Seláron.

Pontos positivos de uma hospedagem no Centro e Lapa:

  • Vida noturna animada: com uma variedade de bares, casas de show e boates, a Lapa é o lugar ideal para quem busca entretenimento e diversão noturna.
  • Gastronomia diversificada: os restaurantes e bares oferecem uma ampla gama de opções gastronômicas, que vão desde petiscos até pratos de gastronomia internacional.
  • Baixo preço: o valor dos hotéis na região são os mais baratos para quem busca economizar.

Pontos negativos de se hospedar no Centro e Lapa:

  • Movimentação noturna intensa: devido à agitação da vida noturna, a Lapa pode ser barulhenta e movimentada durante a noite.
  • Segurança: se hospedar no Centro do Rio é perigoso? Embora tenha melhorado nos últimos anos, a Lapa e o Centro ainda apresentam questões de segurança, especialmente durante a noite. Fique atento e tome precauções ao explorar os bairros.
  • Distância das praias: para quem deseja aproveitar as praias cariocas, os locais são distantes e implicará em perda de tempo e em custos de deslocamento.

Sugestão de hotéis no Centro

Sugestão de hotéis na Lapa

Onde ficar no Rio de Janeiro: Santa Teresa, charme e tranquilidade

Santa Teresa é um bairro localizado em um morro ao lado da Lapa. Um local que parou no tempo com casarios, ruas de paralelepípedos e seu clássico bondinho.

Um bairro artístico do Rio de Janeiro, abrigando uma variedade de ateliês, galerias de arte e espaços culturais.

Ao lado disso, Santa Teresa possui vistas deslumbrantes do Rio de Janeiro, proporcionando aos visitantes apreciar a cidade de ângulos privilegiados.

Um bairro charmoso que acho bem agradável!

hotel santa teresa restaurante tereze vista para santa teresa
Restaurante em Santa Teresa.

Aqui você não estará perto de praia ou dos pontos turísticos do circuito tradiconal, nem terá acesso ao metrô. Irá precisar usar uber ou táxi para se deslocar.

Porém, encontrará em Santa Teresa hotéis descolados e super interessantes como alternativa de onde ficar no Rio de Janeiro. Alguns dos melhores hotéis românticos do Rio de Janeiro ficam no bairro.

Uma região para quem está procurando tranquilidade e quer curtir o hotel, sem se preocupar muito em bater penas pela cidade.

Pontos positivos de ficar hospedado em Santa Teresa:

  • Ambiente relaxante: Santa Teresa oferece uma atmosfera tranquila e relaxante, ideal para quem deseja se desconectar do agito da cidade e desfrutar de momentos calmos.
  • Hospedagens charmosas e acolhedoras: o bairro conta com uma variedade de opções de hospedagem charmosas e agradáveis.

Pontos negativos de ficar em um hotel em Santa Teresa:

  • Acesso limitado por transporte público: o bairro tem limitações de transporte público, com poucas opções de ônibus e sem metrô.
  • Ladeiras e escadarias: devido à topografia acidentada do bairro, os hóspedes podem enfrentar desafios ao se locomoverem a pé, especialmente em áreas com ladeiras íngremes e escadarias.

Sugestão de hotéis em Santa Teresa

Onde ficar no Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, as melhores praias da cidade 

Alguns cariocas brincam que a Barra da Tijuca é uma outra cidade, pois o bairro é mais afastado do grades pontos turísticos e possui características muito particulares.

A Barra da Tijuca possui uma alma própria.

De fato você ficará, como disse, mais distante das atrações cariocas mais famosas. Mesmo usando o metrô e a integração com BRT (sistema de ônibus articulado).

praia de grumari rio de janeiro ao ar livre
Fim de tarde na praia de Grumari, uma das mais gostosas no Rio de Janeiro

Porém, o lado bom de se hospedar na Barra da Tijuca é curtir as ótimas praias da região. De água mais limpa, algumas meio selvagens e, sim, todas lindas.

O bairro conta com shoppings modernos, restaurantes sofisticados, bares animados, casas de shows e muitas opções de entretenimento para todos os gostos, garantindo uma experiência bem completa.

A Barra da Tijuca é uma alternativa de onde se hospedar no Rio de Janeiro para quem já conhece os cartões postais e quer conhecer um outro lado da cidade.

Pontos positivos de se hospedar na Barra da Tijuca:

  • Infraestrutura completa: a Barra da Tijuca oferece uma infraestrutura hoteleira de qualidade, atendendo às diferentes preferências e orçamentos dos viajantes.
  • Lazer e entretenimento: os turistas podem desfrutar de uma variedade de atividades de lazer, como passeios de barco, prática de esportes na praia, compras nos shoppings e vida noturna agitada.
  • Praias: Algumas das melhores praias do Rio de Janeiro estão localizadas no bairro e nas proximidades. Além da própria praia da Barra da Tijuca, podemos listar Reserva, Prainha e Grumari.

Pontos negativos de uma acomodação na Barra da Tijuca:

  • distância do Centro e Zona Sul: a Barra da Tijuca está localizada em uma área mais afastada do Centro e Zona Sul da cidade, o que pode resultar em deslocamentos mais longos e caros.
  • Trânsito Intenso: o trânsito na Barra da Tijuca pode ser bem congestionado, impactando a mobilidade.

Sugestão de hotéis da Barra da Tijuca

Bônus: sugestão dos melhores hotéis no Rio em várias categorais (para agradar todos os gostos)

A seguir uma curadoria feita com carinho com os melhores hotéis no Rio em várias categorias.

Melhores hotéis do Rio de Janeiro 5 estrelas

  1. Copacabana Palace
  2. Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
  3. Hotel Fasano Rio de Janeiro

Melhores hotéis do Rio de Janeiro beira-mar (Copacabana)

  1. Emiliano Rio
  2. Copacabana Palace
  3. JW Marriott Rio de Janeiro
  4. Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
  5. Hilton Copacabana

Melhores hotéis do Rio de Janeiro de charme

  1. Santa Teresa Hotel MGallery
  2. Hotel Arpoador
  3. Janeiro Hotel
  4. Le Relais de Marambaia
  5. Emiliano Rio
hotel santa teresa rio mgallery by sofitel recepção rio de janeiro
Detalhe da recepção e da antiga fazenda de café onde funciona o Santa Teresa MGallery

Melhores hotéis do Rio de Janeiro romântico

  1. Le Relais de Marambaia
  2. Miramar Hotel by Windsor
  3. Le Suite by Dussol
  4. Santa Vista Rio
  5. Don Pascual

Melhores hotéis do Rio de Janeiro com piscina mais bonita

  1. CDesing Hotel
  2. Prodigy Santos Dumont
  3. Fairmont Rio de Janeiro Copacabana
  4. Copacabana Palace
  5. Le Suite by Dussol
retrospectiva 2018 piscina de bora infinita blue tree premium hotel rio de janeiro
Piscina do CDesing

Melhores hotéis do Rio de Janeiro estilo resort

  1. Sheraton Grand Rio Hotel
  2. Grand Hyatt Rio
  3. Hotel Nacional Rio de Janeiro

Melhores hotéis do Rio de Janeiro estilo moderninho

  1. Yoo2 Rio de Janeiro
  2. Selina Copacabana
  3. Mama Ruisa Boutique Hotel
  4. Selina Lapa
  5. Jo&Joe Largo do Boticário
cama quarto standard hostel selina rio de janeiro
Quarto do Selina Lapa

Melhores hotéis do Rio de Janeiro perto do metrô

  1. Nobile Copacabana Design
  2. Ibis Styles Botafogo

Melhores hotéis do Rio de Janeiro custo-benefício

  1. El Misti Hostel Ipanema
  2. Atlantis Copacabana Hotel
  3. B&B Copacabana Forte
  4. Windsor Martinique Copacabana

Conclusão: os melhores bairros do Rio de Janeiro

O melhor bairro para você ficar no Rio de Janeiro depende do objetivo de sua viagem. Só posso te dizer uma coisa: você irá amar passear pela Cidade Maravilhosa.

Gostou das dicas de onde ficar no Rio de Janeiro?

Para outras dicas além de onde se hospedar no Rio de Janeiro, veja o guia virtual do Rio de Janeiro, com todas as dicas publicadas aqui no blog. Acesse também o site da Riotur. Deixe seus comentários e sugestões.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *