Dicas de viagem para Curaçao, uma ilha do Caribe que compõe perfeitamente um roteiro com Aruba. Um paraíso de mar azul absurdamente lindo e com clima perfeito para se visitar o ano inteiro.
Curaçao é mais rústica e autêntica na sua essência caribenha. A capital Willemstad é uma graça.
Não tem o ar americanizado de Aruba. Talvez por isso tenha visto menos visitantes dos Estados Unidos e mais europeus por aqui, especialmente holandeses (naturalmente, já que a ilha foi colônia da Holanda e faz parte do Reino dos Países Baixos).
Vem comigo conferir as minhas dicas de viagem para Curaçao! E se apaixonar por essa ilha!
Dicas de viagem para Curaçao
Aqui darei algumas dicas de viagem para Curaçao, para auxiliar na organização do seu passeio. Bon bini!
Curaçao é uma ilha de praias paradisíacas e você não se arrependerá em explorar.
Onde fica Curaçao
A ilha de Curaçao fica no sul das Antilhas Holandesas, no Caribe, próxima à costa da Venezuela.
Curaçao é um país autônomo integrante do Reino dos Países Baixos e, em conjunto com Aruba e Bonaire, é conhecido como as ilhas “ABC” (que ficam fora da rota dos furacões no Caribe).
O que significa a palavra Curaçao?
Diz a lenda que a ilha se chama “Curaçao” porque nela moravam índios de bom coração, que ajudavam a curar enfermos.
É verdade? Se perdeu no tempo a resposta…
Breve história de Curaçao
Curaçao foi conquistada por espanhóis em 1499, permanecendo sob a posse do país até 1634, quando a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais chegou à ilha.
A ilha era um importante centro comercial devido ao seu porto natural e localização estratégica. Tornou-se um importante centro de comércio de escravizados para toda a região do Caribe.
Durante o período da Inquisição, Curaçao foi um refúgio para judeus que não podiam praticar a sua religião nas colônias católicas. A comunidade judaica de Curaçao teve um grande impacto na cultura e economia da ilha.
Em 1845, Curaçao se tornou oficialmente uma das 6 dependências da Holanda nas ilhas ocidentais. Em 1954, essas tornaram-se as Antilhas Holandesas.
Por fim, no ano de 2010, houve a dissolução das Antilhas Holandesas e Curaçao passou a ser um país integrante do Reino dos Países Baixos, com o Reino mantendo a responsabilidade pela defesa e política externa.
Quando ir para Curaçao
A melhor época para Curaçao é… qualquer época do ano. Sempre encontrará sol, calor e mar calmo com temperatura agradável.
Além disso, Curaçao está fora da zona de furacão do Caribe. Então não com o que se preocupar com isso ao organizar a viagem para Curaçao.
Como chegar a Curaçao
Direto do Brasil, é possível voar de Avianca (escala em Bogotá) ou Copa Airlines (escala no Panamá). A chegada é no Aeroporto Hato (Aeroporto Internacional de Curaçao).
Sugiro pesquisar sua passagem com a Skyscanner, um dos melhores buscadores de promoções do mundo.
Estava em Aruba e por isso fui de Insel Air. Voo em avião pequenino, para cerca de 60 pessoas, e bem rápido (cerca de 25min). Não dá nem tempo de ficar com medo rsrs
Outro modo de como ir para Curaçao é por navio. Há cruzeiros no Caribe que fazem parada na ilha. Em geral de apenas 1 dia.
Infelizmente, por cruzeiro, a experiência será bem curta. Curaçao merece muito mais.
Willemstad é a capital
Com uma arquitetura colonial charmosa, marcada por suas casinhas coloridas, Willemstad possui a atmosfera que esperamos de uma ilha caribenha. Músicos tocando na rua, comida temperada e um clima caliente.
A cidade é Patrimônio Mundial da Unesco, sendo dividida em duas partes, chamadas de Punda e Otrobanda, ligadas por uma ponte meeeeega alta. Sério, fiquei até meio nervosa quando dirigi por ela na primeira vez.
Curaçao precisa de visto?
Brasileiro não precisa de visto para Curaçao. Que maravilha!
Idioma
Por conta da colonização holandesa, o idioma holandês é amplamente usado.
Além disso, é comum em Curaçao o inglês, espanhol e papiamento (uma mistura de vários idiomas, inclusive o português).
Seguro Viagem para Curaçao
Apesar de não ser obrigatório, importante fazer seguro saúde. Despesas médicas no exterior são caras. Ter a tranquilidade de ter apoio em português nem sustos com uma conta astronômica é tudo de bom.
Aproveite nossa parceria com a Melhor Seguro. Compare e contrate a melhor opção, com pagamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Certificado de Febre Amarela
É necessário emitir o CIV de febre amarela para entrar no país. No link eu ensino tudo para você emitir o seu certificado de forma online e gratuita.
Qual é a moeda de Curaçao?
A moeda em Curaçao é o florim.
O dólar é aceito em todo lugar. Não precisa se preocupar em fazer câmbio.
O único detalhe é que, às vezes, ao se pagar em dólar você poderá receber o troco em florim.
Quanto dinheiro levar para Curaçao
Segundo o site Budget My Trip, o gasto médio por dia é de 167 dólares com alimentação e passeios.
O que levar para Curaçao? Que não pode faltar na mala?
O clima quente de Curaçao inspira sempre levar roupas leves e frescas.
Não esqueça da roupa de banho, chapéu e protetor solar.
Uma sapatilha de neoprene (papete) é recomendado, porque muitas praias são de pedrinhas na areia e machuca os pés caminhar sobre elas para entrar no mar.
Leve um casaquinho leve caso sinta frio de noite.
Internet: dicas de viagem para Curaçao
Uma das minhas dicas de Curaçao é que leve um chip de celular para ter internet, porque precisamos usar Waze ou Google Mapas para um bom deslocamento de carro para as praias.
Além disso, a comodidade de sair do Brasil com o seu aparelho já habilitado e poder durante toda a viagem usar a vontade os dados do celular é maravilhoso. Poder mandar aquela foto no grupo do zap da família na hora? Bom demais.
Sugiro usar o serviço da OMeuChip, usando o cupom LETSFLYAWAY você tem 15% de desconto e ainda ajuda o blog com uma comissão (sem custo adicional).
Quanto tempo em Curaçao?
Comum a ilha ser uma parada de navio de cruzeiro, porém um único dia para explorar a beleza das suas praias é muito pouco.
Sugiro ficar no mínimo 4 dias, para curtir com calma as praias de Curaçao.
Combine uma viagem Curaçao e Aruba, são muito próximas e perfeitas a qualquer época do ano.
Fuso horário: Curaçao dicas de viagem
O horário de Brasília é 1 hora a frente de Curaçao.
O que fazer em Curaçao
Resumindo… praia, praia e praia. Cada uma mais maravilhosa que a outra. Fiz uma lista com as principais praias de Curaçao para você conhecer que vai te deixar sonhando.
Claro que passear pela capital Williamstad deve fazer parte do roteiro, há algumas coisas interessantes.
Em um dia é possível conhecer tudo, inclusive o interessantíssimo museu Kura Hulanda, dedicado à história dos povos escravizados e os originários da ilha.
As praias são públicas ou privadas. Então se prepare para gastar um dinheiro em entradas, aluguel de cadeiras e outras cositas mas.
Há passeios lindos para se fazer em Curaçao. Confira algumas sugestões:
Como se locomover em Curaçao
Alugar carro em Curaçao é a melhor opção. Não há um transporte público decente.
Dirigir é bem fácil, as ruas são bem conservadas e o trânsito é calmo. Só não há uma boa sinalização para localização das praias. Por isso um Google Maps ou Waze são necessários.
Aproveite e reserve o seu carro com a nossa parceria com a Rentcars! Sem custo adicional e você ainda ajuda o blog 🙂
Ah! Como abastecer em Curaçao?
Ao alugar carro você precisará abastecer. O posto de gasolina não é igual aqui.
Nós mesmos abastecemos (sem frentista), sendo que primeiro entregamos o dinheiro para o caixa do posto liberar a bomba. Após abastecer, precisamos voltar ao caixa para pegar o troco, se houver.
Outra dica: para economizar estacionamento em Willemstad, você pode deixar o carro no Reinassance um complexo de hotel e shopping. É de graça.
Onde ficar em Curaçao
Outra das dicas de viagem para Curaçao é saber onde ficar.
Bem, você irá rodar bastante de carro para conhecer as praias. Esse é o programa número um por lá.
Ao viajar para Curaçao o ideal, para ser mais prático, é ficar em Willemstad ou nas proximidades, já que estará mais ou menos no meio da ilha e ainda poderá curtir a noite na cidade.
Fiquei no Sunscape Curaçao Resort & Spa (nota 7,0). Um hotel all inclusive pertinho da cidade. A estrutura ótima, com uma praia particular bacana e vários restaurantes para jantar (italiano, oriental, frutos do mar, etc.).
A desejar no hotel foi o serviço de quarto (poucas toalhas, falta de reposição do frigobar e outros detalhes). Mas nada que tenha comprometido a estadia, havendo um bom custo x benefício.
Um hotel que achei incrível em Curaçao foi o Kura Botanica Hotel (nota 9,0), que ocupa um quarteirão em Willemstad, em casarões restaurados. Andei por um pedacinho dele. Adorável!
Confira abaixo outras sugestões de hotéis em Curaçao:
- Sandals Royal Curacao All Inclusive Couples Only (nota 8,9)
- Coral Estate Luxury Resort (nota 8,4)
- Villa Tokara Boutique Hotel (nota 9,2)
- Lagun Blou Resort (nota 9,0)
Veja outras opções de hotel em Curaçao, há uma grande variedade de hotéis muito bacanas.
O blog Across The Universe também tem dicas de onde se hospedar em Curaçao.
Onde comer em Curaçao
A cidade é muito agradável e com muitas opções. Andar e descobrir é uma das graças de uma viagem, não é?
Uma opção é o Fort Rif, um conjunto de restaurantes que faz parte do complexo Reinassance em um antigo forte. Opções para todos os gostos, de barzinho a japonês.
Durante o dia, nas praias privadas você encontrará alguns restaurantes interessantes, principalmente em Jean Thiel, Cas Abou e Portomari.
Os restaurantes fecham cedo, então é bom chegar até às 20h para não ter o risco de encontrar a cozinha fechada.
Compras em Curaçao
Fechando nossas dicas de viagem para Curação, não há grandes compras em Curaçao. Porém, não deixe de levar de lembrança um Blue Curaçao.
Esse licor, que conhecemos aqui só como azul, tem versões em vários sabores (e cores). Fiquei surpresa ao encontrar tanta variedade e fiz a maior graça trazendo garrafinhas de lembrança os amigos.
Aliás, se você tiver interesse, poderá fazer o passeio em uma fábrica de Blue Curaçao, aprendendo sobre a história da fabricação da bebida.
Curiosidades sobre Curaçao
Confira no vídeo abaixo algumas curiosidades de Curaçao:
Conclusão: aproveita as dicas de viagem para Curaçao
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest! Demais!
Gostou das dicas de viagem para Curaçao? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Melhor Seguro. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Curaçao é realmente uma ilha maravilhosa, eu amei muito o meu tempo lá em 2017. Eu também mergulho um pouco, o Ramora Point é uma aventura esplêndida! Eu voltarei!
Boa dica, Maria! bjs
Lulu, fiquei morrendo de vontade de conhecer Curação! Estou planejando faz tempo uma viagem no estilo “fazer nada” e ficar o dia todo apreciando uma bela praia em boa companhia. Obrigada pelas dicas.
Oi Mayte. Lá é um ótimo destino para esse tipo de viagem só relaxar. bjs
praticidade é meu lema! muito melhor ficar mais no “centrinho da ilha” mas ao mesmo tempo poder se locomover pras praias e cidade
outra coisa interessante é pegar um carro e se hospedar em diferentes lugares para explorar a região, eu fiz assim em Barbados
Oi Angela, gostei da sugestão. bjs