Fazendo um bate-volta de Londres fui até Oxford através de uma excursão de um dia. Como o roteiro combinava com Stratford-upon-Avon e Warwick Castle, o passeio em Oxford se limitou basicamente a um passeio pela Universidade de Oxford e arredores.
Oxford é uma das ótimas opções de bate-volta de Londres, como já escrevemos por aqui.
Apesar do passeio de ter sido bastante limitado por conta do tempo, foi fascinante conhecer uma das mais tradicionais universidades do mundo. Para quem estudou numa faculdade pública brasileira (caindo aos pedaços por falta de verba e conservação) encontrar prédios históricos tão lindos deixa um sorriso amarelo e um sentimento de como o que realmente é importante não é valorizado em nosso país.
No passeio pela Universidade de Oxford cruzamos pelos seus jardins e em alguns dos seus prédios principais, com o guia contando histórias do local, de suas tradições e de ex-alunos famosos como CS Lewis (autor de Alice no País das Maravilhas) e JRR Tolkien (autor do Senhor dos Anéis). Enfim, muito interessante.
Temos também um momento Harry Potter no passeio!
Algumas partes da universidade foram inspiração para os livros e cenários dos filmes. A escadaria, o salão do refeitório e a biblioteca chamada de Bodleian Libraires (infelizmente aqui sem fotos).
Aliás, o refeitório é uma atração à parte, de tão lindo!
A própria arquitetura da universidade também foi inspiração, com seus corredores largos e jardins internos.
Aliás, a Bodleian Libraires, criada em 1602, conta com mais de 11 milhões de itens impressos! É a segunda maior biblioteca do Reino Unido.
Veja também:
É fácil chegar a Oxford e tenho certeza que será agradável passar o dia inteiro na cidade, já que o passeio pela Universidade de Oxford conta com muitas outros pontos de visitação, além de se conhecer a cidade em si.
No Tourist Information Centre você pode obter todas as informações adicionais para conhecer bem a cidade e a Universidade, inclusive, se quiser, contratar um walking tour, o que é sempre interessante. Afinal, ver um bando de prédios sem saber o que são ou o que significam?
Saindo de Londres pode-se ir a Oxford de trem, uma viagem de cerca de 1:30h a partir da estação Paddington, ou de ônibus a partir da Victoria Coach Station. De carro é igualmente viável, já que as estradas são bem sinalizadas, porém não é possível trafegar em várias áreas da cidade.
Até a próxima!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.