Florença é daquelas cidades para caminhar e se encantar com tanta beleza de sua arquitetura. Outro ponto alto de uma viagem para lá são os museus de Florença Itália.
Já visitei alguns do principais museus de Florença Itália nas duas vezes que estive na cidade. Valem muito a pena, até porque são alguns dos mais visitados em toda a Itália! E a olha que a competição é pesada rsrs
Portanto, sugiro você incluir algum na sua programação (veja a minha sugestão de roteiro de viagem em Florença em 3 dias).
Vem comigo!
Antes de começar a usar essa lista
Não deixe de ver o meu post com todas as dicas para você organizar sua viagem para região da Toscana, onde está localizada Florença. Também veja todas as informações para organizar uma viagem para Itália.
Melhor época para visitar, como se locomover, onde ficar e muito mais.
Principais Museus de Florença Itália
Algumas observações importantes antes de começarmos:
- Procure comprar os ingressos on-line para evitar filas. Costumam ser enormes!
- Os museus sãos próximos entre si e de outros pontos turísticos, por isso organizando direitinho o seu roteiro você otimizará bastante tempo.
- hospedando-se no centro histórico (ou perto) você irá conhecer todos os museus de Florença Itália listados nesse post a pé. Aliás, caminhar é a melhor forma de conhecer Florença!
Galleria degli Uffizi
A lista de principais museus de Florença Itália tem que começar com aquele que é o mais importante da cidade e o segundo mais visitado na Itália: a Galleria degli Uffizi.
A Uffizi por si só vale um post só sobre ela (em breve, espero !).
Para começar a Galleria degli Uffizi é um museu grande, prepare-se para caminhar lá dentro.
O prédio onde está localizada já é uma atração por si só, com sua bela arquitetura e afrescos.
Sua origem: 1560 a pedido de Cosimo I de Medici, primeiro Grã-duque da Toscana, para abrigar os gabinetes administrativos de Florença.
Em 1580, se transformou no depósito da coleção pessoal de Francesco I.
As principais obras em exibição são a linda Vênus de Boticelli (O nascimento de Vênus) e a impressionante Medusa de Caravaggio (Testa di Medusa).
Achei curioso que os dois principais quadros do museu sejam imagens de mulheres totalmente opostas. A Vênus representando a beleza, pureza e feminilidade. A Medusa retratando o horror, ódio e rancor.
- site: uffizi.it
- ingresso: compre aqui a entrada com hora marcada.
Galleria dell’ Accademia: principais museus de Florença Itália
O museu Galleria dell’Accademia seria apenas mais um museu de Florença, focado em obras medievais. se não fosse por apenas um não tão pequeno detalhe.
Aqui encontramos a escultura Davi de Michelangelo. Simplesmente uma das mais incríveis do mundo!
Nunca vou esquecer a sensação de caminhar lentamente pelo museu e a escultura ir aparecendo aos poucos ao final do corredor. Até ficar enorme na minha frente. Um encantamento indescritível.
A estátua de Davi impressiona pelo seu tamanho (enooorme, 4 metros de altura) como pela riqueza de detalhes (os músculos, veias, expressões). Lindíssima!
Sou suspeita para falar de Michelangelo, pois amo a obra dele.
Aliás, recomendo a leitura do livro “Michelangelo e O Teto do Papa“, que fala da vida do artista e reconta a criação da Capela Sistina, oferencendo um vislumbre da complexa personalidade do gênio.
Caso você não vá na Accademia encontrará uma réplica da estátua de Davi na Piazza della Signora. Isto porque a estátua foi inaugurada lá em 1504, onde ficou até ser transferida para o museu em 1873.
Compre o ingresso previamente pela internet. A fila é gigante.
Há outras obras de Michelangelo por lá como a Piettá Palestina.
Museo Palazzo Vecchio
Localizado na Piazza della Segnora, o Palazzo Vecchio é um dos pontos turísticos de Florença.
Ele era a sede do governo da República Florentina. Hoje parte dele é ocupada pela Prefeitura de Florença e pelo museu do Palazzo Vecchio
É na frente dele que está a réplica da estátua de Davi que mencionei um pouquinho antes. Há também algumas outras esculturas muito bonitas.
Eu não conheci o interior do museu, porque havia uma fila muito grande para a compra de ingresso.
- site: cultura.comune.fi.it/pagina/musei-civici-fiorentini/museo-di-palazzo-vecchio
- ingresso: compre aqui o ingresso com o audio guia do Palazzo Vecchio
Museo dell’Opera del Duomo
Um dos ingressos para o Duomo de Florença (um dos mais famosos pontos turísticos da cidade) dá direito a visitar ao Museu do Duomo.
O museu exibe a história da construção do Duomo (com maquetes, por exemplo) e relíquias religiosas.
Visitei o Duomo de Florença e o seu museu, gostei muito da experiência.
- site: duomo.firenze.it
Museo Galileo
Esse museu foi uma supresa para mim. Não esperava muito, sequer estava na minha programação inicial e acabou sendo divertido.
Estávamos passeando quando demos de cara com o Museu Galileu. Como bons nerds, eu e meu marido não resistimos em entrar.
É um pequeno museu dedicado à ciência. Com interatividade, explica conceitos da física e apresenta instrumentos antigos além, claro, de falar sobre Galileu e suas descobertas.
- site: museogalileo.it
- ingresso: compre aqui entrada para o Museo Galileo
Palazzo Pitti
Do outro lado do rio Arno, atravessando a famosa Ponte Vecchio, temos o Palazzo Pitti, um complexo de 7 museus, além do encantador Jardim de Bobboli (um dos meus lugares favoritos em Florença).
O palácio foi comprado em 1550 por Cosimo I de Medici para sua residência como Grão Duque de Florença. Depois foi a residência dos reis da Itália em 1865.
Ah! Quem foi o Pitti que dá nome ao Palácio? Um banqueiro, que começou a construção do prédio em torno do ano de 1400.
Esses sãos os museus que encontramos ali:
- Tesouros do Grão Duque (piso térreo)
- Museu dos Ícones Russos (piso térreo)
- Galeria Paletina (primeiro andar)
- Apartamentos Reais (primeiro andar)
- Galeria de Arte Moderna (segundo andar)
- Museu dos Costumes e Moda (segundo andar)
Eu não tive a oportunidade de visitar todos. Gostei muito de conhecer os Tesouros do Grão Duque e os Apartamentos Reais.
- site: uffizi.it/palazzo-pitti
- ingresso: compre aqui a entrada para o Palazzo Pitti
Conclusão: gostou dos principais museus de Florença Itália?
Florença é uma cidade sensacional e os seus museus, claro, não poderiam ser diferentes.
Não deixe de conferir aqui tudo para organizar a sua viagem para a Itália!
Salve o pin no seu Pinterest!
O que você achou dos museus de Florença Itália? Já conhece algum? Vontade de visitar? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Ainda não fui pra Florença, mas jpa sei que preciso deixar bastante tempo no roteiro rs Quero conhecer todos esses museus e ver muitos dos quadros, esculturas etc conhecidas no mundo todo! Não sabia desse museu Galileu na cidade e pra falar a verdade nunca tinha lido sobre o que exatamente tinha no Palazzo Pitti rs interessante!
Oi Fernanda, que bom que trouxe novidades para você 🙂
Quando visitei Florença não tive tempo de entrar na maior parte dos museus e fiquei com pena. Agora depois de ler o seu post sei que tenho que regressar para os visitar.
Oi Patrícia, torcendo por uma nova oportunidade por lá. bjs
Muitooo obrigada por compartilhar esse roteiro pelos museus de Florença! Caiu como uma luva no meu itinerário por lá, não vejo a hora.
Epa! Que legal!!! bjs
Oi Lulu,
Ótimas dicas de museus em Florença.
Há algumas semanas eu levei uma das minhas filhas no Uffizi para matar as saudades. Depois de um longo período de pandemia estamos aproveitando para matar as saudades dos museus.
Agora meu próximo objetivo é levá-las ao museu do Galileu.
Se posso tomar a liberdade de dar uma sugestão para os seus leitores: visitem também o Palazzo Medici Riccardi. Fica bem pertinho da catedral e é considerada a “Casa do Renascimento”. Fomos lá recentemente e contei um pouco sobre a nossa visita no meu blog: https://www.brasilnaitalia.net/2021/12/palazzo-medici-riccardi.html
Se quiser passa lá para dar um oi.
Saudações da Toscana para você,
Barbara
Oi Bárbara, obrigada por deixar essa dica! bjs