[atualizado agosto/22] Visitar a região de Bento Gonçalves no RS é um passeio para os amantes do vinho e da boa comida. Combinar essas duas experiências é maravilhoso! Foi o que vivi no sensacional almoço na Vinícola Cristofoli.
Sobre a Vinícola Cristofoli
A Vinícola Cristofoli faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves, com um história familiar de 130 anos na região.
Como tantos viticultores de Bento Gonçalves, a história começa com a vinda dos seus fundadores da Europa. Aqui foram Angelo Cristofoli e sua esposa Maria Dalla Senta chegando da Itália.
Deram início ao cultivo de uvas típicas italianas sangiovese, moscato, peverella, barbera e bonarda para consumo familiar.
Seguindo um sonho, há 33 anos a Cristofoli começou a produção para venda de seus vinhos.
Atualmente, a vinícola Cristofoli é gerenciada por Bruna, Letícia e Lorenzo, a 4a geração família, todos enólogos e apaixonados por vinho. A empolgação está no brilho no olhar.
Os fundadores da vinícola Loreno e Mário continuam a cuidar dos vinhedos. Já suas esposas Maria de Lourdes e Roseli, são responsáveis pelas refeições maravilhosas oferecidas na vinícola Cristofoli.
Com todo esse clima familiar, nos sentimos em casa na visita.
Onde fica
Como disse ali em cima, a vinícola Cristofoli fica localizada na Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas.
Está a 20 minutos de carro a partir do Centro de Bento Gonçalves e você deve incluir em uma viagem para o Vale dos Vinhedos.
Uma viagem por uma linda estrada arborizada e bucólica.
Se quiser saber mais sobre a rota turística Cantinas Históricas confira as informações da Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves.
Como é o almoço na vinícola Cristofoli
A Vinícola Cristofolini oferece algumas experiências diferenciadas na região, tais como piquenique nos vinhedos e almoço ao ar livre (veja todas as atividades na Cristofoli aqui).
Algumas no momento não estão sendo realizadas por conta da covid-19.
Em primeiro lugar, é preciso fazer reserva (pelo telefone, e-mail ou site), já que o número de participantes é limitado.
Pois bem. Eu reservei a experiência do endredom nas parreiras, que é o piquenique nos vinhedos. Para algumas horinhas bem românticas com o meu marido.
Porém…. choveu e fez frio em todos os meus dias em Bento Gonçalves!!! São Pedro não ajudou.
Por conta disso, não havia condições de curtir a experiência e a troquei pelo almoço harmonizado.
Considerando a chuva, o almoço harmonizado na vinícola Cristofoli não aconteceu como regulamente ao ar livre, mas na parte interna em meio aos tanques de vinho.
Foi simplesmente sensacional!!!
Foram organizadas mesinhas onde degustamos uma sequência de espumante e vinhos branco e tinto harmonizados com a refeição.
Os pratos elaborados pelas mammas, com requinte e ao mesmo tempo aquele gostinho de comida caseira.
A sequência de pratos do almoço na vinícola Cristofoli
De entrada, sopa de massinha (feita na região) acompanhada de espumante brut. Seguida de uma saladinha acompanhada de um moscato de alexandria.
O prato principal eu comi o bígoli (uma massa fresca feita na vinícola) com tomate confit.
O meu marido foi de nhoque com molho de salame fresco. Ambos acompanhados de vinho tinto sangiovese.
Fechando a sequência, a sobremesa foi mousse de iogurte natural com calda de suco de uva integral, harmonizado com um espumante moscatel.
Refeição farta tanto na comida quanto na bebida! Com vinhos e espumante maravilhosos!!!!
Tudo acompanhado das explicações e histórias dos simpáticos e acolhedores irmãos Bruna, Letícia e Lorenzo.
Um dos pontos altos foi provar um vinho branco direto do tonel e poder compará-lo com o vinho de safra anterior já engarrafado.
Foi um aprendizado! O mesmo tipo de vinho com sabores bastante diferentes!!! Como o tempo trabalha em um vinho!
Outro destaque foi o tinto sangiovese da Cristofoli, uma das minhas uvas favoritas e pouco comum aqui no Brasil.
Não por acaso visitei as vinícolas de Montalcino, onde são feitos os melhores vinhos dessa uva, quando viagem para a região da Toscana.
Para levar para casa
Ao final do almoço na vinícola Cristofoli é claro que levei umas garrafas!
Na loja podemos comprar os produtos da vinícola além daqueles da região utilizados na refeição, como o queijo e o salame.
Quem participa da experiência possui desconto na hora da compra.
Blogagem coletiva: onde comer em…?
Esse post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequeno Grandes Viajantes, cujo tema é “onde comer em…?”. Veja os posts dos outros participantes:
- O blog Vamos viajar pra onde agora? escreveu dicas de onde comer em Teresópolis, uma das cidades da região serrana do Rio de Janeiro;
- O Expedições em Família falou sobre onde comer em Cunha, cidade paulista que faz parte da Estrada Real;
- Já o Viajante Móvel relacionou onde comer em Gramado e Canela, com muitas dicas de restaurantes para aproveitar ao máximo a viagem;
- Por outro lado, o blog Destinos Por Onde Andei…deu água na boa com as dicas de onde comer bem e barato no Porto, a vela cidade portuguesa;
- O blog 6 Viajantes fez uma lista de 20 Cafés e Casas de Chá de Montevidéu que valem uma visita em uma viagem ao Uruguai;
- Prosseguindo, o Vamos Por Aí indicou restaurantes temáticos em São Paulo que valem conhecer;
- O blog Uma Viagem Diferente contou sua experiência no famoso Restaurante Dona Suzana, em Salvador na Bahia;
- O Across The Universe relacionou 6 Docerias em Brasília para qualquer sair da dieta co prazer;
- Já o blog Me Leva Viajar escreveu sobre onde comer em Garopaba, com destaque para o excelente Restaurante Tasca dos Açores;
- O blog Experiência Barbara fez um giro gastronômico sobre onde comer em São Paulo;
- O Chicas Lokas na Estrada relacionou ótimos lugares onde tomar café no Rio de Janeiro, afinal quem não gosta de um bom cafezinho:
- O blog Cantinho de Ná apresentou dicas de onde comer em Madrid com direito a tapas, churros e muito mais;
- O 3 Gerações e 1 Mala escreveu sobre onde comer em Siena, a bela cidade da Toscana, na Itália;
- O blog Viajante Econômica mostrou onde comer em Santos e quais são as comidas típicas santistas; e
- Fechando, o blog Mulher Casada Viaja fez um post de utilidade pública, com uma relação de onde comer na Rodovia Castelo Branco, SP.
Informações úteis
- endereço: ERS 431 km 06, s/n, Faria Lemos – distrito, Bento Gonçalves
- horário: atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e 13h30 às 18h. As experiências precisam ser reservadas e possuem horários pré-definidos.
- valor: almoço harmonizado no valor de R$ 145,00
- imperdível: tudo!!!
- site: vinhoscristofoli.com.br
Conclusão
Ah! Eu disse lá no início que queria uma experiência romântica, não é? Consegui! Não foi o inicialmente planejado, mas foi maravilhoso.
Improvisos fazem parte de qualquer viagem. Muitas vezes são ótimas surpresas!
Recomendo demais o almoço harmonizado na vinícola Cristofoli. Conta para mim, você já teve alguma experiência desse tipo? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.