Receba matérias por email!

Roteiro em Foz do Iguaçu

Home  »  BrasilParaná   »   Roteiro em Foz do Iguaçu

[Atualizado 05.02.2017] No post anterior sobre Foz do Iguaçu apresentei um pouquinho da história e informações básicas sobre a cidade. Agora vamos ao que mais interessa!

O que fazer em Foz do Iguaçu?

Você precisará de um dia inteiro para visitar o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves (que fica em frente).

Um dia inteiro para visitar o lado argentino das Cataratas.

Meio dia pode ser ocupado indo para Puerto Iguazú (Argentina), que é pequenina, mas legal para comprar vinho e alfajor, bem como para uma boa refeição. No caminho, uma paradinha no Free Shop (embora atualmente com o dólar nas alturas tudo esteja bem caro).

O tempo em Ciudad del Este (Paraguai) depende do objetivo: uma manhã (quando está mais vazia e a ponte tem menos trânsito) só para conhecer e algumas comprinhas é mais do que suficiente.

Se quiser visitar a Usina de Itaipu meio período basta.

Vou contar sobre essas atrações nos próximos posts , mas acho que, no meio de tudo isso, não podemos deixar de conhecer a cidade de Foz do Iguaçu em si!!! Apesar de não ser bela, tem alguns pontos interessantes de serem conhecidos.

Roteiro em Foz do Iguaçu

1. Marco das Três Fronteiras

obelisco brasileiro do marco das três fronteiras em foz do iguaçu
Monumento do Marco das Três Fronteiras.

O Marco das Três Fronteiras é o local onde temos marcos representando simbolicamente a tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai, no local onde os rios Paraná e Iguaçu se encontram.

Inaugurado em 1903, cada marco fica na margem de um dos rios e é pintado com as cores da bandeira do respectivo país.

Um detalhe é que os marcos deveriam ser todos no formato de um obelisco (pirâmide), para representar a igualdade entre as nações. Os do Brasil e da Argentina são assim, mas o Paraguai não concordou, haja vista que na Guerra do Paraguai perdeu território e mais de 70% (o percentual é polêmico) da população masculina foi morta por Brasil e Argentina. Em protesto, o marco do Paraguai é quadrado.

marco argentino do marco das tres fronteiras
Marco argentino.

 

marco paraguaio do marco das três fronteiras
Marco paraguaio. Lá no fundo, vermelhinho.

Após uma licitação para exploração e conservação do local, vencida pela empresa que hoje gerencia o Parque Nacional do Iguaçu, em dezembro/2016 foi reinaugurado o espaço revitalizado. Foi criado um restaurante, uma exposição interativa sobre o descobrimento das cataratas e um show de águas no final do dia.

Visitar o local é agradável, há um jardim bem conservado. Achei interessante ver o encontro dos rios e admirar os marcos posicionados um de frente para o outro… E só, não tem muito o que fazer por lá.

vista do jardim do marco das três fronteiras em foz do iguaçu
Vista de parte do jardim.

Se quiser comprar alguma lembrançinha tem uma loja. Há também uma lanchonete.

Atenção: é um local afastado do Centro da cidade, por isso é bom ir usando um transporte seguro como táxi ou agência de turismo. Embora não haja casos recentes de violência, aconteceram alguns num passado recente.

Quando eu visitei a entrada era franca, com estacionamento gratuito. Agora, com a modernização, a entrada custa R$ 19,30.

  • site: http://www.marcodastresfronteiras.com.br/

2. Mesquita Muçulmana

mesquista árabe foz do iguaçu

Foz do Iguaçu tem a segunda maior comunidade muçulmana do país, só perdendo para São Paulo. Super comum encontrar mulheres usando o hijab, aquele véu típico da religião. Não por acaso possui uma grande mesquita chamada de Mesquita Omar Ibn Al-Khatab.

A mesquita, inaugurada em 1983, pode ser visitada fora dos horários de oração e dias sagrado. Sua arquitetura é inspirada na Mesquita de Al Akssa, em Jerusalém.

É uma bela construção.

minarete da mesquita muçulmana de foz do iguaçu
Detalhe da mesquita. O minarete e o símbolo do sol crescente.

Importante: na visita devemos respeitar os costumes islâmicos e tirar os sapatos ao entrar na mesquita e, no caso das mulheres, usar um véu (que é oferecido na hora). Roupas decotadas ou muito curtas não são proibidas, mas não é respeitoso.

Momento gulosice: bem em frente da mesquita há uma doceria árabe chamada Almanara. Uma delícia para quem gosta!

doceria almanara foz do iguaçu
Bom e barato!

A entrada é gratuita. Horário: segunda a sábado, das 9h às 12h e das 14h às 18h (necessário agendar através do e-mail ccbifoz@hotmail.com.br ).

3. Catedral Nossa Senhora de Guadalupe

catedral nossa senhora guadalupe foz do iguaçu

A Catedral da cidade é pequena, mas se estiver passando por ela vale uma paradinha. Só se estiver passando…

O mais interessante sobre ela é sua história. Foi construída em madeira no início do século XX. O padre um dia colocou fogo sem querer?! O desastrado então ficou anos arrecadando dinheiro para construir uma nova igreja, dessa vez de tijolo. Conseguiu, fez toda bonita, com uma torrezinha. Só esqueceu um detalhe… Calcular o peso do sino! Resultado: a torre desmoronou! Nosso padre atrapalhado não conseguiu arrecadar dinheiro para fazer tudo de novo… A igreja só começou a ser reconstruída em 1940 e só ficou pronta em 1978.

4. Templo Budista

templo budista foz do iguaçu
O templo.

O Templo Budista foi o lugar que mais gostei de conhecer. Disparado!

Foi construído em 1996, sendo o segundo maior templo budista na América Latina (o primeiro fica em Cotia, em São Paulo).

Um belo jardim, cheio de lindas esculturas, com um clima de muita paz e tranquilidade. Independente de sua religião é inegável a boa energia. Um passeio para fazer com calma, sem pressa. Creio que uma hora é o suficiente.

jardim do templo budista de foz do iguaçu
Um pequeno pedaço do jardim.

Há uma grande praça em frente ao templo, como 108 imagens do Buda Amitabha alinhadas em direção ao pôr do sol. Impressionante.

estatuas buda do templo budista de foz do iguaçu
Algumas das 108 estátuas.

 

placa de doação estatua buda foz do iguaçu
Em cada estátua há uma pequena plaquinha na sua base. Ela indica quem contribuiu com doação para sua confecção, só estando em português a origem do contribuinte e o ano.

O templo, chamado de Santuário Ksitigarbha, é uma bela construção de dois andares de 2.500m², embora dentro seja sem grandes ostentações. Não é permitido fotografar.

O complexo é administrado pela Ordem Budista Internacional (Orbi) e lá vivem três monges, sendo que só um fala um pouco de português. Os outros dois só mandarim.

esculturas templo budista foz do iguaçu
Há lindas esculturas!

Há uma pequena loja de souvenir.

O local fica um pouquinho afastado do Centro, no final de uma ladeira, permitindo uma vista do alto do Centro de Foz do Iguaçu e de parte de Ciudad del Este. A rua de acesso possui casas bastante simples. Não é perigoso, mas chamou minha atenção por destoar de outros bairros da cidade.

A entrada é franca. Horário: de terça a domingo, das 9h às 17h. Há estacionamento gratuito no local.

5. Usina de Itaipu

Não conheci, porque os funcionários da Usina estavam em greve. Que ódio!!!!!

Mesmo assim, não poderia ao menos relacionar essa atração e passar algumas informações básicas.

Há dois tipos de visita: a “Panorâmica” e o “Circuito Especial”. O primeiro é uma visita pelos principais pontos da área externa enquanto o segundo envolve também conhecê-la por dentro.

Além disso, a Usina possui outras atrações tais como o passeio pelo lago, o Ecomuseu e o Polo Astronômico. Todas as informações e preços podem ser encontrados no site da Usina de Itaipu.

KML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Foz do Iguaçu

carregando mapa - por favor aguarde...

Marco das Três Fronteiras: -25.590169, -54.590217
Catedral: -25.497495, -54.573417
Templo Budista: -25.474049, -54.599215
Usina de Itaipu: -25.407985, -54.588854
Mesquita Muçulmana: -25.520468, -54.578643
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Marco das Três Fronteiras
Marco das Três Fronteiras, Foz do Iguaçu - PR, Brasil
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Catedral
Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, Foz do Iguaçu - Vila A, PR, Brasil
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Templo Budista
Templo Budista, Foz do Iguaçu - Rua Doutor Josivalter Vila Nova - Jardim California, PR, Brasil
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Usina de Itaipu
Itaipu, Foz do Iguaçu, PR, Brasil
marker icon
icon-car.png Fullscreen-Logo KML-Logo
Mesquita Muçulmana
Mesquita Mulçumana, Foz do Iguaçu - Parque Monjolo, PR, Brasil

—————————————————————–

Se quiser conhecer, acompanhado de guia, esses pontos turísticos (menos a Usina de Itaipu) e outro locais, bem como curiosidades da cidade, existe um city tour em ônibus panorâmico. O valor do ingresso (inteiro) é de R$ 70,00, com desconto na compra via internet. Eu viajei sozinha e foi bastante vantajoso para mim usar esse serviço.

——————————————————————–

Você te alguma dica sobre Foz do Iguaçu? Deixe seus comentários!

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram