[atualizado maio/2022] O Parque Ecológico Imigrantes é o mais novo parque de São Paulo inaugurado em novembro de 2018.
O tema do projeto [8on8] desse mês é “parques e jardins pelo mundo”, então irei falar sobre esse lindo parque paulistano.
Veja o nosso vídeo sobre o parque. Aproveite e assine o canal 🙂
História
O Parque Ecológico Imigrantes é uma realização da Fundação Kunito Miyasaka e visa educar e preservar com base no desenvolvimento sustentável e da filosofia japonesa do mottainai (evitar o desperdício, reutilizar e reciclar ao máximo).
Tendo isso em vista, o conceito do Parque Ecológico Imigrantes se sustenta em 3 pilares: acessibilidade, sustentabilidade e inclusão social.
Como exemplo da sustentabilidade foi adotado o princípio da bioconstrução, procurando-se o menor impacto possível no meio ambiente.
Há o uso de renovação da água, de energia solar e tratamento de esgoto ecológico. Todo material usado para as passarelas também são ecológicos. Além disso, os passeios não são diários de forma a dar oportunidade da vegetação se regenerar do impacto (ainda que pequeno) dos visitantes.
Já 94% do material utilizado na obra do Parque foi reaproveitado. Mais que o índice de 60% exigidos para a certificação internacional.
Para a acessibilidade, por outro lado, há elevador e funicular em pontos da trilha para permitir o acesso de idosos e cadeirantes.
Já o jardim sensorial foi pensado nos deficientes visuais, para terem a experiência de tocar, sentir e cheirar várias espécies de plantas e flores (com informações em braile sobre cada uma).
A inclusão social no Parque Ecológico Imigrantes está na sua interação com a comunidade local. Moradores trabalham no parque. Na realização de eventos são contratadas empresas locais para a execução do serviço.
Passeio pelo Parque
Eu tive a oportunidade de conhecer o parque durante o III Japão.br, evento de divulgação da cultura japonesa em São Paulo.
A visitação ao parque começou em janeiro de 2019.
O passeio é acompanhado todo o tempo por um monitor que guia o grupo pelo parque, dando todas as dicas sobre sua fauna e flora. As informações foram muito interessantes. Desde curiosidades de animais encontrados no Parque até sobre as plantas locais.
Ao todo a visitação no Parque Ecológico Imigrantes dura cerca de 3 horas. Claro que com grupo de blogueiros que adoram perguntar e fotografar demorou beeeem mais! kkkk
A trilha da passarela é feita de madeira reciclável, sendo de fácil acessibilidade. Há um trecho com um pequeno funicular para pessoas com dificuldades motoras.
Também visitamos a Trilha Sensorial, como mencionei acima com plantas e flores para termos a experiência de tato e olfato.
Há duas trilhas que conhecemos parcialmente: Trilha dos Macacos (caminho em terra, com subidas e descidas na mata, com nível de dificuldade médio) e Trilha das Orquídeas.
Dicas práticas para a visita ao Parque Ecológico Imigrantes
Algumas dicas para facilitar o passeio:
- Faça o agendamento da visita no site do parque
- Use repelente
- Evite roupas escuras (atraem insetos, eu dei esse mole rsrs)
- Não esqueça do protetor solar
- Sapato confortável e sem salto, de preferência tênis
- Chapéu ou boné para se proteger do sol vai bem
- Leve água para se hidratar, não há como comprar bebida durante todo o passeio
- Não é permitido alimentação dentro do parque, só bebida
- Leve câmera para muitas fotos
Outras informações sobre o Parque Ecológico dos Imigrantes
- endereço: Rodovia dos Imigrantes, 650, São Bernardo do Campo
- e-mail para agendamento: contato@parqueecologicoimigrantes.org.br
- visitas individuais: toda sexta-feira. Início às 9h.
- valor: é cobrada uma taxa de monitoria de R$ 20,00
- imperdível: passeio pela trilha dos Macacos
- site: parqueecologicoimigrantes.org.br
Projeto [8on8]
Esse post faz parte do [8on8] com o tema “parques e jardins”. Veja os posts dos outros blogs participantes:
- A Juliana do blog Turistando.in conta sobre o parque Treptower Park, o famoso Memorial de Guerra Soviético em Berlim, na Alemanha;
- Já a Mari, do blog Travel Tips Brasil, descreve o bacana Millenium Park de Chicago, nos Estados Unidos. Um dos principais pontos turísticos da cidade;
- A Denise do blog Chicas Lokas na Estrada fez uma lista de 4 parques na cidade do Rio de Janeiro, uma cidade que respira Natureza, sol e ar livre;
- A Márcia do blog Mulher Casada Viaja escreveu sobre Jasper, Canadá, localizada no Icefields Parkway; e
- Fechando a lista, temos a Ruthia do blog O Berço do Mundo que traz uma lista de 8 belos jardins para conhecer em Portugal.
Conclusão
O passeio é muito interessante, gostei bastante, pois o Parque Ecológico Imigrantes oferece um passeio educativo sobre o meio ambiente em um belo cenário.
Como o parque é próximo de São Paulo, na rodovia dos Imigrantes, achei o acesso relativamente fácil.
Aproveite e salve o pin!
O que achou do Parque Ecológico Imigrantes em São Paulo? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo Hotéis.com. Para usar em qualquer lugar do mundo. Uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis, parcelamento em reais em 12 vezes e 1 diária de recompensa a cada 10 diárias.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Cupom LETSFLY15 para 15% de desconto.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Oner Travel by Be Fly, maior ecossistema de turismo do Brasil. Passagem barata com parcelamento em até 12 vezes.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Adorei esse lugar, as fotos e o post. Nesses tempos sombrios para o Meio-Ambiente, bom saber que há um lugar com tanta preocupação com a Ecologia. Adorei esses elevadores funiculares. Será que a gente também pode andar neles, rsrsrs?
Oi Renata, os funiculares sõo só para pessoas com mobilidade reduzida. Também fiquei com vontade de passear neles rsrs bjs
Nossa, que lindo o Parque Ecológico Imigrantes! Show de bola a estrutura, uma ótima opção em São Paulo. Adorei as dicas, vou lá conhecer.
Oi Marcela, que bom que gostou! bjs