Uma viagem pela região da Toscana na Itália é um daqueles passeios para se encantar com cidades históricas e pequenas no meio de um cenário lindo de morrer. Siena é uma das suas pérolas. Quer saber o que fazer em Siena Itália? Confira o meu roteiro de 1 dia em Siena 🙂
O tema do projeto [8on8] desse mês é “cidade para caminhar” e Siena é perfeita para isso! Passear por suas ruelas medievais é a melhor (diria até que a única) forma de conhecê-la.
É encantador caminhar pelas ruas antigas admirando suas construções ancestrais. Tudo com uma sensação de calma e tranquilidade, que o tempo não passa, somado ao charme que só a Itália consegue oferecer.
A Toscana na Itália tem muito a oferecer! Além desse artigo, sugiro ver todas as minhas dicas para organizar uma viagem para Itália.
Vem comigo!
Um pouco sobre a história de Siena
Siena é uma das principais cidades da região da Toscana, que preserva suas características medievais no seu centro histórico.
Diz a lenda que fundada pelos filhos de Remo (este fundador de Roma, em outra lenda), que igual ao pai também foram alimentados por uma loba.
Durante a Idade Média a cidade foi uma república livre, que rivalizava com Florença em riqueza e nas artes.
Siena viveu seu apogeu entre os anos de 1260 e 1348. Neste ano, Siena foi devastada pela peste-negra e não recuperou seu esplendor, sendo superada por Florença.
Saiba aqui mais detalhes sobre a história de Siena.
Ah! Por sua beleza e valor histórico, Siena é Patrimônio da Humanidade da Unesco.
O que fazer em Siena Itália: como chegar em Siena
Não importa o meio de transporte. O cenário na janela será de paisagens de campos verdes que lhe deixarão boquiaberto.
Se você estiver em Roma, a distância entre Roma e Siena é de 230 km, correspondendo a aproximadamente 2h40 de viagem de trem ou ônibus.
Escreverei abaixo os vários meios de transporte de como ir de Florença a Siena, pois é o mais comum é se viajar para Siena a partir de Florença.
Até mesmo fazendo-se um bate-volta a partir de Florença. Afinal a distância Florença x Siena é de 70 km.
Registro que as observações sobre ônibus x trem x carro são as mesmas tanto para Roma quanto para Florença.
Carro
Fui de carro para Siena, saindo de Florença. Sem erro usando o GPS, em uma estrada de boas condições e sinalizada. Uma forma que dá liberdade.
A viagem de carro demora cerca de 1 hora na autoestrada.
Atenção: Siena possui tráfego restrito de carros na área do centro histórico dentro das muralhas. Você terá que estacionar em um estacionamento público e seguir a pé para o centro histórico. Salvo se você se hospedar por lá e o hotel contar com estacionamento próprio (era o meu caso).
O estacionamento público é pago. Confira sobre locais e valores no site do estacionamento de Siena.
Fique atento para não levar uma multa e dirigir em local proibido.
Outro detalhe importante. Se você estiver só de passagem por Siena (ou seja, não fazendo bate-volta de Florença ou ficando hospedado por lá) tenha cuidado com as malas no carro.
Deixe-as no porta-malas e nada à vista, para não chamar a atenção. A Itália é como qualquer outro país e furtos acontecem.
Se for alugar carro, faça cotação com a nossa parceria com a Rentcars (você pode pagar em até 12 vezes).
Ônibus
Há um ônibus que sai da rodoviária de Florença, localizada em frente a estação de trem Santa Maria Novela. São dois tipos de ônibus: o “rápido” e o “ordinário” (aqui no Rio chamaríamos de “parador”).
A viagem de ônibus Florença x Siena demora cerca de 1h30 e a parada do ônibus em Siena é no centro histórico, na Piazza Gramsci.
Muito prático.
A passagem pode ser comprada no próprio ônibus, não precisa comprar com antecedência.
Trem
Há uma linha de trem que sai da estação de Florença e lhe deixa na estação de trem de Siena.
Os detalhes aqui são que, dependendo do trem que você pegar, terá que fazer baldeação. Além disso, a estação de Siena fica a 2 km do centro histórico da cidade.
Esse 2 km parecem pouco? Segundo o Google Maps é uma caminhada de 27 minutos. Eita!
Enfim, nada prático ir de trem para Florença e ainda demora mais que a viagem de ônibus para se chegar no centro histórico!
Em outros destinos de viagem na Itália o trem é o principal meio de transporte para se chegar (mais rápido e barato). Em Siena essa regra não se aplica.
Bate-volta de excursão com guia
Uma opção que oferece muita praticidade é contratar um tour guiado de 1 dia. Há várias opções de como ir de Florença para Siena. Confira essa abaixo com a parceria com a Get Your Guide.
Como se locomover por Siena
A pé!! Simples assim. Como disse, o tráfego de automóveis é restrito no centro histórico de Siena.
Como melhor aproveitar um roteiro de 1 dia em Siena
O ideal é chegar cedo para aproveitar ao máximo ou dormir na cidade, como eu fiz. Para curtir ao máximo o que fazer em Sinea Itália com tranquilidade.
Eu sai de Florença de carro, parei em algumas cidades pelo caminho e cheguei em Siena no final do dia.
Dormi e jantei por lá para aproveitar a cidade no dia seguinte. No final do dia, pé na estrada para o próximo destino do nosso roteiro: Montalcino. O que fazer em Montalcino? Conhecer algumas vinícolas, claro!
YouTube
Confira o vídeo abaixo com um resuminho do meu passeio por Siena e o que visitar. Aproveite e assine o canal!
Onde ficar em Siena
Se você fizer como eu, e se hospedar em Siena, indico o hotel onde fiquei, o Hotel Athen.(nota 9 do Booking).
Esse hotel em Siena Itália está localizado pertinho de uma das principais entradas do centro histórico e possui estacionamento próprio (um conforto e segurança para quem está viajando de carro).
Uma ótima localização que permite facilmente caminhar pelos pontos turísticos de Siena.
Além disso, um bom quarto e café da manhã idem. Gostei bastante desse hotel em Siena.
Deixo aqui também outras opções de melhores hotéis em Siena que achei interessantes. Todos localizados perto do centro histórico.
Realizando sua reserva pelo link abaixo você ajuda ao blog, sem custo adicional.
- Il Chiostro Del Carmine (hotel – nota 8,5)
- Villa del Sole Siena (B&B – nota 9,3)
- Le Camere di Livia (B&B – nota 9,6)
Temperatura em Siena
O clima em Siena é de um verão bem quente (julho a setembro) e um inverno gelado (dezembro a março).
O período mais chuvoso é no final do outono e início do inverno (novembro e dezembro).
Estive duas vezes em Siena. A primeira vez na primavera (maio) com temperatura muito agradável e gostosa, com lindos sol e céu azul. A segunda (fevereiro) com frio, precisando estar bem agasalhada (como se vê nas fotos desse post).
O que fazer em Siena Itália: roteiro 1 dia em Siena
Como disse, Siena é uma cidade para caminhar. Por isso, os lugares que listarei abaixo para o seu roteiro de 1 dia em Siena são todos para se conhecer a pé.
Se preferir, você pode contratar um walking tour em Siena para conhecer um pouco mais da história dos lugares a serem visitados.
Piazza del Campo
O que ver em Siena? O coração da cidade, a Piazza del Campo é uma impressionante praça pelo seu tamanho e formato. Linda, linda, linda.
A Piazza del Campo é famosa por ser o cenário do Palio di Siena, que é uma corrida de cavalos cujo circuito é ao redor da praça. A cidade fica lotada para o evento!
O Palio di Siena acontece anualmente (em 2 de julho e 16 de agosto, parte de uma festa que dura 4 dias) e não é uma corrida qualquer, pois possui uma origem medieval que segue tradições desde aquela época. As 17 comunas de Siena competem no palio.
Assista ao vídeo abaixo e se impressione!
Se, como eu, você visitar a Piazza del Campo em um dia como outro qualquer, irá tirar muitas fotos e se sentar para apreciar o cenário.
Sem dúvidas, item obrigatório de o que visitar em Siena num dia.
Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia
O Palácio Público de Siena é um dos prédios mais bonitos no centro histórico. Construído entre 1297 e 1310, hoje abriga a Prefeitura da cidade e está localizado na Piazza del Campo.
A torre do prédio se chama Torre del Mangia e foi construída entre 1338 e 1348. Podemos subir até o seu topo para apreciar o visual de Siena lá de cima. Porém, prepare-se para subir 400 degraus!
Eu não cheguei a subir porque havia na véspera subido até o topo do Duomo de Florença (outra subidinha cansativa) e deu uma preguiiiça. rsrs
Se você curte mirantes, por optar entre a Torre del Mangia ou ver Siena do alto do mirante do Duomo de Siena. Fica a dica se quiser economizar com ingressos.
Há no Palazzo Publico um museu com afrescos, que também não cheguei a visitar.
Esse ponto turístico é obrigatório em uma lista de o que visitar em Siena.
- ingresso: compre aqui e evite filas o ingresso para o Palazzo Publico.
Duomo de Siena: o que fazer em Siena em 1 dia
Visitar igrejas na Itália é quase um item obrigatório em uma viagem ao país. Dito isso, o Duomo de Siena é uma das igrejas mais lindas da Itália. Ma-ra-vi-lho-sa.
É uma das coisas legais para fazer em Siena. Arrisco dizer que é a mais bonita!
O Duomo de Siena foi construído entre os séculos XIII e XIV. O púlpito, obra mais antiga da catedral, é do ano de 1265.
A igreja
A arquitetura é no estilo gótico-românico muito elaborado. De longe avistamos sua fachada rosada com listras branco e preta.
Porém, o que gostei mesmo do Duomo de Siena foi o seu interior, com suas colunas também em mármore preto e branco, vitrais, esculturas e o piso todinho trabalhado com inúmeros painéis em mármore retratando passagens bíblicas.
Tanta coisa para admirar que é difícil saber para onde olhar. Mas confesso que passei um bom tempo admirando o piso da Catedral de Siena e interior.
Curioso estar em uma igreja e ficar olhado para o chão e não para o teto, altar ou esculturas, não é? Um lindíssimo passeio em Siena.
Biblioteca de Piccolomini
Dentro do Duomo de Siena encontramos a Biblioteca de Piccolomini, uma atração à parte no passeio (aliás, literalmente, porque o ingresso simples da visita na igreja não autoriza a entrada nela).
Esse salão foi desenhada pelo famoso renascentista Rafael e pintado por Pinturicchio. As imagens, ricamente desenhadas no seu teto conta a história de… Piccolomini, claro! Este veio a ser o Papa Pio II.
Há iluminuras (livros medievais repletos de desenhos) em exibição bem preservados.
Recomendo comprar o ingresso Opa Si Pass para ter acesso. Um dos pontos altos de o que fazer em Siena!
Batistério
O Batistério foi construído entre 1316 e 1325. Sua ornamentação, colorida e rica de detalhes, representa a vida de João Batista.
Está localizado em uma entrada separada do Duomo. Um igrejinha retangular.
Passarelas do 2o andar
Comprando o ingresso Porta del Cielo você terá direito a fazer uma visita guiada para as passarelas do 2.º andar da igreja e mirante. Eu não fiz essa parte do passeio.
Museu dell’Opera Metropolitana + Mirante
Saindo da catedral, é possível visitar esse museu, pois faz parte do ingresso Opa Si Pass. Ali estão guardadas os tesouros e preciosidades da igreja. Eu também não fiz a visita, mas fica a dica!
Aqui você tem acesso ao mirante para ter uma bela vista de Siena.
- ingresso: há três tipos de ingresso: apenas para entrar na igreja; “Opa Si Pass”, que dá direito a entrar na igreja + atrações do complexo como a Biblioteca de Piccolomini e o Batistério; e “Porta del Cielo”, que dá direito a todos os locais do “Opa Si Pass” + tour guiado para as passarelas no 2.º andar da catedral. Você pode comprar aqui o ingresso sem filas para o Duomo de Siena ou na hora.
- site: operaduomo.siena.it
Santa Maria della Scala
Um dos prédios mais antigos da Europa a serem usados como hospital, a Santa Maria della Scala é um belo prédio que hoje funciona como um centro cultural e uma opção para colocar na sua lista de o que fazer em Siena Itália.
Bem de frente para o Duomo de Siena, vale algumas fotos. Não tive tempo de entrar para visitar o interior do museu,
- site: santamariadellascala.com
Basílica de São Domingos Siena
Outra igreja bem interessante para colocar no seu roteiro de 1 dia em Siena. A Basílica de São Domingos possui uma arquitetura exterior rústica.
Eu não visitei o seu interior, mas li que ali encontramos um órgão usado por Mozart enquanto estudava para o exame da Academia Filarmônica de Bolonha, além da bonita Capela do Rosário.
- site: basilicacateriniana.it
Caminhar pelas ruas: o que fazer em Siena Itália
Esse [8on8] é sobre cidades para caminhar, não é? Então, a cidadezinha é perfeita para isso, com muito o que ver e fazer em Siena.
Nada melhor do que andar por suas ruazinhas, se encontrar e se perder, sentir o clima calmo da cidade e olhar as suas lojinhas.
Se tiver tempo, aproveite para descansar tomando um café ou uma taça de vinho.
Mais dias? O que fazer em Siena Itália
Quantos dias ficar em Siena?
Como mencionei, visitar Siena por um bate e volta a partir de Florença é muito comum. Ou então, como fiz, passando apenas um dia em um roteiro de viagem pela Itália.
Portanto, 1 dia é suficiente para conhecer o principal da cidade. O ideal são 2 dias.
Se você tiver mais dias, o que fazer em Siena Itália? Você poderá conhecer outros lugares históricos oferecidos pela cidade. O site Visit Tuscany possui uma lista completa de o que fazer em Siena em 2 ou 3 dias.
Outra sugestão é aproveitar para fazer um passeio de 1 dias às vinícolas perto de Siena:
Aliás, se ficou interessado em Montalcino e Brunello, eu fiz essa região de carro (nos dias seguintes de Siena). Já escrevi sobre o que fazer em Montalcino e dei todas as dicas para visitar as vinícolas da região de Montalcino.
Perguntas frequentes
Como se locomover em Siena?
A melhor forma de se locomover em Siena é a pé. O centro histórico da cidade possui tráfego de carros restrito.
Já as opções para chegar em Siena são de carro, ônibus (as duas melhores), trem ou excursão/tour de 1 dia.
Quantos dias passar em Siena?
É perfeitamente possível conhecer os principais pontos turísticos de Siena em 1 dia. Contudo, o ideal é ficar ao menos 2 dias em Siena.
Aproveite muito o meu roteiro em Siena de 1 dia.
O que tem Siena?
Resumindo, os principais pontos turísticos de Siena são:
1. Duomo de Siena
2. Piazza del Campo
3. Palazzo Pubblico e Torre del Mangia
4. Santa Maria della Scala
5. passear pelas ruas medievais de Siena
Projeto [8on8]
Todo dia 8, blogueiros de viagem falam sobre um tema usando 8 fotos. Esse mês o tema é “cidades para caminhar”. Veja o post dos outros blogs participantes:
- A Ruthia do blog Berço do Mundo fez um belo relato de Odense na Dinamarca, a cidade dos contos de fada;
- Por sua vez, a Márcia do blog Mulher Casada Viaja fez uma lista de 8 lugares para visitar em Thun, Suíça. Um belo destino para conhecer caminhando;
- A Cecília do blog Viajante Econômica traz uma apaixonante visão de Paris a pé, mostrando como descobrir cantinhos escondidos e gostosos da Cidade-Luz; e
- Já a Gisele do blog Destinos Por Onde Andei… mostra como explorar Florença a pé, com dicas de o que não deixar de ver.
Conclusão: vale visitar Siena em 1 dia?
Acho que um dia inteiro é suficiente para conhecer o principal da cidade e, principalmente, curtir a sua atmosfera encantadora. Seja fazendo um bate-volta, seja só de passagem ou seja se hospedando por lá.
Como toda a região da Toscana, Siena é uma cidade que merece ser conhecida com calma.
Salve o pin no seu Pinterest!
Gostou do meu roteiro de 1 dia em Siena? Você conhece a cidade e tem sugestões de o que fazer em Siena Itália? Deixe seus comentários!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Eu vou visitar Siena ano que vem e esse roteiro de um dia por lá está perfeito!!! Sonho conhecer essa cidade!
Eba!!! bjs
Eu acho essa região tão linda! Não conheço pessoalmente, mas sempre que leio dicas e vejo fotos fico sonhando com alguns lugares… Adorei o post!
Oi Mariana, é linda mesmo! bjs