Receba matérias por email!

O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]

Home  »  DestinosEuropaItália   »   O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]

Uma viagem pela região da Toscana na Itália é um daqueles passeios para se encantar com cidades históricas e pequenas no meio de um cenário lindo de morrer. Siena é uma das suas pérolas. Quer saber o que fazer em Siena Itália? Confira o meu roteiro de 1 dia em Siena 🙂

O tema do projeto [8on8] desse mês é “cidade para caminhar” e Siena é perfeita para isso! Passear por suas ruelas medievais é a melhor (diria até que a única) forma de conhecê-la.

É encantador caminhar pelas ruas antigas admirando suas construções ancestrais. Tudo com uma sensação de calma e tranquilidade, que o tempo não passa, somado ao charme que só a Itália consegue oferecer.

Vem comigo!

Um pouco sobre a história de Siena

Siena é uma das principais cidades da região da Toscana, que preserva suas características medievais no seu centro histórico.

Diz a lenda que fundada em pelos filhos de Remo (este fundador de Roma, em outra lenda), que igual ao pai também foram alimentados por uma loba.

Durante a Idade Média a cidade foi uma república livre, que rivalizava com Florença em riqueza e nas artes. Viveu seu apogeu entre os anos de 1260 e 1348. Neste ano, Siena foi devastada pela peste negra e não recuperou seu esplendor e foi superada por Florença.

Saiba aqui mais detalhes sobre a história de Siena.

Ah! Por sua beleza e valor histórico, Siena é Patrimônio da Humanidade da Unesco.

O que fazer em Siena Itália: como chegar

Não importa o meio de transporte. O cenário na janela será de paisagens de campos verdes que lhe deixará boquiaberto.

Carro

Eu fui de carro, saindo de Florença. Sem erro usando o GPS, em uma estrada de boas condições e sinalizadas. Uma forma que lhe dá liberdade.

Atenção: Siena possui tráfego restrito de carros, você terá que estacionar em um estacionamento público e seguir a pé para o centro histórico. Salvo se você se hospedar por lá e o hotel contar com estacionamento próprio (era o meu caso).

Fique atento para não levar uma multa e trafegar em local proibido.

Outro detalhe importante. Se você estiver só de passagem por Siena (ou seja, não fazendo bate-volta ou ficando hospedado por lá) tenha cuidado com as malas no carro. Deixe no porta-malas e nada à vista, para não chamar a atenção. A Itália é como qualquer outro país e furtos acontecem.

Se for alugar carro, use a parceria do blog com a RentCars. Além de não ter custo adicional, você poderá parcelar o pagamento.

piazza del campo o que fazer em siena - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
Muitas fotos na linda Piazza del Campo.

Ônibus

Há um ônibus que sai da rodoviária de Florença, localizada em frente a estação de trem Santa Maria Novela. Há dois tipos de ônibus: o “rápido” e o “ordinário” (aqui no Rio chamaríamos de “parador”). A viagem demora cerca de 1h30.

Trem

Há uma linha de trem que sai da estação de Florença e lhe deixa na estação de trem de Siena.

Os detalhes aqui são que dependendo do trem que você pegar terá que fazer baldeação e a estação de Siena fica a 2km do centro da cidade. Nada prático e ainda demora mais que a viagem de ônibus!

Bate-volta de excursão com guia

Uma opção que oferece muita praticidade é contratar um tour guiado de 1 dia. Há várias opções saindo de Florença. Confira essa abaixo com a parceria com a Get Your Guide.

Como se locomover por Siena

A pé!! Simples assim. Como disse, o tráfego de automóveis é restrito no centro histórico de Siena.

Como melhor aproveitar um roteiro de 1 dia em Siena

O ideal é chegar cedo para aproveitar ao máximo ou dormir na cidade, como eu fiz. Para curtir ao máximo o que fazer em Sinea Itália com tranquilidade.

Eu sai de Florença de carro, visitei algumas cidades pelo caminho e cheguei em Siena no final do dia.

Dormi e jantei por lá para aproveitar a cidade no dia seguinte. No final do dia, pé na estrada para o próximo destino do nosso roteiro: Montalcino.

Onde ficar em Siena

Se você fizer como eu, e se hospedar em Siena, indico o hotel onde fiquei, o Hotel Athen.(nota 9 do Booking).

Esse hotel está localizado pertinho da entrada do centro histórico e possui estacionamento próprio (um conforto e segurança para quem está viajando de carro). Uma ótima localização que permite facilmente caminhar pelos pontos turísticos de Siena.

Além disso, um bom quarto e café da manhã idem. Gostei bastante do hotel.

Deixo aqui também outras opções que achei interessantes perto do centro histórico. Realizando sua reserva pelo link abaixo você ajuda ao blog, sem custo adicional.

O que fazer em Siena Itália

Como disse, Siena é uma cidade para caminhar. Por isso, os lugares que listarei abaixo para o seu roteiro de 1 dia em Siena são todos para se conhecer a pé.

Se preferir, você pode contratar um walking tour para conhecer um pouco mais da história dos lugares a serem visitados.

Piazza del Campo

O coração da cidade, a Piazza del Campo é uma impressionante praça pelo seu tamanho e formato. Linda, linda, linda.

panoramica piazza del campo siena roteiro 1 dia viagem - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
Vista panorâmica da piazza.

A Piazza del Campo é famosa por ser o cenário do Palio di Siena, que é uma corrida de cavalos cujo circuito é ao redor da praça. A cidade fica lotada para o evento!

O Palio di Siena acontece anualmente (em 2 de julho e 16 de agosto, parte de uma festa que dura 4 dias) e não é uma corrida qualquer, pois possui uma origem medieval que segue tradições desde aquela época. As 17 comunas de Siena competem no palio.

Assista ao vídeo abaixo e se impressione!

Se, como eu, você visitar a Piazza del Campo em um dia como outro qualquer, irá tirar muitas fotos e se sentar para apreciar o cenário.

Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia

O Palácio Público é um dos prédios mais bonitos no centro histórico de Siena. Construído entre 1297 e 1310, hoje abriga a Prefeitura da cidade e está localizado na Piazza del Campo.

Torre del Mangia siena roteiro 1 dia viagem - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
O Palazzo e sua torre.

A torre do prédio se chama Torre del Mangia e foi construída entre 1338 e 1348. Podemos subir até o seu topo para apreciar o visual de Siena lá de cima. Porém, prepare-se para subir 400 degraus!

Eu não cheguei a subir porque havia na véspera subido até o topo do Duomo de Florença (outra subidinha cansativa) e deu uma preguiiiça. rsrs

Se você curte mirantes, por optar entre a Torre del Mangia ou ver Siena do alto do mirante do Duomo de Siena. Fica a dica se quiser economizar com ingressos.

Há no Palazzo Publico um museu com afrescos, que também não cheguei a visitar.

Duomo de Siena

Visitar igrejas na Itália é quase um item obrigatório em uma viagem ao país. Dito isso, o Duomo de Siena é uma das igrejas mais lindas da Itália. Ma-ra-vi-lho-sa.

O Duomo de Siena foi construído entre os séculos XIII e XIV. O púlpito, obra mais antiga da catedral, é do ano de 1265.

duomo siena italia toscana fachada rosa - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
A fachada é linda!!

A igreja

A arquitetura é no estilo gótico-românico muito elaborado. De longe avistamos sua fachada rosada com listras branco e preta.

Porém o que gostei mesmo do Duomo de Siena foi o seu interior, com suas colunas também em mármore preto e branco, vitrais, esculturas e o piso todinho trabalhado com inúmeros painéis em mármore retratando passagens bíblicas.

duomo siena piso trabalhado marmore - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
Uma das diversas imagens do piso. Essa aí reconta da origem de Siena. Lembra da lenda que narrei lá em cima?

Tanta coisa para admirar que é difícil saber para onde olhar. Mas confesso que passei um bom tempo admirando o piso da igreja.

Curioso estar em uma igreja e ficar olhado para o chão e não para o teto, altar ou esculturas, não é?

Biblioteca de Piccolomini

Dentro do Duomo de Siena encontramos a Biblioteca de Piccolomini, uma atração à parte no passeio (aliás, literalmente, porque o ingresso simples da visita na igreja não autoriza a entrada nela).

Esse salão foi desenhada pelo famoso renascentista Rafael e pintado por Pinturicchio. As imagens, ricamente desenhadas no seu teto conta a história de… Piccolomini, claro! Este veio a ser o Papa Pio II.

Biblioteca de Piccolomini roteiro 1 dia siena - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
De cair o queixo essa biblioteca!!!

Há iluminuras (livros medievais repletos de desenhos) em exibição bem preservados.

Recomendo comprar o ingresso Opa Si Pass para ter acesso. Um dos pontos altos de o que fazer em Siena!

Batistério

O Batistério foi construído entre 1316 e 1325. Sua ornamentação, colorida e rica de detalhes, representa a vida de João Batista.

Está localizado em uma entrada separada do Duomo. Um igrejinha retangular.

Passarelas do 2o andar

Comprando o ingresso Porta del Cielo você terá direito a fazer uma visita guiada para as passarelas do 2o andar da igreja e mirante. Eu não fiz essa parte do passeio.

Museu dell’Opera Metropolitana + Mirante

Saindo da catedral, é possível visitar esse museu, pois faz parte do ingresso Opa Si Pass. Ali estão guardadas os tesouros e preciosidades da igreja. Eu também não fiz a visita, mas fica a dica!

Aqui você tem acesso ao mirante para ter uma bela vista de Siena.

  • ingresso: há três tipos de ingresso: apenas para entrar na igreja; “Opa Si Pass”, que dá direito a entrar na igreja + atrações do complexo como a Biblioteca de Piccolomini e o Batistério; e “Porta del Cielo”, que dá direito a todos os locais do “Opa Si Pass” + tour guiado para as passarelas no 2o andar da catedral. Você pode comprar aqui o ingresso sem filas para o Duomo de Siena ou na hora.
  • site: operaduomo.siena.it

Santa Maria della Scala

Um dos prédios mais antigos da Europa a serem usados como hospital, a Santa Maria della Scala é um belo prédio que hoje funciona como um centro cultural e uma opção para colocar na sua lista de o que fazer em Siena Itália.

santa maira della scala fachada - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
A fachada.

Bem de frente para o Duomo de Siena, vale algumas fotos. Não tive tempo de entrar para visitar o interior do museu,

Basílica de São Domingos

Outra igreja bem interessante para colocar no eu roteiro de 1 dia em Siena. A Basílica de São Domingos possui uma arquitetura exterior rústica.

Eu não visitei o seu interior, mas li que no seu interior encontramos um órgão usado por Mozart enquanto estudava para o exame da Academia Filarmônica de Bolonha, além da bonita Capela do Rosário.

Caminhar pelas ruas: o que fazer em Siena Itália

Esse [8on8] é sobre cidades para caminhar, não é? Então, Siena é perfeita para isso. Nada melhor do que andar por suas ruazinhas, se encontrar e se perder, sentir o clima calmo da cidade e olhar as suas lojinhas.

rua medieval siena o que fazer - O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8]
Ruas, ruazinhas, ruelas…

Se tiver tempo, aproveite para descansar tomando um café ou uma taça de vinho.

Mais dias? O que fazer em Siena Itália

Se você tiver mais dias, o que fazer em Siena Itália? Você poderá conhecer outros lugares históricos oferecidos pela cidade. O site Visit Tuscany possui uma lista completa.

Outra sugestão é aproveitar para fazer um passeio de 1 dias às vinícolas perto de Siena. A região do Brunello de Montalcino (um dos melhores vinhos do mundo) é logo ali do lado!

Aliás, se ficou interessado em Montalcino e Brunello, eu fiz essa região de carro (nos dias seguintes de Siena). Já escrevi sobre o que fazer em Montalcino e dei todas as dicas para visitar as vinícolas da região de Montalcino.

Projeto [8on8]

Todo dia 8, blogueiros de viagem falam sobre um tema usando 8 fotos. Esse mês o tema é “cidades para caminhar”. Veja o post dos outros blogs participantes:

Conclusão: vale visitar Siena em 1 dia?

Acho que um dia inteiro é suficiente para conhecer o principal da cidade e, principalmente, curtir a sua atmosfera encantadora. Seja fazendo um bate-volta, seja só de passagem ou seja se hospedando por lá.

Como toda a região da Toscana, Siena é uma cidade que merece ser conhecida com calma.

Lembre-se:

Se for reservar hotel, use nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.

Ao contratar seguro saúde (obrigatório na Europa), veja nossa parceria com a SegurosPromo. Use o cupom LETSFLYAWAY5 para 5% de desconto.

Compre passeios e ingressos com as nossas parcerias com a Get Your Guide , Tiqets e Civitatis. Compare!

Para alugar carro, veja com a RentCars.

Se precisar comprar chip de viagem internacional para internet e telefone, use a nossa parceria com a Viaje Conectado. ou com a OMeuChip (cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).

Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente a nossa parceria com a Amazon.

Gostou do meu roteiro de 1 dia em Siena? Você conhece a cidade e tem sugestões de o que fazer em Siena Itália? Deixe seus comentários!

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

1 comentário
  1. postado por
    O melhor de Madri em 2 dias – Entre Polos
    set 8, 2021 Reply

    […] Let’s Fly Away – O que fazer em Siena Itália. Roteiro de 1 dia completo para você! [8on8] […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *