Em abril de 2015, fiz uma viagem pela Escócia. Foram seis dias divididos entre Edimburgo, Glasgow e o interior do país, nas regiões da Highlands e da Ilha Skye. E poderia ter ficado por lá muito mais porque não foi suficiente para conhecer tudo.
A viagem pela Escócia surgiu a partir da decisão de ir para Londres com duas amigas. Como depois elas iriam para Paris e, como eu estive lá não fazia muito tempo, resolvi conjugar com a Escócia e a Irlanda.
A maioria das pessoas (como eu) coloca a Escócia como um apêndice de outro destino. Depois de conhecer o país, percebo que isso é muito injusto. A Escócia é um país muito interessante, belíssimo e cheio de coisas para conhecer.
A Escócia é um país pequeno e seu interior é a área menos povoada da Europa. Na primavera e verão dias longos, anoitecendo em torno de 21/22h, enquanto no outono/inverno ao contrário, em torno de 16h. Os escoceses dizem que só há duas estações do ano por lá: julho e inverno rsrs. Não sei se isso é muito justo, mas quem sou eu para discutir.
Dei muita sorte com o clima, pois só peguei um dia de chuva. Os avisos de que chove todo dia não se concretizaram. Apesar disso, o tempo é bem instável, com mudanças rápidas de temperatura. Foi um tal de coloca-casaco, tira-casaco, coloca-gorro, tira-gorro…
Edimburgo é a lindíssima capital da Escócia, com uma arquitetura incrível. Dividida basicamente entre Old Town e New Town é carregada de história. Olhar para o passado com muito charme.
Glasgow é a maior cidade do país, moderna e muito jovem, por conta dos estudantes da prestigiada Universidade de Glasgow. Porém fica pálida perto da luz de Edimburgo.
Já no interior, passei por lugares encantadores e de uma beleza ímpar. Áreas pouquíssimo povoadas, animais silvestres, lagos, cachoeiras e montanhas. Algumas cidades são meras vilas, com meia dúzia de casas.
Em uma viagem pela Escócia é inevitável ver seus vários castelos, alguns em bom estado de conservação outros só ruínas, um vislumbre do passado celta e medieval.
Aliás, no interior encontramos todas as placas escritas em inglês e gaélico, cuja pronúncia é impossível.
Tirei tantas fotos durante a viagem que precisei comprar um cartão novo para a máquina. Cada olhar era uma imagem que queria registrar!
Encontrei uma boa infraestrutura durante a viagem pela Escócia. Transporte de trem e ônibus fácil e de qualidade, empresas turísticas bem estruturadas, bons hotéis e restaurantes de todos os tipos.
Aliás, falando em restaurantes, come-se muito na Escócia. Viagem pela Escócia significa alguns quilos a mais. As refeições são enormes, muito fartas. E os preços bem mais em conta que na Inglaterra, o que é faz tudo ficar muito melhor!
Os escoceses são simpáticos e bem humorados, mas evite falar dos ingleses com eles! Apesar do plebiscito de 2015 tenha dado vitória pela manutenção do país no Reino Unido, senti uma uma rivalidade e um ressentimento na maioria dos escoceses com quem conversei.
Nessa viagem pela Escócia descobri um povo orgulhoso de sua cultura com um quê trágico, expresso na sua história e nas lendas que costumam envolver mortes, traições e outras tragédias.
A moeda do país é a libra, mas as cédulas são diferentes das inglesas. Enquanto na Inglaterra todas as cédulas são estampadas com a rainha Elizabeth II aqui são com figuras da História escocesa. Não há que se preocupar, pois as cédulas inglesas são plenamente aceitas.
E, claro, não podemos deixar de falar no whisky, já que é o produto mais famoso do país. Há inúmeras destilarias e vários tipos e sabores de whisky. Sabe nada inocente!
Nos próximos posts vou contar os detalhes dessa jornada.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.