A região de Chianti é uma das grandes produtoras de vinho na Itália e durante a minha road trip pela Toscana visitei o Castello di Verrazzano, uma linda vinícola em Chianti. Vou lhe contar como foi a minha experiência.
Let’s fly!
O vinho Chianti
Antes de falar sobre a vinícola Verrazzano preciso explicar um pouquinho sobre o vinho Chianti. Um dos meus favoritos!
O vinho Chianti é um dos mais famosos da Itália. Não é tido como o melhor, cujo título pertence ao Brunello di Montalcino (leia aqui sobre a minha visita nas vinícolas de Montalcino).
Para se ter uma ideia, são mais de 3.600 produtores que produzem mais de 100 milhões de garrafas por ano.
Contudo, como nada é simples no mundo do vinho, há dois tipos de vinho Chianti:
- Chianti Clássico: produzido na região de mesmo nome, Chianti, localizada no centro da Toscana. Fica entre Florença, Siena e Arezzo. é identificado pelo selo do Gallo Nero (Galo Negro) na garrafa.
- Chianti: em regiões no entorno da área do Chianti Clássico. Segue as regras D.O.C.G fixadas em decreto de 1984 pelo governo italiano.
Aliás, a história do Galo Negro de Chianti é bem curiosa. Confira a lenda do Gallo Nero contada pelo blog Viva Toscana.
O meu passeio pela vinícola em Chianti foi para apreciar o Chianti Clássico, o qual possui na composição 80% de uva sangiovese (a mesma do Brunello di Montalcino) e 20% de outras uvas tintas.
Visitando vinícola em Chianti
Obviamente o que não falta é vinícola em Chianti e escolher qual visitar não é uma tarefa fácil.
Eu me interessei pelo Castello di Verrazzano pela localização de fácil acesso em Greve in Chianti, a maior cidadezinha da região e onde eu iria me hospedar.
Uma ótima alternativa se você estiver de carro é passear pela estrada S222 na direção Roma x Florença. Essa estradinha, chamada também de Via Chiantigiana, tem um lindo cenário de vinícolas e vinhedos.
Dirigir lentamente por ali e parando para curtir o clima e gastronomia italiana é uma delícia!
Visita guiada pelo Castello di Verrazzano
Eu fiz uma visita guiada pela Castello di Verrazzano, reservando antecipadamente o passeio pela internet.
É importante fazer reserva para degustação e visitas guiadas em vinícolas na Itália, especialmente se a viagem se der fora da alta temporada (como no meu caso, pois visitei no início do mês de maio).
Fomos recepcionados pela guia que, inicialmente, contou a história da origem do Castello di Verrazzano.
História do castelo
O castelo possui origem em povoados etruscos e romanos, havendo manuscritos datados do ano de 1150 mencionando os vinhedos de Verrazzano.
A propriedade passou para a família Verrazzano no século VII. No rótulo do vinho há o desenho de Giovanni di Verrazzano, navegador italiano que descobriu a baía de Nova York e outras regiões da costa leste dos Estados Unidos. Ele nasceu aqui nesse castelo em 1485.
A ponte que liga o Brooklyn e Staten Island, em Nova York, foi nomeada em sua homenagem!
Após a morte do último descendente Verrazzano, no final do século XIX, a propriedade passou para as mãos da rica família Ridolfi (fundadora do time de futebol Fiorentina) e, em 1958, para a família Cappellini, a atual proprietária.
Essa vinícola em Chianti possui uma filosofia de cultura orgânica e familiar. Todos os seus empregados moram lá, algumas famílias há gerações.
Leia também:
A visita guiada em um vinícola da Chianti
Após a pequena introdução, a guia nos levou pelos vários ambientes da vinícola e contou um pouco do método de produção do vinho.
Achei o passeio é bem interessante, cheio de curiosidades que não vou contar para não dar spoilers.
Depois finalmente chegamos na melhor parte… a degustação!!!
Foram três tipos de vinho produzidos pela Verrazzano acompanhados de queijo e frios. Eu e meu marido adoramos a experiência!
Há a opção de reservar uma visita guiada com almoço ou jantar incluídos.
O restaurante me pareceu bem interessante…. fiquei com água na boca e levemente arrependida de não ter escolhida essa opção.
No final, compramos alguns vinhos para trazermos para casa por um excelente preço.
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte da blogagem coletiva do grupo Pequenos Grandes Viajantes. O tema é “Enoturismo”. Veja o post dos outros participantes:
- O blog Dani Turismo escreveu sobre o roteiro do vinho em São Roque, perto da cidade de São Paulo;
- Já o blog Expedições em Família fez uma ótima lista de 5 vinícolas no Brasil para conhecer;
- O blog Destinos Por Onde Andei… conta sobre como é conhecer a vinícola Quinta do Vallado, no Vale do Douro, uma das principais regiões de enoturismo em Portugal;
- O Experiência Barbara trouxe uma região vinícola argentina pouco explorada pelos brasileiros: Cafayate;
- O blog 3 Gerações e 1 Mala conta sobre como é fazer um piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis na região do Vale dos Vinhedos no RS;
- O Vamos viajar pra onde agora faz uma análise sobre dois lugares para fazer enotursimo Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza;
- O blog Across The Universe fez uma lista de 7 vinícolas para visitar durante uma viagem que são maravilhosas;
- O Recordações de Viagens mostra um roteiro pela Rota Cantinas Históricas no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves – RS;
- O blog Mel a Mil Pelo Mundo conta sobre um sensacional roteiro pelos melhores vinhos da Espanha;
- O Viajando com Sy escreveu sobre como é a visita na bela vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul; e
- fechado, o blog 6 Viajantes dá dicas de como visitar vinícolas com crianças na Serra Gaúcha e sobre o passeio do Trem Maria Fumaça.
Outros destinos de enoturismo
Quer conhecer outros lugares para fazer enoturismo? Confira abaixo:
Conclusão: visita guiada em vinícola em Chianti
Para quem gosta de vinho e de um lindo passeio, conhecer a região de Chianti na Toscana é um prato cheio! Ou melhor, copo! rsrs
Gostei bastante de fazer a visita guiada na Castello di Verrazzano. 🙂 Para saber mais informações confira no site: verrazzano.com.
Ressaltando que o idioma do passeio é em inglês.
Se possível, faça de carro, devagar e sem pressa. Curtindo tudo que o cenário da Toscana pode oferecer.
No entanto, se por alguma razão não tiver a possibilidade, você poderá contratar um passeio de um dia saindo de Florença ou Siena, que é bem interessante e prático.
Aproveite e salve o pin no seu Pinterest 🙂
Você gosta de vinhos? Conhece alguma vinícola em Chianti? Ou já sonhou em conhecer? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Boa noite, Murilo! Há pouco tempo vi no Instagram uma postagem sobre a região de Chianti, a qual mostrava vinícolas em quase todas as comunas (Greve, Radda, Castelina, etc), onde você pode fazer uma degustação e também almoçar, fazer uma happpy hour, ou um brunch, em locais que pareciam muito agradáveis – com mesas em locais abertos, com guarda-sóis brancos, e tal … Salvo engano, eram na rota do vinho, ou na estrada entre uma comunidade e outra! Você pode me informar algo a respeito? Nome de algumas dessas vinícolas com restaurantes no estilo que mencionei? Estou em Siena e gostaria muito de ir num daqueles lugares …
Olá! Esses locais ficam nas estradas entre as comunas. O Castello di Verrazzano oferece essa experiência no restaurante. Outro local que conheci foi o Borgo del Cabreo também em Greve. Um hotel de uma vinícola com um restaurante super interessante. Mas se você estiver de carro verá vários locais ao longo do caminho. Porém, se desejar conhecer uma vinícola em específico, faça reservas.