Receba matérias por email!

Dicas de Viagem para Foz do Iguaçu: super guia para sua trip!

Home  »  BrasilDestinosParaná   »   Dicas de Viagem para Foz do Iguaçu: super guia para sua trip!

[atualizado abr/20] Aproveitei um feriadão de 12 de outubro para conhecer as Cataratas do Iguaçu. Para te ajudar a realizar esse sonho (porque era um sonho para mim!), fiz esse super guia com dicas de viagem para Foz do Iguaçu.

Dicas de Viagem para Foz do Iguaçu

Sem sombra de dúvida as Cataratas do Iguaçu, a grande atração dessa pequena cidade do Paraná, são um dos lugares mais bonitos que já conheci!

cataratas lado argentino
Um pouquinho das Cataratas.

A cidade de Foz do Iguaçu não é bonita, é preciso admitir, mais há muitas atrações interessantes e a partir de Foz do Iguaçu há muitos passeios além de ir nas Cataratas. O turismo é uma das principais fontes de renda da cidade, a qual é bastante estruturada para atender o turista.

Fiquei 3 dias em Foz do Iguaçu (veja aqui o meu roteiro de viagem em Foz do Iguaçu) e foi o suficiente para conhecer o básico.

Recomendo também a leitura das dicas práticas e roteiro de Foz do Iguaçu da Luiza do blog Janelas Abertas.

Aqui vou fazer um panorama com as dicas de viagem para Foz do Iguaçu básicas para organizar sua viagem para a cidade.

1. Um pouquinho de história de Foz do Iguaçu

foz do iguaçu cidade
Vista de Foz do Iguaçu e do Rio Paraná.

Foz do Iguaçu fica no Paraná, fazendo fronteira com a Argentina e o Paraguai.  

O local foi descoberto por um colonizador espanhol chamado Cabeza de Vaca (ah coitado! que nome!) que estava a caminho de Assunção. O espanhol por pouco caiu das Cataratas! Mas isso é outra história.

Ainda se levou muitos anos para a região entrar no radar. Só em 1881 os primeiros não indígenas se instalaram por lá.

O nascimento da cidade

A cidade de Foz do Iguaçu propriamente dita começou a nascer a partir da instalação de um posto militar em 1888, após o término da Guerra do Paraguai. O governo queria ocupar militarmente a região a fim de evitar que o território brasileiro fosse invadido.

O engraçado da história é que a ordem do governo é que o posto militar fosse instalado 4km a partir de onde hoje está localizado o marco brasileiro que compõe o Marco das Três Fronteiras. Só que somente foi instalado mais de 10km depois…

O porquê? A justificativa oficial é de que no local determinado não havia água. O que se supõe que realmente aconteceu é que os militares se perderam, já que o lugar originalmente previsto fica a apenas 300m do rio Paraná.

A consequência dessa pequena confusão geográfica é que a cidade nasceu a alguns quilômetros de onde deveria ter surgido. Nada grave, não é?

A presença militar, aliás, ainda é muito forte em Foz do Iguaçu, com uma enorme área ocupada pelo Exército no coração da cidade.

foz do iguaçu onibus
Fila de ônibus na porta do Parque das Cataratas. O turismo é tudo por aqui.

A construção da Usina de Itaipu foi responsável por um boom populacional. Havia 30 mil habitantes no início da obra, passando para mais de 130 mil em pouquíssimo tempo.

A ocupação da cidade foi bastante ordenada, com a construção pela Usina de moradia para os trabalhadores. Bairros inteiros foram projetados, com escolas e hospital.

2. Como chegar

Até meados do século passado, quando Foz do Iguaçu ainda não tinha um aeroporto e não havia estradas, para se chegar em Foz do Iguaçu era preciso ir de avião até Buenos Aires e depois pegar um barco e subir o Rio da Prata (que no Brasil passa a ser o rio Paraná). Essa brincadeira demorava cerca de 3 meses rsrs.

Agora, há voo direitos para o Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu. Graças a Deus! O aeroporto fica a 15km do centro da cidade. A partir dele, você pode pegar ônibus (linha 120), táxi ou uber para seu hotel.

Além disso, é possível ir de ônibus ou carro. Se quiser alugar um veículo faça cotação com a RentCars.

Muitos moradores acreditam que as cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) hoje são na verdade uma única grande cidade dividida por três países.

Por isso, ir para Foz do Iguaçu significa a oportunidade de conhecer outros dois países! Quem não adora carimbar o passaporte? Atenção: para o Paraguai não rola carimbo se você não pedir… Fronteira livre pela Ponte da Amizade.

tempo budista dicas de viagem para foz iguaçu

3. Quando ir para Foz do Iguaçu

O outono e inverno são a época mais seca, fazendo com que a vazão da água seja menor nas Cataratas do Iguaçu. Já na primavera e verão, época mais chuvosa, há mais água jorrando.

Na época da seca o tempo ajuda nos passeios, então minha sugestão é tentar ir nesse período. Apesar de menos água nas Cataratas, acredite, ela não irá lhe decepcionar.

Foz do Iguaçu é uma cidade bastante quente na maior parte do ano, exceto junho e julho quando registra-se temperaturas muito baixas.

Durante os meu três dias por lá peguei muita chuva (era outubro), mas isso não atrapalhou o passeio. Eu já sabia que ia me molhar mesmo nas Cataratas… só foi bem mais do que eu imaginava!

4. Onde se hospedar

Essa é uma das dicas de viagem para Foz do Iguaçu importantes. A rede hoteleira é muito grande, havendo duas opções básicas: ficar no Centro da cidade ou ao longo da estrada que leva até as Cataratas do Iguaçu (na Avenida das Cataratas).

Centro de Foz

Ficar no Centro traz a vantagem de oferecer a opção de transporte público mais fácil para quem que não quiser alugar carro ou contratar passeio por agência de turismo.

Há linhas de ônibus que levam às principais atrações que saem de um terminal no Centro da cidade chamado TTU (Terminal de Transporte Urbano).

Eu me hospedei no Centro, no Hotel Águas do Iguaçu (nota 9 no Booking) a partir da indicação de uma amiga. Localizado na Avenida Brasil, a principal rua de comércio, perto do TTU e a 10min de caminhada do shopping.

Hotel básico, mas com wi-fi grátis que funcionou super bem. Cama boa, tv de lcd grande com alguns canais a cabo. Valeu muito o custo-benefício. Extremamente limpo, café da manhã farto e gostoso, staff atencioso e com transfer de cortesia na chegada no aeroporto.

Outras sugestões de hotel no Centro de Foz do Iguaçu:

Avenida das Cataratas – Resort

Já os hotéis fora da cidade implicam, via de regra, em ter que alugar carro ou contratar passeio. Por outro lado, são, no geral, hotéis no estilo resort.

belmond hotel cataratas dicas de viagem para foz do iguaçu
Hotel das Cataratas. É enorme! foto: booking.com

Só há um hotel localizado dentro do parque das Cataratas do lado brasileiro, o Belmond Hotel das Cataratas, operado pelo grupo dono do Copacabana Palace. Top!

Veja mais opções de hotel em Foz de Iguaçu com a nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.

5. Como se locomover, uma das dicas de viagem para Foz do Iguaçu

Opções não faltam.

Tem o TTU (Terminal de Transporte Urbano) localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo da Avenida República Argentina (duas das principais ruas da cidade).

Os táxis não caros e também fazem o serviço de levar às atrações. Bom negociar! Há bastante oferta de uber em Foz.

Alugar carro também é uma boa opção, em especial se não estiver hospedado na cidade. É bem fácil dirigir, há sinalização e as ruas são bem pavimentadas.

Caos pretenda ir ao Paraguai, sugiro não ir de carro, pelo que li em vários blogs. Todos alertavam que o trânsito é confuso e, principalmente, perigoso. Nesse caso, a melhor opção é estacionar em Foz do Iguaçu nas proximidades da Ponte da Amizade e cruzar a pé.

Se quiser alugar um veículo faça cotação com a RentCars.

Alguns hotéis oferecem transfer grátis do aeroporto para o hotel. Verifique quando fizer a reserva se é o seu caso. Já é uma economia!

Se você não estivar a fim de ter trabalho ou esquentar a cabeça, pode contratar passeios que incluem o transporte e ingresso das atrações.

6. Onde Comprar

Compras no Paraguai! Free Shop na Argentina! Feirinha em Puerto Iguazu! São as ideias mais comuns de compras quando se fala em Foz do Iguaçu.

Bem, a cidade de Foz de Iguaçu de fato não oferece muitas opções…

Quando fui havia um único shopping, o Cataratas JL Shopping (havia um segundo em construção). É pequeno mas com um mix de lojas das principais marcas de qualquer shopping brasileiro (exemplo: Mr. Cat, Adidas, Arezzo, Renner), um grande supermercado e uma boa praça de alimentação.

O comércio de rua está concentrado na Avenida Brasil. Lojas que fazem a linha popular.

7. Dicas de viagem para Foz do Iguaçu: onde comer

Você vai ler em outros blogs que o melhor lugar para comer em Foz do Iguaçu é em… Puerto Iguazú. O pior é que é verdade se você quiser uma opção de jantar mais sofisticada.

Porém, se não estiver a fim de cruzar a fronteira (que às vezes pode ser um pouquinho demorado por conta da imigração argentina) encontrará boa opções pela cidade.

Como disse, o shopping possui uma praça de alimentação variada para agradar todos os paladares. Muito prático.

Por outro lado, os melhores bares e restaurantes estão concentrados na Avenida Jorge Schimmelpfeng (não consigo pronunciar esse nome!).

Na Avenida Brasil há algumas opções de lanchonetes e restaurantes mais simples, porém tem a deliciosa Confeitaria Marias & Maria.

maria maria restaurante foz iguaçu
Uma delícia!

Não posso deixar de mencionar nesse assunto a Rafain Churrascaria. Se você for contratar algum passeio certamente irão lhe oferecer um programa lá. Sabe aquele restaurante com show de dança e música brasileira? Essa é uma das dicas de viagem para Foz do Iguaçu que soma gastronomia e entretenimento.

Ah! Não posso me esquecer do Icebar em Puerto Iguazu, em termo de entretenimento e gastronomia.

8. O que levar na mala para Foz do Iguaçu

Leve roupas leves e confortáveis para os passeios. Você irá precisar de tênis para conhecer as Cataratas do Iguaçu.

Uma capa ou casaco impermeável será útil para não se molhar na visita às Cataratas. Protetor solar, repelente, chapéu e óculos escuros também são ótimas pedidas para colocar na mala.

Leve casaco se viajar no inverno!

9. Quantos dias de viagem é o ideal

Fechando a lista de dicas de viagem para Foz do Iguaçu, para esse guia ficar completinho, quantos dias é o ideal para viagem?

Eu fiz um roteiro de viagem em Foz do Iguaçu de 3 dias e foi o suficiente para conhecer o principal da cidade.

Acredito que 5 dias seria um tempo perfeito, sendo possível visitar alguns lugares com mais calma, como Puerto Iguazu.

10. Principais passeios em Foz do Iguaçu

Como disse lá anteriormente, Foz do Iguaçu é mais do apenas visitar as Cataratas do Iguaçu.

Além dos passeios visitando as Cataratas, do lado brasileiro e do lado argentino, você tem muitos outos lugares para conhecer como: Marco das Três Fronteiras, Usina de Itaipu, Parque das Aves, conhecer Puerto Iguazu na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai.

Um city tour em Foz do Iguaçu também é bem interessante, com destaque ao Templo Budista.

Concluindo o guia de dicas de viagem para Foz do Iguaçu

Ir para Foz do Iguaçu é um lugar que todo o brasileiro deve fazer uma vez na vida.

As Cataratas são um espetáculo! Indescritível!

Salve o meu pin no seu Pinterest 🙂

Espero que esse guia com dicas de viagem para Foz do Iguaçu te ajudem a fazer um lindo passeio! Escreva nos comentários se tiver alguma dúvida. Vou adorar te ajudar 🙂

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *