Aproveitei um feriadão de 12 de outubro para conhecer as Cataratas do Iguaçu. Para te ajudar a realizar esse sonho (porque era um sonho para mim!), fiz esse super guia com dicas de viagem para Foz do Iguaçu.
Dicas de Viagem para Foz do Iguaçu
Sem sombra de dúvida as Cataratas do Iguaçu, a grande atração dessa pequena cidade do Paraná, são um dos lugares mais bonitos que já conheci!
A cidade de Foz do Iguaçu não é bonita, é preciso admitir, mais há muitas atrações interessantes e a partir de Foz do Iguaçu há muitos passeios além de ir nas Cataratas. O turismo é uma das principais fontes de renda da cidade, a qual é bastante estruturada para atender o turista.
Fiquei 3 dias em Foz do Iguaçu (veja aqui o meu roteiro de viagem em Foz do Iguaçu) e foi o suficiente para conhecer o básico.
Recomendo também a leitura das dicas práticas e roteiro de Foz do Iguaçu da Luiza do blog Janelas Abertas.
Aqui vou fazer um panorama com as dicas de viagem para Foz do Iguaçu básicas para organizar sua viagem para a cidade.
Um pouquinho de história de Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu fica no Paraná, fazendo fronteira com a Argentina e o Paraguai.
O local foi descoberto por um colonizador espanhol chamado Cabeza de Vaca (ah coitado! que nome!) que estava a caminho de Assunção. O espanhol por pouco caiu das Cataratas! Mas isso é outra história.
Ainda se levou muitos anos para a região entrar no radar. Só em 1881 os primeiros não indígenas se instalaram por lá.
O nascimento da cidade
A cidade de Foz do Iguaçu propriamente dita começou a nascer a partir da instalação de um posto militar em 1888, após o término da Guerra do Paraguai. O governo queria ocupar militarmente a região a fim de evitar que o território brasileiro fosse invadido.
O engraçado da história é que a ordem do governo é que o posto militar fosse instalado 4km a partir de onde hoje está localizado o marco brasileiro que compõe o Marco das Três Fronteiras. Só que somente foi instalado mais de 10km depois…
O porquê? A justificativa oficial é de que no local determinado não havia água. O que se supõe que realmente aconteceu é que os militares se perderam, já que o lugar originalmente previsto fica a apenas 300m do rio Paraná.
A consequência dessa pequena confusão geográfica é que a cidade nasceu a alguns quilômetros de onde deveria ter surgido. Nada grave, não é?
A presença militar, aliás, ainda é muito forte em Foz do Iguaçu, com uma enorme área ocupada pelo Exército no coração da cidade.
A construção da Usina de Itaipu foi responsável por um boom populacional. Havia 30 mil habitantes no início da obra, passando para mais de 130 mil em pouquíssimo tempo.
A ocupação da cidade foi bastante ordenada, com a construção pela Usina de moradia para os trabalhadores. Bairros inteiros foram projetados, com escolas e hospital.
Como chegar em Foz do Iguaçu
Até meados do século passado, quando Foz do Iguaçu ainda não tinha um aeroporto e não havia estradas, para se chegar em Foz do Iguaçu era preciso ir de avião até Buenos Aires e depois pegar um barco e subir o Rio da Prata (que no Brasil passa a ser o rio Paraná). Essa brincadeira demorava cerca de 3 meses rsrs.
Agora, há voo direitos para o Aeroporto Internacional de Foz de Iguaçu. Graças a Deus! O aeroporto fica a 15km do centro da cidade. A partir dele, você pode pegar ônibus (linha 120), táxi ou uber para seu hotel.
Além disso, é possível ir de ônibus ou carro. Se quiser alugar um veículo faça cotação com a RentCars.
Muitos moradores acreditam que as cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú (Argentina) e Ciudad del Este (Paraguai) hoje são na verdade uma única grande cidade dividida por três países.
Por isso, ir para Foz do Iguaçu significa a oportunidade de conhecer outros dois países! Quem não adora carimbar o passaporte? Atenção: para o Paraguai não rola carimbo se você não pedir… Fronteira livre pela Ponte da Amizade.
Quando ir para Foz do Iguaçu
O outono e inverno são a época mais seca, fazendo com que a vazão da água seja menor nas Cataratas do Iguaçu. Já na primavera e verão, época mais chuvosa, há mais água jorrando.
Na época da seca o tempo ajuda nos passeios, então minha sugestão é tentar ir nesse período. Apesar de menos água nas Cataratas, acredite, ela não irá lhe decepcionar.
Foz do Iguaçu é uma cidade bastante quente na maior parte do ano, exceto junho e julho quando registra-se temperaturas muito baixas.
Durante os meu três dias por lá peguei muita chuva (era outubro), mas isso não atrapalhou o passeio. Eu já sabia que ia me molhar mesmo nas Cataratas… só foi bem mais do que eu imaginava!
Onde se hospedar
Essa é uma das dicas de viagem para Foz do Iguaçu importantes. A rede hoteleira é muito grande, havendo duas opções básicas: ficar no Centro da cidade ou ao longo da estrada que leva até as Cataratas do Iguaçu (na Avenida das Cataratas).
Centro de Foz
Ficar no Centro traz a vantagem de oferecer a opção de transporte público mais fácil para quem que não quiser alugar carro ou contratar passeio por agência de turismo.
Há linhas de ônibus que levam às principais atrações que saem de um terminal no Centro da cidade chamado TTU (Terminal de Transporte Urbano).
Eu me hospedei no Centro, no Hotel Águas do Iguaçu (nota 9 no Booking) a partir da indicação de uma amiga. Localizado na Avenida Brasil, a principal rua de comércio, perto do TTU e a 10min de caminhada do shopping.
Hotel básico, mas com wi-fi grátis que funcionou super bem. Cama boa, tv de lcd grande com alguns canais a cabo. Valeu muito o custo-benefício. Extremamente limpo, café da manhã farto e gostoso, staff atencioso e com transfer de cortesia na chegada no aeroporto.
Outras sugestões de hotel no Centro de Foz do Iguaçu:
- Tarobá Hotel (nota 8,8)
- Hotel Rafain Centro (nota 8,6)
- Wyndham Golden Foz Suítes (nota 8,6)
Avenida das Cataratas – Resort
Já os hotéis fora da cidade implicam, via de regra, em ter que alugar carro ou contratar passeio. Por outro lado, são, no geral, hotéis no estilo resort.
- Wish Foz do Iguaçu (nota 8,9)
- Bourbon Cataratas do Iguaçu Resort (nota 9,0)
- Recanto Cataratas – Thermas, Resort e Convention (nota 8,8)
Só há um hotel localizado dentro do parque das Cataratas do lado brasileiro, o Belmond Hotel das Cataratas, operado pelo grupo dono do Copacabana Palace. Top!
Veja mais opções de hotel em Foz de Iguaçu com a nossa parceria com o Booking, sem custo adicional.
Como se locomover, uma das dicas de viagem para Foz do Iguaçu
Opções não faltam.
Tem o TTU (Terminal de Transporte Urbano) localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo da Avenida República Argentina (duas das principais ruas da cidade).
Os táxis são caros e também fazem o serviço de levar às atrações. Bom negociar! Há bastante oferta de uber em Foz.
Alugar carro também é uma boa opção, em especial se não estiver hospedado na cidade. É bem fácil dirigir, há sinalização e as ruas são bem pavimentadas.
Caos pretenda ir ao Paraguai, sugiro não ir de carro, pelo que li em vários blogs. Todos alertavam que o trânsito é confuso e, principalmente, perigoso. Nesse caso, a melhor opção é estacionar em Foz do Iguaçu nas proximidades da Ponte da Amizade e cruzar a pé.
Se quiser alugar um veículo faça cotação com a RentCars.
Alguns hotéis oferecem transfer grátis do aeroporto para o hotel. Verifique quando fizer a reserva se é o seu caso. Já é uma economia!
Se você não estivar a fim de ter trabalho ou esquentar a cabeça, pode contratar passeios que incluem o transporte e ingresso das atrações.
Onde Comprar
Compras no Paraguai! Free Shop na Argentina! Feirinha em Puerto Iguazu! São as ideias mais comuns de compras quando se fala em Foz do Iguaçu.
Bem, a cidade de Foz de Iguaçu de fato não oferece muitas opções…
Quando fui havia um único shopping, o Cataratas JL Shopping (havia um segundo em construção). É pequeno mas com um mix de lojas das principais marcas de qualquer shopping brasileiro (exemplo: Mr. Cat, Adidas, Arezzo, Renner), um grande supermercado e uma boa praça de alimentação.
O comércio de rua está concentrado na Avenida Brasil. Lojas que fazem a linha popular.
Dicas de viagem para Foz do Iguaçu: onde comer
Você vai ler em outros blogs que o melhor lugar para comer em Foz do Iguaçu é em… Puerto Iguazú. O pior é que é verdade se você quiser uma opção de jantar mais sofisticada.
Porém, se não estiver a fim de cruzar a fronteira (que às vezes pode ser um pouquinho demorado por conta da imigração argentina) encontrará boa opções pela cidade.
Como disse, o shopping possui uma praça de alimentação variada para agradar todos os paladares. Muito prático.
Por outro lado, os melhores bares e restaurantes estão concentrados na Avenida Jorge Schimmelpfeng (não consigo pronunciar esse nome!).
Na Avenida Brasil há algumas opções de lanchonetes e restaurantes mais simples, porém tem a deliciosa Confeitaria Marias & Maria.
Não posso deixar de mencionar nesse assunto a Rafain Churrascaria. Se você for contratar algum passeio certamente irão lhe oferecer um programa lá. Sabe aquele restaurante com show de dança e música brasileira? Essa é uma das dicas de viagem para Foz do Iguaçu que soma gastronomia e entretenimento.
Ah! Não posso me esquecer do Icebar em Puerto Iguazu, em termo de entretenimento e gastronomia.
O que levar na mala para Foz do Iguaçu
Leve roupas leves e confortáveis para os passeios. Você irá precisar de tênis para conhecer as Cataratas do Iguaçu.
Uma capa ou casaco impermeável será útil para não se molhar na visita às Cataratas. Protetor solar, repelente, chapéu e óculos escuros também são ótimas pedidas para colocar na mala.
Leve casaco se viajar no inverno!
Quantos dias de viagem é o ideal
Fechando a lista de dicas de viagem para Foz do Iguaçu, para esse guia ficar completinho, quantos dias é o ideal para viagem?
Eu fiz um roteiro de viagem em Foz do Iguaçu de 3 dias e foi o suficiente para conhecer o principal da cidade.
Acredito que 5 dias seria um tempo perfeito, sendo possível visitar alguns lugares com mais calma, como Puerto Iguazu.
Principais passeios em Foz do Iguaçu
Como disse lá anteriormente, Foz do Iguaçu é mais do apenas visitar as Cataratas do Iguaçu.
Além dos passeios visitando as Cataratas, do lado brasileiro e do lado argentino, você tem muitos outos lugares para conhecer como: Marco das Três Fronteiras, Usina de Itaipu, Parque das Aves, conhecer Puerto Iguazu na Argentina e Ciudad del Este no Paraguai.
Um city tour em Foz do Iguaçu também é bem interessante, com destaque ao Templo Budista.
Veja aqui uma lista de passeios bem divertidos em Foz do Iguaçu.
Concluindo o guia de dicas de viagem para Foz do Iguaçu
Ir para Foz do Iguaçu é um lugar que todo o brasileiro deve fazer uma vez na vida.
As Cataratas são um espetáculo! Indescritível!
Salve o meu pin no seu Pinterest 🙂
Espero que esse guia com dicas de viagem para Foz do Iguaçu te ajudem a fazer um lindo passeio! Escreva nos comentários se tiver alguma dúvida. Vou adorar te ajudar 🙂
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.