Receba matérias por email!

Viagem e respeito cultural – vamos falar sobre isso

Home  »  DestaqueDiário de BordoInspiração   »   Viagem e respeito cultural – vamos falar sobre isso

Viagem e respeito cultural. Uma ideia que deve estar sempre na nossa cabeça ao se visitar um novo lugar.

A inspiração para essa texto, que é uma reflexão sobre o limites entre viagem e respeito cultural, surgiu de uma notícia que li sobre polêmica na internet envolvendo fotos de turistas sorrindo em Auschwitz (leia aqui).

É de bom tom sorrir em um lugar onde um dos maiores horrores contra a humanidade foram praticados? A orientação aos visitantes é que se respeite a atmosfera do local e não se tire fotos. Mas e se o turista quiser fazer selfie? Está errado?

O questionamento vai mais longe, quando lembramos de outros hábitos culturais. Por exemplo:

No Japão é considerado grosseiro se conferir o troco em dinheiro. É aceitável você fazer isso sendo turista?

Nos países muçulmanos, pode a mulher ocidental andar de roupa decotada? É correto? É aceitável?

Por outro lado, atitudes locais que podem parecer simpáticas mas que de fato são exploratórias não devem ser estimuladas pelo turista. Viagem e respeito cultural é, por exemplo, não apoiar maus tratos de animais como acontece em alguns passeios envolvendo elefantes na Índia. Ainda que seja considerando normal naquela comunidade local, o turista consciente não irá estimulá-lo, somente tolerá-lo. Por que? Respeito cultural.

No mundo atual com tanta intolerância e desrespeito ao livre pensamento isso tudo deve ser levado em consideração.

Não pretendo ter uma resposta 100% certa ou ser a dona da verdade. Mas creio que, sim, se deve acima de tudo observar e tolerar os hábitos locais, por mais que não se concorde com os mesmos.

Afinal, viagem e respeito cultural significam aprender o que é bom ou ruim, filtrando e crescendo como ser humano. Aí está uma das grandes alegrias de viajar: ver o mundo com outro olhar e se desenvolver intelectual e emocionalmente. Afinal, viajar não é só belas fotos para postar no Instagram.

Por isso, ao planejar sua viagem leia sobre o destino e locais visitados, veja os hábitos e códigos de etiqueta. Você irá aproveitar muito mais o passeio e ainda irá exercitar o conceito de viagem e respeito cultural com mais facilidade. Além, é claro, de evitar algum possível constrangimento por não entender o costume local.

O que você acha sobre isso?

PS: De péssimo gosto tirar foto sorrindo em campo de concentração, mas não é um crime fazer isso nem precisa se xingar nas redes sociais quem o fez…

 

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

2 comentários
  1. postado por
    Ruthia
    abr 9, 2018 Reply

    Realmente algumas fotos de turistas em antigos campos de concentração são de muito mau gosto mas, como a Lulu refere, não é crime.
    Aborda várias questões delicadas e pertinentes. Quanto aos países muçulmanos, acho que as mulheres ocidentais podem ter um pouco de cuidado. Vi algumas meninas em Marrocos com calções tão pequenos e apertados que pareciam roupa íntima. Simples falta de senso

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 10, 2018 Reply

      Concordo plenamente com você, Ruthia. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram