O Templo Senso-ji em Asakusa, é o mais antigo de Tóquio e uma das principais atrações da capital do Japão. Foi encantador visitá-lo.
Evidente que esse local fez parte do nosso roteiro de viagem em Tóquio, não é?
Um pouco da história do Templo Senso-ji em Asakusa
É o templo budista mais importante de Tóquio. Saiba mais sobre o xintoísmo e o budismo no Japão no relato da Bruna do blog Expressinha.
O templo foi erguido no local onde dois pescadores teriam encontrado a estátua de ouro de Kannon, Deusa da Misericórdia. Eles devolveram a imagem ao rio Sumida, onde a haviam encontrado, mas mesmo assim ela reapareceu para eles. A partir disso, foi então construído o Templo Senso-ji dedicado à Deusa Kannon.
Como tudo lá do outro lado do mundo, as coisas são milenares. A história dos pescadores teria acontecido no ano de 628 e a construção do templo terminou no ano de 645!
Evidente que muitas restaurações ocorreram desde então, inclusive por conta da 2ª Guerra Mundial.
Visitando o Templo Senso-ji
Há algumas entradas, sendo a mais famosa e principal a Porta Kaminarimon (Porta do Trovão), com sua enorme lanterna vermelha. Um dos cartões-postais do bairro de Asakusa.
Ao lado da porta há as estátuas de dois deuses guardiões do templo: Fujin (Deus do Vento) e Rajin (Deus do Trovão).
Dali caminhamos pela rua Nakamise (Nakamise-dori), com as suas dezenas de lojinhas vendendo comidinhas das mais variadas e lembrancinhas, até chegar ao centro do templo.
Era um mar de gente se espremendo por essa rua centenária! Eu não resistir em fuçar as lojinhas (ao final do passeio, estava tão ansiosa para conhecer todo o complexo do Senso-ji!). Por incrível que pareça havia preços bem razoáveis, ainda mais considerando que é um local tão turístico!
Passando as lojas entramos no segundo portão que dá acesso ao pátio onde está o salão principal do templo e aos outros elementos anexos.
É muito bonito passear pelo complexo, que conta com prédios menores, estátuas e muita espiritualidade.
Mesmo na confusão de tantos turistas (lembre-se, estava lá na sakura do Japão, época de altíssima temporada) e japoneses visitando o local, era possível sentir uma energia positiva, boas vibrações.
Dica: se quiser visitar com mais tranquilidade, mais vazio, opte por ir bem cedinho ou no final do dia.
Veja também:
- Dicas para organizar sua viagem para o Japão
- Impressões sobre uma viagem ao Japão
- Tokyo SkyTree, vendo Tóquio do alto
- Templo Meiji, um óasis de tranquilidade em Tóquio
Momentos de espiritualidade
Você verá vários rituais ao longo do passeio pelo templo (alguns que depois se repetiram nos templos que visitei ao longo do resto da viagem). Você poderá participar deles livremente:
- incensos: há um local com dezenas de incensos queimando chamado jokoro. As pessoas se aproximam e leva a fumaça para o rosto e corpo usando as mãos. Um ritual de cura. Se você quiser pode comprar incenso e acendê-lo ali.
- água: há uma fonte com várias conchas com cabo compridos para purificação. Mas tem um jeitinho para usar essa água: pegue a concha com a mão esquerda, encha de água e jogue-a na mão direita; depois faça o mesmo com a mão direita; após coloque um pouco de água na mão esquerda, coloque na boca e cuspa; jogue mais um pouco de água na mão esquerda para limpar; e limpe o cabo da concha e a devolva. Enfim, parece meio complicado, mas eles fazem com rapidez e fé.
- papel sorte: omikuji, é um papelzinho que você sorteia e descobre se terá sorte ou não, mediante o pagamento de 100 ienes. Se for uma mensagem de azar, você pendura em uma espécie de varal para tentar mudá-la. Se for uma mensagem positiva, leva o papelzinho com você.
Participei do ritual do incenso. Não quis tirar a minha sorte e não fiz o ritual da água, só fiquei olhando porque eu não conhecia essa explicação toda aí de cima… fui aprender depois. E, convenhamos, precisamos participar sabendo o que fazer e o porquê. Respeito cultural é tudo!
No salão principal do Templo Senso-ji em Asakusa são realizadas cerimônias onde não podemos entrar, só ver de fora.
Mais algumas informações sobre o Templo Senso-ji em Asakusa
- endereço: 2 Chome-3-1 Asakusa, Taitō-ku, Tóquio.
- como chegar: metrô, estação Asakusa (linhas Ginza, Toei Asakusa, Tobu SkyTree e Tsukuba Express).
- horário: o templo abre diariamente de 6h às 17h (de outubro a março a partir de 6h30). A área do complexo não fecha.
- valor: grátis.
- imperdível: a área externa e arquitetura do templo.
- site: senso-ji.jp
Salve o nosso pin no seu Pinterest para lembrar do blog 🙂
Espero que tenha gostado da nossa dica sobre o Templo Senso-ji em Asakusa. Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Já vi esse templo em tantas fotos e adorei conhecer um pouco mais sobre ele! Sou louca para visitar o Japão e conhecê-lo pessoalmente, rs =)
Oi Débora, uma viagem que você vai gostar de fazer. bjs
Belíssimo templo! Uma pena o excesso de gente!
O Japão é um destino bem diferente e distante!
Oi Jair, põe distante nisso! rsrs bjs
Muito lindo esse lugar. Sou louco para conhecer o Japão. Parabéns pelo post
Olá Márcio, obrigada! bjs
Muita cultura, história e respeito pelas tradições. Isso sem falar nas belezas arquitetônicas milenares. Nosso foco em breve.
Olá, espero que gostem! bjs
O templo não é bonito, ele é Lindo!! O rio é maravilhoso, bacana conhecer a história e saber o motivo de criarem o templo.
Oi Aline, sim, é lindo! Também achei muito bacana a história. bjs