Descubra o que é o turismo de negócios e como essa prática vem crescendo cada dia mais. 

O turismo sempre fez parte da vida das pessoas, todo mundo gosta de viajar e conhecer novos lugares, por isso o turismo é tão importante para todo mundo. 

Com a pandemia, as viagens despencaram, fazendo com que as pessoas ficassem em casa para se proteger contra o vírus da Covid-19. Mas não é sobre isso que falaremos hoje, vamos conversar sobre um tipo de turismo que tem feito sucesso, o turismo de negócios.

O que é turismo de negócios?

Esse pode ser um termo relativamente novo para a maioria das pessoas, mas o turismo corporativo vem crescendo cada dia mais e vamos te explicar o motivo.

seguro viagem nacional sao paulo
São Paulo é um destino de turismo de negócio no Brasil. foto: Guilherme Stecanella em Unsplash

Para começar, temos que entender que o turismo de negócio é como um turismo comum, mas voltado para o meio corporativo, afinal a pessoa que está viajando a negócios também precisa de desconto em hotéis e de tudo que envolve uma viagem.

Mas por que o turismo de negócios tem se expandido?

Esse tipo de turismo é impulsionado pelas indústrias e pelo setor de turismo como um todo. Cada vez mais as empresas estão levando seus produtos e suas marcas para outros lugares, como em feiras e conferências, o que faz com que o turismo corporativo se torne algo importante. Para cada empresa ter seus representantes nos lugares certos.

Para termos uma ideia de como esse negócio tem feito sucesso, nos últimos anos o setor alcançou um faturamento de mais de R$76,6 bilhões, o que prova que não são só as empresas que estão lucrando com essas práticas, mas também as companhias aéreas.

Simplificando, o turismo de negócios impacta em todos os setores da economia, já que é um dos ramos que mais gera lucro.

Leia também:

A maioria das empresas afirma que esse tipo de turismo torna as interações entre as marcas e consumidores muito melhor, já que as empresas querem estar perto do seu público-alvo. E se engana quem pensa que isso não é um passo maior na tecnologia, pois a tecnologia está em tudo, como na facilidade para tirar um passaporte, em fazer o check-in no aeroporto, passagens, etc. 

Além de tudo isso, como dissemos antes, o turismo de negócios é muito importante para a economia do país. Por ser um setor amplo, ele ajuda na geração de impostos, e no desenvolvimento de diferentes territórios, movimentando a economia como um todo. 

Além disso, esse tipo de turismo está sempre em crescimento e buscando novas formas de se reinventar, e vai muito além de turismo, é uma atividade comercial, já que o turismo envolve o consumo de produtos e a busca por serviços.

Quem se beneficia do turismo de negócios?

Como foi dito antes, as companhias aéreas fazem parte da economia, e também lucram com a expansão desse setor, mas não só eles.

etias viajante aeroporto turismo de negocios
As cias. aéreas lucram com o turismo de negócios.

As redes de hotelaria também viram o faturamento aumentar e novos empreendedores também estão se arriscando nesse setor. Como, por exemplo, o aluguel de casas, que tem ajudado muita gente a manter a renda no final do mês. 

O turismo de negócios ajuda não somente as empresas, mas cada pessoa ligada à economia, como pequenos produtores, lugares que precisam de novos turistas, pousadas e casas para aluguel. 

O turismo corporativo é uma rede com muitas possibilidades e a tendência é que a prática se torne cada vez mais comum entre as empresas.

Você com certeza ainda ouvirá falar muito desse setor e de como ele mudará o modo como as marcas se comunicam com o público.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *