Era uma vez….
Uma escritora desempregada, divorciada e sem dinheiro que passava os dias sentada em um café escrevendo sobre o mundo mágico de um bruxinho órfão. Sua história foi rejeitada até que um dia uma editora aceitou publicá-la. Se tornou um estrondoso sucesso. Sete livros e 8 filmes depois, a escritora se tornou uma das mais famosas do mundo e uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. E o seu personagem idolatrado.
Esse conto de fadas da vida real todo mundo conhece. A escritora é J.K. Rowling e o bruxinho é Harry Potter.
O que alguns não sabem é que uma boa parte de tudo isso aconteceu em Edimburgo e que há algumas conexões da cidade com as aventuras de Harry Potter.
Confesso que não sabia nada disso quando cheguei à capital escocesa! Será que sou alienada? Enfim, descobri um pouco sobre isso no walking tour em Old Town e depois fui esbarrando em inspirações.
Então, vamos lá. O que eu aprendi?
Um dos cafés onde J.K. escreveu o primeiro livro é The Elephant House. Sempre tem gente tirando foto na porta, o que chamou a minha atenção. Depois percebi que tem um placa dizendo que “é o lugar de nascimento do Harry Potter”. Oooohhh! Como disse, estava por fora da onda harrymaníaca.
O cemitério de Greyfriars é outro ponto obrigatório nesse assunto. Ali a escritora se inspirou para criar o nome de alguns personagens. Encontramos lápides de McGonagall, Snape e… Tom Riddle! Sim, tem a tumba do Voldemort no cemitério.
Fiquei imaginando: o que leva um ser humano a andar por um cemitério vendo nome de gente morta para nomear os personagens do seu livro?!
Dizem as más línguas que o povo por lá tem um fetiche de ir namorar na tumba do Voldemort. Não levei muita fé nisso, mas tudo é possível!
Aliás, o próprio cemitério foi inspiração para o cenário da primeira luta de Harry Potter e Lorde Voldemort no final do livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.
Vizinho ao cemitério encontra-se a George Heriot’s School. Essa escola foi inspiração para Hogwarts porque é um colégio interno que divide seus alunos em quatro casas distintas com cores características, exatamente como nos livros.
Não podemos ter acesso ao interior do colégio, mas dá para vê-lo a partir de um portão no cemitério.
Em frente a St Gile’s Cathedral está um monumento que foi inspiração da Câmara Secreta do segundo livro da série.
Para alguns o próprio Castelo de Edimburgo também teria sido uma inspiração para Hogwarts. Um castelo em cima de uma colina dominando toda a paisagem. Acho meio forçado mas…
Aliás, há um walking tour dedicado exclusivamente aos fãs de Harry Potter chamado Potter Trail, o qual apresenta lugares que inspiraram os livros ou frequentados por J.K. Rowling e lendas de bruxos reais da Edimburgo medieval. É um free walking tour, apenas uma gorjeta de valor livre para o guia.
Não fiz esse tour mas é bem recomendado no Tripadvisor. Parece ser uma boa oportunidade para quem quiser se aprofundar sobre o mundo Potter em Edimburgo.
Se estiver por Edimburgo não deixe de visitar as inspirações para o Harry Potter. Sabe mais alguma curiosidade? Deixe seu comentário!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.