Os museus de Londres gratuitos são um paraíso para quem gosta de arte e cultura. O melhor de tudo, são de graça. Sim, 0800 ! Paga-se ingresso apenas para alguma exibição ou mostra especial, mas todo o restante do acervo está à disposição sem qualquer custo.
É difícil listar quais os museus de Londres são mais interessantes tanta a variedade, até porque envolve um gosto pessoal. Tem gente que odeia pintura, outros não gostam de arte moderna e por aí vai. Mas, sem dúvida, são parte do roteiro de atrações de graça em Londres.
Assim, segue uma lista dos museus de Londres gratuitos que acho imperdíveis, obrigatórios. A indicação de como se chegar é feita apenas de metrô, por ser mais simples, porém outras informações podem ser encontradas no site das instituições.
Escolha o que mais lhe parece legal e se divirta!
Museus de Londres
British Museum
O British Museum (Museu Britânico) rivaliza com o Museu do Louvre, de Paris, bem no estilo da rivalidade Inglaterra x França. Qual é o melhor eu não sei, mas é incrível! Isso com certeza!
O museu foi fundado em 1753, sendo o primeiro museu nacional público do mundo. São mais de 6 milhões de visitantes por ano.
Sua arquitetura por si só é um espetáculo, sendo um dos símbolos mais famosos do museu.
Passear pelo British Museum demanda horas, pois o acervo é imenso e variado. Antiguidades do Egito, Grécia e Roma; obras medievais; cultura asiática; e muito mais.
Para quem quiser ser objetivo e não perder muito tempo, uma visita guiada (gratuita) é uma solução, pois há tours de 45 minutos que focam nas principais obras do museu. Ou então, se preferir, procure o top 10 do acervo indicado no mapa do museu.
As obras mais famosas do museu são a Pedra de Roseta (a partir da qual se conseguiu decifrar o significado dos hieróglifos), uma estátua da Ilha de Páscoa, antiguidades e múmias do Antigo Egito.
O blog Worlb by Isa tem uma lista das 15 obras imperdíveis no Museu Britânico para facilitar a sua visita.
Já a Patrícia do blog Descobrir Viajando fez um post completo sobre o Museu Britânico, da sua história a acervo.
- como chegar: metrô – estações Holborn (linhas Central ou Piccadilly), Russel Square (linha Piccadilly), Tottenham Court Road (linha Northern) ou Goodge Street (linha Northern).
- site: britishmuseum.org/
Natural History Museum
O Natural History Museum (Museu de História Natural), fundado em 1881, é uma festa para quem curte natureza. Muitas exibições sobre animais (empalhados ou fósseis), meio ambiente, fauna, flora e minerais. Um dos meus museus de Londres gratuitos favoritos.
O museu faz justificado sucesso com a criançada.
Uma dica: chegue cedo e vá direto para a ala dos dinossauros, pois pode haver fila com mais de 30 minutos para entrar em época de maior movimento.
O prédio do museu em si é muito bonito, lembrando seu exterior uma igreja e com detalhes delicados em toda a construção fazendo referência à fauna e à flora.
São mais de 70.000 itens em exibição de uma coleção de 80 milhões de espécimes utilizadas em pesquisas científicas. Logo, como disse, o museu não é só sobre dinossauros rsrs
Repare que é tudo feito com muita interatividade e humor a fim de deixar mais leve a experiência.
O blog Ligado em Viagem possui um guia completo para o Museu de História Natural de Londres. Confira!
- como chegar: metrô – estação South Kensington (linhas Piccadilly, Central e District).
- site: nhm.ac.uk/
Victoria & Albert Museum
Próximo ao Natural History Museum, também da Exhibition Road, encontramos o Victoria & Albert Museum (também conhecido como V&A). Seu nome é uma homenagem ao casal love story do século XIX: rainha Victoria e príncipe Albert.
Fundado em 1852, sua coleção é dedicada à arte decorativa e ao design mundial das mais variadas épocas, partindo da Idade Média até os dias de hoje. Uma coleção eclética, que vai das tradicionais pinturas e esculturas a roupas, tecidos, fechaduras e moedas! Só para se ter uma ideia.
Na última sexta-feira do mês há o evento Friday Late, quando das 18h30 às 22h há dj, pocket show, instalações, bar com bebida e comida. Enfim, uma festa em meio ao acervo do museu.
- como chegar: metrô – estação South Kensington (linhas Piccadilly, Central e District).
- site: vam.ac.uk/
Science Museum
Fechando o trio maravilha da Exhibition Road temos o Science Museum, dedicado à ciência ocidental e medicina.
Ele nasceu a partir do sucesso da Great Exhibition de 1851 no Hyde Park por incentivo do príncipe Albert. Hoje são mais de 3 milhões de visitantes por ano.
Os pontos altos do museu são o Energy Hall sobre a evolução das máquinas e uso da energia, com sua coleção de máquinas à vapor, e Exploring Space que retrata a conquista do espaço através de foguetes, satélites e muito mais.
Um paraíso para os nerds.
Stephen Hawking em sua última visita ao Science Museum, em 2013, disse que lá é um dos seus lugares favoritos e que foi um dos estímulos para o seu amor pela Física, deixando-o feliz que continue a inspirar os jovens de todas as partes do mundo.
Além de muita interatividade, o museu conta com simuladores e um cinema IMAX 3D, estes dois últimos com ingressos pagos.
- como chegar: metrô – estação South Kensington (linhas Piccadilly, Central e District).
- site: sciencemuseum.org.uk/
Tate Modern
O Tate Modern é o último dos museus de Londres gratuitos em nossa lista. Dedicado à arte moderna e contemporânea, sendo um dos quatro museus da “família Tate”, completada pelo Tate Liverpool, Tate Britain e Tate St Ives.
Fundado no ano de 2000 em uma antiga estação de energia às margens do rio Tâmisa.
Mesmo quem não gosta de arte moderna irá apreciar o passeio. Eu não curto nem entendo esse tipo de arte, mas o prédio é interessante e conta com uma visão privilegiada para belas fotos da Millenium Bridge com a St Paul’s Cathedral ao fundo.
- como chegar: metrô – estações Southwark (linha Jubilee), Blackfrias (linhas District ou Circle) ou St Paul’s (linha Central).
- site: tate.org.uk/visit/tate-modern
Bônus dos Museus de Londres gratuitos
Depois que fechei o post me dei conta que esqueci a National Gallery! Como assim?! Para sentir como é difícil fazer uma lista pequena de museus de Londres gratuitos… rsrs
National Gallery
A National Gallery foi fundada em 1824, passando a funcionar em 1838 no prédio localizado na Trafalgar Square, onde está até hoje.
Durante a 2ª Guerra Mundial sua coleção foi evacuada e espalhada por bibliotecas, universidades e castelos no País de Gales a fim de protegê-la dos bombardeios à capital inglesa.
Seu acervo é exclusivamente de pinturas, composto por mais de 2.300 obras que vão da Idade Média até o Impressionismo do início do século XX, de mestres como Da Vinci, Van Gogh, Velázquez, Turner e outros.
- como chegar: estações Embankment (linhas Northern, Bakerloo, District ou Circle), Leicester Square (linhas Northern ou Piccadilly) ou Charing Cross (linhas Northern ou Bakerloo).
- site: nationalgallery.org.uk/
Conclusão: museus de Londres grátis
Viajar para Londres e se perder nos seus museus é um programão. Mesmo se uma visita cultural não seja sua praia, ao menos uma passadinha em algum deles vale a pena.
Aproveite e confira outras dicas no meu guia virtual da Inglaterra.
Salve o nosso pin no seu Pinterest!
Você, o que acha? Qual a sua dica sobre os museus de Londres gratuitos? Qual você incluiria ou excluiria dessa lista?
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Adorei as dicas. Eu amo museus! E amo o fato de serem gratuitos em Londres. Podia ser regra no mundo todo, né? Cultura acessível!!!
Oi Mariana, super concordo! bjs
Adoro grátis, ainda mais em libra hahahha
E amo museus de história natural… acho o máximo, posso passar hoooooooras vendo e lendo tudo!
Oi Camila, grátis em Londres é bom demais mesmo. Também amo o Museu de História Natural. Só aquele prédio lindo de morrer já vale a visita. bjs
são todos museus maravilhosos, mas sem dúvida o meu preferido é o British Museum, além de ser uma coleção de antiguidades de várias culturas é belíssimo por fora e por dentro. Adorei o seu top 5!
Obrigada Flávia! Amo a parte de antiguidades do British. bjs
Grátis? Tudo grátis? Eu li certo? Grátis?
rsrsrsrs
Que coisa mais linda do mundo!!!!
😉
Você que adora museu iria surtar por lá!!!!