[atualizado outubro/2021] O Lago Ness na Escócia é talvez o mais famoso lago do mundo, tudo por causa do seu ilustre morador… o monstro do Lago Ness! Impossível passear por lá e não tentar encontrar Nessie.

Escrevi um pouco sobre Lago Ness falando sobre as melhores atrações da Highlands e Ilha de Skye. Entretanto, por se tão famoso, merece um post só dele, com mais detalhes.

Já foi provado que o monstro não existe. Mas, e daí? O folclore continua vivo e torna a viagem mais divertida. Até porque tudo por lá gira em torno do mostro!

cartaz nessie lago ness escocia
Procura-se.

O Lago Ness na Escócia

lago ness escocia
O lago é enorme!

O interior da Escócia possui muitos lagos (loch em gaélico), muitos mesmo! O Loch Ness é o maior (37km de extensão) e um dos mais profundos.

Para se ter uma ideia do tamanho do Lago Ness na Escócia, ele contém mais água que todos os lagos da Inglaterra juntos!

A água é limpa, mas por natureza muito escura. Sua qualidade química faz com que os peixes não sejam saborosos, não sendo local apropriado para pesca.

loch ness escocia
Barcos de todos os tamanhos para passear pelo lago.

Onde fica o Lago Ness na Escócia

O lago fica na região das Highlands, a 16 metros acima do nível do mar.

Confira aqui a descrição geográfica e geológica do Lago Ness Escócia.

Como chegar ao Lago Ness na Escócia

A forma mais comum e fácil é pegar um day tour a partir das cidades escocesas de Edimburgo, Glasgow ou Inverness. São diversas as empresas que fazem esse passeio.

O passeio é de dia inteiro, saindo em torno de 7 horas da manhã de Edimburgo e parando em alguns outros pontos de interesse pelas Highlands. Foi assim que fiz o passeio.

O que fazer por lá

Ao se chegar no Lago Ness Escócia as opções por lá são caminhar pela sua margem admirando a paisagem, passear pelo vilarejo de Drumnadrochit ou fazer um passeio de barco pelo lago.

castelo de urquhart escoces
O Castelo de Urquhart.

Em Drumnadrochit há o Loch Ness Exhibition Centre, museu dedicado ao… mostro do Lago Ness! Claro rsrs. Com um enfoque a partir da apresentação do meio ambiente e geologia do Lago Ness. O ingresso custa £8.45.

estatua do monstro loch
Nessie está em todo lugar.

Passeio de barco pelo Lago Ness

Eu só fiz o passeio pelo lago, que dura cerca de 40 minutos. Achei a viagem monótona, pois depois de 5 minutos não há qualquer novidade na paisagem.

Ah! Se viajar na parte de cima do barco (aberta) vá protegido por conta do vento ge-la-do.

O passeio pelo Lago Ness Escócia é basicamente assim: o barco navega por um trecho do lago e dá meia-volta. Pronto.

Durante a volta um marinheiro faz uma apresentação sobre o lago e o meio ambiente local. E nos apresenta Nessie… Como?

Quando filmamos um desenho pintado na janela temos a sensação de que ele está em movimento. Meio tosco, mas ponto pela criatividade.

Conclusão: vale a pena conhecer?

Depende…

Se você gosta de natureza e contemplação e não se importa de enfrentar horas de estrada para um bate-volta, sim.

Estando em Edimburgo por poucos dias de viagem, pense duas vezes em fazer um bate-volta. Pode significar a perda de tempo precioso para conhecer outras coisas na cidade.

Se estiver viajando pela região, com certeza! Não dá para deixar de parar em um dos lagos mais famosos do mundo. A Ana do blog Estrangeira passou um final de semana em Inverness e Lago Ness e conta como foi.

Agora, caso você não curta natureza, esqueça!

O que achou? Se anima em conhecer o Lago Ness na Escócia? Você iria até lá para procurar Nessie?

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Edson Amorina Jr disse:

Eu sempre quis conhecer a Nessie! 🙂 Nós gostamos bastante de passeio em lugares assim, de lago e paisagem. Ainda mais com essa história…

Lulu Freitas disse:

Oi Edson, que bom que gostou da dica. bjs

Renata Rocha Inforzato disse:

Muito interessante seu post. Olha, eu visitaria o museu e faria o passeio de barco. Mesmo que seja de mentira, estar em um lugar onde “viveu” uma criatura famosa é bem legal. Mas, realmente, eu iria querer dormir ali na região. Bate e volta com mais de 1 hora de distância não é a minha cara. Adorei o relato e as fotos

Lulu Freitas disse:

Oi Renata, esse bate-volta foi cansativo. Acho que dormir na região é uma boa opção. bjs

Analuiza disse:

Ahhh… Escócia é objeto de meu desejo há anos, mas ainda não consegui visitar!!! Bom saber sobre o Lago Ness, pois por causa das lendas e mistérios, claro era um lugar que desejava, mas agora tenho uma visão, digamos, assim, mais realista! 🙂 bjinhos

Lulu Freitas disse:

Analuiza, espero que consiga ir lá. É o tipo de lugar perfeito para você e seu olhar tão único das coisas. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *