Receba matérias por email!

Dublin e a Trinity College

Home  »  EuropaIrlanda   »   Dublin e a Trinity College

A Trinity College é parte da alma de Dublin, não dá para visitar a capital da Irlanda sem passar pela mais antiga universidade do país. É um dos lugares do nosso roteiro de atrações em Dublin.

Fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth, quando o país ainda era parte da Grã Bretanha, a Trinity College fica no coração de Dublin. Com imensos prédios e jardins a Trinity College é encantadora.

DSC04862 1024x225 - Dublin e a Trinity College
Uma panoramica.

Até os anos 70 não havia alunos católicos porque a universidade é protestante e para um católico poder estudar lá era preciso solicitar autorização para um bispo. Como ninguém conseguia isso, se um católico estudasse corria o risco de ser excomungado.

Apenas um sinal de como a questão religiosa do país não era brincadeira.

trinity colleege 1024x768 - Dublin e a Trinity College
Bicicletas por todo lugar complementam o cenário universitário.

Podemos visitar os prédios da universidade livremente, mas a principal atração é a sua biblioteca.

A biblioteca da Trinity College possui a primeira edição de todo livro lançado na Irlanda e no Reino Unido a partir de 1801. Isso é uma determinação legal, é coisa séria!

Não é por acaso que um dos prédios mais visitados é a Old Library, com mais de 200 mil dos mais antigos livros da sua coleção.

Sonhar em estudar em um lugar assim não custa nada…

trinity college library 1024x768 - Dublin e a Trinity College
Old Library.

Passear pelo salão é super interessante, vemos livros antiquíssimos ladeados pelo bustos em homenagem a pensadores clássicos como Sócrates e diversos escritores irlandeses.

long room old library 1024x768 - Dublin e a Trinity College
Detalhe da Old Library

Faz parte da coleção da biblioteca e está em exibição uma das poucas cópias existentes da proclamação da independência irlandesa de 1916 e a mais antiga harpa da Irlanda, datada do século XV, símbolo nacional.

Aliás, a harpa tem uma história interessante. A sua imagem invertida (como se vista na imagem de um espelho) é usada nos documentos oficiais do governo, como símbolo do país. Por que não é usada a imagem normal, sem ser invertida? Porque a Guinness patenteou e registrou a imagem normal anos antes, sendo o símbolo da empresa. Por causa dessa confusão cada um usa a harpa de um jeito diferente….

Uma das atrações mais visitadas na Trinity College, além da Old Library, é a exibição do Book of Kells.

book of kells 1024x768 - Dublin e a Trinity College

Book of Kells possui uma exposição própria, sendo um evangelho manuscrito datado do século IX.

Há uma detalhada exposição sobre o livro, como foi seu processo de confecção e o contexto histórico. Ao final, entramos em uma sala onde são exibidas 4 páginas  do livro.

Por questões de segurança não é permitido fotos no local.

Achei a exposição bem interessante, principalmente porque havia explicações gráficas e fáceis acerca dos detalhes das páginas do Book of Kells em exibição.

Visita Guiada

É possível fazer uma visita guiada pela universidade tendo como guia estudantes. É uma visita de cerca de 30 minutos pelas quatro principais áreas históricas da faculdade, contando sua história. O ponto de encontro é na entrada principal da Trinity College, onde se compra o ingresso na hora.

O valor da visita guiada é €13, incluído o ingresso para a visita à biblioteca e ao Book of Kells.

Como chegar

A Trinity College fica a cerca de 10 minutos de caminhada da O’Connell Street, atravessando o Rio Liffey.

De fato, sua localização é bastante central, ficando bem próxima ao Temple Bar, ao Dublin Castle e a St Patrick’s Cathedral. Curtíssimas distâncias.

Assim, se você estiver próximo a esses locais basta uma pequena caminhada.

Se estiver mais distante, além de ser uma parada daqueles ônibus hop on-hop off, há inúmeras linhas de ônibus convencional que param na porta.

[mapsmarker marker=”162″]

  • endereço: College Green, Dublin 2.
  • horário: diariamente, o horário varia de acordo com a época do ano para ver o Book of Kells (veja aqui).
  • valor: € 11 (adulto), na bilheteria. Há ingresso familiar promocional. Você pode conferir aqui com a nossa parceira da Tiqets. A biblioteca é de graça.
  • como chegar: Luas (bonde) estação Lower Abbey ou St Stephen’s Green.
  • site: https://www.tcd.ie/

Receba matérias por email!

Post Autor
Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.

comentários

2 comentários
  1. postado por
    ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO
    abr 25, 2018 Reply

    Que sensacional!!! Já estive duas vezes em Dublin, mas não entrei na biblioteca, bobeira minha! E não sabia da harpa invertida por causa da Guinness, que coisa!

    • postado por
      Lulu Freitas
      abr 25, 2018 Reply

      Olá Adriana! Que bom que gostou :). bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *