Um dos países da Europa mais bacanas para viajar é a Itália. Sua diversidade de cenários oferece inúmeros roteiros de viagem. Mas, o que é preciso para viajar para Itália?

Siga esse guia para planejar sua viagem para Itália e curtir um dos meus destinos favoritos nesse mundão! Para viajar tranquilo e sem erro 🙂

O tema desse mês do projeto [8o8] é “primeira vez” e essas dicas são para ajudar quem está planejando uma viagem para Itália uma primeira vez. Ao lado de apoiar a organização de quem está retornando ao país.

Vem comigo!

Por que viajar a Itália?

Antes das dicas de como viajar para Itália, quero explicar o porquê de você considerar tirar férias no país.

A Itália não é só boa comida e vinho melhor ainda. 

Nem apenas uma história secular, parte da origem do modo de viver ocidental, ou uma beleza natural de tirar o fôlego.

A Itália é muito mais!!!

Você pode fazer inúmeras viagens completamente diferentes entre si na Itália.  Eu mesma já fiz duas viagens e sonho com mais outras duas… pelo menos rsrs.

planice viajar italia vale d orcia
Esse é o cenário dirigindo pelo Vale D’Orcia na Toscana.

A emoção de visitar a primeira vez a Itália e conhecer ao vivo lugares tão lindos é inesquecível. Lembro de ficar com os olhos cheios de lágrimas olhando a paisagem da foto acima. Ou ficar sem palavras ao chegar em Veneza.

Isso é a Itália.

Onde viajar para Itália?

Há diversos lugares para visitar na Itália, que agradam quem gosta de arte ou aquele que procura contato com a Natureza. Lugares para enoturismo ou para quem deseja aproveitar praias. Veja alguns exemplos de roteiros de viagem pela Itália:

  1. Roteiro pelas principais cidades da Itália (Milão, Florença, Veneza, Verona e Roma). Para uma super primeira viagem ao país;
  2. Norte da Itália combinando Milão, os lagos (em especial Lago de Como e Lago de Garda) e as Montanhas Dolomitas;
  3. Região da Toscana (Florença e pequenas cidades como Pisa, Montalcino, Montepuciano, Siena, San Geminiano e Chianti);
  4. Sul da Itália, englobando a Costa Amalfitana, Capri, Sorrento, Puglia e Nápoles;
  5. Roteiro por Cinque Terre; e
  6. Região da Sicília, passando por Taormina e Palermo.

É difícil escolher entre tantas opções, não é?

Sugiro em uma primeira viagem para Itália um roteiro nas grandes cidades italianas: Milão, Veneza, Florença e Roma. Para uma visão ampla do país. Foi exatamente o que fiz.

Importante: organize-se e tenha um roteiro! O país oferece muitas atividades e sem preparação prévia poderá deixar de conhecer lugares e enfrentará filas que poderiam ser evitadas. Blogs de viagem são ótimas fontes. Confira o meu guia de viagem da Itália, com tudo o que já escrevi sobre o país.

O que precisa para viajar para Itália

O primeiro passo é planejar sua viagem com cuidado, olhando todos os detalhes necessários para não ter dor de cabeça. Ver documentação, analisar a melhor época, passagens, restrições, ingressos, etc.

A seguir explico item por item tudo sobre viajar para a Itália. Mesmo se não for sua primeira vez na Itália, vale a consulta para seu planejamento.

Como ir para Itália

Saindo do Brasil, há várias companhias aéreas que viajam para a Itália.

Há voos diretos e outros com conexão, parando em cidades como Amsterdam (via KLM), Lisboa (via TAP) ou Paris (via Air France).

Aproveite e compre sua passagem com a Skyscanner, o melhor buscador de promoções:

Documentos necessários para viajar para Itália

O que brasileiro precisa para entrar na Itália? Eis os documentos necessários para viajar para a Itália e apresentar aos oficiais da imigração. Sugiro que os leve impressos e não fique dependendo do celular. Você poderá não ter acesso ao mesmo durante a imigração:

  • Passaporte com ao menos 3 meses de validade além do período de estadia na Itália. Vale dizer, para viajar para Itália precisa de passaporte;
  • Passagem de ida e volta. Isso só é obrigatório para os brasileiros que não possuem cidadania europeia;
  • Comprovante de reserva de hospedagem pode ser solicitado;
  • Seguro viagem Europa com cobertura de despesas médicas e hospitalares de no mínimo 30 mil euros, sendo recomendável a assistência para covid-19; e
  • Comprovantes financeiros, demonstrando que possui meios de se manter durante o período de visita na Itália, podem ser solicitados.

Lembrando que quem tem cidadania europeia pode utilizar o seu passaporte europeu e não observa as regras acima.

Para viajar para Itália precisa de visto?

Não é necessário visto para Itália se a viagem for para turismo ou negócios por até 90 dias.

Para um prazo de permanência na Itália superior a 90 dias é obrigatório solicitar visto italiano. Igualmente se a viagem tenha como objeto uma atividade remunerada, ainda que em prazo inferior a 90 dias.

A Embaixada da Itália fornece todas as instruções e formulários necessários.

capela da madona de vitaleta italia
Viajar para Itália é encontrar cenários arrebatadores.

Seguro Viagem para Itália

Como falei, é obrigatória a apresentação de seguro viagem com cobertura de no mínimo 30 mil euros, pois a Itália faz parte do Tratado de Schengen.

Contratar a cobertura contra covid-19 é recomendável.

Faça cotação com a Real Seguros, com opção de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

Hospedagem na Itália

Um dos documentos que podem ser exigidos no momento de imigração é a apresentação de comprovante de hospedagem.

Por isso, veja minhas dicas sobre como reservar hotel pela internet com segurança.

Ao reservar hotel ou apartamento, indico o site da Booking, e imprima a confirmação das reservas.

Atenção: pesquise e reserve seu hotel com antecedência. A Itália é um destino muito procurado e hotéis e apartamentos BBB (bom, bonito e barato) podem se esgotar rápido.

quarto b&b montalcino viagem toscana
Meu quarto em um B&B em Montalcino.

Não esqueça de fazer conta. Aquele hotel longe dos pontos de interesse na viagem pode ser baratinho, mas o custo e perda de tempo com transporte pode não compensar.

Já me hospedei em hotéis e B&B (bed and breaksfast, um tipo de pousada mais simples comum na Europa) e, de modo geral, foram boas experiências. Tenho saudades desse B&B da foto, uma hospedagem super agradável na pequena Montalcino, na Toscana.

Moeda

O euro é a moeda na Itália.

Você pode facilmente comprar euro aqui no Brasil para levar. Sugiro não carregar consigo muito dinheiro em espécie, por conta dos riscos de segurança.

Use cartão de crédito ou um cartão de débito de conta internacional (vários bancos oferecem esse serviço, com tarifas e imposto IOF reduzidos).

Fuso Horário

O fuso horário para a Itália é de 4 horas para frente do horário de Brasília.

Entretanto, isso muda se há horário de verão no Brasil (passando para 3 horas de diferença) ou se há horário de verão na Itália (mudando para 5 horas).

Qual melhor época para viajar para Itália?

A melhor época para viajar para Itália é nos meses de abril e maio (primavera) e setembro e outubro (outono). As temperaturas são mais amenas e os dias ensolarados, bem como há menos turistas. Encontram-se bons preços de passagem e hotéis.

Minha primeira viagem para Itália foi nesse período, em maio. Excelente! Clima muito agradável e a paisagem linda. Céu ensolarado, muitas flores e verde.

Viajar para Itália no inverno (dezembro a março) significa temperaturas baixas e neve no norte do país. É raro nevar em Roma.

Independente disso, serão dias frios e curtos, o que nem sempre é agradável para turistar. A vantagem: é o período mais barato para viajar.

Minha segunda viagem para Itália foi em fevereiro, aproveitando o Carnaval. Pegamos dias frios e alguns cinzentos. O cenário não é tão bonito, mas não atrapalhou a experiência. Ao lado disso, poucas filas em museus e restaurantes.

jadrim de boboli italia
Um dia cinzento e o jardim ainda não estava florido.

Se a viagem para Itália for no verão (junho a setembro) prepare-se para muito calor, filas de turistas (tudo lotado) e preços altos. Essa é a época das férias europeias, havendo o fluxo de turistas de todo continente.

Quanto tempo ficar na Itália

A resposta é… depende. Quanto tempo você tem disponível?

Considerando a distância e custos envolvidos, sugiro no mínimo um roteiro de 7 dias se o plano for apenas viajar para Itália.

O que levar na mala para Itália

Evite viajar com uma mala grande e pesada, principalmente se fizer deslocamentos por transporte público. O ideal é viajar para Itália com uma mala de bordo ou de tamanho médio.

Ah! Deixe espaço na mala para eventuais comprinhas e lembrancinhas.

Viagem para Itália no inverno (dezembro-março)

Alguns itens que não podem faltar: sobretudo/casaco de inverno, gorro, cachecol, luva, segunda pele, malha de lã, calça, meias e sapato fechado ou bota.

Leve roupas para neve se o roteiro incluir o norte da Itália e estações de esqui.

Visitei a região da Toscana em fevereiro e usei um casaco pesado, um suéter (ou camisa de manga comprida) e uma camiseta por baixo. Cachecol porque sou friorenta no pescoço. Calça jeans e tênis. Esse era o meu uniforme.

vinicola caprili montalcino toscana viajar para italia
Visitando uma vinícola italiana. Olha o uniforme!

Viagem para Itália no verão (junho-setembro)

Roupas leves, porque o calor é intenso. Quente mesmo!!! Abuse de bermudas, vestidos e camisetas. Sapatos abertos como rasteiras, sandálias e chinelo.

Se o destino for ao litoral, roupa de banho é obrigatório.

Viagem para Itália na primavera (março-junho) e outono (setembro-dezembro)

As temperaturas são amenas.

Leve na sua mala para Itália casacos leves (especialmente para o início da manhã e de noite), calça jeans, blusas de meia manga ou manga comprida e vestidos. Sapato fechado como tênis ou sapatilha.

Quando estive na Itália na primavera, as temperaturas eram agradáveis. Mas passei de usar casaco (leve) em Milão e andar de bermuda e camiseta em Roma. De qualquer modo, um casaquinho de noite era indispensável.

Veja também:

Como usar internet na Itália

Duas opções para ter internet no seu celular para usar redes sociais e aplicativos (como Whatsapp, Waze e Google Maps):

  • wi-fi gratuito no hotel e locais públicos quando possível (correndo o risco de horas sem internet); ou
  • comprar chip de celular internacional aqui no Brasil e já sair daqui conectado, sem dor de cabeça!

Se quiser contratar o chip de celular, recomendo a OMeuChip. Com o cupom LETSFLYAWAY você terá 25% de desconto.

Como se locomover pela Itália

Se o seu roteiro envolver várias cidades, há a opção de se locomover pela Itália de trem, carro., ônibus ou excursão / tour guiado.

Trem: como viajar para Itália

A malha de trem italiana é bem ampla, interligando todo o país. Contudo, não espere encontrar trens de última geração e moderníssimos nas viagens regionais. São confortáveis, mas não são novinhos.

Fiquei um pouco decepcionada, porque já tinha utilizado trem na Inglaterra, Holanda e Alemanha. O sistema ferroviário lá é mais moderno.

Procure comprar o bilhete com antecedência pela internet para economizar. A Trenitalia é a companhia oficial de trem da Itália.

Ao chegar na estação é preciso validar o bilhete antes de embarcar. Há máquinas (em geral amarelas) na plataforma para isso. Se o bilhete for eletrônico e estiver no celular, não é preciso validação.

A vantagem de viajar de trem é que as estações possuem localização central nas cidades, sendo bem prático. Diferente de um aeroporto, não se perde tempo com longos deslocamentos nem é necessário chegar com horas de antecedência para o embarque.

Também não há preocupação com limite de peso de bagagem.

Esse é um meio de transporte que gosto muito e fiz vários deslocamentos de trem pela Itália. Prático e em conta. 🙂 Também me senti segura, pois viajava só com uma amiga.

Carro: como viajar para Itália

As estradas são boas e há roteiros pela Itália perfeitos para uma viagem de carro. A grande vantagem do carro é a liberdade de horário e itinerário.

Um exemplo, é conhecer a bela região da Toscana, com seus vinhedos e cidades históricas. Fiz uma viagem de carro pela Toscana de 7 dias, com meu marido, que foi maravilhosa! Uma lua de mel.

Para alugar carro é necessário apresentar a PID (Permissão Internacional para Dirigir), emitida pelo Detran da sua cidade. Leve consigo a carteira de habilitação brasileira e o passaporte.

Para alugar carro, faça contação com a Rentcars. Com pagamento sem IOF e parcelamento no cartão de crédito.

Atenção ao trafegar nas cidades pequenas, porque em várias há zonas com proibição de tráfego de carro para não residentes. Preste atenção no Waze e na sinalização.

Ônibus: como viajar para Itália

Do mesmo modo que o trem, as cidades italianas são interligadas por ônibus. As passagens são baratas e as rodoviárias com localização fácil.

Nunca fiz viagem intermunicipal de ônibus, pois priorizei o trem e o carro, então não consigo opinar sobre a qualidade desse meio de transporte na Itália.

Tour guiado / Excursão: como viajar para Itália

Uma boa opção para um roteiro de viagem na Itália é se hospedar em grandes cidades, como Milão e Roma, usando-as como base, e fazer viagens de 1 dia (bate-volta) para cidades próximas.

A vantagem do tour guiado é ter o conforto de um serviço com guia especializado, buscando e levando de volta para o hotel. Prático, seguro e sem preocupação. Em geral, já é incluso no valor da excursão o ingresso de atrações a serem visitadas.

Já usei essa forma de passeio algumas vezes, especialmente quando viajando sozinha ou com uma amiga.

Algumas sugestões de bate-volta em tour guiado de 1 dia:

Você pode reservar atividades e comprar ingressos com a nossa parceira Civitatis. Pagando em reais e parcelando em 12 vezes sem juros.

duomo siena italia toscana fachada rosa
Duomo de Siena é uma das igrejas mais bonitas ao viajar para Itália

Carregador e tomada

A voltagem na Itália é de 200v e a tomada são diferentes da brasileira. Assim, leve carregador bivolt e adaptador.

Reservas e ingressos antecipados para viajar para Itália

Ao planejar seu roteiro de viagem pela Itália, verifique quais museus e atrações necessitam de reserva.

Há atrações que se esgotam com meses de antecedência porque são super procuradas ou há limite de pessoas para visitação (como a Santa Ceia, em Milão, que não conheci justamente por falta de planejamento).

Ou, ainda, há lugares com filas imensas se não comprar ingressos pela internet. Perder tempo em fila? Melhor não!

Alguns ingressos que recomendo reservar pela internet ao viajar para Itália:

galeria uffizi italia
Uma das salas do museu Uffizi em Florença

O que comer na Itália

A Itália é o paraíso para quem gosta de uma boa gastronomia. Impossível fazer dieta!!!

Escrevi 7 dicas sobre comer na Itália. Sugiro a leitura.

Experimente massas, pizza (por favor, nada de pedir ketchup!), azeite e gelato (um sorvete mais leve e natural). Só de lembrar aqui já abriu o meu apetite.

O vinho, um dos melhores do mundo, também deve estar no cardápio. Costuma ser mais barato que pedir uma coca-cola no restaurante. Afinal, a Itália é um dos principais destinos de enoturismo no mundo.

Sobre os italianos

Como nós brasileiros, são barulhentos e alegres! Para os italianos sua comida e país é o mais lindo do mundo. Por isso, nada de falar mal da casa dos seus anfitriões.

De modo geral, você bem atendido em restaurantes e atrações em geral.

Perguntas frequentes

Quantos euros por dia na Itália?

Segundo o site Budget Your Trip, que calcula o custo de viagem para diversos destinos, indica o valor de 133 euros por dia para uma pessoa viajar para Itália (incluindo o custo de hospedagem, alimentação e passeios).
Nesse valor de quanto custas viajar para Itália não está incluso o valor da passagem aérea.

Quanto custa para tirar o visto italiano?

A viagem a turismo e negócios (não remunerados) com até 90 dias de permanência não exige visto.
O visto é necessário para a viagem com prazo acima de 90 dias, custando o visto italiano entre 50 euros e 116 euros.

Projeto [8on8]

Esse post faz parte do projeto [8on8]. Todo dia 8, blogueiros de viagem falam sobre um tema usando 8 imagens. O tema desse mês é “primeira vez”.

Confira abaixo os demais blogs participantes:

Conclusão: como viajar para Itália é tudo de bom!

Sou suspeita para falar, porque uma apaixonada pela Itália. Tudo me encanta. A história, monumentos, paisagens, comida… Escrever esse post me deu tanta saudade e ao mesmo tempo uma vontade louca de voltar!

Aproveite para conferir o meu guia de viagem da Itália, com tudo o que já escrevi sobre o país.

Gostou desse manual? Espero que após a leitura sinta-se preparado para viajar para Itália! Deixe suas dúvidas nos comentários. Adorarei ajudar e responder.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Marcella disse:

Até hoje só conheço Roma e tenho muita vontade de conhecer mais lugares da Itália. Adorei suas dicas, obrigada por compartilhar!

Oi! que bom que curtiu. bjs

Fernanda disse:

Lendo esse post, me deu arrepio aqui lembrando do sufoco q foi planejar minha última viagem pra lá em junho desse ano – simplesmente lugares demais pra ir e tempo q nuuunca é suficiente pra Itália kkkkkk Já tinha ido mais pro norte (Milão, Bolonha, Veneza etc) e dessa vez seria Roma, Costa Amalfitana e Sicília e foi infinitamente mais difícil e muito mais horas necessárias pra planejar! Mas sempre vale a pena!

A Itália é um lugar para voltar e voltar muitas vezes. bjs

Lilian Azevedo disse:

Um super guia, Lulu! Muito completo com dicas de todos os aspectos e com certeza ajuda mesmo que já visitou a Itália. Trem é o meio de transporte que uso na Europa. Nunca aluguei carro. Também já tive várias experiências com hospedagem B&B e todas foram excelentes

Obrigada Lilian! bjs

Denise Barreto disse:

Sim, viajar para a Itália é tudo de bom e com essas dicas para planejar a viagem, fica tudo muito melhor!! Das principais cidades da Itália, conheço apenas Veneza. Quero muito conhecer as demais!! A Toscana e a Sicília são apaixonantes!

Oi Denise, a Sicília também está nos meus planos. bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *