Receba matérias por email!

Dublin e a Trinity College

Home  »  DublinEuropaIrlanda   »   Dublin e a Trinity College

A Trinity College é parte da alma de Dublin, não dá para visitar a capital da Irlanda sem passar pela mais antiga universidade do país. É um dos lugares do nosso roteiro de atrações em Dublin.

Fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth, quando o país ainda era parte da Grã Bretanha, a Trinity College fica no coração de Dublin. Com imensos prédios e jardins a Trinity College é encantadora.

trinity college dublin irlanda
Uma panoramica.

Até os anos 70 não havia alunos católicos porque a universidade é protestante e para um católico poder estudar lá era preciso solicitar autorização para um bispo. Como ninguém conseguia isso, se um católico estudasse corria o risco de ser excomungado.

Apenas um sinal de como a questão religiosa do país não era brincadeira.

bicicletas trinity college dublin
Bicicletas por todo lugar complementam o cenário universitário.

Podemos visitar os prédios da universidade livremente, mas a principal atração é a sua biblioteca.

A biblioteca da Trinity College possui a primeira edição de todo livro lançado na Irlanda e no Reino Unido a partir de 1801. Isso é uma determinação legal, é coisa séria!

Não é por acaso que um dos prédios mais visitados é a Old Library, com mais de 200 mil dos mais antigos livros da sua coleção.

Sonhar em estudar em um lugar assim não custa nada…

old library trinity college dublin
Old Library.

Passear pelo salão é super interessante, vemos livros antiquíssimos ladeados pelo bustos em homenagem a pensadores clássicos como Sócrates e diversos escritores irlandeses.

long room old library trinity college
Detalhe da Old Library

Faz parte da coleção da biblioteca e está em exibição uma das poucas cópias existentes da proclamação da independência irlandesa de 1916 e a mais antiga harpa da Irlanda, datada do século XV, símbolo nacional.

Aliás, a harpa tem uma história interessante. A sua imagem invertida (como se vista na imagem de um espelho) é usada nos documentos oficiais do governo, como símbolo do país. Por que não é usada a imagem normal, sem ser invertida? Porque a Guinness patenteou e registrou a imagem normal anos antes, sendo o símbolo da empresa. Por causa dessa confusão cada um usa a harpa de um jeito diferente….

Uma das atrações mais visitadas na Trinity College, além da Old Library, é a exibição do Book of Kells.

book of kells irlanda

Book of Kells possui uma exposição própria, sendo um evangelho manuscrito datado do século IX.

Há uma detalhada exposição sobre o livro, como foi seu processo de confecção e o contexto histórico. Ao final, entramos em uma sala onde são exibidas 4 páginas  do livro.

Por questões de segurança não é permitido fotos no local.

Achei a exposição bem interessante, principalmente porque havia explicações gráficas e fáceis acerca dos detalhes das páginas do Book of Kells em exibição.

Visita Guiada

É possível fazer uma visita guiada pela universidade tendo como guia estudantes. É uma visita de cerca de 30 minutos pelas quatro principais áreas históricas da faculdade, contando sua história. O ponto de encontro é na entrada principal da Trinity College, onde se compra o ingresso na hora.

O valor da visita guiada é €13, incluído o ingresso para a visita à biblioteca e ao Book of Kells.

Como chegar

A Trinity College fica a cerca de 10 minutos de caminhada da O’Connell Street, atravessando o Rio Liffey.

De fato, sua localização é bastante central, ficando bem próxima ao Temple Bar, ao Dublin Castle e a St Patrick’s Cathedral. Curtíssimas distâncias.

Assim, se você estiver próximo a esses locais basta uma pequena caminhada.

Se estiver mais distante, além de ser uma parada daqueles ônibus hop on-hop off, há inúmeras linhas de ônibus convencional que param na porta.

icon-car.pngKML-LogoFullscreen-LogoQR-code-logoGeoJSON-LogoGeoRSS-Logo
Trinity College

carregando mapa - por favor aguarde...

Trinity College 53.345478, -6.257690

  • endereço: College Green, Dublin 2.
  • horário: diariamente, o horário varia de acordo com a época do ano para ver o Book of Kells (veja aqui).
  • valor: € 11 (adulto), na bilheteria. Via internet é mais caro, com direito a fast track (preferência). Há ingresso familiar promocional. A biblioteca é de graça.
  • como chegar: Luas (bonde) estação Lower Abbey ou St Stephen’s Green.
  • site: https://www.tcd.ie/

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas

Carioca que ama viajar. Meu lema: “Vivo para viajar. Viajo para viver”. Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais fotos de minhas viagens

Siga o blog no Instagram, por lá rolam muitas outras fotografias dos lugares mais lindos que já visitei. São fotos de viagens, lugares, roteiros de viagens e dicas com passeios surpreendentes.

Junte-se ao Instagram