Que o Rio de Janeiro é maravilhoso, nós cariocas nos orgulhamos de falar. Um programa maravilhoso é unir gastronomia e o cenário da cidade. Por isso, fiz uma lista toda especial de restaurantes com vista no Rio de Janeiro.
Aquela dica tanto para quem visitar o Rio de Janeiro (pela primeira, segunda ou enésima vez) como para o carioca que está procurando um lugar novo para conhecer.
Vem comigo!
Restaurantes com vista no Rio de Janeiro
Confira a minha curadoria dos melhores restaurantes com vista no Rio de Janeiro. Uma seleção que levou em conta o quesito visual + comida gostosa.
Vamos a eles!
Assador Rio’s
O Assador Rio’s é um restaurante com vista panoâmica privilegiada, bem de frente para o Pão de Açúcar.
Localizado no Aterro do Flamengo, é uma das principais casas de carne da cidade, oferecendo cortes premium, como assado de tiras, picanha, carré de cordeiro, T-Bone, entre a grande variedade de carnes suculentas servidas à vontade. Complementando o rodízio, guarnições e saladas, com quase 20 opções.
Baleia Rio’s
O Baleia Rio’s, é um dos restaurantes com vista no Rio de Janeiro recém inaugurado.
Vizinho ao irmão Assador, mas com uma vista de outro ângulo, de frente para a Baía de Guanabara, de onde se vê Niterói em uma aprazível varanda.
O cardápio mediterrâneo é assinado pelo chef Bruno Barros. Entre as boas pedidas, o robalo santorini, com espaguete de abobrinha com pesto de manjericão e bacalhau confit, ao forno com batata, brócolis, pimentão e azeitona.
Há também massas artesanais, como tortellini com recheio de abóbora e molho de manteiga e sálvia.
Aprazível
Situado no bairro de Santa Teresa, o Território Aprazível (esse é o nome oficial) oferece uma vista panorâmica do Centro da cidade e da Baía de Guanabara. A casa é muito disputada, por isso recomendo fazer reserva!
Os pratos são inspirados na culinária brasileira com ingredientes majoritariamente orgânicos. Aromas que remetem à memória afetiva dos almoços de família.
A dica é curtir se esbaldar com a moquequinha do Rio (leite de coco, dendê, pirão de peixe, arroz branco e farinha d’água) ou com a galinhada caipira (arroz de galinha caipira, banana da terra, linguiça mineira, geleia de pimenta, feijão e couve).
Casa Camolese
A Casa Camolese acaba de completar seis anos aos pés do Jardim Botânico, com vista para as pistas do Jockey Club e Cristo Redentor.
Um ambiente é acolhedor, que traz ícones da flora nacional.
O cardápio é mediterrâneo-carioca, assinado pelo chef Jessé Valentim. Entre os carros-chefes, o carpaccio al mare, de camarão, polvo e lula com vinagrete de uva verde e cítricos; e as massas artesanais como o cavatelli al´limone com crudo de atum marinado.
Maguje
Ao lado da Casa Camolese, o Maguje é um dos meus restaurantes preferidos no Rio.
Tanto para o almoço, com pratos muito saborosos, como para um happy hour e drinques (a carta é excelente).
Para ter uma vista da pista do Jockey, fique na área externa da varada. Nos dias de páreo os cavalinhos passam correndo ali.
Páreo
No Páreo é possível almoçar e jantar apreciando a Pedra da Gávea, o Cristo Redentor e a pista de corrida de cavalo. O restaurante fica no Jockey Club, no lado oposto da Casa Camolese e Maguje.
Um dos restaurantes do Rio de Janeiro com vista mais cobiçada, o Páreo oferece um ambiente charmoso.
O cardápio é assinado pelo chef Marcones Deus, com pratos inspirados na culinária brasileira. Mas, quem quiser, pode curtir pizzas e comida japonesa.
Entre as opções que fazem sucesso no Páreo, destaque para o mignon de sol com queijo coalho, croquete de macaxeira com catupiry, salada de feijão verde, couve e farofa de manteiga de garrafa; e o atum curado ao teriyaki de rapadura, cebolinha tostada, purê de macaxeira e croutons de queijo coalho.
Para finalizar com chave de ouro, que tal um cuscuz de tapioca com baba de milho verde, chips de coco e sorvete de canela?
Visu
Também no bairro do Jardim Botânico, o Visu, com o nome diz, tem um lindo visual para chamar de seu!
Localizado em um rooftop, de um lado admiramos as palmeiras do Jardim Botânico, do outro a Lagoa Rodrigo de Freitas.
O conceito do Visu é uma comida confortante, receitas de família com gostinho de comida caseira. Na sexta-feira rola um happy hour com música ao vivo.
Corrientes 348
O Corrientes 348 nasceu do sonho de trazer um pouco da culinária argentina para o Brasil.
A casa possui duas unidades e incluir nessa lista de restaurantes no Rio de Janeiro com vista a unidade da Marina da Glória, onde podemos admirar os barcos ancorados e o Centro da cidade.
Especializado em carnes argentinas, o Corrientes 348 oferece a autêntica parrilla com cortes como ojo del bife, bife de ancho e tomahawk. Todo o serviço é à la carte.
Xian
Um ambiente sofisticado, com um cardápio de influência asiática.
O Xian oferece uma ótima experiência de gastronomia e drinques.
Perfeito para quem está chegando ou partindo pelo aeroporto Santos Dumont quanto para o carioca que deseja fazer um programa bacana.
Para curtir esse restaurante no Rio de Janeiro com vista toda especial do Pão de Açúcar, Marina da Glória e Baía de Guanabara, fique em uma mesa na área externa.
Bar Urca
De frente para a entrada do Forte da Urca (nome oficial, Fortaleza São João) e com o visual da Baía de Guanabara, o Bar Urca é um ícone do bairro de mesmo nome. Inaugurado em 1939!
Muitos só o conhecem o seu movimentado bar no térreo, com petiscos (pastel e bolinho de bacalhau top!) e cerveja de garrafa que os frequentadores compram para comer enquanto jogam conversa fora, sentados na mureta da Urca, que fica do outro lado da rua.
Porém, o Bar Urca possui um segundo andar, onde funciona seu restaurante à la carte. Pratos de gastronomia portuguesa e brasileira, com ponto forte os peixes.
Restaurante Terra Brasilis
O Terra Brasilis, localizado no Clube Círculo Militar, no cantinho da Praia Vermelha, faz sucesso com a vista sensacional para a praia e o Pão de Açúcar.
Tente conseguir uma mesa na janela ou na varanda, para apreciar uma vista do Rio de Janeiro daquelas de tirar o fôlego.
Como esse restaurante é muito procurado pelos turistas, que combinam a visita ao Pão de Açúcar com o almoço, tente chegar cedo.
O cardápio é focado em pratos regionais, com opção de almoço executivo. De quinta-feira a sábado, a partir das 19h, há happy hour com música ao vivo.
Clássico Sunset Urca
Esta filial do Clássico Beach Club subiu o Morro da Urca e, por isso, é um dos melhores restaurantes no Rio de Janeiro com vista. O pôr do sol é um dos mais lindos da cidade!
Sugiro aproveitar para tomar um drique, como o delicioso Spicy Passion (vodka, polpa de maracujá, pimenta e espuma de gengibre) ou uma cerveja bem gelada.
Dica: de sexta-feira a domingo é servido café da manhã.
Marine Restô
A vista da varanda do Marine Restô no hotel Fairmont Rio é simplesmente a toda a orla de Copacabana. Só isso! rsrs
O restaurante conta com um ambiente sofisticado e se deliciam com o menu do Jérôme Dardillac inspirado nas raízes brasileiras.
Bons exemplos são a panelinha de carne seca; e o risoto de moqueca de camarão; e a seleção de queijos brasileiros de pequenos artesãos, servidos com compotas de frutas. Um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.
Pérgula
Inclui na dica de restaurantes com vista no Rio de Janeiro, o Pérgula, localizado no Copacabana Palace, em frente da piscina mais famosa da cidade.
Afinal, quem disse que a vista dessa lista é exclusivamente da Natureza?
Visitar o Pérgula é uma chance de conhecer um pouco do famoso hotel e apreciar um ambiente sofisticado e agradável.
Aos sábados rola um buffet de feijoada com música ao vivo. Recomendo!
QuiQui
O QuiQui é um quiosque localizado na Praia de São Conrado, tem uma super vista da praia e da Pedra da Gávea.
Lá é possível beliscar comidas saudáveis (super bem-vindas no calorão), almoçar ou lanchar um dos sanduíches da casa. Há menu kids para as crianças aproveitarem. Todo cardápio assinado pelo chef Francisco Nóbrega.
Restaurante Albamar
Especializado em frutos do mar, o Albamar fica na Praça XV, próximo da estação das barcas Rio x Niterói.
Seu prédio, que parece uma torre ou farol, chama a atenção. Dele avistamos a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói e a cidade de Niterói. Por conta disso é um dos restaurantes no Rio de Janeiro com vista mais tradicionais.
Detalhe: o Albamar só funciona no horário de almoço.
The Rooftop
Outro rootop entrando na lista de melhores restaurantes com vista no Rio de Janeiro.
O The Rooftop funciona no último andar do hotel Yoo2, na praia de Botafogo, e oferece o visual do Pão de Açúcar, do Cristo Redentor e da Baía de Guanabara. Cenário de cartão postal!
O cardápio do chef Thiago Possato reúne diversas opções de pratos e drinks autorais. Para um bom momento romântico.
Brewteco
Também na Praia de Botafogo, mas no rooftop do Botafogo Praia Shopping temos o Brewteco.
Uma das melhores opções de cerveja artesanal no Rio de Janeiro e com petisco de dar água na boca.
Tudo isso, claro, com um cenário que só o Rio de Janeiro é capaz de oferecer. Por tudo isso, e muito mais, o Brewtec conquistou um lugar na minha curadoria como um restaurante com vista em Botafogo.
Adega Santiago
Aqui o visual é um pouco diferente, para as lagoas da Barra da Tjuca e as montanhas ao redor. Não por isso menos encantador e, com certeza, um dos restaurantes com vista Barra da Tijuca mais interessantes.
A Adega Santiago possui o cardápio assinado pelo restaurateur Luís Felipe Moraes, com foco na gastronomia da Península Ibérica.
Experimente o carpaccio de polvo ou de anchova negra defumada e as opções de tapas, como croquete de jamón, batatas bravas e linguiça de pato. No melhor estilo espanhol.
Arab
Mais um quiosque para a nossa lista de restaurantes com vista no Rio de Janeiro. Aqui o cenário é da Lagoa Rodrigo de Freitas.
O Arab é muito tradicional na cidade e perfeito para um encontro com amigos, com suas grandes mesas.
Obviamente, como o nome indica, o restaurante é para quem gosta de comida árabe como baba ghanoush, quibe, kafta, dentre outras delícias.
Casa do Saulo
Fechando a seleção de restaurantes no Rio de Janeiro com vista, temos a Casa do Saulo.
O restaurante, que é a sua primeira unidade fora do Pará, está localizado no Museu do Amanhã.
Encante-se com a Baía de Guanabara (o final da tarde ali é show), enquanto aproveita o menu de cozinha amazônica elaborado pelo chef Saulo Jennings.
Aventure-se no carpaccio de pirarucu defumado, maior peixe de água doce do mundo, servido em lâminas fininhas com creme de queijo de búfala e castanhas do Pará raladas; e na feijoqueca (medalhão de pirarucu com camarões ao molho de moqueca, feijão santarém, banana da terra, crispy de jambu e farofinha bragantina).
No campo dos drinques, vá de caipirinha de jambu e depois me conte o que achou!
Pratos típicos do Rio de Janeiro
Muito se pergunta se o Rio de Janeiro possui pratos típicos. Esses restaurantes refletem isso? Bem, a gastronomia carioca é bem eclética:
Conclusão: melhores restaurantes com vista no Rio de Janeiro
O que achou dessa lista de restaurantes com vista no Rio de Janeiro? Já conhece algum? Ficou com curiosidade de visitar alguma dessas casa? Conte para mim!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.