Era uma vez….
Uma escritora desempregada, divorciada e sem dinheiro que passava os dias sentada em um café escrevendo sobre o mundo mágico de um bruxinho órfão. Sua história foi rejeitada até que um dia uma editora aceitou publicá-la. Se tornou um estrondoso sucesso. Sete livros e 8 filmes depois, a escritora se tornou uma das mais famosas do mundo e uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. E o seu personagem idolatrado.
Esse conto de fadas da vida real todo mundo conhece. A escritora é J.K. Rowling e o bruxinho é Harry Potter.
O que alguns não sabem é que uma boa parte de tudo isso aconteceu em Edimburgo e que há algumas conexões da cidade com as aventuras de Harry Potter.
Confesso que não sabia nada disso quando cheguei à capital escocesa! Será que sou alienada? Enfim, descobri um pouco sobre isso no walking tour em Old Town e depois fui esbarrando em inspirações.
Então, vamos lá. O que eu aprendi?
Um dos cafés onde J.K. escreveu o primeiro livro é The Elephant House. Sempre tem gente tirando foto na porta, o que chamou a minha atenção. Depois percebi que tem um placa dizendo que “é o lugar de nascimento do Harry Potter”. Oooohhh! Como disse, estava por fora da onda harrymaníaca.
O cemitério de Greyfriars é outro ponto obrigatório nesse assunto. Ali a escritora se inspirou para criar o nome de alguns personagens. Encontramos lápides de McGonagall, Snape e… Tom Riddle! Sim, tem a tumba do Voldemort no cemitério.
Fiquei imaginando: o que leva um ser humano a andar por um cemitério vendo nome de gente morta para nomear os personagens do seu livro?!
Dizem as más línguas que o povo por lá tem um fetiche de ir namorar na tumba do Voldemort. Não levei muita fé nisso, mas tudo é possível!
Aliás, o próprio cemitério foi inspiração para o cenário da primeira luta de Harry Potter e Lorde Voldemort no final do livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.
Vizinho ao cemitério encontra-se a George Heriot’s School. Essa escola foi inspiração para Hogwarts porque é um colégio interno que divide seus alunos em quatro casas distintas com cores características, exatamente como nos livros.
Não podemos ter acesso ao interior do colégio, mas dá para vê-lo a partir de um portão no cemitério.
Em frente a St Gile’s Cathedral está um monumento que foi inspiração da Câmara Secreta do segundo livro da série.
Para alguns o próprio Castelo de Edimburgo também teria sido uma inspiração para Hogwarts. Um castelo em cima de uma colina dominando toda a paisagem. Acho meio forçado mas…
Aliás, há um walking tour dedicado exclusivamente aos fãs de Harry Potter chamado Potter Trail, o qual apresenta lugares que inspiraram os livros ou frequentados por J.K. Rowling e lendas de bruxos reais da Edimburgo medieval. É um free walking tour, apenas uma gorjeta de valor livre para o guia.
Não fiz esse tour mas é bem recomendado no Tripadvisor. Parece ser uma boa oportunidade para quem quiser se aprofundar sobre o mundo Potter em Edimburgo.
Se estiver por Edimburgo não deixe de visitar as inspirações para o Harry Potter. Sabe mais alguma curiosidade? Deixe seu comentário!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo Hotéis.com. Para usar em qualquer lugar do mundo. Uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis, parcelamento em reais em 12 vezes e 1 diária de recompensa a cada 10 diárias.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito. Cupom LETSFLY15 para 15% de desconto.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Oner Travel by Be Fly, maior ecossistema de turismo do Brasil. Passagem barata com parcelamento em até 12 vezes.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.