[atualizado outubro/2022] Viajar é conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas. Quando viajo adoro conhecer museus e bibliotecas. Por isso, fiz uma listinha de algumas das bibliotecas mais lindas do mundo.
Quais as bibliotecas mais lindas do mundo?
Afinal, estamos diante de lugares que não são apenas o repositório de conhecimento. As bibliotecas são um lugar que fomenta a cultura e a arte. Aprecie e se encante com essa viagem ao redor do globo (sem sair de casa rsrs) pelas bibliotecas mais lindas do mundo. Se possível, para incluir no seu roteiro de viagem.
Biblioteca do Congresso Americano (Washington DC – EUA)
Começando a lista de bibliotecas mas lindas do mundo, a impressionante Biblioteca do Congresso Americano (confira como foi minha visita aqui).
Se sombra de dúvidas uma das principais atrações de Washington.
É possível fazer uma visita guiada gratuita (em inglês), com agendamento prévio pelo site da instituição. Um passeio pela capital dos Estados Unidos totalmente de graça e que permite apreciar esse lugar que já foi cenário de filmes e livros (com “O Símbolo Perdido” de Dan Brown).
- site: loc.gov
Biblioteca George Peabody (Baltimore – Estados Unidos), na lista de bibliotecas mais lindas do mundo
A Biblioteca George Peabody está localizada na Universidade John Hopkins, na cidade de Baltimore, no estado de Maryland. Seu apelido é “catedral do livro” por conta da sua arquitetura clássica.
São mais de 300 mil volumes datados desde o século XIX em seu impressionante acervo! Possui algumas obras raras como a 1a edição de “A Origem das Espécies” de Charles Darwin e uma edição rara de “Don Quixote” de Miguel de Cervantes.
Biblioteca Central de Helsinque Oodi (Helsinki – Finlândia)
A Biblioteca Central de Helsique Oodi foi inaugurada em dezembro de 2018, marcando o centenário da independência da Finlândia da Rússia.
Veja esse vídeo que mostra um pouco da sua arquitetura e história!
Um projeto que custou mais de 68 milhões de euros, que abriga um amplo acervo de livros e um espaço para uso da comunidade finlandesa. Incrível com seu belo visual externo e interno combinando com essa integração de conceitos.
Localizada perto da estação central de trem de Helsinki, é uma visita que pode ser complementada com um pulo no Helsinki Music Centre e o Kiasma Museum of Contemporary Art (ambos (igualmente moderníssimos).
Se você quiser, poderá complementar o seu passeio fazendo um tour pela moderna arquitetura de Helsinki. Uma visita guiada a pé pelos prédios de design modernos e criativos da capital da Finlândia.
Eu adoro visita guiada a pé pelas cidades, pois é uma forma interessante de conhecer e se aprofundar sobre um destino.
- site: oodihelsinki.fi
Biblioteca da Trinity College (Dublin – Irlanda)
Uma das bibliotecas mais lindas do mundo, a ala Long Room of the Old Library of Trinity College faz um super sucesso em fotos no Instagram. Não é para menos!
É um ponto turístico de Dublin imperdível com sua centenária arquitetura repleta de obras raras ladeadas pelos bustos de célebres autores como Shakespeare, Joyce e Aristoteles dentre outros.
Eu fiquei encantada ao visitar! Portanto, um passeio obrigatório no seu roteiro de viagem em Dublin.
Complemente a visita conhecendo o campus da Trinity College e a Exibição do Book of Kells. Depois, não deixe de relaxar com uns brindes na fábrica da Guinness (a cerveja marca registrada da Irlanda).
- site: tcd.ie/library
Biblioteca de Tianjin Binhai (Binhai – China)
A Biblioteca de Tianjin, na China, foi inaugurada em 2017 e logo chamou a atenção com seu design para lá de inovador.
O sucesso é tanto que há filas para entrar e conhecer o seu interior, com destaque para o “O Olho”, essa estrutura central que você vê na foto. Nela funciona um auditório para apresentações diversas.
Todas as novas construções chinesas são grandiosas, milionárias e super modernas. Quem se lembra dos estádios construídos para as Olimpíadas de Pequim de 2008?
Localizada a 100km de Pequim, a Biblioteca de Tianjin possui o impressionante número de 1 milhão de obras.
Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro – Brasil), não pode faltar na lista de bibliotecas mais lindas do mundo
Temos Brasil na lista de bibliotecas mais lindas do mundo? Sim senhor!
Em 2014, o Real Gabinete Português de Leitura foi eleito a quarta biblioteca mais bonita do mundo pela revista Time! Que máximo!
Sua fachada é inspirada no famoso Mosteiro dos Jerónimos, um dos cartões postais de Lisboa em Portugal. Seu interior… ah! Uma lindeza só!!! Veja aqui como é visitar o Real Gabinete Português de Leitura.
Se preferir, você pode contratar um tour guiado pelo Centro do Rio de Janeiro, te levando para outros lugares além do Real Gabinete Português.
- site: realgabinete.com.br
Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro – Brasil)
Prosseguindo com a lista de bibliotecas mais lindas do mundo, outra magnífica instituição brasileira.
A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro possui uma visita guiada gratuita e por dentro lembra um teatro em estilo clássico, de tão linda que é!
Criada com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil em 1808, é um lugar que tenho um carinho enorme!
Ah! Um passeio que você pode combinar com um pulinho no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e com o Museu de Belas Artes, ambos a poucos metros da biblioteca.
- site: gov.br/bn/pt-br
Biblioteca Municipal de Stuttgart (Stuttgart – Alemanha)
A arquitetura da Biblioteca Municipal de Stuttgart (Stadtbibliothek Stuttgart) é lindíssima por dentro, com um estilo minimalista.
O prédio foi inaugurado em 2011, com um design ultra moderno, em formato de cubo com 9 andares. A cor branca da decoração é quebrada pelo colorido dos livros nas estantes fazendo um visual de cair o queixo.
O acervo conta com 500 mil mídias, dentre livros, jornais, filmes e muito mais.
Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont (Admont – Áustria)
São mais de 180 mil obras, com peças raras e manuscritos, sendo a maior biblioteca monástica do mundo.
Está localizada na pequena cidade de Admont, próxima ao rio Enns, a 2h30 de carro de Viena. Ela faz parte do complexo da Abadia de Admont.
A Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont foi inaugurada em 1776 e seu teto de afrescos é daqueles que não dá para tirar os olhos.
Biblioteca Clementinum (Praga – República Checa)
Também conhecida como Biblioteca Nacional da República Checa, é deslumbrante a Biblioteca Klementinum (também é escrito o seu nome dessa forma).
Ela está localizada dentro do Klementinum, complexo histórico no Centro de Praga, um dos principais pontos turísticos da cidade. São mais de 20 mil livros em seu acervo, concentrados em teologia.
A biblioteca foi inaugurada em 1722, usada por uma das maiores universidades jesuítas do mundo. Os afrescos de santos e anjos ressaltam seu caráter religioso. Em 1773, tornou-se uma biblioteca pública.
Em 2005 foi premiada pela Unesco com o prêmio Jikji (como “Memória do Mundo”). Você pode fazer um tour virtual da Biblioteca Clementinum aqui.
Biblioteca Sainte-Geneviève (Paris – França)
A Biblioteca Sainte-Geneviève é a principal a biblioteca da Universidade de Paris, localizada no coração do bairro Quartier Latin, pertinho do Panteão (um dos pontos turísticos parisienses).
Ela lembra um bela estação de trem, com o uso de estruturas de ferro. Foi inaugurada em 1850.
Há duas opões de visitação: (1) visitas de descobertas de cerca de 10 minutos; e (2) visitas patrimoniais, que precisam de agendamento prévio e um grupo mínimo de 5 pessoas.
- site: bsg.univ-paris3.fr
Biblioteca John Rylands (Manchester – Inglaterra)
Prosseguindo na lista de bibliotecas mais lindas do mundo temos a Biblioteca John Rylands, que faz parte da Universidade de Manchester.
Sua arquitetura neogótica possui um visual inspirado em uma igreja. Seria facilmente confundida com uma catedral. Deslumbrante!
Foi aberta em 1900 e é um dos pontos turísticos de Manchester, tendo um acervo de obras raras, como uma Bíblia de Gutenberg.
- site: library.manchester.ac.uk
Biblioteca Nacional da França (Paris – França)
Inaugurada no ano de 1300, a Biblioteca Nacional da França (BnF) funcionava dentro do Museu do Louvre, quando este ainda era um palácio real.
São mais de 10 milhões de títulos em seu acervo, espalhados em 5 prédios em Paris. O Edifício Richelieu, na rua de mesmo nome, entra na categoria de uma das bibliotecas mais lindas do mundo.
Ah! Uma curiosidade: ela possui uma seção chamada “O Inferno” (L’ Enfer) dedicada a conteúdo erótico e pornográfico.
- site: bnf.fr
Biblioteca Rampur Raza (Rampur – Índia)
Fundada em 1774, a Biblioteca Rampur Raza considerada uma das mais importantes do sul da Ásia. Contém 17 mil manuscritos em idiomas árabe, hindi, persa e turco, bem como cerca de 60 mil livros em várias línguas.
Seu estilo arquitetônico é bem eclético, misturando elementos indo-sarraceno, hindu, gótico vitoriano e islâmico.
- site: razalibrary.gov.in
Biblioteca Alexandrina (Alexandria – Egito)
A mitológica Biblioteca de Alexandria da Antiguidade já não existe mais, destruída por um incêndio que fez desaparecer muito do conhecimento ocidental.
Essa aqui é uma belíssima homenagem, de forte simbolismo histórico. Inaugurada em 2002, foi construída às margens do Mar Mediterrâneo, com espelho d’água e uma fachada de hieróglifos feitos por artistas locais.
Além dos livros (mais de 500 mil), a Biblioteca Alexandrina engloba um complexo de galeria de arte, planetário, trabalho de conservação da memória de antigos manuscritos e quatro museus: Museu de Antiguidades; Museu de Manuscritos; Museu de Sadat; e Museu da Ciência.
- site: bibalex.org
Bônus 1: as maiores bibliotecas do mundo
As maiores bibliotecas do mundo são as mais bonitas? Será que o resultado da lista é o mesmo?
Se você está procurando grandiosidade de conteúdo e tamanho de acervo, esses são os lugares para visitar:
- Washington – EUA: Biblioteca do Congresso Americano
- Nova York – EUA: Biblioteca Pública de Nova York
- Moscou – Rússia: Biblioteca Estatal Russa
- São Petersburgo – Rússia: Biblioteca Nacional da Rússia
- Londres – Inglaterra: Biblioteca Britânica
- Shangai – China: Biblioteca de Shangai
- Ottawa – Canadá: Biblioteca e Arquivos do Canadá
- Copenhague – Dinamarca: Biblioteca Real Dinamarquesa
- Tokyo – Japão: Biblioteca Nacional da Dieta
- Paris – França: Biblioteca Nacional da França
Veja que encontramos alguns pontos em comum com a lista de bibliotecas mais lindas do mundo, vide a Biblioteca do Congresso dos EUA e a Biblioteca Nacional da França.
No entanto, você pode (e deve) também visitar os locais acima em suas andanças pelo mundo.
Bônus 2: veja as 5 mais bonitas bibliotecas do Brasil
Ficou curioso?
Conclusão: se encantando com as bibliotecas mais lindas do mundo
Uma seleção de lugares para encantar os olhos e nos fazer sonhar, não é?
Eu gostaria muito de ter um dia a oportunidade de poder conhecer todas as bibliotecas mais lindas do mundo. Não é uma tarefa nada fácil, mas ter essa listinha em mãos ajudará em futuros planejamentos de viagem.
Aproveite e salve o pin no seu Pinterest para se lembrar do blog 🙂
Gostou da lista de bibliotecas mais lindas do mundo? Deixe a sua sugestão! Faltou alguma que você gostaria de incluir na seleção? Escreva nos comentários, vou ter prazer em conversar com você.
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Nossa, tô vendo que ainda faltam muitas pra eu conhecer.
Até hoje, só fui nas do Rio e na de Praga. Mas espero que elas não sejam tão cheias quanto o Real Gabinete Português de Leitura, porque isso acaba tirando um pouco o charme da visita.
Oi Gisele, Gabinete Real é cheio ou vazio. Depende muito do horário e dia da semana. Que pena que você foi em um horário movimentado. bjs
Eu sou a louca dos livros e não sei como não tinha esse seu post ainda! rs São todas lindas mesmo e não me conformo que dessas bibliotecas todos, eu conheço só 3! As 2 do Rio e a de Stuttgart! Várias bibliotecas incluídas nos meus desejos de viagem (destinos novos ou destinos que tenho q voltar!).
Que legal que você já conhece 3!!
Realmente incríveis essas bibliotecas! Mas eu confesso que meu fraco é pelas mais antigas, a arquitetura delas combina mais com bibliotecas (no meu ponto de vista). Muito modernismo acaba quebrando o encanto kkk
Oi Cíntia, acho que a arquitetura moderna tem essa lado de “ame ou odeie”. bjs
Nossa!!! Dessa lista só conheço uma biblioteca… Vou ter que me programar para conhecer as outras 14. Ótima lista
Oi! que bom que gostou. bjs
Eu que adoro livros e bibliotecas, é com um suspiro de tristeza que digo que só conheço, ao vivo e a cores, duas bibliotecas da sua lista. Que lugares maravilhosos, centros de sabedoria, para além de arquitecturas de ficar de queixo caído.
Já estou a planear um regresso à República Checa,, apenas para conhecer a sua biblioteca. Linda partilha
Olá Ruthia! Que bom que gostou. Também adoro!! bjs