Cinema é tudo de bom! Que tal um roteiro de viagem de filmes em Nova York? Uma lista de 10 lugares imperdíveis que foram cenários de cinema especial para você.
Por isso queria apresentar um recorte diferente da cidade. Afinal, é tão legal chegar e algum lugar e lembrar “já vi esse lugar naquele filme!”.
Então vamos lá?
Aperte o play para um post com trilha musical:
Roteiro de viagem de filmes em Nova York
Venha conferir os lugares que foram cenários de filme em Nova York para incluir no seu roteiro de viagem.
Central Park
O Central Park é um dos parques mais famosos do mundo. Impossível ir a Nova York e não fazer ao menos um passeio ali. É um oásis de 3,4km² de tranquilidade no meio da confusão de Manhattan.
Criado entre 1860 e 1870, anualmente são 42 milhões de visitantes. No inverno ou verão sempre há algo para fazer por ali, de piquenique a patinar no gelo. De alugar bicicleta a um zoológico.
Alugue uma bike para uma voltinha ou faça um passeio guiado pelos principais pontos do Central Park.
Os principais pontos a serem visitados: Strawberry Fields (local em homenagem a John Lennon), Ladies Pavillion (local para admirar o parque), ramble (alamedas ao redor do lago), Bow Bridge (a ponte mais famosa do parque) e Bethesda Fountain and Terrace (a fonte que é seu cartão postal).
Adorei caminhar por ali, sentar no gramado e relaxar um pouco. Um dia de primavera de sol e céu azul perfeito 🙂
No filme Encontro do Amor, Jennifer Lopez é uma camareira que se apaixona pelo político rico hospedado no hotel, interpretado por Ralph Finnes. O primeiro encontro dos dois foi exatamente no Central Park.
- endereço: Central Park The Mall, Parkmitte 66th – 72th Street
- horário: diariamente de 6h às 1h.
- como chegar: metrô, estações 57St e 5Av (linhas N, R, Q, W), 59St – Columbus Circle (linhas 1, 2 e 3), 72St, 81St – Museum of Natural History, 86St, 96St, 103St (linhas A, B, C e D que passam pela lateral oeste do parque). Há ainda diversas linhas de ônibus.
- site: centralparknyc.org
Estátua da Liberdade
A Estátua da Liberdade é um símbolo de democracia e liberdade (lembre-se, foi dada de presente pelos franceses em comemoração ao centenário da Revolução Americana). Quantos imigrantes chegaram na América vendo-a como o símbolo de uma nova vida!
Para visitar é preciso ir até a Liberty Island, pegando um barco. Pode-se combinar com uma visita na Ellis Island e no museu sobre a imigração que funciona lá. A nossa parceira GYG oferece ingresso fura-fila: Estátua da Liberdade + Ellis Island.
Outra forma é pegar o ferry até Staten Island, que passa na frente dela. É de graça, você admira a Estátua da Liberdade e tira fotos. Foi assim que visitei.
A visão não é de pertinho, mas foi o suficiente para mim. Atenção: o dia precisa estar claro, se não isso não dá certo.
É possível subir até o mirante localizado na coroa da estátua e ver uma linda vista de Nova York, mas atenção: é preciso comprar o ingresso pela internet com semanas de antecedência.
Nesse post eu contei sobre o novo Museu da Estátua da Liberdade e todas as dicas para visitar esse monumento de Nova York.
São tanto filmes em Nova York com essa madame!!! Ela já foi tão destruída no cinema: da cena clássica em Planeta dos Macacos (revelando o grande plot twist) a Independence Day. Prefiro ela vivinha!
Assim, dos vários filmes em Nova York, escolhi para lembrar a Estátua da Liberdade um da minha adolescência: Os Caça-Fantasmas 2. Ela ganha vida e caminha pela cidade ajudando os heróis a salvar o dia.
- como chegar: ferry (barco) saindo de Battery Park.
- horário: diariamente de 9h às 15h30 (horário do ferry).
- valor: U$ 18.50, sendo grátis para quem tem o New York Pass.
Edifício Flatiron
A arquitetura de Nova York com seu arranha-céus é muito marcante. Esse prédio, que não é alto, chama a atenção. O Edifício Flatiron, com seu design triangular, parece um ferro de passar roupa (daí o nome: flat iron = “ferro de passar”).
Inaugurado em 1922, possui só 22 andares.
No filme Homem-Aranha (de 2002) o prédio é o cenário do Clarim Diário, o jornal onde Peter Parker trabalha.
- endereço: 175 5th Avenue – New York.
- metrô: estação 23st (linhas N, Q e R – amarela; 4, 5 e 6 – verde; F e M – laranja).
Empire State Building
Outro prédio famoso de Nova York e, talvez, o mais icônico. Seu observatório tem uma vista espetacular da cidade, com o Central Park ao seus pés.
Entre 1930 e 1970 foi o prédio mais alto do mundo, até ser superado pelas antigas Torres Gêmeas. São 381m de altura (443,20m se contar a antena).
É possível subir até o 86º andar (plataforma principal). Há também uma plataforma superior, no 102º andar. Além de admirar a cidade, é possível ver uma exposição contando a história do edifício e sua construção.
O Empire State rivaliza com o Top of the Rock como o observatório a ser visitado em Nova York. Nas duas vezes que estive na cidade não consegui ir no Top of the Rock por conta do tempo, então não tenho como opinar qual tem a melhor vista. Só acho que um deles é suficiente.
Aqui poderia ter selecionado King Kong como um dos filmes em Nova York para representar essa atração, mas preferi lembrar o filme Sintonia do Amor. A cena final é lá em cima, com os personagens de Meg Ryan e Tom Hanks ficando felizes para sempre.
- endereço: 320 W 34th St, New York.
- como chegar: metrô, estações 34 St – Herald Sq e 33rd St.
- horário: diariamente de 8h às 2h.
- valor: compre o ingresso aqui.
- site: esbnyc.com
Times Square
Aqueles letreiros luminosos refletem muito o espírito da Cidade que Nunca Dorme, nas palavras de Sinatra.
É o lugar mais visitado de Manhattan. Mil selfies!
Por ali há vários restaurantes temáticos (como Hard Rock Café e o Bubba Gump) e lojas (como M&M e Disney Store). Sem falar, claro, dos teatros com os famosos musicais da Broadway.
Eu poderia selecionar dezenas de filmes, mas escolho aqui um que tem um gostinho de infância. Os Smurfs! Os fofinhos azuis chegam na cidade bem ali.
Lalá lalalá lalalalá
- horário: 24 horas por dia
- valor: grátis
- como chegar: metrô, estações 42nd St – Port Authority (linhas A, C, E), 50th St (linhas C, E), 42nd St – Times Square (linhas N, Q, R, 1, 2, 3, 7, S), 50th St (linhas 1, 2, 3) e 49th St (linhas N, Q, R)
- site::timessquarenyc.org
Wall Street
O centro financeiro de Nova York. Mas essa rua não é só dinheiro, tem muita história.
Foi aqui que a cidade foi colonizada pelos holandeses no século XVII, batizada de Nova Amsterdam. Para se protegerem dos índios e ingleses, que disputavam o domínio da região, foi construído um muro, daí o nome da rua: wall = muro.
A derrubada desse muro marcou o início do nascimento do distrito financeiro.
Além de ver os prédios como a Bolsa de Valores e o Federal Hall, as atrações da região são o Battery Park, Trinity Church e a estátua de Charging Bull (o touro cujas partes íntimas devem ser esfregadas para dar sorte).
O nome do filme já diz que se passa por ali: O Lobo de Wall Street. Leonardo di Caprio dirigido por Martin Scorsese barbarizando.
Várias cenas se passam na região e andar por ali é bem interessante.
- horário: o ideal é visitar durante o horário comercial.
- como chegar: metrô, estações Broad St (linhas J, M e Z) ou Wall St (linhas 2, 3, 4 e 5).
Ponte do Brooklyn
Essa é, talvez, a ponte mais famosa e, tadinha, já foi destruída tantas vezes em filmes em Nova York (como toda a cidade kkk).
Ela conecta Manhattan e o Brooklyn, passando sobre o East River. Demorou 13 anos para ser concluída e foi inaugurada em 1883.
Um programa bacana é atravessar os quase 2km da Brooklyn Bridge, a pé ou de bicicleta (tem uma ciclovia para isso). Fique tranquilo que não tem perigo a travessia, pois os carros passam por baixo. O visual durante o trajeto vale muito a pena!
Você pode alugar bicicleta para esse lindo passeio.
Aqui Godzilla detonou a ponte! Preciso dizer mais?
- horário: 24h por dia.
- como chegar: metrô, estação Brooklyn Bridge – City Hall Station (linhas 4, 5 e 6).
Metropolitan Museum of Art – MET
Se você tiver que escolher um único museu para visitar em Nova York, eu recomendo esse. Se Paris tem o Louvre, Nova York tem o MET! Sem dúvida um dos melhores museus de NY.
Sua coleção é vastíssima: armaduras medievais, esculturas, moda, fotografia, pinturas de mestres como Vang Gogh e Rembrandt… Um acervo de 2 milhões de peças. Não é pouca coisa!
Impossível ver tudo em um dia. Recomendo pegar o folheto com os highlights e ver o que é mais relevante. Se não será o dia inteiro lá dentro.
A minha parte preferida do MET é a ala egípcia! A sala é belíssima. Com direito a um pequeno templo (Templo de Dendur) presenteado pelo governo daquele país.
O filme que escolhi para lembrar o museu é Oito Mulheres e um Segredo. Uma história de assalto super divertida e cheio de estilo. O grande assalto se passa dentro do MET, durante o grande baile de gala que ocorre anualmente no museu.
Para nós mortais, que não somos convidados, nos resta turistar nesse museu espetacular.
- endereço: 1000 Fifth Avenue, Nova York
- horário: de domingo a quinta-feira de 19h às 17h30; sexta-feira e sábado de 10h às 21h.
- valor: U$ 25 para não moradores de NY e adjacências.
- como chegar: metrô, estações 86th (linhas 4, 5 ou 6)
- site: metmuseum.org/
Biblioteca Pública de Nova York
É a segunda maior biblioteca dos Estados Unidos. É um prédio lindo! Os leões da sua fachada são o detalhe mais famoso. Eles possuem até nome! Patience (“paciência”) e Fortitude (“perseverança”).
Seu interior também não faz feio.
São 55 milhões de livros! Mas se quiser usar um computador de graça, também pode.
No filme O Dia Depois de Amanhã, os jovens se protegem na biblioteca durante a grande mudança climática que acontece na história. Parte do filme se passa em seu interior.
- endereço: Fifth Avenue com a 42nd Street, Nova York
- horário: segunda-feira de 10h às 18h; terça e quarta-feira de 10h às 20h; quinta-feira a sábado de 10h às 18h; domingo de 13 às 17h.
- como chegar: metrô, estação 5w & W 41St (linhas M2, M3 ,M 5, M5 e Q32)
- valor: grátis
- site: nypl.org/
Filmes em Nova York: Skyline de Manhattan
A imagem dos arranha-céus de Nova York é clássica. Há algumas formas de se avistar esse lindo cenário. Que qualquer reconhece. Iluminado à noite é ainda mais belo.
É possível ver na barca de Staten Island (de graça!), na travessia de barco até a Estátua da Liberdade ou passeando pelas margens do rio Hudson (do lado de Jersey).
Então, admirar a arquitetura da cidade tem que fazer parte do seu roteiro!
Para homenagear o skyline de Nova York escolhi, entre os filmes em Nova York, Super-Homem. Quem não se lembra dele voando com Lois Lane por Metrópolis (leia-se NY)? Quando era criança sonhei muuuuito em voar nos braços dele rsrs.
Bônus sobre cenários de filmes em Nova York
A loja de brinquedos FAO Schwarz que virou ícone no filme Quero Ser Grande reabriu no Rockfeller Center. O piano gigante está lá.
Também veja uma lista de cidades no mundo cenário de filmes (NY incluída, claro).
Outros roteiros de viagem em Nova York e dicas
Deixo algumas dicas de roteiros interessantes pela Big Apple para complementar esse post aqui.
Há vários roteiros tradicionais de o que fazer em Nova York. Indico o completíssimo roteiro de 5, 6 e 7 dias em Nova York da Márcia do blog Mulher Casada Viaja.
Se quiser esticar um pouquinho a viagem, é possível ir para Washington. Veja o guia de o que fazer em Washington da Michela do blog Mapa na Mão.
Outra experiência muito interessante em pontos turísticos de Nova York é da Olívia do blog Olivia Garimpando por Aí.
Veja também as dicas da Juliana do blog Além da Curva sobre a melhor época do ano para visitar Nova York.
A Ana Paula do World By 2 tem uma lista de 5 lugares imperdíveis em Nova York.
Complemente a sua experiência com as dicas de restaurantes de Nova York da Symone do Viajando com Sy.
Onde ficar em Nova York
Nova York é uma cidade cara mas se a gente procurar direitinho encontra boas opções de hospedagem.
A Ana do Turista Profissional tem todas as dicas de onde ficar em Nova York para você.
Aproveite e veja opções de hotéis em Nova York com a nossa parceira com o Booking, sem custo adicional:
Booking.comOutros posts da blogagem coletiva
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva cujo tema é “locação de filmes”. Confira os outros blogs participantes. Só texto bacana:
- O blog Destinos por onde andei… fala da reabertura da icônica loja de brinquedos de Nova Yor FAO Schwarz, cenário do filme Quero Ser Grande;
- Já o blog Vem que te Conto! fez um roteiro de o que fazer em Nova York com crianças. Os baixinhos podem aproveitar demais a cidade;
- O blog Trilhas e Cantos contou sobre o Eilean Donan Castle, na Escócia, um castelo cinematográfico nas Terras Altas;
- Por sua vez , o blog Mapeando Mundo trouxe uma filmes de ação e espionagem pelo mundo, para agradar qualquer cinéfilo;
- O blog Ligado em Viagem fala do cinema na Região da Toscana, cenário de locações de filmes como “A vida é bela”, “Sob o sol da Toscana” e “Crepúsculo: Lua Nova”;
- O Cantinho de Ná fez uma lista de 10 destinos de cinema e seus filmes incríveis; e
- Fechando a blogagem, o Manu no Mundo falou de cenários de filmes que são destino de viagem nos Estados Unidos.
Conclusão
Vamos viajar pelos filmes?
Salve o nosso pin no seu Pinterest!!! 🙂
Essa é a minha sugestão de lugares imperdíveis pelos filmes em Nova York que são cenários de cinema! Ao mesmo tempo um roteiro básico de o que fazer e Nova York em uma primeira viagem para lá.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Muito legal sua seleção, Lu. Fiquei aqui sonhando com esse jantar de gala no MET! Se durante o dia já é apaixonante, imagine com esta luz! Obrigada pela menção ao Mulher Casada Viaja : ) beijos
Oi Márcia! Eu também queria ir nesse jantar. 🙂 bjs
Realmente Nova York é uma das cidades mais cinematográficas do mundo! Adorei o roteiro, amo filmes que se passam na cidade! <3
Oi Gabriela! Que bom que gostou. bjs
Que post tão giro! Adorei mesmo. Quando voltar a Nova Iorque já sei onde ir 😀
Oi Carla, que bom que gostou! bjs
Muito bom rever esses lugares icônicos de Nova York e relembrar de filmes, agora com o olhar para o cenário. Deu saudade dessa cidade que eu amo tanto.
Olá Fabíola, sempre bom um olhar diferente, não é? bjs
Que delícia esse post! NY é praticamente cenário de filme né.. dá pra se sentir em cena andando pela Times Square e Central Park.. Um dos que eu mais me lembro é o “Uma noite no museu”, no Museu de História Natural..
Oi Lais, sim! A gente se sente dentro de um filme. bjs