Era uma vez….

Uma escritora desempregada, divorciada e sem dinheiro que passava os dias sentada em um café escrevendo sobre o mundo mágico de um bruxinho órfão. Sua história foi rejeitada até que um dia uma editora aceitou publicá-la. Se tornou um estrondoso sucesso. Sete livros e 8 filmes depois, a escritora se tornou uma das mais famosas do mundo e uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. E o seu personagem idolatrado.

Esse conto de fadas da vida real todo mundo conhece. A escritora é J.K. Rowling e o bruxinho é Harry Potter.

O que alguns não sabem é que uma boa parte de tudo isso aconteceu em Edimburgo e que há algumas conexões da cidade com as aventuras de Harry Potter.

Confesso que não sabia nada disso quando cheguei à capital escocesa! Será que sou alienada? Enfim, descobri um pouco sobre isso no walking tour em Old Town e depois fui esbarrando em inspirações.

Então, vamos lá. O que eu aprendi?

Um dos cafés onde J.K. escreveu o primeiro livro é The Elephant House. Sempre tem gente tirando foto na porta, o que chamou a minha atenção. Depois percebi que tem um placa dizendo que “é o lugar de nascimento do Harry Potter”. Oooohhh! Como disse, estava por fora da onda harrymaníaca.

elephant cafe edinburgh
Foi aqui que J.K. escreveu o primeiro livro do Harry Potter.

O cemitério de Greyfriars é outro ponto obrigatório nesse assunto. Ali a escritora se inspirou para criar o nome de alguns personagens. Encontramos lápides de McGonagall, Snape e… Tom Riddle! Sim, tem a tumba do Voldemort no cemitério.

imagem lapide mcgonagall edinburgh
McGonagall
lapide tom riddle edimburgo
Tom Riddle = Lord Voldemort

Fiquei imaginando: o que leva um ser humano a andar por um cemitério vendo nome de gente morta para nomear os personagens do seu livro?!

Dizem as más línguas que o povo por lá tem um fetiche de ir namorar na tumba do Voldemort. Não levei muita fé nisso, mas tudo é possível!

Aliás, o próprio cemitério foi inspiração para o cenário da primeira luta de Harry Potter e Lorde Voldemort no final do livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

cemiterio edimburgo escocia
O visual de tumbas e lápides teriam sido a inspiração da escritura.

Vizinho ao cemitério encontra-se a George Heriot’s School. Essa escola foi inspiração para Hogwarts porque é um colégio interno que divide seus alunos em quatro casas distintas com cores características, exatamente como nos livros.

scholl edinburgh

george school edimburgo

Não podemos ter acesso ao interior do colégio, mas dá para vê-lo a partir de um portão no cemitério.

Em frente a St Gile’s Cathedral está um monumento que foi inspiração da Câmara Secreta do segundo livro da série.

camara secreta harry potter edimburgo
Veja o filme e irá notar a semelhança.

Para alguns o próprio Castelo de Edimburgo também teria sido uma inspiração para Hogwarts. Um castelo em cima de uma colina dominando toda a paisagem. Acho meio forçado mas…

Aliás, há um walking tour dedicado exclusivamente aos fãs de Harry Potter chamado Potter Trail, o qual apresenta lugares que inspiraram os livros ou frequentados por J.K. Rowling e lendas de bruxos reais da Edimburgo medieval. É um free walking tour, apenas uma gorjeta de valor livre para o guia.

Não fiz esse tour mas é bem recomendado no Tripadvisor. Parece ser uma boa oportunidade para quem quiser se aprofundar sobre o mundo Potter em Edimburgo.

Se estiver por Edimburgo não deixe de visitar as inspirações para o Harry Potter. Sabe mais alguma curiosidade? Deixe seu comentário!

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Este Post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *