Receba matérias por email!

Bagagem de viagem. Qual melhor mala de viagem? O que posso levar?

bagagem de viagem, Bagagem de viagem. Qual melhor mala de viagem? O que posso levar?
Home  »  Diário de BordoDicas   »   Bagagem de viagem. Qual melhor mala de viagem? O que posso levar?

Escolher a melhor bagagem de viagem é importante para o sucesso da trip. Afinal, ela será sua fiel companheira por vários dias. Uma mala ruim pode causar muuuuita dor de cabeça.

Resolvi escrever esse post para dividir um pouquinho do que aprendi ao longo das minhas viagens.

Dicas para a melhor bagagem de viagem

1. Qual o tamanho da bagagem de bordo?

Com a mudança de regras de tarifação no Brasil, agora as companhias aéreas podem cobrar pela babagem despachada. Portanto, para não pagar tarifa necessário viajar com mala de bordo.

Qual o tamanho da bagagem de bordo?

A ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), em parceria com as companhias aéreas brasileiras, fixou em 2019 o tamanho padrão para bagagens de mão despachadas nos voos internacionais, levando em conta os critérios internacionais da IATA.

Veja os padrões:

  • mala: 55cm de altura x 35cm de largura x 25cm de profundidade. Peso máximo de 10kg.
  • item pessoal (bolsa, mochila, sacola): 45 cm de altura X 35 cm de largura X 20 cm de profundidade
tamanho bagagem de bordo anac
Veja o tamanho permitido. Gráfico: G1

Ressalto que a bagagem de bordo que não estiver dentro do padrão deverá ser obrigatoriamente despachada, com o pagamento de tarifa.

2. A mala tem que ser proporcional

A minha regra número 1 é: levar uma mala que eu consigo carregar.

Leve uma mala proporcional às suas forças. Aprendi isso ao viajar sozinha.

Lembre-se: você não pode ficar contando com a ajuda das pessoas. Em certos países ninguém irá se oferecer para dar uma mãozinha!

3. Mala adequada para o tipo de viagem

Em segundo, a melhor bagegem de viagem é aquela adequada para o tipo do roteiro. Mala de rodinha para uma trilha ou acampamento? Uma mala grande para uma viagem de trem pela Europa? Não, não e não…

Ao escolher a mala pense como será a viagem.

Na minha viagem para a Itália, por exemplo, onde faríamos várias cidades de trem, uma amiga foi com uma mala gi-gan-te e uma sacola de mão. Resultado: muito cansaço com as escadas nas estações (como há escadas naquele país!) e subindo e descendo de trem. No final de duas semanas ninguém mais aguentava olhar para a mala (muito menos carregar rsrs).

4. Mala de acordo com o tipo de voo

bagagem de viagem escolher a melhor mala
Com que mala eu vou? foto: pixabay

Essa dica é meio ligada na anterior. Só fiz esse item porque é importante destacar que companhias aéreas têm limite de peso para a mala. Esse limite varia se o trecho é internacional ou interno.

Também o limite de bagagem muda se o voo é por uma empresa low cost tipo Ryanair ou Easy Jet. O excesso pode tornar aquela passagem baratinha bem cara.

Por isso, importante checar qual o limite de peso da mala e quantas malas podem ser despachadas no voo.

5. Mala com rodinhas

Rodinhas: a melhor amiga do viajante se você não for mochileiro.

As opções mais comuns são de 2 ou 4 rodinhas. Mala de 4 rodinhas é muito confortável, mas de 2 rodinhas já está bom. O que não dá é para carregar peso desnecessário, não é?

6. Bagagem de viagem resistente

bagagem de viagem escolha melhor viagem
Mala mais adequada para você. foto: pixabay

Compre uma bagagem de viagem de boa qualidade. Às vezes o barato sai caro. O material pode variar de acordo com o gosto pessoal: rígido, semi-rígido e flexível.

Particularmente, não gosto de mala dura, porque ela por si só já é pesada. A mala dura (também conhecida como “tipo caixa”) pode quebrar com pancadas, por isso se optar por ela compre de boa marca e com garantia.

A flexível, por ser de tecido, costuma ser a mais leve de todas. Importante que o tecido seja impermeável, se chover pode molhar todo o seu conteúdo.

A minha preferência é a bagagem de viagem semi-rígida para uma viagem mais longa (mais de 7 dias) e a mala flexível para viagem curta.

7. Mala que se destaque na multidão

Todo mundo tem a tendência de comprar mala preta ou azul marinho. Sabe como é… suja menos.

Bem, esse não é o meu caso! As minhas malas são sempre bem diferentes. As atuais são uma marrom de bolinha rosa e uma roxa bem chamativa.

Motivo? Conseguir identificar fácil a minha bagagem de viagem e ninguém pegar por engano.

Sabe a agonia da esteira passando e um monte de malas chegando? Você vê várias parecidas e fica na dúvida? Pois é… Eu não sofro disso! rsrs

Porém, você não precisa seguir o meu exemplo. Se colocar umas fitas, adesivos ou tags de mala já ajuda para identificar com mais facilidade.

Você também pode investir em uma capa de mala que, além de diferenciar a bagagem de viagem, é uma proteção extra contra furtos.

8. O que pode levar na bagagem de bordo

Por fim, acho sempre importante lembrar o que podemos ou não colocar na bagagem de bordo, já que também influencia na nossa escolha na hora de viajar.

Ressalto que, fora as regras abaixo, todos os seus itens de valor – tais como notebook, ipad, celular, câmera fotográfica, joias, dinheiro – devem ser lavados na bagagem de mão. Não despache!!!

grafico o que levar na mala de viagem
gráfico: climatempo.com.br

bagagem de mão em voo nacional

  • proibido: objetos cortantes, produtos inflamáveis e itens considerados perigosos. Logo, não pode tesoura de unha, lixa metálica e canivete, por exemplo.
  • permitido: alimentos e líquidos, sem limite de tamanho.

bagagem de mão em voo internacional

  • proibido: objetos cortantes, produtos inflamáveis e itens considerados perigosos. Logo, proibido tesoura de unha, lixa metálica e canivete . Também proibido líquidos acima de 100ml.
  • permitido: líquidos (shampoo, pasta de dente, aerosol) em embalagem até 100ml, colocados dentro de um saco transparente tipo zip lock. Líquidos adquiridos no free shop ou na aeronave, desde que lacrados na embalagem com a nota fiscal de compra, estão fora do limite de 100ml.

No site da ANAC há uma lista completa de itens que podem ou não ser transportados como bagagem de mão ou despachada.

Conclusão: escolha a sua bagagem de viagem

Espero que com as dicas acima você consiga organizar a sua viagem e arrumar a sua bagagem de viagem para um passeio tranquilo! Deixe seus comentários!

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

10 comentários
  1. postado por
    Leo Vidal
    nov 8, 2019 Reply

    Nunca um artigo foi tão importante nos dias atuais como esse. Eu costumo organizar bem a mala que despacho, mas a mala de mão sempre fica meio zoneada e acabo colocando coisas que não precisariam estar ali. Valeu pelas dicas.

    • postado por
      Lulu Freitas
      nov 8, 2019 Reply

      Obrigada Leo!!! bjs

  2. postado por
    Fernanda Souza
    nov 7, 2019 Reply

    Adorei esse post de qual a melhor mala para viajar e concordo com quase tudo. No meu caso, eu prefiro a mala rígida. Ainda estou tentando viajar só com a mala de mão. Quando achei que tinha encontrado a mala perfeita e que estava ok com os padrões brasileiros, descobri que ela é 2 cm maior que o padrão europeu. Decidi que na minha próxima viagem vou comprar uma mala no padrão europeu porque aí acho que vai servir para todos os países. Assim espero. haha

    • postado por
      Lulu Freitas
      nov 7, 2019 Reply

      Fernanda, essa coisa do tamanho da mala só está dando dor de cabeça rsrs bjs

  3. postado por
    Andrea
    nov 7, 2019 Reply

    Achar a mala ideal e aprender que não precisa levar a casa junto são dois grandes desafios. Bacana as dicas.

    • postado por
      Lulu Freitas
      nov 7, 2019 Reply

      Boa definição Andrea! bjs

  4. postado por
    Fernanda Scafi
    nov 6, 2019 Reply

    Adorei o infográfico! Nossa, e essas regras que vivem mudando, regras nacionais diferentes das regras internacionais – parece que é tudo combinado pra gente ficar louca né? Só pode rs. Infelizmente hj temos q tomar muito cuidado na hora de arrumar a mala por conta do exagero de alguns…

    • postado por
      Lulu Freitas
      nov 7, 2019 Reply

      Oi Fernanda, arrumar mala é quase uma gincana… rsrs

  5. postado por
    Camila
    nov 6, 2019 Reply

    Essas dicas – principalmente do tamanho, que a gente sempre ta medindo pras malas de mão agora 😅 – são ótimas! Eu acabo viajando mais de mochila (já me acostumei demais), mas sempre acabo levando mala de rodinha pra viagens mais curtas e tento sempre manter o “menos é mais” pra não ficar louca da vida arrastando peso de um lado pro outro

    • postado por
      Lulu Freitas
      nov 7, 2019 Reply

      Oi Camila, a cada dia que passa estou tentando carregar menos coisas na mala. Como você disse, menos é mais! bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram