Já imaginou poder contemplar grande parte de Nova York desde um único ponto? É essa uma das principais propostas do Summit One Vanderbilt.

Esse edifício é um dos novos hits de Nova York. Ainda muito recente (construído em 2021, em meio a pandemia), porém, já tem atraído cada vez mais atenção da mídia e, ao mesmo tempo, de cidadãos e turistas que passam pela cidade que nunca dorme.

Dessa maneira, como não poderia ser diferente, podemos acessar tanto de dia quanto de noite. Esse arranha-céu possui um observatório que oferece uma vista deslumbrante e nunca antes experimentada de Nova York. 

O que você está esperando, entretanto, para colocar essa novidade imperdível em seu próximo roteiro por essa cidade incrível? Venha conosco neste artigo para saber mais sobre esse observatório e todos os detalhes para agendar sua visita!

Origem

Inaugurado em outubro de 2021, o Summit One Vanderbilt está localizado no 4º prédio mais alto de Nova York. Mais especificamente, no edifício One Vanderbilt, no endereço 45 e 42nd St, NY, 10017, em Midtown Manhattan.

Está localizado dentro de um arranha-céu comercial, chamado One Vanderbilt. Ele está entre os mais altos do mundo. O observatório foi concebido nos andares 91, 92 e 93 como uma opção a uma nova experiência, ainda não vista na cidade.

O intuito maior é questionar sua percepção do ambiente construído, o mundo natural ao seu redor e sua realidade sensorial.

Veja a time-lapse de sua construção:

Nas palavras da Kenzo Digital, responsável pela montagem de toda a experiência, é como se fosse um “Central Park nas nuvens”, onde os sentidos ganham vida. A cada passo dado, tudo se reorganiza: céu, cidade e pessoas ao redor.

Tudo isso como se desafiasse a física e todos os nossos sentidos. É uma quebra do equilíbrio e dos relacionamentos nossos até então com o mundo. Isso tudo nos leva àquele frio na barriga, a desbravar o novo, a sair de nossa zona de conforto. A descobrir novas experiências através da exploração de todo o espaço disponível.

Toda sua estrutura e construção foi previamente pensada em conceitos de sustentabilidade. Toda a energia utilizada é vinda de um gerador próprio que otimiza demais os gastos com energia, sendo algo mais limpo e desafogando a cidade.

Possuem, também, um sistema de iluminação de alta qualidade e baixo consumo. Além disso, possuem coleta e tratamento de água de chuva em determinados reservatórios. Esse procedimento propicia também uma redução muito grande no consumo e otimização da água que corre pelo edifício.

Conhecendo mais sobre o novo empreendimento

O Summit One Vanderbilt é diferente de outros observatórios que focam mais na estrutura, exposições e histórias da construção. Aqui, trabalha-se mais na experiência sensorial do visitante e num contato diferente com a cidade ao seu redor.

observatorio nova york
O observatório. foto: Kenny Xie em Unsplash

Com ascensão por um elevador panorâmico, por exemplo, você ascende a quase 400 metros de altura e aprecia uma vista incrível não somente quando chega, mas em todo o processo.

Para utilizar o elevador, é feita uma cobrança adicional. A experiência possui em três andares, podendo usufruir de um, dois ou três andares, a depender da opção que escolhemos.

Cada um dos andares oferece fatores distintos. O primeiro, oferecido pela empresa Kenzo Digital, com diversas artes utilizando e abusando das estruturas em vidros e espelhos. 

Já no segundo andar, a sensação de estar pisando literalmente no ar traz algo realmente desafiador para o visitante e, ao mesmo tempo, incrível. Já no andar mais superior, você encontrará um bar, onde pode aproveitar de uma gastronomia diferenciada, drinks e vista de um terraço 360º de Manhattan e boa parte da cidade.

Você olha em volta e o que vê é extático – uma multiplicidade de céu, cidade e pessoas. Você dá um passo e tudo se reorganiza, em uma escala incrível, como se desafiasse a física. Os inúmeros planos de reflexão fazem parecer que você está suspenso no ar, sem um único “você”, mas centenas, vistos de todos os ângulos – convidando a questões existenciais de identidade.

Leia também:

Diferenciais do observatório

Conforme comentamos anteriormente, a visita vale muito a pena se adquirir a experiência completa, com ascensão no elevador panorâmico e pacote para a visita nos três andares do observatório Summit One Vanderbilt.

A experiência única que esse observatório oferece e difere muito dos outros da cidade, é o elevador panorâmico. Todo espelhado, ele testa com os sentidos do visitante e seu estômago! Temos a subida ao observatório vendo o chão a nossos pés, mesmo em uma altura que chega a quase 400 metros.

Já dentro, no primeiro e segundo andares, aliás, são desenvolvidas mais experiências multissensoriais ao visitante. Com destaque para a sala chamada “levitação” no segundo andar, onde você literalmente tem a sensação de estar caminhando no ar, por cima de Manhattan.

São dois andares inteiramente espelhados, do chão ao teto, espelhando e refletindo toda a Manhattan ali. 

Logo após, antes de sair para a plataforma para a caminhada “nas nuvens”, o visitante ainda experimenta uma sala cheia de balões prateados que flutuam e dão outra dimensão à sala, agregando ainda mais e sendo uma ótima oportunidade para os registros fotográficos.

plataforma observatorio summit one vunderbilt
A plataforma! foto: Darshan Patel em Unsplash

No andar final, pode-se apreciar uma vista 360º da cidade com uma gastronomia de ponta e encerrar com chave de ouro sua visita pelo observatório. Aqui a dica vai para tomar um drink, um espumante ou uma cerveja (como preferir), enquanto a mente vai, literalmente, acima das nuvens, apreciando a vista que se tem desde ali.

Dicas complementares para o passeio

O passeio no Summit One Vanderbilt torna-se mais caótico por volta do pôr-do-sol, em Nova York, pois registram-se momentos incríveis, com a saída do sol e início das luzes por toda a cidade e no observatório.

Se você pretende fugir de um público mais excessivo, podendo usufruir melhor do seu passeio e menos problemas com fotos e experiências como um todo, é possível. Dessa forma, recomendamos a visita durante o dia, especialmente na parte da manhã, que acaba sendo mais interessante.

Há, certamente, a opção da visita noturna em alguns horários, que já estão mais tranquilos. Conforme dissemos, a experiência é válida e incrível e acreditamos que será inesquecível e única em qualquer momento que for usufruído.

Localização e acesso

Podemos dizer, enfim, que a localização do Summit One Vanderbilt é das melhores possíveis na cidade de Nova York. O prédio está situado na região mais central da cidade, no bairro/ilha de Manhattan.

predio summit vunderbilt
O prédio e o observatório. foto: Tobias Reich em Unsplash

O acesso é feito por duas ruas, dado que o edifício é localizado em uma esquina e com saída para ambas as opções. Facilmente acessado por todos os meios de transporte oferecidos na cidade, portanto, seja metrô, ônibus, não há desculpas para não passar por ele!

Para você que optar por chegar no Summit One Vanderbilt de metrô, nossa recomendação é utilizar as linhas 4, 5, 6 e 7. No entanto, para a chegada por ônibus, também é possível, acessando principalmente pelas seguintes linhas: M101, M102, M103, M1, M2 e M3.

Vale lembrar também que o prédio está fechado às terças-feiras. Nos demais dias, de domingo, segunda, quarta e quinta possui abertura às 9h e fecha o acesso às 21h30. Já para as sextas e sábados, as visitas iniciam às 9h e o acesso se prolonga mais, fechando apenas às 23h.

Opções de passeios extras

A partir dali, ademais, recomendamos aproveitar a passagem por Manhattan e conhecer também outros pontos relevantes, ícones da cidade e do país.

Estamos falando do Empire State Building, edifício histórico, onde também pode conhecer sua decoração art deco, totalmente vintage. 

E, acima de tudo, também uma outra opção para ascender e ter uma outra vista da cidade desde a sua estrutura. Ele está, aliás, a 10 quadras apenas, podendo ser feito o deslocamento a pé desde o Summit One Vanderbilt.

Desde ali, você pode seguir a mesma distância, facilmente, portanto, a pé, para a famosa Times Square, um dos pontos mais icônicos e que rende muitas fotos. Ali localizam-se diversos outdoors, edifícios, lojas comerciais dos mais diversos segmentos e teatros consagrados.

times square de noite
Times Square de noite toda iluminada. foto: Denys Nevozhai em Unsplash

Por fim, além disso, a também distância similar, pode seguir na mesma avenida (7ª avenida) no sentido de sua contramão e chegará a outro ponto imperdível na cidade: o Central Park. 

Com acesso a diversos tipos de atividades, desde uma simples caminhada até opções como zoológicos, museu, aluguel de botes para rodar pelos seus lagos. Aqui deixamos uma dica: aproveite para fazer um piquenique no parque. É uma alternativa perfeita para iniciar ou concluir seu dia de passeios pela cidade.

Ingressos

Quanto aos ingressos para acessar o observatório Summit One Vanderbilt no edifício, devem ser adquiridos com antecedência para o dia desejado no site do Summit. Evite ao máximo ter que comprá-lo na hora da visitação.

Há riscos, aliás, de ficar sem ingresso e, além de tudo isso, encarar uma fila grande, a depender do horário em que chegar. Outro detalhe importante é que no momento da compra, nos totens eletrônicos disponibilizados na entrada, é exigido a compra com cartão de crédito.

Aqui, ficaremos mais suscetíveis a variações cambiais até o pagamento da fatura, além de ocorrer incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). 

As alíquotas do imposto variam, mas no caso de compra no exterior com o cartão, a alíquota é a maior praticada, de 6,39% sobre o valor da compra, também cobrado em reais, na fatura do cartão.

summit one vunderbilt nova york
O prédio à noite. foto: Lerone Pieters em Unsplash

Os preços iniciam em 39 dólares para a visita básica ao local e todos seus pavimentos. Os prerços partem a partir de 59 dólares, incluindo a experiência de subida no elevador de vidro. Podendo, inclusive, chegar a partir de 73 dólares, com a inclusão de um drink no bar localizado no terraço.

Existem adicionais para visitas ao pôr-do-sol, bem como para uso do elevador panorâmico do edifício. Há ingressos gratuitos para menores de 6 anos, acompanhados de adultos pagantes.

Dicas gerais

O passeio no Summit One Vanderbilt tem uma duração média de 2 horas, sendo pois uma exigência dos organizadores que não haja atrasos. Fique sempre atento, não apenas à data, como também ao horário que foi pré-agendado, para evitar transtornos e perder sua visita!

A organização orienta a não utilizar sapatos muito rígidos ou salto alto, por conta das estruturas em vidro do local, bem como o uso de óculos de sol por conta de reflexos (quando a visita for com a luz do dia).

Deve-se portar documento de identidade. Não é permitido, ademais, portar grandes mochilas ou malas e adentrar o estabelecimento com bebidas ou alimentos. O local possui também acessibilidade em todos os seus pavimentos, para conforto e atendimentos de todos os públicos que vão prestigiar.

O consumo, se houver, deve ser realizado nas dependências do observatório, dispondo de opções no bar, que citamos previamente, no andar final do mesmo, além de restaurante e cafeteria no local.

Uma dica nossa é verificar por sites com venda online de ingressos locais, que geralmente vendem entradas com desconto. Tanto para dias e horários pré-determinados, como para grupos maiores, diluindo mais o valor pela quantidade de pessoas. 

Há, da mesma maneira, opções com agências de turismo, com fechamento de pacotes, incluindo a visita ao observatório. Esta também pode ser uma boa opção, dependendo sempre de quanto você está disposto a gastar e com seus planos pela cidade!

Conclusão

Sem dúvidas, Nova York é uma cidade imperdível em qualquer época do ano. Cheia de atrativos para os mais diversos gostos, idades, culturas e interesses. Como uma cidade cosmopolita, afinal, dita tendências e está sempre à frente quando o assunto é inovação.

Nessa linha, vimos nesse artigo um desses novos lugares inovadores lançados na cidade, o Summit One Vanderbilt! Mais uma opção de observatório na cidade, desta vez com inovações e diferenciais citados que o colocam como o empreendimento mais destacado na categoria.

Vale muito a pena fazer uma visita sem pressa por suas dependências e acessar o seu observatório, as suas dependências e tudo o que ele tem de oferecer de único para seus visitantes.

Você terá uma experiência inédita e única na cidade e, acima de tudo, inesquecível. Portanto, em sua próxima visita à cidade, não deixe de visitar o observatório Summit One Vanderbilt, visto que tem tudo para enriquecer ainda mais seu roteiro por lá!

Salve o pin no seu Pinterest:

Publieditorial: Este artigo é um publieditorial. Seu conteúdo foi desenvolvido especialmente para o blog.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *