Receba matérias por email!

Viagem pela Escócia: natureza, beleza e whisky

Viagem pela Escócia: natureza, beleza e whisky
Home  »  DestinosEscóciaEuropa   »   Viagem pela Escócia: natureza, beleza e whisky

Em abril de 2015, fiz uma viagem pela Escócia. Foram seis dias divididos entre Edimburgo, Glasgow e o interior do país, nas regiões da Highlands e da Ilha Skye. E poderia ter ficado por lá muito mais porque não foi suficiente para conhecer tudo.

A viagem pela Escócia surgiu a partir da decisão de ir para Londres com duas amigas. Como depois elas iriam para Paris e, como eu estive lá não fazia muito tempo, resolvi conjugar com a Escócia e a Irlanda.

A maioria das pessoas (como eu) coloca a Escócia como um apêndice de outro destino. Depois de conhecer o país, percebo que isso é muito injusto. A Escócia é um país muito interessante, belíssimo e cheio de coisas para conhecer.

A Escócia é um país pequeno e seu interior é a área menos povoada da Europa. Na primavera e verão dias longos, anoitecendo em torno de 21/22h, enquanto no outono/inverno ao contrário, em torno de 16h. Os escoceses dizem que só há duas estações do ano por lá: julho e inverno rsrs. Não sei se isso é muito justo, mas quem sou eu para discutir.

Dei muita sorte com o clima, pois só peguei um dia de chuva. Os avisos de que chove todo dia não se concretizaram. Apesar disso, o tempo é bem instável, com mudanças rápidas de temperatura. Foi um tal de coloca-casaco, tira-casaco, coloca-gorro, tira-gorro…

Edimburgo é a lindíssima capital da Escócia, com uma arquitetura incrível. Dividida basicamente entre Old Town e New Town é carregada de história. Olhar para o passado com muito charme.

edimburgo cidade
Vista de Edimburgo.

Glasgow é a maior cidade do país, moderna e muito jovem, por conta dos estudantes da prestigiada Universidade de Glasgow. Porém fica pálida perto da luz de Edimburgo.

glasgow escocia
Glasgow e sua modernidade.

Já no interior, passei por lugares encantadores e de uma beleza ímpar. Áreas pouquíssimo povoadas, animais silvestres, lagos, cachoeiras e montanhas. Algumas cidades são meras vilas, com meia dúzia de casas.

highlands escocia
Highlands.

Em uma viagem pela Escócia é inevitável ver seus vários castelos, alguns em bom estado de conservação outros só ruínas, um vislumbre do passado celta e medieval.

Aliás, no interior encontramos todas as placas escritas em inglês e gaélico, cuja pronúncia é impossível.

Tirei tantas fotos durante a viagem que precisei comprar um cartão novo para a máquina. Cada olhar era uma imagem que queria registrar!

Encontrei uma boa infraestrutura durante a viagem pela Escócia. Transporte de trem e ônibus fácil e de qualidade, empresas turísticas bem estruturadas, bons hotéis e restaurantes de todos os tipos.

Aliás, falando em restaurantes, come-se muito na Escócia. Viagem pela Escócia significa alguns quilos a mais. As refeições são enormes, muito fartas. E os preços bem mais em conta que na Inglaterra, o que é faz tudo ficar muito melhor!

Os escoceses são simpáticos e bem humorados, mas evite falar dos ingleses com eles! Apesar do plebiscito de 2015 tenha dado vitória pela manutenção do país no Reino Unido, senti uma uma rivalidade e um ressentimento na maioria dos escoceses com quem conversei.

Nessa viagem pela Escócia descobri um povo orgulhoso de sua cultura com um quê trágico, expresso na sua história e nas lendas que costumam envolver mortes, traições e outras tragédias.

A moeda do país é a libra, mas as cédulas são diferentes das inglesas. Enquanto na Inglaterra todas as cédulas são estampadas com a rainha Elizabeth II aqui são com figuras da História escocesa. Não há que se preocupar, pois as cédulas inglesas são plenamente aceitas.

cedula libra escocia e inglaterra - viagem pela Escócia
As cédulas da libra, a escocesa e a inglesa.

E, claro, não podemos deixar de falar no whisky, já que é o produto mais famoso do país. Há inúmeras destilarias e vários tipos e sabores de whisky. Sabe nada inocente!

Nos próximos posts vou contar os detalhes dessa jornada.

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram