Receba matérias por email!

Viagem a Edimburgo com Harry Potter

Home  »  EscóciaEuropa   »   Viagem a Edimburgo com Harry Potter

Era uma vez….

Uma escritora desempregada, divorciada e sem dinheiro que passava os dias sentada em um café escrevendo sobre o mundo mágico de um bruxinho órfão. Sua história foi rejeitada até que um dia uma editora aceitou publicá-la. Se tornou um estrondoso sucesso. Sete livros e 8 filmes depois, a escritora se tornou uma das mais famosas do mundo e uma das mulheres mais ricas da Inglaterra. E o seu personagem idolatrado.

Esse conto de fadas da vida real todo mundo conhece. A escritora é J.K. Rowling e o bruxinho é Harry Potter.

O que alguns não sabem é que uma boa parte de tudo isso aconteceu em Edimburgo e que há algumas conexões da cidade com as aventuras de Harry Potter.

Confesso que não sabia nada disso quando cheguei à capital escocesa! Será que sou alienada? Enfim, descobri um pouco sobre isso no walking tour em Old Town e depois fui esbarrando em inspirações.

Então, vamos lá. O que eu aprendi?

Um dos cafés onde J.K. escreveu o primeiro livro é The Elephant House. Sempre tem gente tirando foto na porta, o que chamou a minha atenção. Depois percebi que tem um placa dizendo que “é o lugar de nascimento do Harry Potter”. Oooohhh! Como disse, estava por fora da onda harrymaníaca.

elephant cafe edimburgo 1024x780 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter
Foi aqui que J.K. escreveu o primeiro livro do Harry Potter.

O cemitério de Greyfriars é outro ponto obrigatório nesse assunto. Ali a escritora se inspirou para criar o nome de alguns personagens. Encontramos lápides de McGonagall, Snape e… Tom Riddle! Sim, tem a tumba do Voldemort no cemitério.

mcgonagal lapide 1024x788 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter
McGonagall
tom riddle lapide 1024x768 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter
Tom Riddle = Lord Voldemort

Fiquei imaginando: o que leva um ser humano a andar por um cemitério vendo nome de gente morta para nomear os personagens do seu livro?!

Dizem as más línguas que o povo por lá tem um fetiche de ir namorar na tumba do Voldemort. Não levei muita fé nisso, mas tudo é possível!

Aliás, o próprio cemitério foi inspiração para o cenário da primeira luta de Harry Potter e Lorde Voldemort no final do livro “Harry Potter e o Cálice de Fogo”.

cemiterio edimburgo 1024x768 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter
O visual de tumbas e lápides teriam sido a inspiração da escritura.

Vizinho ao cemitério encontra-se a George Heriot’s School. Essa escola foi inspiração para Hogwarts porque é um colégio interno que divide seus alunos em quatro casas distintas com cores características, exatamente como nos livros.

escola edimburgo 1024x768 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter

escocia escola 1024x768 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter

Não podemos ter acesso ao interior do colégio, mas dá para vê-lo a partir de um portão no cemitério.

Em frente a St Gile’s Cathedral está um monumento que foi inspiração da Câmara Secreta do segundo livro da série.

camara secreta edimburgo 768x1024 - Viagem a Edimburgo com Harry Potter
Veja o filme e irá notar a semelhança.

Para alguns o próprio Castelo de Edimburgo também teria sido uma inspiração para Hogwarts. Um castelo em cima de uma colina dominando toda a paisagem. Acho meio forçado mas…

Aliás, há um walking tour dedicado exclusivamente aos fãs de Harry Potter chamado Potter Trail, o qual apresenta lugares que inspiraram os livros ou frequentados por J.K. Rowling e lendas de bruxos reais da Edimburgo medieval. É um free walking tour, apenas uma gorjeta de valor livre para o guia.

Não fiz esse tour mas é bem recomendado no Tripadvisor. Parece ser uma boa oportunidade para quem quiser se aprofundar sobre o mundo Potter em Edimburgo.

Se estiver por Edimburgo não deixe de visitar as inspirações para o Harry Potter. Sabe mais alguma curiosidade? Deixe seu comentário!

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *