O tema desse mês do projeto [8on8] é arquitetura. Por isso falarei sobre um passeio de barco em Chicago, a cidade com arquitetura mais interessante dos Estados Unidos (na minha humilde opinião). Essa é um das melhores formas de observar esse interessante ângulo da cidade.
Tour pela arquitetura de Chicago
A arquitetura de Chicago, toda sua diversidade e criatividade, faz parte da alma da cidade, já que a mesma se reinventou após o grande incêndio que praticamente a destruiu por completo em 1871.
Há inúmeros tours em Chicago dedicados à arquitetura, seja a pé seja de ônibus. Eu escolhi fazer o passeio de barco.
Veja algumas opções de passeios para conhecer a arquitetura de Chicago.
- Passeio a pé pela arquitetura de Chicago
- Walking tour pela história, cultura e arquitetura
- Passeio a pé pelos prédios modernos de Chicago
Outra forma interessante de apreciar a arquitetura da cidade é ver Chicago do alto, em um dos seus dois observatórios incríveis: Skydeck e Chicago 360.
Veja também:
Enfim, combinei algumas das várias atrações de Chicago em uma só: arquitetura, Lago Michigan, Chicago River e passeio de barco.
Passeio de barco em Chicago – tour de arquitetura
Ponto de partida
O ponto de partida do barco é o Navy Pier, o píer no Lago Michigan que é um dos principais pontos turísticos de Chicago, com suas lojas, restaurantes, teatro e museu.
Há algumas empresas que oferecem esse passeio, uma do lado da outra no píer. É só escolher. Eu fiz pela Seadog Cruises.
Como é o passeio?
O passeio de barco começa com uma volta pelo Lago Michigan, de onde podemos admirar o Navy Pier e o belo skyline de Chicago.
Essa parte é bem divertida, já que o passeio é feito em uma lancha e há momentos em que ela anda bem rápido e faz várias curvas um tiquinho radicais. Uma versão “com emoção” rsrs. Prepare-se para se molhar um pouco!
Se você não curte passeio com velocidade ou tem problema com enjôos, escolha outra empresa, ok?
Depois dessa parte, o barco segue calmamente para o rio Chicago, quando então começamos a ver os inúmeros prédios e aprender sobre eles e sobre a própria cidade em si: arquitetura e histórias.
Uma curiosidade: o rio Chicago desaguava no lago Michigan, mas em torno de 1900 foi feita uma grande obra de engenharia que inverteu o seu sentido. Ele descia e passou a subir. O motivo era para diminuir a poluição do grande lago e, ao mesmo tempo, evitar doenças como cólera. Isso, obviamente, gerou muita confusão e brigas judiciais com os estados norte-americanos vizinhos.
O trajeto também passa ao longo do Chicago Riverwalk, uma espécie de “calçadão” nas margens do rio, onde se pode caminhar, correr, curtir restaurantes. Enfim, um espaço público de diversão e esporte.
Atenção!
O guia do meu tour de arquitetura em Chicago era muito engraçado e com conteúdo, com bastante informação de um jeito divertido e bem humorado.
A única ressalva que faço é que todo o tour é inglês, não há guias que falem outras línguas. Então, caso você não fale o idioma, perderá essa parte do tour. No entanto, ainda assim, acho que vale a pena fazê-lo.
O passeio de barco em Chicago pela Seadog Cruises dura cerca de 1 hora e é uma boa combinação para quem tem pouco tempo de vários pontos turísticos de Chicago.
Para mim, que estava viajando sozinha, teve o adicional de poder interagir com outras pessoas.
Mais informações sobre o passeio de barco em Chicago
- endereço: Navy Pier, 600 E. Grand Avenue, Chicago
- valor: 42 dólares (em junho/22). Compre aqui o ingresso do passeio de barco.
Projeto [8on8]
Esse post faz parte do projeto [8on8], 8 blogueiras todo dia 8 trazendo 8 imagens sobre um tema. Esse mês foi arquitetura. Qual será o próximo?
Confira os posts do outros blogs participantes. Só coisa bacana:
- O blog Mulher Casada Viaja escreveu sobre as Painted Ladies e outras Casas Vitorianas em São Francisco, uma das cidades mais interessantes dos Estadoso Unidos;
- Já o blog Turistando.in recordou sobre as mais lindas pontes da Europa que já conheceu em suas viagens pelo continente;
- O blog Quarto de Viagem falou sobre a bela arquitetura da Grand Central Station em NYC, um dos cartões postais da Big Apple;
- Por outro lado, o blog O Berço do Mundo contou sobre as belezas um famoso ponto turístico de Portugal: o Mosteiro da Batalha; e
- Fechando o [8on8], o blog Viajando em 3… 2… 1… fez uma lista de castelos na Alemanha, explorando todos os detalhes das diferentes arquiteturas.
Conclusão: passeio de barco em Chicago é ótimo!
Chicago é uma cidade incrível e conhecer a sua arquitetura através desse passeio foi muito divertido e agradável.
Adicione o nosso pin no seu Pinterest para se recordar desse passeio em Chicago:
Espero que tenha gostado sobre esse passeio de barco em Chicago 🙂 Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Eu fiz esse passeio de barco em Chicago há muitos anos, num fim de semana que passei por lá. Mesmo não entendendo muito (quase nada, na verdade) de arquitetura achei que valeu muito a pena! Passear de barco é um jeito muito bacana de ver a cidade.
Oi Cíntia, só a experiência é super válida, como você destacou. bjs
Que bacana! Não sabia desse incêndio. Dever ter sido mesmo uma marca na história da cidade. Curti as propostas de passeios. Tive uma professora de inglês que era de Chicago e ela sempre falou que eu deveria visitar a cidade. Começando a cogitar a ideia. Obrigada por compartilhar essas dicas. Vou favoritar!
Vá a Chicago (só fuja do inverno rsrs). Vale demais!!! bjs
Oi,Lulu
Dicas excelentes. meu sonho é conhecer Chicago. Em que época você foi?
Oi Lilian, fui no verão. O inverno lá é bem rigoroso. bjs