Receba matérias por email!

Uma volta pela Lagoa

Uma volta pela Lagoa
Home  »  BrasilDestinosRio de Janeiro   »   Uma volta pela Lagoa

[ATUALIZADO fev/2017] Um dos lugares mais agradáveis para um passeio ao ar livre no Rio de Janeiro é a Lagoa Rodrigo de Freitas (ou apenas Lagoa, como nós cariocas a chamamos). Um cartão postal da cidade e um espaço democrático que pode ser aproveitado por todos, de atletas a famílias com crianças.

São um pouco mais de 7km com várias facetas. Muitas coisas para se fazer por lá! Adoro!

lagoa rodrigo de freitas
Esse cenário é lindo, não é?

Antes um pouquinho da história da Lagoa

panoramica da lagoa rodrigo de freitas no rio de janeiro
Uma panorâmica da Lagoa.

A Lagoa hoje não tem mais o seu formato original, por conta de aterros e sedimentos marinhos e continentais. Era chamada pelos indígenas da tribo dos Tamoios de Sacopenapã, em referência ao socós, aves que ali viviam em abundância.

Muitos anos depois dos índios serem expulsos do local, no século XVI, Rodrigo de Freitas de Mello e Castro recebeu como dote de casamento de seu sogro as terras onde está a Lagoa. Daí veio o nome (ou melhor, sobrenome) da Lagoa, oficializado na segunda metade do século XVIII.

pássaro lagoa rodrigo de freitas
Ainda há alguns pássaros pela Lagoa.

Na época da vinda da Família Real Portuguesa a área foi desapropriada. Com o fim do Império a região se integrou à cidade, tornando-se o bairro que floresceu ao seu redor.

A água da Lagoa é salgada já que sua alimentação principal vem do mar através do Canal do Jardim do Alah, entre os bairros de Ipanema e Leblon.

O que fazer na Lagoa

panoramica da lagoa rodrigo de freitas
Mais uma panorâmica rsrs

A Lagoa não é um mero ponto turístico, mas uma área efetivamente usada e adorada pelos cariocas.

Os programas por lá são para todos os bolsos. Repito, é um espaço muito democrático.

A primeira coisa que pensamos é caminhar ou correr. Sim! Andar pela Lagoa é bem agradável, há uma espaçosa ciclovia ao seu redor e vários pontos com sombras de árvores.

Ao longo do caminho alguns deques podem ser usados como pontos para tirar fotografia.

deque lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro
Um dos deques da Lagoa.

A partir de um dos deques podemos ver a Estátua do Curumim, que fica em cima de uma pedra dentro da Lagoa. Fica no ponto em frente da sede náutica do Vasco da Gama.

estatua curumim lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro
Estátua do Curumim.

No trajeto você verá muitos espaços esportivos para basquete, futebol, tênis, skate e até beisebol! No final de semana estão sempre cheios.

Também é possível alugar bicicleta, tanto com particulares quanto nos pontos da “laranjinha”. Essa é a bicicleta de aluguel da Bike Rio com estações em toda a cidade, que ganhou esse apelido por conta da cor (patrocínio do Itaú). Outra opção é alugar um triciclo ou quadriciclo, o que é um programa que faz sucesso nos passeios em família.

quadriciclo lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro
Quadriciclo.

Para quem está com criança um espaço bacana para diversão é o ponto da Lagoa chamado de Parque dos Patins. Ali há uma área para os pequenos correrem à vontade, pista de patinação e uma mini cidade com ruas para pedalarem de bicicleta.

parque dos patins lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro
Parque dos Patins

Ali também há alguns brinquedos como pula-pula, escorrega inflável e muito mais. Esses brinquedos são pagos.

Outro ponto para crianças é o Baixo Bebê, um quiosque voltado para crianças pequenas, com vários brinquedos infantis. Fica no ponto em frente da Igreja Santa Maria Margarida.

Ainda no quesito “diversão em família” passear de pedalinho na Lagoa é o must. O ponto dos pedalinhos é em frente ao Parque da Catacumba. O aluguel custa de R$ 30,00 a R$ 50,00 dependendo do número de pessoas.

pedalinho lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro
Que delícia andar de pedalinho.

A Lagoa também é um espaço muito agradável para comer. Há vários quiosques com culinária diversificada e música ao vivo à noite. Os mais famosos (e gostosos para mim) são:

  • Arab: comida árabe. Fica no Parque dos Patins.
  • Palaphita Kitch: caipirinhas maravilhosas. Fica no ponto em frente ao Parque da Catacumba.

Outra opção gastronômica é o complexo Lagoon localizado no Estádio de Remo da Lagoa, na altura em frente à sede do Clube de Regatas do Flamengo.

No Lagoon há filial de alguns dos mais badalados restaurantes do Rio (Quadrifoglio Caffè, Giuseppe Grill Mar, Pax Delícia). Ainda é possível combinar com um cineminha já que há seis salas da rede Cinépolis.

Falando em comida,  a moda mais recente é fazer comemorações nos gramados da Lagoa. O bom e velho piquenique evoluiu para festinhas despojadas em um belo cenário. Eu mesma comemorei meu último aniversário com um piquenique por lá!

lagoa rodrigo de freitas rio de janeiro
Podemos ver o Cristo Redentor da Lagoa.

Quem tem dinheiro no bolso, pode aproveitar para fazer um passeio de helicóptero pela cidade. O Heliponto da Lagoa (ao lado do Parque dos Patins) oferece passeios com várias rotas de sobrevoo pelo Rio.

Ah! No Natal, desde 1995, ela é cenário da famosa Árvore da Lagoa e um sentimento de “amo” ou “odeio” se instala durante um mês no coração dos cariocas. rsrs

Mas isso é assunto para outro post

Deixe sua dica!

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram