Receba matérias por email!

O que não pode faltar na bagagem de mão: a mala perfeita!

Home  »  Diário de BordoDicas   »   O que não pode faltar na bagagem de mão: a mala perfeita!

O que não pode faltar na bagagem de mão? Quais são os itens essenciais na mala de mão, para você ter um voo confortável? Especialmente em voo longos, estar preparado pode fazer toda a diferença!

Pensando nisso eu preparei uma listinha de itens que eu considero essenciais para o conforto no aeroporto e em um voo, para que a experiência seja a mais agradável possível.

Afinal, nós meros mortais costumamos viajar de classe econômica… então toda ajuda é bem-vinda! rsrs

O que pode levar na mala de mão?

Antes de mais nada é preciso saber as regras da ANAC e dos órgãos internacionais sobre o que é ou não permitido carregar na mala de mão.

Para isso, eu recomendo você ler aqui todas as dicas de regras sobre bagagem: tamanho da mala; o que é permitido levar na bagagem de mão em voo nacional e internacional; limite de peso e muito mais.

Documentos obrigatórios

Não custa lembrar que alguns documentos são obrigatórios e sem eles você nem embarca. Então, não pode esquecer de colocar na bolsa:

  • cartão de embarque.
  • carteira de identidade, se for voo nacional.
  • visto, para viagem internacional cujo país requeira autorização de entrada.
  • passaporte, se for voo internacional.

No caso de voo para o Mercosul é válido viajar com a carteira de identidade que tenha validade em território nacional emitida pela SSP do seu estado e com menos de 10 anos de validade (conforme orientação da Polícia Federal).

  • comprovante de contratação de seguro viagem, para os países que exigem na imigração como, por exemplo, na Europa.

Recomendo levar impresso cópia do passaporte + visto e das reservas de hotéis e passagem aérea nos voos internacionais, caso solicitada a apresentação na imigração. Deixar tudo no celular ou tablet às vezes pode causar algum imprevisto como má vontade de funcionário alfândega, etc.

  • carteira internacional de vacinação, para os países que exigem a comprovação de vacinação de febre amarela.

O que não pode faltar na bagagem de mão

1. Alcool gel

Um hábito para levar para vida, mesmo após os tempos do coronavírus.

2. Necessaire com itens básicos de higiene

Alguns itens que nunca faltam na minha necessaire:

  • pasta de dente e escova: algumas companhias áreas fornecem escova e pasta de dente em voos internacionais. Mas, vamos combinar… são horríveis! Então, leve as suas próprias para ficar sem bafinho.
  • creme hidrante para as mãos: não é frescura. O ar frio do avião ressaca bastante. Por mais que você se beba água, isso não evita o ressecamento. Por isso, uma creminho é show de bola.
  • protetor labial: pelo mesmo motivo acima.
  • colírio: também por conta do ressecamento.
  • soro fisiológico: se você tem rinite, pingar no nariz alivia o incômodo.
  • escova de cabelo: vamos combinar que depois de algumas horas de voo nosso cabelo não fica lá muito bom, não é? Então uma escova de cabelo é um item que não pode faltar na sua bagagem de mão.
  • lenço umedecido: para quaisquer imprevistos.
o que nao pode faltar na bagagem de mao 1024x682 - O que não pode faltar na bagagem de mão: a mala perfeita!
Organizar uma mala é tudo de bom. foto: Anete Lūsiņa em Unsplash

3. O que não pode faltar na bagagem de mão: remédios

Se você usar remédios de uso contínuo, não pode faltar na bagagem de mão! Tome o cuidado de levar na embalagem junto com a receita caso seja um remédio de prescrição médica obrigatória.

Além disso, é sempre bom levar na mala de mão uma farmacinha de remédios básicos. Em uma viagem internacional é difícil comprar remédios, seja por conta do idioma seja por conta de regras locais (pedido médico, etc.). Então, vá preparado.

Eu já passei por um perrengue na Espanha, quando tive uma alergia alimentar e não havia esquecido de levar antialérgico.

Mesmo viajando aqui pelo Brasil é bom não esquecer os remédios básicos. Dependendo de onde você for, nem sempre é fácil encontrar uma farmácia. Em uma viagem para o Jalapão ou Amazônia, por exemplo, pode ser um desafio.

Lembre-se: não despache os remédios, sempre carregue na bagagem de mão. Vai que você precisa durante o voo ou, pior, a mala é extraviada?

4. Garrafa de água

Ainda no quesito hidratação, uma garrafa de água é importante. Claro que você não poderá passar pelo raio-x com ela cheia, mas antes de embarcar encher de água.

Em um voo longo, você também poderá pedir para o comissário de bordo para encher para você.

5. O que não pode faltar na bagagem de mão: chiclete

Além de ajudar a manter um bom hálito, um chiclete é ótimo para ajudar na hora do pouso, para evitar aquela pressão do ouvido entupido. Ajuda a despressurizar.

6. Kindle

Um kindle para ler um bom livro é um ótimo passatempo. Super prático porque é mais leve e confortável do que carregar um monte de livros na mala de mão.

7. Ipad

Se você for uma pessoa que não curte ler, mas assistir filmes e séries, o ipad é o seu item de eletrônica que não pode faltar na bagagem de mão.

Em voo nacional praticamente não há entretenimento de bordo (honrosa exceção para a Azul). Já em voo internacional é uma loteria.

Há companhias que oferecem bons entretenimentos e outras não. Já fiz um voo de Ibéria que ofereceram um jornal… em espanhol! Não havia filme algum! Ainda bem que tinha feito o download de várias séries do Netflix.

Além disso, com o ipad você pode ocupar o seu tempo organizando seus roteiro de viagem ou ouvindo um podcast.

8. O que não pode faltar na bagagem de mão: fone de ouvido

Aquele fone fornecido pela companhia área não é confortável. Se você usar o seu próprio fone é muito melhor. Além da mais higiênico.

Ainda melhor é ser for um daqueles que abafam ruído.

9. Power bank, cabo e carregador

Os aviões mais novos possuem fonte de energia para carregar eletrônicos, então é bom levar o seu carregador.

No entanto, em um avião mais antigo você poderá precisar de um power bank.

Antes de sair de casa veja que eletrônico está levando e confira se está com todos os cabos e adaptadores necessários.

10. O que não pode faltar na bagagem de mão: adaptador de tomada

No aeroporto, você poderá precisar para usar seu carregador. Um adaptador universal para não ter dor de cabeça.

11. Casaco leve e/ou manta

A temperatura no avião costuma ser gelada, especialmente em voo internacional. Levar um casaco faz a experiência ser mais confortável. Eu, friorenta que sou, nunca deixo de levar.

Você pode também investir em uma mantinha, daquelas pequenas, para não ocupar espaço. Muitas pessoas não curtem usar o cobertorzinho oferecido pelas companhias aéreas.

12. Uma muda de roupas

Eu já tive a minha mala extraviada algumas vezes. Pois é… às vezes sou “premiada”. Por isso, eu nunca viajo sem colocar uma muda de roupas na minha bagagem de mão. Camisa, pijama, meia e roupa íntima.

13. O que não pode faltar na bagagem de mão: travesseiro

Em voo nacional não temos travesseiro e em internacional é aquele pequenino. Por isso, levar um travesseiro de pescoço ajuda o sono a ficar bem mais agradável.

14. Máscara de olhos

Esse é um item que até pouco tempo atrás eu não tinha experimentado. Eu tenho muita dificuldade de dormir em avião. Usar a máscara de olhos me ajudou nesse quesito, tirando a claridade e distração.

15. Meia de compressão

Essa dica é para quem tem problema de circulação e tendência de inchaço dos pés. Uma meia de compressão é recomendado por médicos para esse tipo de situação.

16. Lanche

Em um voo longo, levar um lanchinho é bom. Especialmente porque comida de avião não é a melhor coisa do mundo… rsrs Chicken or past?

lanche mala de mao 1024x683 - O que não pode faltar na bagagem de mão: a mala perfeita!
Não esqueça do seu lanchinho. foto: Ryan Quintal em Unsplash

17. O que não pode faltar na bagagem de mão: caneta

Parece bobo, mas uma caneta pode ser útil para várias situações, em especial para preencher formulário de imigração em viagem internacional.

Conclusão: o que não pode faltar na bagagem de mão na sua opinião?

Viu como uma mala bem arrumadinha pode ser muito útil? Facilita muito a viagem e faz tudo ficar mais confortável!

Lembre-se:

Se for reservar hotel, use nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.

Ao contratar seguro saúde (obrigatório na Europa), veja nossa parceria com a SegurosPromo. Use o cupom LETSFLYAWAY5 para 5% de desconto.

Compre passeios e ingressos com as nossas parcerias com a Get Your Guide , Tiqets e Civitatis. Compare!

Para alugar carro, veja com a RentCars.

Se precisar comprar chip de viagem internacional para internet e telefone, use a nossa parceria com a Viaje Conectado. ou com a OMeuChip (cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).

Veja a a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente a nossa parceria com a Amazon.

Deixe nos comentários o que não pode faltar na bagagem de mão para você! Quero saber 🙂

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *