O que fazer em Amsterdam? Vou compartilhar com você um roteiro de viagem Amsterdam redondinho. Afinal, a capital da Holanda é uma daquelas cidades pequenas e adoráveis! Linda, tranquila, romântica e com uma vida cultural atraente. Um pouco do melhor que a Europa tem para oferecer.

Conheço quem não gostou de Amsterdam, embora para mim é um pouco difícil de entender…

Você pode ficar mais dias na cidade e usar de base para bate-volta para cidades da Holanda.

Aproveite e confira todas as informações básicas sobre a Holanda para organizar a sua viagem.

Dicas gerais de viagem para Amsterdam

Quantos dias em Amsterdam

Três dias são mais do que suficientes para conhecer tudo com bastante calma.

Como chegar em Amsterdam

A melhor forma de se chegar até Amsterdam é de trem, descendo na Estação Central. 

O sistema de trem do país é excelente. O site da NS (operadora holandesa de trem) fornece todas as informações necessárias (preço, horário, etc.).

Por outro lado, se você chegar de avião, o melhor meio de ir do Aeroporto Internacional de Schiphol até ao centro da cidade é de… trem! Você acessa a plataforma de trem de dentro do próprio aeroporto.

Não tem muito como escapar rsrs. Para deixar o Sheldon Cooper que existe dentro de você feliz!

Para quem não curte trem, é possível fazer o traslado aeroporto x centro do Amsterdam de ônibus:

Como se locomover em Amsterdam

O melhor jeito de explorar Amsterdam é a pé ou de bicicleta.

Há também tram (bonde) que pode ajudar no deslocamento se estiver muito frio, se for a algum ponto um pouco mais distante do seu roteiro ou se bater o cansaço, claro.

Para ajudar a me orientar, usei o app 9292 que traça itinerários, informa horários do tram, etc. É possível comprar a passagem no próprio tram.

Se preferir, você pode comprar o passe de transporte ilimitado de 1 a 7 dias, que dá direito a todos os meios de transporte de Amsterdam.

Como eu peguei lindos dias de primavera, fiz a maioria dos passeio à pé. Foi uma delícia!

tram holanda roteiro de viagem amsterdam
O tram.

Usar um ônibus hop on-hop off em Amsterdam é uma furada, considerando que a cidade é muito pequena e em alguns lugares sequer é possível ir de ônibus. Logo, corra desses ônibus turísticos!

Mas, se você é fã desse tipo de ônibus, compre aqui o seu ticket.

Por fim, não posso deixar de falar nos barcos e canais de Amsterdam. Entendo que essa opção é apenas para um passeio, como vou relacionar mais na frente. Não para transporte.

Onde ficar em Amsterdam

Confira as minhas dicas de melhores bairros e hotéis em Amsterdam, com sugestões testadas e aprovadas!

Veja também a dica do blog Elizabeth Werneck dos melhores bairros para se hospedar em Amsterdam.

É possível explorar a Holanda a partir de Amsterdam?

Sim, com certeza!

Se você quiser conhecer outras cidades da Holanda, então estique sua estadia e fique mais de 3 dias. Use Amsterdam como base.

Há muitas opções de bate-volta de Amsterdam de ônibus ou trem, bem fáceis e rápidas.

estação central amsterdam viagem holanda
Estação Central do trem.

Quando ir a Amsterdam

O inverno na Holanda é bem rigoroso. Faz frio, neva e alguns canais até congelam.

O ideal é viajar na primavera e outono, com as temperaturas mais amenas e baixa temporada. Se for na primavera, não deixe de fazer um bate-volta até o maravilhoso parque das tulipas de Keukenhof.

Dica para economizar

Amsterdam não é uma cidade cara, mas economizar é sempre bom, não é?

No quesito ingressos, Amsterdam possui o cartão Iamsterdam, o qual você pode pagar pelo uso de 1 a 5 dias, com direito à entrada de diversas atrações, ao uso ilimitado do ônibus e tram e a descontos em estabelecimentos.

Se vale a pena? Você precisa avaliar quanto tempo vai ficar na cidade, quais as atrações irá ver e fazer conta do custo x benefício.

Não tem jeito… irá variar de acordo com o perfil de cada um. Para uma ideia de preço o cartão mais barato (de 24h) custa € 65.00.

Comer e beber em Amsterdam

Comi muita coisa gostosa a bom preço em Amsterdam. Uma das melhores tortas de maçã da minha vida!

O Roberto do blog De Lugar Nenhum fez uma uma lista de comida boa e barata em Amsterdam que eu assino embaixo.

O que fazer em Amsterdam: roteiro de viagem de 3 dias

Resolvi fazer essa lista de o que fazer em Amsterdam, com as atrações que mais gostei e visitei em 3 dias. De modo que você pode escolher o que ver e montar o seu dia.

Tudo é relativamente perto, então fica bem simples.

Passeio de barco pelos canais

barco viagem para amsterdam holanda
Os canais são adoráveis.

Amsterdam, todos sabem, é cortada por dezenas de canais. Não sou muito chegada a passeios de barco, mas esse aqui é bem interessante.

Em cerca de 1 hora damos uma volta pela parte principal da cidade, apreciando o visual fofo das casinhas coloridas, as casas-barco tão típicas, o porto da cidade e outros pontos interessantes.

Vemos a cidade por um outro ângulo e de quebra aprendemos um pouco da sua história com um audio-guia, tudo sem ser chato.

Veja abaixo algumas opções de passeio de barco:

Se você for comprar o ingresso pela internet fique atento que alguns sites oferecem promoções que incluem a entrada de alguma atração + o passeio de barco, saindo mais barato. Pesquise!!!!

Eu consegui uma boa promoção juntando o barco e o Heineken Experience. Confira algumas abaixo:

Agora, se você quiser conhecer os canais de outro modo com um pouco de esforço e diversão, há pedalinhos e lanchas pequenas que podem ser alugadas. Há até stand-up pelos canais de Amsterdam!

Só cuidado para não bater!

Museus em Amsterdam

Ah! Amsterdam é uma cidade com museus muito bons e dezenas de “museus” dos mais variados assuntos. Da maconha ao diamante, do sexo ao queijo. É só você escolher o tema!

placa museu do diamante viagem para amsterdam holanda
O Museu do Diamante.
museu do queijo amsterdam viagem holanda
Museu do Queijo.

Muitos ingressos podem ser comprados pela internet e pesquisando é possível conseguir alguns descontos, em especial quando comprando combo de duas atrações.

Eu fiz uma lista de museus bacanas em Amsterdam. A seguir, vou destacar os três que acho quase obrigatórios de visitar (para quem gosta desse tipo de programa).

Casa Anne Frank

Não se pode excluir de o que fazer em Amsterdam é a Casa Anne Frank.

placa museu anne frank amsterdam holanda
Casa da Anne Frank.

É um passeio muito triste e pesado, até porque todos sabemos que a história da garotinha judia na 2ª Guerra Mundial não teve final feliz.

predio novo museu anne frank amsterdam viagem para holanda
O museu é composto da casa original da família e um prédio anexo moderno.

Passamos pelos cômodos da casa e aprendemos sobre a história da Anne Frank e sua família.

Também há uma parte histórica sobre o nazismo na Holanda e os eventos após a morte da Anne Frank que levaram à divulgação do seu diário que se tornou mundialmente famoso. 

No último andar, além da exibição do manuscrito original, podemos assistir a um vídeo com uma entrevista do pai da Anne Frank, único sobrevivente da família. Tudo muito triste, de cortar o coração.

Não é permitido fotos lá dentro, por isso a falta de imagens, ok?

Dica: compre o ingresso pela internet. A venda é com dia e hora marcados (não reembolsável). Caso contrário, horas de fila gigante te aguardam!

Rijksmuseum

Esse é “O” museu holandês. O Rijksmuseum é como se fosse o Louvre da Holanda.

rijksmuseum amsterdam viagem holanda
A fachada do museu.

Três horas são suficientes para se apreciar o principal do museu, cujo foco maior é a pintura holandesa (mas não tem só isso, ok?), tendo como estrelas maiores Rembrandt e Vermeer.

Aqui vemos algumas das principais obras desses incríveis pintores (como Night Watch de Rembrandt e Milkmaid de Vermeer). Não se preocupe, não tem como você passar pelas obras deles sem perceber. São as salas mais cheias!

jardim rijksmuseum viagem para amsterdam holanda
Nos fundos do museu há um pequeno e agradável jardim.

Além disso, o prédio em si é muito bonito, tendo passado por uma reforma que fez o museu ficar fechado por cerca de 10 anos, tendo sido reaberto em 2013.

Se quiser é possível comprar a entrada pela internet. É gerado um ingresso com data em aberto. É só chegar e apresentar. Bem prático.

Van Gogh Museum

Holanda e Van Gogh são quase sinônimos.

O “pintor meio perturbado que cortou a orelha e se matou” tem um museu só dele em Amsterdam. 

O Van Gogh Museum fica em um prédio moderno e com forte segurança (excessiva até demais para o meu gosto), onde não é possível tirar fotos das obras em exposição.

girassois van gogh viagem para amsterdam holanda
Os girassóis.

Ali há uma apresentação de toda a obra do pintor em paralelo com uma linha do tempo de sua vida. É fato que os mais famosos quadros de Van Gogh estão espalhados pelo mundo (MoMa, British Museum, Louvre, etc.).

Também é possível comprar o ingresso pela internet, com dia e horário marcado. As filas nesse museu são bem grandes também.

Combine o Vang Gogh Museum com o Rijksmuseum, são bem pertinho os dois.

Vondelpark

Perto da área dos museus de Amsterdam encontramos o Vondelpark.

Um daqueles típicos parques europeus, onde as pessoas se exercitam, as crianças brincam e no verão o povo faz piquenique e tira a roupa para tomar sol.

Aberto ao público desde 1864, podemos andar de bicicleta (claro!), apreciar os lagos ou só fazer paradinha para descansar e recobrar a energia.

Achei uma bela área verde e muito boa para uma pausa entre os museus, já que fica próxima da Museumplein.

Foto do “I Amsterdam”

i am amsterdam
O famoso letreiro.

ATUALIZADO EM DEZ/18: esse famoso ponto turístico foi retirado pela Prefeitura de Amsterdam. Não existe mais… Deixo a descrição abaixo como recordação.

Esse letreiro mega famoso, uma dos cartões postais da cidade, fica na frente do Rijksmuseum, na chamada Museumplein (“praça dos museus”).

No inverno, o lago em frente da placa vira uma pista de patinação no gelo o que dá um charme extra na foto. Como estive por lá em abril não pude apreciar isso, mas o lago por si só compõe uma linda imagem.

Red Light District

De dia ou de noite você vai encontrar as moças (ou as não tão jovens assim) de vida nada fácil nas vitrines. Há também muito sex shops e shows eróticos na região.

Por mais que nós brasileiros estejamos acostumados com a prostituição ainda assim achei meio deprimente, apesar da alegria nas ruas e da animação dos turistas. Não estou sendo puritana, só não vi graça.

De qualquer forma, acho que precisa ir, seja pela curiosidade do lugar seja para dizer que estou errada! rsrs

Ah! Não tem fotos porque li em vários lugares que não podia fotografar e ouvi histórias bizarras de quem tirou e se deu mal.

Oude Kerk

Na parte central de Amsterdam, no Red Light District, está a Oude Kerk (Igreja Antiga), o prédio mais antigo da cidade que não pode faltar na lista de o que fazer em Amsterdam.

Sua construção se iniciou no século XII quando pescadores ergueram uma capela em homenagem a St Nicolaaskerk (São Nicolau).

É bem irônico, para dizer o mínimo, que a igreja mais antiga da cidade esteja em uma das zonas de prostituição mais famosas do mundo.

Dam Square

A Dam Square ou Praça Dam é a principal praça do centro histórico de Amsterdam.

Palco das celebrações holandesas e onde está localizado o Palácio Real, a Niuwe Kerk (a nova Catedral de Amsterdam) e uma filial do museu de cera Madame Tussauds.

madame tussaud holanda
A entrada do Madame Tussaud.

No meio da praça está o Monumento Nacional, projetado em 1956 para lembrar as vítimas na 2ª Guerra Mundial.

dam square amsterdam dica de viagem holanda
A praça.

Heineken Experience

Visitar cervejaria? Sim! Para quem acompanha nosso blog, quando falamos da Guinness  Storehouse em Dublin, mostramos que isso pode ser muito legal. Então coloque no seu roteiro de viagem Amsterdam.

heineken experience holanda
A Heineken Experience.

A Heineken Experience em Amsterdam é divertida mesmo para quem não bebe cerveja. Pode ir sem medo!

Um passeio moderno e interativo onde aprendemos sobre a fabricação da cerveja, vemos a história da cervejaria, propagandas, brincamos em jogos eletrônicos, assistimos filme 4D e por aí vai.

Agora, se você espera uma visita tradicional, que mostre a fabricação da cerveja em detalhes vai se decepcionar. O foco maior é no marketing e na marca.

garrafas da heineken experience holanda
Vai uma cervejinha?

Claro que também bebemos cerveja! Há uma micro aula sobre “como beber cerveja” e no final do tour ficamos em um bar com direito a dois copos. Não dá para ficar bêbado…

Nemo Museum

O Nemo Museum tem como objeto tecnologia e uma programação interativa mais voltada para crianças.

nemo museum  holanda
O prédio é muito diferente.

Além da arquitetura super diferente, de cima dele temos uma vista bem bonita de Amsterdam.

Na primavera e verão é de graça subir ali, não precisa sequer entrar no museu. Eu subi por uma entrada lateral que dá direto nas escadas de acesso.

terraço nemo museum
Super agradável curtir o terraço.

O caminho até lá já vale a experiência: um calçadão margeando a água.

  • site: e-nemo.nl

Joordan: o que fazer em Amsterdam

Toda a Amsterdam é fofinha, mas, se você tiver que escolher um único bairro para bater pernas, o Joordan é o lugar.

arquitetura o que fazer em amsterdam dica de viagem holanda
Casinhas fofas!

O Joordan é um antigo bairro operário que hoje é um dos mais badalados da cidade.

Os  canais mais bonitos e as casinhas que adoramos ver nas fotos estão lá. Lojas descoladas e restaurantes bacanas também, além de uma boa opção de hospedagem em Amsterdam.

Ponte De Magere Brug

É a ponte mais antiga e famosa de Amsterdam, fica sobre o rio Amstel. Construída em 1691, seu nome significa “ponte magrela”.

ponte de magere bruge  holanda
Essa ponte tem um visual engraçado.

É uma daquelas pontes que abre e fecha.

Até 1994 a ponte funcionava com dois operadores, que ficavam parados no meio da ponte para conferir o seu alinhamento, praticamente do mesmo modo desde a sua construção. A partir daquele ano foi instalado um novo sistema que dispensou essa conferência manual.

Outras sugestões de o que fazer em Amsterdam

Percebeu que há bastante coisa interessante em uma volta por Amsterdam, certo?

Abaixo uma lista de lugares que não tive tempo de visitar em 3 dias em Amsterdam:

Amsterdam conta com vários museus além dos que apresentei. Veja essa minha lista dos melhores museus de Amsterdam, se quiser ampliar o seu roteiro.

Se quiser outras sugestões de o que fazer em Amsterdam, indico abaixo:

Uma ideia, igualmente, é checar a TimeOut Amsterdam para as dicas mais quentes e atuais de o que fazer em Amsterdam.

Lembrando que em mais dias em Amsterdam você possui diversas opções de cidades da Holanda para bate-volta, fazendo passeio de 1 dia.

Conclusão: o que fazer em Amsterdam em 3 dias

Amsterdam é aquela cidade que visitamos milhares de vezes e sempre queremos ir de novo. Uma sensação de tranquilidade misturada com encantamento maravilhosa!

Se quiser saber mais sobre Amsterdam e a Holanda, não deixe de conferir nosso post índice com todas as dicas da Holanda, reunindo tudo o que publicamos.

Espero que tenha gostado. Deixe seus comentários sobre o que fazer em Amsterdam. Até a próxima.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei.
Você também pode gostar
Tina Wells disse:

Confeso que não curti muito o Museu do Van Gogh… mas o que eu mais gosto de fazer em Amsterdã é comer croquete, daqueles que você pega nas vitrines, igual ao do Alemão! (achou que era outra coisa, né?!)
Quando você vai se render ao Snapchat?
Beijos!

lulufreitas disse:

Oi Tina! O Museu Van Gogh para mim valeu mais pela visão da obra toda do artista já que o mais importante não está lá…
Para mim Amsterdã é a batata frita com maionese! Mais junkie impossível rsrs
Snapchat… ainda não é para mim! Calma que eu chego lá.
bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *