[atualizado mar/20] Todo mundo adora listinha. Então hoje fiz um top 10 filmes para viajar: cidades que foram cenário de filmes. Uma lista para servir de inspiração para as nossas viagens.
Afinal, é tão legal chegar em um lugar e ter aquela sensação de familiaridade. Lembrar daquela cena famosa e pensar “nooooossa, foi aqui que filmaram!”.
O critério de escolha foi: filmes que assisti + lugares que conheci. Duas coisas que amo!
10 filmes para viajar: cidades cenário de filmes
Então vamos à lista!
Ah! Um aviso: TEM SPOILER!!!!
1. Londres – Um Lugar Chamado Notting Hill
Se o nome de um bairro faz parte do título do filme já podemos ter certeza que ele tem muita importância na história.
Notting Hill é um charmoso bairro de Londres, onde acontece a badalada feira de rua em Portobello Road. Já escrevi sobre o que fazer em Notting Hill, se quiser dê uma conferida.
Vamos combinar, quem não ama esse filme da Julia Roberts? Acho que vi umas mil vezes. Então, pode imaginar que quando fui a Londres queria muuuuito ir lá.
Para quem não conhece, a história é uma atriz americana de Hollywood se apaixona por um inglês típico dono de uma pequena livraria em Notting Hill. Eles se conhecem, se apaixonam, se separam e no final ficam juntos.
Vários lugares do bairro são cenários de filmes (alguns ficaram famosos, como a livraria do personagem do Hugh Grant).
Eu destaco uma sequência que eu adoro: Hugh Grant andando pela feira ao som de “Ain’t no Sunshine” mostrando a passagem de tempo, as mudanças das estações:
Sugestões de outros filmes em Londres: Velozes & Furiosos 6; Bridget Jones; e Invasão a Londres.
2. Verona – Cartas para Julieta
O segundo filme da nossa lista de filmes para viajar é outra comédia romântica: Carta para Julieta.
Um filme fofinho, que conta a história de Shophie, uma jovem americana que vai para Verona com o namorado chato metido a cozinheiro.
Na casa da Julieta (onde supostamente viveu a personagem de Shakespeare) Sophie encontra uma carta de amor escrita em 1957. Ela acha a senhora que a escreveu e tentar ajudá-la a encontrar o homem por quem era apaixonada (o seu “amor perdido”).
Quando cheguei a Verona, fui na Casa da Julieta. É um dos locais mais visitados dessa lindíssima cidade e que, obviamente, fez parte do meu roteiro de viagem em Verona.
Há a tradição mostrada no filme de escrever cartinhas de amor e colocar no muro da casa. Há também um muro todo pichado de declarações de amor. Por fim, o mais bizarro, a tradição de tocar no seio direito da estátua de bronze da Julieta para trazer sorte para o casamento.
Verona é uma cidade que não é muito comum como cenário de filmes, mas é linda de morrer.
Eu escolhi uma cena do final do filme que é uma graça:
Sugestão de outros filmes em Verona: Romeu e Julieta;
3. Nova York – King Kong
Nova York é uma das cidades mais filmadas do mundo e são tantos lugares famosos quer foram cenário de filmes que é difícil listar. Estátua da Liberdade, Central Park, Brooklyn Bridge e por aí vai.
Eu até escrevi um roteiro de viagem pelos filmes em Nova York. Confira!
Outro símbolo marcante da cidade é o seu skyline, sendo o Empire State o prédio mais icônico. Aquele prédio que qualquer um reconhece.
O Empire State fez parte de vários filmes, mas sem dúvidas King Kong é o mais famoso (e lembra minha infância “sessão da tarde”).
Qual a história? Um gorila gigante se apaixona por uma loira, escala o Empire State, leva tiros de aviões, cai e morre.
Eu procurei um clip com a cena do filme dos anos 70, mas não achei de boa qualidade. Então, aqui vai o da versão de 2005:
Compre aqui o ingresso para o Empire State Bulding, para visitar o observatório de dia ou de noite.
Sugestão de outros filmes em Nova York: Sex and the City; Superman; O Dia Depois do Amanhã; Manhattan; Duro de Matar 3; Homem-Aranha (qualquer um!); Os Caça-Fantasmas; e Os Vingadores.
4. Paris – Código da Vinci
Paris é outra cidade muito popular como cenário de filmes. São tantos que foi difícil escolher!
Acabei selecionando o Código Da Vinci para representar Paris na minha lista de filmes para viajar.
O livro foi um sucesso e o filme seguiu o mesmo caminho. Ambos lançaram uma nova luz sobre o Museu do Louvre, o mais visitado do mundo, e as obras de Leonardo da Vinci. Há até tour levando aos lugares e obras retratados na trama.
Confesso que, da segunda vez que estive no Museu do Louvre rolou um certo “Ah! Esse quadro está na história!”.
Para quem não viu o filme ou leu o livro: um assassinato no Louvre leva um professor e uma policial a desvendarem um mistério milenar a partir de pistas nos quadros de Leonardo da Vinci.
Eu escolhi a cena final do filme, que começa com uma linda tomada da Torre Eiffel iluminada e acaba na pirâmide de vidro do Louvre:
Compre aqui seu ingresso fura-fila e tour guiado de 3 horas pelo Museu do Louvre.
Sugestão de outros filmes em Paris: Pantera Cor-de-Rosa; Antes do Pôr do Sol; Meia-Noite em Paris; Paris Te Amo; Paris Pode Esperar; e O Diabo Veste Prada.
5. Roma – Gladiador
Essa lista de 10 filmes para viajar só tem cidade top! Agora vamos falar de Roma (quase obrigatória em uma roteiro de viagem pela Itália).
A cidade eterna foi imortalizada por Fellini, Sofia Loren e Matroianni. Cenário de filmes maravilhosos. Seria uma escolha meio óbvia alguma obra deles. Então lembrei do filme Gladiador.
A história fictícia do general romano que vira escravo, se torna um gladiador, luta no Coliseu e no final se vinga do imperador e…. morre.
Entrar no Coliseu e sentir sua grandiosidade é uma sensação indescritível. Fiquei muito ansiosa para ir lá quando cheguei na cidade. O local me deixou abismada. Depois que vi filme fiquei imaginando o quão incrível deveria ser o monumento na Roma Antiga.
Evidente que o Coliseu foi palco de um passado sanguinário e o filme retrata muito bem isso: a platéia enlouquecida durante as lutas e os gladiadores brigando sem piedade por sua sobrevivência.
Ao visitá-lo, eu olhei para as ruínas da arena e pensei como eram duros aqueles tempos.
Sugestão de outros filmes em Roma: Para Roma Com Amor; Anjos e Demônios; Roma; Todos os Caminhos Levam a Roma; Quando em Roma; e A Princesa e o Plebeu.
6. Las Vegas – Se Beber Não Case
Las Vegas – a cidade do pecado – é um parque de diversão para adultos. “O que acontece em Vegas, fica em Vegas” é o lema.
Las Vegas foi a primeira cidade que conheci fora do Brasil. Já tem muitos anos, mas o carinho por essa viagem é imenso. Afinal, tudo era novidade! O voo, o idioma, os hábitos, as lojas… tudo, tudo, tudo. Sem contar que Las Vegas, por si só, é bem diferente de qualquer outra cidade.
Enfim, aproveitei demais! Por isso escolhi Se Beber Não Case para representar Las Vegas na minha lista de filmes para viajar.
Calma! Não fui em uma despedida de solteiro com amigos e, depois de uma noite de bebedeira, acordei em um quarto de hotel com um tigre, um bebê e sem lembrar o que tinha acontecido. 🙂
Ah! Las Vegas me lembra muito outro filme: Onze Homens e Um Segredo. Mas não ficaria bem eu ficar falando por aqui da beleza do Brad Pitt e George Clooney rsrs
Sugestão de outros filmes em Las Vegas: Despedida em Las Vegas; Jogos de Amor em Las Vegas; Última Viagem a Vegas; Cassino; Onze Homens e Um Segredo; e Quebrando a Banca.
7. Veneza – O Turista
Veneza é a cidade que mais me surpreendeu até hoje e foi cenário de filmes muito interessantes.
Eu não queria ir, fui contrariada. Só inclui no roteiro pela Itália por insistência da minha amiga companheira de viagem.
Chegando lá fiquei em estado de choque com tanta beleza de um jeito especial e único. A mistura de prédios antigos lindíssimos, vielas e mar me encantou.
Cai de amores.
Um filme que para mim retrata bem Veneza é O Turista. Estrelado pela Angelina Jolie, ela sintetiza o glamour e charme da cidade fazendo o papel de uma mulher misteriosa por quem um cara se interessa e, aos poucos, vai notando que nem tudo é o que parece ser.
Angelina + Veneza = beleza:
Sugestão de outros filmes em Veneza: Morte em Veneza; Homem-Aranha Longe de Casa; Só Você; e Todos Dizem Eu Te Amo.
8. Chicago – Curtindo A Vida Adoidado
Chicago é uma cidade bem interessante. como já contei no post de dicas de Chicago. Não poderia ficar de fora da lista de filmes para viajar sem sair de casa!
Já o filme Curtindo A Vida Adoidado é um dos favoritos de qualquer um que foi jovem nos anos 80.
Vamos combinar, quem não gostaria de um dia de matar aula como Ferris Bueller? Afinal, essa é a história do filme: Ferris, a namorada e o melhor amigo resolvem matar um dia de aula passeando por Chicago com hilárias consequências.
São vários locais da cidade ao longo do filme. Na Willis Tower, onde há a sequência dos três personagens admirando a cidade lá do alto, tem uns manequins deles para a gente tirar foto reproduzindo a cena. Achei tão bacana!
Para alegrar o seu dia, a cena clássica de Ferris dublando Twist and Shout em uma parada pelas ruas de Chicago (obs: usaram uma parada de verdade para a gravação):
Sugestão de outros filmes em Chicago: Os Intocáveis; Chicago; Transformers O Lado Oculto da Lua; Enquanto Você Dormia; Esqueceram de Mim; Estrada para Perdição; e O Procurado.
9. Barcelona – Vicky Cristina Barcelona
Woody Allen fez alguns filmes em cidade europeias, valorizando ao máximo sua beleza como pano de fundo. Londres, Paris, Roma e Barcelona foram perfeitas como cenários de filme. Claro, que uma dessas obras acabaria entrando nessa lista de filmes para viajar.
Acabei escolhendo Barcelona, uma cidade muito interessante. Deixando de lado a arquitetura (os prédios e a inacabável Sagrada Família de Gaudí) e o futebol, Barcelona é um festival de boa comida, jovialidade e sensualidade.
O filme me passou exatamente isso: um pintor espanhol se interessa por duas americanas em férias na cidade, convida-as para passar um final de semana em sua casa, quando aparece sua namorada, formando-se um quadrado amoroso.
Sugestão de outros filmes em Barcelona: Biutiful; Noite de Verão em Barcelona; e Tudo Sobre a Minha Mãe.
10. Rio de Janeiro – 007 contra o Foguete da Morte
Como boa carioca queria homenagear a minha cidade nessa lista de 10 filmes para viajar. Pensei em várias obras onde ela foi cenário de filmes (vide Velozes e Furiosos 5 e seus mil esteriótipos) e acabei optando por esse filme antiguinho do 007. Por que?
Uma luta de 007 contra um super-vilão no bondinho do Pão de Açúcar!
Preciso dizer mais alguma coisa?! rsrs
Saiba mais sobre como visitar Bondinho do Pão de Açúcar.
Sugestão de outros filmes no Rio de Janeiro: Como Ser Solteiro no Rio de Janeiro; Cidade de Deus; Velozes e Furiosos 5; e Rio.
Conclusão: cenário de filmes para viajar
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é “Lista Top 10”. Veja abaixo os outros blogs participantes e divirta-se:
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Espero que tenha curtido essa lista de 10 filmes para viajar! O que achou da minhas seleção de cenário de filmes? Deixe nos comentários suas sugestões. Que outros filmes poderíamos incluir na lista?
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
aww que lista linda, amoo filmes que nos faz viajar sem sair de casa. De todos os citado só falta assistir O Turista. Já anotando aqui porque fiquei com vontade de assisti-lo, conheci Veneza este ano e acho que vai ser interessante viajar pela cidade dos canais através da telinha 🙂
Olá Josiane, que bom que curtiu o post! bjs
É muito bom assistirmos a um filme e revermos lugares onde já estivemos ou ao contrário, passarmos por lugares que vimos em filmes não é? Eu acho o máximo.
Também adoro! bjs