Inscreva-se em nossa News

Assine colocando seu email logo abaixo.

5 curiosidades sobre o Chile

Passando alguns dias em uma cidade fora da sua começamos a perceber diferenças culturais. Aqui 5 curiosidades sobre o Chile que talvez você não conheça.

1 – Peso é peso. Não é real nem dólar

cedula-peso-chileno

Gente, Santiago não é Buenos Aires, ok? Será difícil encontrar uma loja (ou mesmo uma barraca de feirinha para turista) que aceite outra moeda que não peso chileno. Por isso, esteja preparado para fazer câmbio ou sacar com cartão em caixa eletrônico.

2 – Abacate não é fruta

Segundo os chilenos, o Chile é o melhor produtor de abacate do mundo. E eles se orgulham disso! Por isso, abacate não é comido como fruta, como aqui no Brasil, mas como vegetal sendo parte da refeição. Tudo pode levar abacate. Até o cachorro-quente!

Aliás, os chilenos amam cachorro-quente é há redes de fast food e inúmeras lojas dedicadas ao sanduíche. E se você pedir o popular “cachorro-quente italiano” comerá pão, salsicha, maionese, tomate e… abacate! Ah! O porquê do nome? Por conta das cores: branco (maionese), vermelho (tomate) e verde (abacate).

3 – Nem todo chileno gosta de futebol

O brasileiro assume que todos da América do Sul são tarados por futebol. E a imagem dos torcedores chilenos na Copa do Mundo do Brasil, tão empolgados, parecia confirmar isso. Contudo, muitos chilenos me contaram que o futebol não é bem visto pela classe média e alta do país. Pelo contrário, há um crescente incentivo de que os jovens pratiquem nas escolas e universidades esportes como rúgbi e futebol americano. As instituições que incentivam o futebol são desvalorizadas.

4 – O que significa Chile?

Nem os chilenos sabem ao certo! Há três ideias da origem do nome. Viria da palavra mapuche (povo nativo do país) “chili / chilli” que significa “onde a terra termina” ou “tchili”que significa “neve”. A terceira é que seria o som “cheele-cheele”, pio de um pássaro local.

5 – Um chá, obrigada!

Café não é um hábito chileno, mas o chá. Não será fácil encontrar uma boa xícara de cafezinho de qualidade.

Bônus negativo.

6 – Cachorros abandonados

santiago-caes-abandonados-rua-chile

De cortar o coração a quantidade de cachorros abandonados por Santiago. Cachorros em geral grandes, dóceis e com olhar “pidão”. Muito triste embora alguns achem que dão um charme à cidade… Em muitos lugares você será calmamente seguido ao caminhar. O problema é grave: em levantamento de 2014 a Prefeitura contabilizou mais de 1,6 milhões de cachorros que vivem pelas ruas de Santiago.


Gostou dessas curiosidades sobre o Chile? Conhece mais alguma? Deixe nos comentários.




Compartilhe
        
     
Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram