[atualizado set/18] Na última parte da viagem de 2015 sai da Escócia, após curtir Edimburgo e as Highlands, e parti para a Irlanda, que foi uma ótima surpresa. Então compartilho algumas dicas de viagem para Irlanda.
Não me apaixonei por Dublin, capital da Irlanda, como por Edimburgo (Londres é hors concours), mas achei uma cidade divertida. O interior da Irlanda tão veeeeerde e belo ganhou um pedacinho do meu coração. Queria ter tido tempo para explorá-lo mais.
Dicas de Viagem para Irlanda
1. Roteiro de Viagem pela Irlanda
Esse foi o meu roteiro:
1º dia: Dublin
2º dia: Cliffs of Moher
3º dia: Irlanda do Norte – Dark Hedge, Carrick-a-rede e Giant’s Causeway
4º dia: Dublin
5º dia: Glasgow
Se tiver mais tempo de aproveitar a Irlanda, visite a bela Galway, ótima dica do blog Viva Viaje. Além de passar um dia em Belfast.
2. Como chegar na Irlanda
Para chegar, voei de Ryan Air de Edimburgo para Dublin. Passagem low cost super baratinha e 45min de voo (mesmo pagando a mais pela tarifa que permitia levar uma bagagem). Vapt-vupt!
Há a opção de uma viagem mais longa e demorada por ferry boat, partindo de algumas cidades da Inglaterra, da Escócia e do País de Gales. No site Ferryto é possível ver todas as rotas e comprar passagem.
3. Visto e imigração na Irlanda
A imigração é tranquila, sem muitas perguntas ou o estresse de como entrar nos EUA ou na Inglaterra.
Para nós brasileiros, por ser um país da Comunidade Europeia, não há necessidade de visto. Lembre-se, é preciso ter o seguro do Tratado de Schengen.
Aproveite e contrate com a nossa parceria com a Real Seguro Viagem. Compare e contrate a melhor opção, com pagamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
4. Moeda
A moeda oficial é o euro. Há muitas casas de câmbio espalhadas em Dublin, em especial no seu coração turístico.
5. Clima na Irlanda
Dei muita, muita, muita sorte com o tempo, pegando pouquíssima chuva. Sim, a fama da Irlanda é chover quase todo dia (dizem, em média, inacreditáveis 275 dias por ano). Aliás, se ficar mais de 10 dias sem chover as pessoas ficam tensas, começam a pensar em seca! Sério!!!
Nesse contexto, a melhor época para visitar o país é no verão, com dias mais longos e historicamente menos chuvosos. Uma das dicas de viagem para Irlanda muito importante.
6. Idioma na Irlanda
O sotaque dos irlandeses é bem carregado, mas já acostumada com o sotaque escocês foi tranquilo habituar o ouvido. Detalhe é que o idioma oficial do país é o irlandês (gaélico).
Os documentos oficiais da União Europeia são traduzidos também para essa língua.
O engraçado é que o estudo do irlandês/gaélico é obrigatório nas escolas, mas os jovens não dão importância e hoje a língua só é falada por cerca de 3% da população, em especial pelos mais velhos e moradores da região rural.
7. A alma artística e festeira irlandesa
A Irlanda é famosa não só pelos lindos campos verdes (tanto que é sua a cor oficial), mas também pelos ilustres irlandeses James Joyce e o U2.
Se bem que tem local que torce o nariz para Bono e cia. porque teriam se tornado metidos e, principalmente, optado por tirar sua fortuna do país para pagar menos impostos… Enfim, amo o U2 não importa o que digam!
Já James Joyce é outra história! É coisa séria!
Os irlandeses podem até não ler “Ulisses” (a maioria com quem conversei disse que não passou das primeiras páginas), mas veneram Joyce a ponto de comemorarem com entusiasmo o Bloomsday. O que é isso?
Bem, Leopold Bloom era o protagonista e o dia 16 de junho, data da celebração, é a data em que se passa a história do livro. No Bloomsday os irlandeses se vestem com roupas de época e festejam com música, refeições e performances.
Para ter uma ideia do Bloomsday, um videozinho:
Aliás, a Irlanda é fértil em grande escritores. Além de James Joyce são irlandeses George Bernard Shaw, Oscar Wilde, Samuel Beckett e Bram Stocket. Só para citar os mais badalados.
Por falar em festa (o que os irlandeses adoram) não dá para esquecer do St Patrick’s Day (Dia de São Patrício), comemorado no dia 17 de março. É celebrado em vários países mas essa tradição nasceu na Irlanda, onde é feriado e é meio como nosso carnaval. Todos se vestem de verde, comem e bebem, bebem e bebem rsrs
Se quiser saber mais sobre o Saint Patrick’s Day o blog World By 2 conta tudinho sobre essa tradição.
Não dá para negar a vibe festeira irlandesa. Será que é por causa da cerveja e do whisky (whiskey como ele chamam aqui)? Afinal, bebiba não falta! A Guinness é uma cerveja mega famosa e sua fábrica um passeio imperdível em Dublin, os pubs estão espalhados por todos os lugares e os irlandeses discutem quem faz o melhor whisky com os escoceses.
Vai ver que é por isso que acreditam em duende protegendo pote de ouro no fim de um arco-íris… rsrs Os leprechauns estão espalhados por lá. Comprar lembrancinha sem a imagem deles é difícil!
8. Como se locomover pela Irlanda
Outra das dicas de viagem para Irlanda é como se locomover por lá.
As estradas são boas, então alugar carro é uma opção. Cuidado: precisará dirigir na mão inglesa!
Se tiver pouco tempo, pode optar por fazer um day tour, como eu fiz na minha dia para o Cliffs of Moher.
Ônibus e trem são fáceis de usar, usei trem para ir para Glasgow. Molezinha.
Enfim, uma país com um ótimo sistema de transporte e de fácil uso.
9. O que levar na mala
Um casaco impermeável. Como eu disse, chove sempre. Porém, como também costuma ventar bastante guarda-chuva é complicado de usar.
As temperaturas são baixas para o que estamos acostumados, mesmo no verão. Então, se vista em camadas.
10. Onde ficar na Irlanda
A última das dicas de viagem para Irlanda é: onde ficar?
A Irlanda possui duas grandes cidades: Dublin e Glasgow. Minha sugestão é que use Dublin como base para a viagem, considerando a logística de aeroporto e transporte.
Dublin possui uma excelente rede hoteleira.
…………………….
Aproveite e salve o nosso pin no seu Pinterest. Demais!
Espero que tenha gostado das dicas de viagem para Irlanda. Nos próximos post vou falar um pouco contar em mais detalhes a viagem. Até! Deixe seus comentários
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Ótimas dicas! Sou louca para conhecer a Irlanda e as dicas vão ajudar muito no planejamento =)
Oi Débora, que bom que gostou! bjs
Que lindas paisagens de cinema, pena que não deu pra aproveitar né?! Muito curioso o Bloomsday, o povo leva a sério mesmo, rs. Muitas informações úteis, valeu.
Oi Fabíola, que bom que gostou das dicas. bjs
Eu acho que adoraria esse clima de festa de Dublin. Tenho muita vontade de desbravar a Irlanda. E concordo com você: Londres e Edimburgo são demais!
Oi Anna, esse clima festivo de Dublin é muito bacana. bjs
Você achou que só 2 dias em Dublin foi o suficiente? Faz tempo que quero ir pra irlanda e como você, dar uma rodada por lá além de Dublin, mas eu pensava que precisava de bastante mais dias pra aproveitar a capital…
Oi Gabriela, em 2 dias consegui ver as principais atrações de Dublin. Os principais pontos ficam concentrados em uma área próxima. Com mais dias é possível explorar outros lugares menos visitados mas também interessantes. Como eu queria conhecer outros lugares do país, acabei deixando os outros dias para fazer bate-volta. bjs
Eita, nada como muito whisky e muita cerveja para ver duende verde! 🙂 Gostei bastante do roteiro, precisamos voltar para a Irlanda.
Obrigada Edson! bjs