[atualizado jan/18] O que fazer em Glasgow? Bem, Glasgow é a maior cidade da Escócia e há algumas atrações bem interessantes que valem a pena a visita durante uma viagem pelo país.
Glasgow (em gaélico significa “lindo lugar verde”) não tem a beleza estonteante de Edimburgo, mas é uma cidade organizada e bastante jovem por conta da prestigiosa Universidade de Glasgow.
A arquitetura é bastante eclética, numa mistura bastante natural que vai do estilo vitoriano ao moderno.
Acho que dois ou três dias são mais do que suficientes para conhecer a cidade. Porém, se você estiver com pouco tempo, como eu, dá para perfeitamente fazer um bate-volta a partir de Edimburgo para conhecer os pontos principais de Glasgow.
Como chegar em Glasgow
Há linhas de ônibus ligando as duas cidades, bem como trem em abundância. Se for de ônibus, você descerá na Buchanan Bus Station, se optar pelo trem dê preferência pela Glasgow Queen Street Station. Ambas fica próximas à praça George Square, a principal praça da cidade.
Eu optei por ir de trem já que o meu hotel em Edimburgo era bem próximo da estação. Foi bastante fácil comprar passagem, na hora mesmo. Há trens com muita frequência. Dica: comprando de uma vez as passagens de ida e volta sai mais barato.
Roteiro de 1 dia
O que fazer em Glasgow
As atrações não são concentradas em uma área delimitada da cidade como em Edimburgo, por exemplo. Assim, para conhecer o que é mais interessante é preciso pegar metrô, ônibus ou um hop on-hop off em Glasgow. Eu usei esse último por ser mais prático para um único dia de passeio (apesar de mais caro) e acho que foi uma boa escolha, porque consegui otimizar bastante o tempo.
A lista que elaborei são das principais atrações da cidade que consegui ver num único dia. Evidente que muitas coisas ficaram de fora sobre o que fazer em Glasgow nesse roteiro.
Registro que Glasgow possui um forte comércio. Então, se quiser fazer algumas comprinhas por lá você encontrará todas as principais lojas e marcas mundiais na Buchanan Street, Sauchiehall Street, Argyle Street e Ingram Street. Essas ruas ficam próximas da George Square. Porém se estiver, procurando roupas mais descoladas, de jovens designers, o local certo é a Byres Street.
Ah! Não posso esquecer de mencionar os excelentes restaurantes na cidade. Almocei e jantei super bem, em lugares bacanas e a bom preço. A oferta é grande e bem variada.
1. George Square
Como disse, é a principal praça de Glasgow. É repleta de estátuas de personalidades britânicas, como a rainha Vitória, e onde está localizada a Prefeitura.
Há também um monumento aos combatentes da 1ª Guerra Mundial.
2. Glasgow Cathedral
A Catedral de Glasgow é a igreja mais importante da cidade, cujo padroeiro é Santo Mungo, quem trouxe a fé cristã para a Escócia no século VI.
É o prédio mais antigo de Glasgow, dizem que erguido onde St. Mungo foi enterrado. Era uma igreja católica cuja construção se iniciou na Idade Média. Após a Reforma Protestante se tonou um templo presbiteriano.
A entrada é de graça e há visitas guiadas que contam um pouco das história desse marco da cidade.
Achei o interior da catedral simples, sem grande ostentação. Acho que dá para perceber pelas fotos.
- endereço: Castle Street, Glasgow, G4 0QZ
- horário: de outubro a março de segunda-feira a sábado de 10h às 15h30 e domingo de 13h às 15h30; e abril a setembro de segunda-feira a sábado de 9h30 às 17h e domingo de 13h às 16:30h.
- valor: de graça
- site: http://www.glasgowcathedral.org
3. St. Mungo Museum
Em frente à catedral há o St Mungo Museum, que apesar do nome não é dedicado ao santo (?!)
Seu objeto é a diversidade cultural e religiosa, mostrando um pouco das principais religiões mundiais e a importância da tolerância. A entrada é franca.
- endereço: Castle Street, Glasgow, G4 0QZ
- horário: de terça-feira a quinta-feira de 10h às 17h; sexta-feira de 11h às 17h; sábado de 10h às 17h; e domingo de 11h às 17h.
- valor: de graça
- site: https://beta.glasgowlife.org.uk/museums/venues/st-mungo-museum-of-religious-life-and-art
4. Necropolis Graveyard
Atravessando um portão da catedral entramos no cemitério Necropolis. Subindo uma colina no cemitério é possível tirar fotos interessantes da cidade e da Glasgow Cathedral.
- endereço: Castle Street, Glasgow,G4 0UZ
- horário: diariamente de 7h às 16h30.
- valor: de graça
- site: http://www.glasgownecropolis.org/
5. People’s Palace and Winter Gardens
O People’s Palace é um museu localizado no Green Park, uma grande área verde da cidade. Achei o parque bem sem graça, pouco arborizado.
O objeto do museu é a história da cidade e de seus moradores de 1750 até o século XX. Exposições temáticas fazem um retrato de como os escoceses viviam e trabalhavam ao longo das décadas. Tem exposição sobre a vida na prisão, durante a 2ª Guerra Mundial e por aí vai.
Um dos destaques do museu é o Winter Gardens, um jardim de inverno, que parece uma estufa, super lindo, cheio de vegetação onde está localizado o restaurante do museu.
O museu não funciona às segundas-feiras e a entrada é de graça.
- endereço: Glasgow Green, Templeton Street, Glasgow, G40 1AT
- horário: de terça-feira a quinta-feira de 10h às 17h; sexa-feira de 11h às 17h; sábado de 10h às 17h; e domingo de 11h às 17h.
- valor: de graça
- site: https://beta.glasgowlife.org.uk/museums/venues/peoples-palace
6. Kelvingrove Art Gallery and Museum
Pertinho da Universidade de Glasgow está a Kelvingrove Art Gallery. Um museu bem eclético, com arte moderna, clássica, pinturas, esculturas e uma seção voltada para crianças.
Um dos destaques é uma obra do Salvador Dali chamada Christ of St John of the Cross, há uma grande seção do museu contando a história da sua aquisição e explicação da sua criação. É uma obra bastante interessante (não é permitido fotos).
O Kelvingrove é o maior museu de Glasgow e o prédio, de 1901, é lindo por si só.
Como todos os principais museus de Glasgow, a entrada é franca.
Ah! Quando estive lá uma cerejeira enorme que fica em frente ao museu estava toda florida. Impossível não tirar milhões de fotos dela! Ninguém resistia rsrs. Foram muitos selfies rsrs
- endereço: Argyle Street, Glasgow, G3 8AG
- horário: de terça-feira a quinta-feira de 10h às 17h; sexa-feira de 11h às 17h; sábado de 10h às 17h; e domingo de 11h às 17h.
- valor: de graça
- site: https://beta.glasgowlife.org.uk/museums/venues/kelvingrove-art-gallery-and-museum
7. Riverside Museum
Às margens do rio Clyde fica o Riverside Museum, com uma bela arquitetura, que lembra as ondulações da água do rio.
O museu é dedicado aos diversos meios de transporte e é bastante pequeno, em 1:30 horas, no máximo, se passeia por ele todo.
É um museu que faz muito sucesso com as crianças (e com os altinhos), porque é bastante divertido poder ver trens, barcos, bondes, carros etc., antigos e modernos, de verdade. Há muita interatividade, podendo entrar ou tentar contato com alguns dos 3.000 objetos em exposição.
Achei esse museu uma versão mais simples e menor, porém igualmente legal, do Science Museum de Londres.
- endereço: Pointhouse Place, Glasgow, G3 8RS
- horário: de terça-feira a quinta-feira de 10h às 17h; sexa-feira de 11h às 17h; sábado de 10h às 17h; e domingo de 11h às 17h.
- valor: de graça
- site: https://beta.glasgowlife.org.uk/museums/venues/riverside-museum
8. Tall Ship
Em frente ao Riverside Museum está o Tall Ship, construído no final do século XIX. Ele passou por um processo de restauração em 2010, que demorou dois anos para ser concluído.
O passeio por dentro do navio é bem, bem rápido, onde podemos ver como era um navio daquela época e como viviam os marinheiros. A criançada se divertia muito.
Como é de graça vale o pit stop.
- endereço: Pointhouse Place, Glasgow, G3 8RS.
- horário: no verão (01/fev a 29/10) de 10h às 17h; no inverno (30/10 a 31/1) de 10h às 16h.
- valor: de graça
- site: thetallship.com
…………………………………..
Uma das coisas que não deu tempo (e eu estava bem a fim) foi fazer uma visita pela Universidade de Glasgow. Então deixo a dica: há visitas guiadas de 5a a domingo, às 14hs. É preciso agendar.
Espero que tenha curtido!
Deixe suas dicas de Glasgow. O que mais podemos conhecer de legal por lá?
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Ola, adorei todas as dicas, já anotei td que quero ver. Eu vou pela primeira vez pra Escócia apesar de ja ter estado no Reino Unido 4 vezes. E como vou chegar em Glasgow de manhã vinda de onibus de Londres e passar só o dia lá pra depois ir pra Edinburgh no final da tarde queria saber se a Buchanan Bus Station tem locker pra deixar minha mala. Saberia dizer? Obrigada desde já.
Oi Giselle, pesquisei e encontrei nesse link as informações sobre o locker com preço. http://www.spt.co.uk/bus/bus-stations/buchanan-bus-station/ Espero que ajude! bjs
Muito bom…compacto ,objetivo e claro.
Obrigada pela visita, Ruvens. abs