[atualizado mai/20] O Parque das Cataratas do Iguaçu é a grande atração de uma viagem a Foz de Iguaçu. São o grande motivo para se ir até lá!
As Cataratas do Iguaçu
Pode soar meio clichê, mas palavras não traduzem a beleza das Cataratas dos Iguaçu. Um espetáculo da natureza que só mesmo vendo ao vivo e a cores para entender como a natureza é incrível!
Não é por acaso que tantos estrangeiros visitam as Cataratas do Iguaçu. Uma Torre de Babel! Gente de todo canto!
Vamos pelo começo!
Onde fica as Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu podem ser vistas tanto do lado brasileiro (Parque Nacional do Iguaçu) quanto do lado argentino no Parque Nacional Iguazú. Há uma certa disputa sobre qual lado é mais bonito, mas não vou entrar nessa… Os dois devem ser visitados!
O fato é que do lado brasileiro admiramos as quedas que estão do lado argentino.
Eu fiz a dobradinha Parque das Aves + Parque das Cataratas do Iguaçu. Foi um dia inteiro para fazer tudo isso, saindo cedinho do hotel. O Parque das Aves é bem pertinho, dá para ir a pé de um para o outro.
Como chegar no Parque Nacional do Iguaçu
Há algumas formas de chegar no Parque Nacional do Iguaçu. O lado brasileiro das Cataratas fica a cerca de 5 km do centro de Foz do Iguaçu.
ônibus
De transporte público é possível pegar um ônibus do terminal central de Foz de Iguaçu. A viagem demora cerca de 30 minutos.
carro
É muito comum alugar carro em Foz do Iguaçu e ir de carro é uma opção bem prática. A sinalização é boa. Ou então siga o Waze!
Há estacionamento tanto dentro do Parque do Iguaçu quanto particulares próximos a ele.
Se quiser alugar carro, faça cotação com a nossa parceira com a RentCars.
táxi ou uber
Há grande oferta de táxi e uber em Foz do Iguaçu. A vantagem do táxi é que possui permissão para entrar dentro do parque, enquanto o uber te deixará na porta.
transfer
O transfer lhe dá comodidade de um transporte (ônibus ou van) lhe buscar na porta do hotel e deixar dentro do parque. Ao final do dia você será levado de volta para o hotel.
Você pode contratar um serviço de transporte e guia pelas Cataratas do Iguaçu, para facilitar o seu passeio.
Há também a opção de contratar o serviço de transfer + ingresso para a Cataratas do Iguaçu.
Veja também:
- Dicas para visitar Foz do Iguaçu
- Roteiro de viagem em Foz do Iguaçu
- Os melhores passeios em Foz do Iguaçu
Breve história das Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu foram descobertas por um explorador espanhol chamado Cabeza de Vaca, que estava indo para Assunção, no Paraguai.
Diz a lenda das Cataratas do Iguaçu que Cabeza de Vaca e seu grupo estavam navegando em uma canoa quando a correnteza foi se tornando mais forte e começaram a avistar ao longe uma “fumaça”. Pensaram: “um incêndio na mata?”. À medida que ia navegando a correnteza e a “fumaça” aumentavam acompanhadas de um barulho de água cada vez mais alto.
Achando aquilo tudo muito esquisito, o grupo resolveu parar de navegar. Foi a sorte! Porque se os espanhóis seguissem adiante iriam cair das Cataratas! A “fumaça” na verdade era o spray da queda d’água!
Aliás, Iguaçu é uma palavra de tupi-guarani que significa “água grande”.
Séculos se passaram e o governo, para povoar a região, fez doações de terras. As terras onde estavam o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu foram doadas para um uruguaio (parece piada!). E assim um uruguaio se tornou dono dessa beleza toda.
Até que um personagem já muito famoso apareceu nas Cataratas do Iguaçu: Santos Dumont. Já respeitado e mundialmente conhecido pelo voo com o 14-Bis, ele foi passar um dias na região.
Ficou tão maravilhado com as Cataratas do Iguaçu que disse: “estas maravilhas em torno das Cataratas não podem continuar a pertencer a um particular“.
No dia seguinte, Santos Dumont começou a procurar autoridades do governo e denunciar a situação. Ao final conseguiu que a área fosse desapropriada e assim nasceu o Parque Nacional do Iguaçu.
Po conta disso há uma estátua em homenagem a Santos Dumont no Parque.
Hoje o Parque Nacional do Iguaçu é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que licitou a sua gestão.
Em 1986, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade.
Visitando as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro
Veja o mapa abaixo para você entender a estrutura do Parque Nacional do Iguaçu:
Entrando no Parque das Cataratas
O Parque Nacional do Iguaçu é fácil de conhecer. Bastante limpo, conservado e organizado.
Há sinalizações bilíngues espalhadas por todo lado.
Chegando no Parque, compramos o ingresso na bilheteria. Há um valor diferenciado para brasileiros. Se preferir, você pode comprar a entrada pela internet.
O ingresso do Parque das Cataratas dá direito apenas a fazer a trilha de observação das Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro e o transporte interno de ônibus.
Se você quiser fazer os outros passeios oferecidos pelo Parque Nacional deverá pagar à parte.
Esse ônibus parte do Centro de Visitantes com frequência. Aliás, esse é o único meio de transporte normal dentro do parque. Digo “normal” porque o transfer das agências de turismo e táxis são autorizados a entrada dentro do parque, deixando os clientes na trilha das Cataratas.
A trilha das Cataratas do Iguaçu é a penúltima parada do ônibus. A descida é frente ao famoso Belmond Hotel das Cataratas.
Para quem possui limitação de mobilidade, há acessibilidade na última parada do ônibus: um elevador leva direto para as passarelas.
A trilha das Cataratas do Iguaçu
A trilha das Cataratas do Iguaçu possui cerca de 1,8k e ao longo dela vamos maravilhando com o espetáculo de cenário. Cada trecho um ângulo diferente, um “uau!”.
Ande calmamente, pare para tirar muuuuuitas fotos! Às vezes, é preciso paciência para conseguir tirar foto sem gente atrapalhando rsrs Mas vale o esforço!
Há vários pontos para fotos e observação ao longo do caminho.
São 19 saltos principais, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União). Os outros ficam no lado argentino.
Como a maior parte dos saltos está no lado argentino das Cataratas do Iguaçu e voltados para o Brasil, temos nessa trilha a melhor vista para quem observa o cenário a partir do lado brasileiro.
No dia que fui estava chovendo muito. Mesmo assim o caminho foi fácil. É pavimentado, muitas rampas, algumas poucas escadas e sem perigo. Só foi preciso ter um pouquinho de cuidado para não escorregar porque estava bem molhado, claro.
O ideal para o passeio pela trilha das Cataratas do Iguaçu usar um tênis confortável, mas você vê gente de tudo quanto é jeito!
A Garganta do Diabo
Ao final do caminho chega-se na passarela sobre o rio que fica ao lado do local chamado Garganta do Diabo, o principal das Cataratas do Iguaçu.
Aqui, mesmo num dia de sol, não tem como evitar de se molhar com o spray causado pela força das águas caindo de uma altura de 85m. É incrível!!!
Saindo da passarela ainda é possível admirar a Garganta do Diabo a partir de dois mirantes que ficam ao lado dela.
Os mirantes ficam em dois níveis. O primeiro na altura da passarela e o segundo acima, cujo acesso é feito por um elevador panorâmico.
Se você for fazer apenas a trilha das Cataras do Iguaçu no lado brasileiro, cerca de 2 a 3 horas são suficientes.
Curiosidade
Para onde vai essa água toda? Depois desse ponto no lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu, o rio Iguaçu segue calmamente até se encontrar com o rio Paraná no ponto onde fica o Marco das Três Nações (outra atração do roteiro de Foz de Iguaçu).
As outras atrações do Parque do Iguaçu
Se você estiver a fim de gastar um pouquinho e tiver um espírito de aventura, você poderá curtir outras atrações do Parque do Iguaçu que não estão inclusas no ingresso.
É preciso calcular o tempo da sua visita, porque algumas dessas atrações demandam bastante tempo.
Campo de Desafios
O Campo de Desafios fica na parada da Trilha das Cataratas. Lá é possível fazer rafting, rapel, arvorismo e escalada.
Trilha do Poço Preto
A Trilha do Poço Preto é uma caminhada de 9 km feita com guia pela mata, pelo caminho que era usado pelos índios para contornar as Cataratas.
A trilha pode ser feita de bicicleta, carro elétrico ou a pé.
No final pega-se um barco pelo rio Iguaçu, com opção de se fazer um passeio de caiaque para apreciar a bela natureza da floresta.
Trilha das Bananeiras
A Trilha das Bananeiras é um passeio ecológico em uma trilha de 1,5 km feita à pé ou por carro elétrico. Para ver a fauna e flora da região.
No final, se faz uma navegação em barcos pelo alto do rio Iguaçu até o cais do Poço Preto. Lá se visita uma casamata de 10 m de altura para observação.
No retorno ao cais Bananeiras há a opção de passear de caiaque inflável.
Todo o passeio é feito com a supervisão de guias.
Macuco Safari
O Macuco Safari é o passeio de barco até uma das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu. Eu fiz o passeio. Leva ao todo cerca de 2 horas e é divertidíssimo!
Prepare-se para se molhar, com ou sem capa! Vamos de barco pelo rio até os saltos chamados de Três Mosqueteiros. O rio não é muito agitado por ali, mas o piloto do barco acelera e faz algumas curvas de modo mais radical para fazer o trajeto “com emoção” rsrs.
Chegando lá, tomamos “banho de catarata” três vezes!
A água é gelada e a energia positiva dessa experiência é única! Se puder, vá!
Dica: alugue um locker antes de fazer o passeio, deixe suas coisas nele e leve uma muda de roupa extra e toalha para se trocar após o passeio.
Espaço Iguaçu
O Espaço Iguaçu fico no Centro de Visitantes e está incluído no ingresso básico da visita.
É uma exposição bem interessante da história do lado brasileiro das Cataras do Iguaçu e do Parque, em especial com uma coleção de fotografias mostrando os primeiros visitantes das Cataratas.
Alimentação no Parque das Cataratas do Iguaçu
Tudo lá, como em qualquer parque, é caro. Não tem jeito.
Há um restaurante estilo buffet (preço fixo) – Porto Canoas – com vista panorâmica, bem como duas lanchonetes.
É possível levar tranquilamente lanche na mochila porque não há fiscalização.
Dicas para aproveitar o passeio no Parque das Cataratas do Iguaçu
Algumas dicas para curtir ao máximo o passeio:
- em alta temporada, procure chegar cedo, quando o parque está mais vazio.
- use sapatos confortáveis e sem salto, de preferência tênis.
- vista roupas que sequem rápido.
- se não quiser se molhar leve uma capa plástica ou casaco impermeável. No parque vende-se capa, mas o preço é bem mais caro.
- protetor solar, chapéu e repelente são mais do que bem vindos, especialmente no verão.
- se seu celular ou máquina fotográfica não forem a prova d’água, tenha uma capa protetora impermeável porque irá molhar.
- se quiser economizar, leve o seu lanche na mochila. Lembre-se de não sujar o parque e leve o seu lixo embora com você.
- leve uma garrafinha de água. Se hidratar é muito importante!
- não alimente os animais e tenha cuidados dos os quatis. Eles podem tentar atacar sua comida.
Informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu
- endereço: Av. das Cataratas, BR-469, Km 18
- horário: diariamente de 9h às 17h.
- valor: a partir de R$ 43,00 (inteiro). Existe há possibilidade de comprar o Passaporte 3 Maravilhas, que engloba a entrada do Parque + Itaipu + Marco das Três Fronteiras. Compre aqui o ingresso para as Cataratas e para o Macuco Safari.
- como chegar: veja acima no post.
- imperdível: as Cataratas (claro!) e o passeio Macuco Safari.
- site: cataratasdoiguacu.com.br
Conclusão: não perca as Cataratas do Iguaçu no lado brasileiro
Todo brasileiro deveria ser obrigado a visitar o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. É sensacional! Um espetáculo!!!
Espero que tenham gostado das minhas dicas para essa maravilhosa experiência!
Você conhece o Parque das Cataratas do Iguaçu? Deixe suas dicas e opiniões nos comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.