Os meios de transporte público em Tóquio não são tão complicados quanto podem parecer de início. A cidade é enorme e saber como se locomover em Tóquio irá facilitar (muito) a sua viagem.
De pronto já aviso que o sistema de transporte em Tóquio é excelente e o meio mais indicado para se deslocar pela cidade.
Além, claro, do mais econômico. Algo a ser considerado.
O trem e metrô são limpos, organizados e pontuais. Visitar Tóquio usando-os ao lado de caminhadas pela cidade faz a viagem para capital japonesa ser muito agradável.
Darei todas as dicas de como andar de metrô em Tóquio e de todos os outros meios de transporte público de Tóquio. Para você entender como funciona o transporte público no Japão.
Vem comigo!
Transporte público em Tóquio
Para começar: o transporte público no Japão, em especial em Tóquio, será o seu melhor amigo.
Nada de alugar carro! As placas em japonês, a mão inglesa, falta de vagas de estacionamento. Uma boa receita para não dar certo.
Quais os melhores meios de transporte público de Tóquio
Metrô
O metrô será sua alternativa principal de transporte público em Tóquio.
Esse é o principal meio de transporte público de Tóquio, com mais de 8 milhões de passageiros diariamente.
O metrô de Tóquio começou a ser construído em 1925, com a primeira linha inaugurada em 1927, conectando Asakusa e Ueno.
O horário do metrô de Tokyo é de 5h até 00h30.
Ah! Você já ouviu falar que o metrô no Japão é mega cheio? É verdade!!! Olhe o vídeo abaixo e evite o horário de rush (7h às 9h e das 17h às 19h).
Mapa do Metrô de Tokyo
Não se assuste com o mapa do metrô japonês!
O aplicativo Tokyo Metro Subway Map and Router Planner é uma boa opção para planejar o trajeto e mostra como andar de metrô em Tokyo. Funciona off-line. Há outros, porém recomendo esse que usei com bastante facilidade.
São 13 linhas de metrô operadas por 2 empresas (9 linhas pela companhia Tokyo Metro e 4 linhas pela companhia Toei).
Um ponto negativo é que são poucas estações de metrô que possuem escadas rolantes ou elevadores, dificultando a acessibilidade ou se você estiver carregando malas.
Passagem de metrô
Há três alternativas para comprar passagem de metrô em Tóquio:
- passagem individual/unitária de metrô em cada viagem;
- cartão recarregável; ou
- cartão para uso diário ilimitado (passe de metrô para turistas).
O bilhete individual de uma companhia é inválido para a outra. Ou seja, se comprar um bilhete da Tokyo Metro não poderá usar na Toei. E vice-versa.
Esse problema, por outro lado, não é encontrado no cartão recarregável ou no passe de metrô, os quais podem ser usados em todas as linhas de metrô, independente da empresa operadora.
O valor da passagem é calculado pela distância percorrida e pelo horário (hora do rush de 7h às 9h e 17h às 19h é mais caro). Crianças possuem desconto de 50% na tarifa.
Essa é uma grande diferença para o sistema de transporte brasileiro: não há um valor de tarifa único, ou seja, o bilhete de metrô em Tokyo não possui um valor fixo.
No meu caso, como estava com o JR Pass (o passe de trem, falarei dele daqui a pouco), acabei usando bem pouco o metrô. Comprei as passagens de metrô por cada trecho individual.
Porém, é preciso avaliar o seu caso concreto. Pode ser mais vantajoso comprar um passe de metrô.
Comprando passagem: como andar de metrô em Tokyo
Bilhete individual
Na máquina de autoatendimento (com versão em inglês) você indica qual a estação de destino. Depois é inserir as moedas, notas ou cartão de crédito e pronto! É emitido o ticket.
Você passa o bilhete na catraca. Depois, guarde o bilhete durante toda a viagem porque você precisará usá-lo para sair da estação. Você passa o bilhete na catraca tanto no embarque quanto no desembarque.
Caso haja uma diferença de tarifa (ex: você informou uma estação e saltou em outra mais a frente) você não conseguirá passar na catraca para sair da estação e lhe será cobrado o valor remanescente.
Cartão recarregável
Uma alternativa para não comprar bilhete individual de metrô em Tóquio é adquirir um cartão recarregável.
Há dois tipos: Suica (comprado em estação de trem JR) e Pasmo (nas estações de metrô). Ambos funcionam semelhantemente.
A vantagem dos cartões recarregáveis, além de evitar filas, é que valem para as duas empresas de metrô, ônibus e algumas linhas de trem. Também podem ser usados em quiosques e máquinas de conveniência nas estações, como essa da abaixo.
É preciso fazer um depósito 500 ienes, restituídos quando devolvido o cartão. Esse pagamento, assim como a compra do cartão, é feito em máquina de autoatendimento na estação (com menu em inglês).
Para usar o cartão recarregável você coloca o valor que deseja de crédito e a tarifa da viagem será debitada quando você passar seu cartão na catraca.
Atenção: se comprar o Pasmo é possível personalizar o cartão com o seu nome. Porém, se o fizer, não poderá devolvê-lo ao final da viagem e receber o depósito de 500 ienes de volta.
A tarifa da viagem do cartão recarregável é um pouquinho mais barata do que a do bilhete individual.
Passe diário
Para os turistas é oferecido um passe de metrô Tokyo que cobre as duas empresas operadoras do metrô. Um passe diário, o qual você escolhe o prazo de validade.
O cartão de 24 horas custa 800 ienes (valor 2019). Lembrando haver o desconto de 50% para crianças. É uma boa opção se você usar o metrô no mínimo 5 vezes em um dia.
Há ainda passes de 48 horas e 72 horas.
Para comprar é preciso apresentar o passaporte com visto, provando ser turista.
Como andar de metrô em Tokyo
Para se orientar na estação de metrô é fácil, pois há placas em inglês.
Por conta do grande (e coloca grande nisso) fluxo de pessoas, costuma haver setas no chão indicando o sentido por onde andar na plataforma e na escada. Tipo: lado direito sobre, lado esquerdo desce. Fique atento para não andar na contramão rsrs
Eu usei um aplicativo para me orientar sobre os trajetos e estações. O Tokyo Metro Subway Map and Router Planner é um app muito fácil de usar que funciona off-line. Você, claro, também poderá lançar mão do Google Maps.
Basta indicar onde se está, para onde se quer ir e o app mostra o trajeto e ensina como chegar direitinho.
As linhas de metrô são identificadas por letras e cores e as estações numeradas. Cada estação tem o seu número.
Dentro do vagão do metrô há telas indicando as próximas estações. É só ficar de ligado.
Tanto ao acessar plataforma quanto ao sair da estação você irá passar o cartão na catraca, para ser debitado o valor da passagem, ou o bilhete individual.
Alguns detalhes de etiqueta no metrô do Japão
- Só entre no vagão após todos desembarcarem.
- Fique na plataforma nas laterais da porta do vagão (costuma haver marcação indicativa), em fila esperando a hora de embarcar.
- Estudantes possuem prioridade de acesso, logo se posicionam no início da fila de embarque. Você verá muitas crianças andando sozinhas.
- Não converse no telefone celular no vagão do trem.
- Evite conversar ou fale baixo dentro do vagão.
- Não estranhe se houver pessoas usando máscaras. Saiba mais sobre o costume do uso de máscara pelos japoneses. Um hábito japonês muito anterior à pandemia da covid-19.
Trem
Se você for viajar para várias cidades pelo Japão, o trem será o seu mehor meio de transporte no Japão. Usar o JR Pass, o passe de trem somente vendido para estrangeiros, provavelmente será o mais econômico.
Porém, sugiro que pesquise o preço dos itinerários individuais da viagem que estiver planejando, para ver se o JR Pass será mais econômico do que comprar as passagens individuais ou passes de trem regionais.
O JR Pass também poderá ser usado dentro de Tóquio na Yamanote Line, uma linha de trem operada pela Japan Rail que circula na cidade.
O passe de trem também servirá para fazer o trajeto entre o aeroporto Narita e Tóquio.
No meu caso, como no meu roteiro de viagem havia bate-volta de Tóquio para outras cidades próximas, utilizando trem, ativei logo o meu JR Pass.
Então fez sentido usá-lo dentro de Tóquio também, economizando em passagem de metrô.
A Yamanote Line, como disse, é uma linha circular de trem urbano, a qual passa perto de boa parte das atrações de Tóquio. São 33 km de trilhos.
Então usar o trem, ainda que não tendo o passe JR, também é uma boa alternativa.
Veja abaixo o mapa da Linha Yamanote Tokyo:
A linha Yamanote é composta de 29 estações e seus primeiros trechos começaram a operar em 1885 (40 anos antes do metrô).
Passagem de trem
O valor da tarifa é conforme o horário e a distância percorrida, não há um valor fixo. Exatamente como no metrô.
Se você estiver usando o JR Pass, apresentará seu passe em uma cabine ao lado da catraca para um funcionário autorizar sua entrada. O mesmo procedimento é feito na saída.
Por outro lado, se você for comprar uma passagem poderá utiliza as máquinas de autoatendimento, tanto para o ticket unitário quanto para o cartão recarregável. Tal como nas instruções de como se locomover em Tokyo de metrô que apresentei mais acima.
Como se orientar na estação de trem em Tokyo
As dicas de orientação na estação e de etiqueta para o trem são as mesmas para se locomover de metrô em Tóquio.
A organização das estações de trem é parecida com a do metrô. Não é difícil se orientar com as placas em inglês.
Com o app Tokyo Metro Subway Map and Router Planner você terá essa informação e é só seguir as instruções para acertar direitinho o trajeto.
Ônibus
Eu não usei esse transporte público em Tóquio. Não vi necessidade considerando a ampla rede de trem e metrô.
Além disso, o ônibus em Tokyo enfrenta o intenso trânsito de Tóquio, na maioria dos casos fazendo com que a viagem de trem ou metrô seja mais rápida.
Outro ponto negativo do sistema de ônibus é que a circulação é apenas até às 22h.
A única vantagem do ônibus em relação ao trem e metrô é poder ver a paisagem da cidade durante o trajeto.
O valor da passagem de ônibus é pago na saída do ônibus, diferente daqui no Brasil.
Se você não tiver um cartão recarregável (sim, aquele mesmo que é usado no trem e metrô), a passagem desse meio de transporte público de Tóquio deve ser paga em moeda, depositando-se o valor em uma máquina ao lado do motorista. Há uma máquina que troca cédula em moedas para se efetuar o pagamento.
Táxi e Uber
Fiz algumas (poucas) corridas de táxi, especialmente voltando para o hotel após curtir a night japonesa.
Letreiros luminosos indicam se o táxi está livre (vermelho), ocupado (amarelo) ou se a tarifa é noturna (verde).
O valor do táxi não é barato (um dos mais caros do mundo!) e o trânsito intenso faz com que o uso desse meio de transporte de Tóquio seja exceção, não a regra.
Algumas dicas importantes:
- Tenha por escrito (em japonês) o nome e endereço do destino para onde deseja ir. No seu hotel, pegue um cartão com o nome e endereço dele para utilizar no táxi. A comunicação em inglês é dificílima (veja como é isso nesse post sobre as minhas impressões de uma viagem para o Japão).
- A porta do táxi é automática. Por isso não tente abrir ou fechar a porta.
Eu não usei uber.
Pelo que pesquisei, o uber é um meio de transporte público em Tóquio pouco usado, pois não é legalizado. A frota é pequena e as corridas costumam ser mais caras que a de táxi.
Segundo o site Coisas do Japão uber não é uma boa opção em Tóquio.
Dúvidas frequentes sobre o transporte público em Tóquio
Quanto custa o transporte em Tokyo?
O preço da passagem varia em função da distância percorrida: De 1 a 6 km: ¥ 170 ( US$ 1,20). De 7 a 11 km: ¥ 200 ( US$ 1,40). De 12 a 19 km: ¥ 250 ( US$ 1,70).
Qual o meio de transporte mais utilizado no Japão?
O trem é o meio de transporte que conecta o país, seja um trem convencional, seja um trem-bala, chamado de shinkansen.
Conclusão: usar transporte público em Tóquio é o melhor para a sua viagem
Sim! Sem dúvida o transporte público em Tóquio é a melhor opção para o visitante e um exemplo de como o transporte no Japão é eficiente.
Salve o nosso pin no seu Pinterest! 🙂
Espero que tenha ajudado a entender como andar de metrô em Tokyo e como se locomover em Tokyo. Deixe suas dúvidas e comentários.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Amei o post do transporte público em tóquio, super completo! Eu adoro viajar de trem e usar metrô nas viagens bem mais econômico.
Oi Michele, obrigada 🙂
o Japão é um dos meus destinos dos sonhos e quando for vou me orientar por aqui!
Eba! bjs
O melhor transporte público em Tóquio, sem dúvida é o metrô e o JR. Usei muito. Não vi necessidade de usar ônibus. Uber/Táxi usei em Kyoto e foi necessário mostrar para o motorista o endereço em japonês, porque eles não entendem mesmo que falamos em inglês. Ótima dica
Obrigada Leo! bjs
Ótimas dicas sobre o transporte público em Toquio, uma preocupação quando penso em viajar para o Japão, é como me locomover e lidar com o idioma. Estas dicas vão ajudar muito. Obrigada por compartilhar.
Obrigada Alessandra! bjs
Amei a dica sobre o transporte publico em Tóquio e principalmente de como andar de metro. Eu sou a louca do metro não troco ele por nada.
hahaha eu também! bjs