Como havia dito no nosso guia para planejar sua viagem para Londres, a cidade é grande e possui um número muito grande de atrações. Dividirei o roteiro em Londres entre atrações pagas e atrações de graça em Londres.
Sem a pretensão de escrever um passo a passo. Creio que assim, com base na sua localização na cidade e no seu gosto pessoal, fica mais simples escolher o que fazer em Londres.
No entanto, caso queira um roteiro redondinho e feito especialmente para você – de acordo com seu tempo na cidade, preferências e muito mais – indico a Tina Wells, do Londres Pra Você. Ela mora há mais de 20 anos em Londres e monta roteiros personalizados, além de também trabalhar como guia para passeios individuais ou em grupo. Fica a dica.
Se tiver tempo, complemente seu passeio com bate-volta para cidades e atrações perto de Londres.
A ordem abaixo não significa qualquer preferência ou relevância, ok? A indicação de como se chegar é feita apenas via metrô para simplificar, porém nos sites das atrações encontra-se dicas acerca de outros meios de transporte.
Bem, vamos lá, porque tem muita coisa para se fazer em Londres!
Roteiro Londres – atrações pagas
1. Kensington Palace
Muitas pessoas passam batido por aqui. De fato, na primeira vez que fui a Londres não conheci. Mas nessa segunda visita achei simplesmente adorável o Palácio de Kensington, residência oficial do príncipe William e Kate!
O palácio está localizado em Kensington Gardens, parque que é uma continuação do Hyde Park, separados basicamente pelo Princess Diana Memorial Foutain. O passeio pelo parque por si só é um prazer, como em todos os parques de Londres.
O Palácio é pequeno, são dois andares cujos aposentos são divididos em quatro mostras: (1) Queen’s State Apartments; (2) King’s State Apartments; (3) Victoria Revealed; e (4) Modern Royals – fashion rules.
- endereço: Kensington Gardens, Londres, W8 4PX.
- horário: das 10h às 18h, diariamente.
- valor: £ 17.40 (na bilheteria) ou £ 16.40 (via internet). Compre seu ingresso com a nossa parceira Tiqets.
- Como chegar: metrô – estações High Street Kensington (linhas District ou Circle) ou Queensway (linha Central).
- site: hrp.org.uk/KensingtonPalace
2. Madame Tussauds
Impossível esquecer nessa lista o Madame Tussauds de Londres, o mais famoso museu de cera do mundo que nasceu aqui em Londres.
Num primeiro momento pode parecer meio bobo ou cafona, mas quando se entra no clima é bem divertido. Você é recepcionado como estivesse participando de uma festa junto com celebridades de Hollywood e depois passa por vários ambientes temáticos (esporte, astros do cinema, música, heróis dos quadrinhos, e por aí vai), sempre interagindo com os bonecos. No final você ainda assiste a um curta de animação 4D dos Vingadores de enlouquecer a garotada (e quem não é tão garoto assim… rsrs).
Os bonecos são muito realistas, alguns chegam a ser aflitivamente reais.
O valor do ingresso é carinho, mas pode ser combinado com a compra da entrada com o ticket da London Eye, London Dungeons e/ou Sealife Aquarium com desconto.
- endereço: Marylebone Road, Londres, NW15LR.
- horário: de 8h30 às 18h, diariamente.
- valor: £ 39 (online). Compre o ingresso com a nossa parceira da Tiqets.
- como chegar: metrô – estação Baker Street (linhas Bakerloo, Circle, Jubilee, Metropolitan, Hammersmith ou City).
- site: madametussauds.com/London
3. London Eye
Um passeio na London Eye em Londres é obrigatório no nosso roteiro Londres. Mesmo quem tem medo de altura, como a pessoa que vos escreve, fica tranquilo lá dentro. As cabines são bem espaçosas (maiores que a do bondinho do Pão de Açúcar) e ela roda beeeeeem devagar.
A vista lá de cima é um luxo: o rio Tâmisa aos seus pés e algumas de suas pontes, o Parlamento, o Big Ben, mais distante os domos da St Paul’s Cathedral e os prédios modernos do centro financeiro.
- endereço: Riverside Building, County Hall, Westminster Bridge Road, SE1 7PB, Londres.
- horário: diariamente das 10h às 20h30 (outono e inverno) e 19h às 21h (primavera e verão).
- valor: £ 27,45 (adulto – online) e £ 29,45 (fast track adulto – online). Compre aqui o ingresso de acesso rápido e horários flexível.
- Como chegar: metrô – estações Waterloo (a mais próxima, via Jubilee, Northern ou Barkerloo lines) ou Westminster (linhas District ou Circle).
- site: londoneye.com/
4. St Paul’s Cathedral
A St Paul’s Cathedral em Londres é uma imagem marcante da cidade com seu imponente domo. Durante a 2ª Guerra Mundial foi alvo de bombardeios mas não sofreu danos significativos, sendo um símbolo para a resistência britânica. Nos anos 80 foi palco do casamento do Príncipe Charles e da Lady Di. Recentemente, em 2012, foi local da Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth II.
Além da beleza de seu interior, é possível explorar a área da cripta e as galerias superiores (prepare seu fôlego para subir escadas!), sendo a mais famosa a Galeria dos Sussurros (Whispering Gallery), onde, por conta de sua acústica, um sussurro pode ser escutado por qualquer um, a qualquer distância.
O valor do ingresso dá direito a uma visita guiada e guia multimídia.
- endereço: St Paul’s Churchyard, London, EC4M 8AD
- horário: de 2a ferira a sábado de 8h30 às 16h30.
- valor: £18,00, pela internet há desconto de £2,50 e direito à fila preferencial para entrada (fast track). Acesso à cúpula é pago em separado. Na nossa parceira com a Tiqets você já compra ingresso de acesso rápido.
- como chegar: metrô – estações St Paul’s (linha Central) ou Mansion House ou Blackfriars (ambas linhas District ou Circle)
- site: stpauls.co.uk
5. Westminster Abbey
A Abadia de Westminster é outra igreja famosa de Londres e, sem dúvidas, a mais importante, pois onde é feita a coroação de todos os monarcas ingleses desde 1066. Aqui estão enterrados vários reis e rainhas (inclusive a rainha Elizabeth I) e inúmeras personalidades inglesas, como Winston Churchill, Laurence Olivier, Lewis Carroll, Charles Dickens. Foi lá onde o casamento do Príncipe William e Kate se realizou. Fica coladinha ao Parlamento e ao Big Ben.
- endereço: Westminster Abbey 20, Londres.
- horário: diariamente de 9h30 às 15h30.
- valor: £20 com direito a audio guide.
- como chegar: metrô – estações St Jame’s Park (linhas District ou Circle) ou Westminster (linhas Jubilee, District ou Circle).
- site: westminster-abbey.org/home
6. Passeio de barco pelo Tâmisa
O rio Tâmisa (Thames) é o coração de Londres, cortando a cidade e marcando sua geografia. A saída dos barcos é no Westminster Pier, perto do Parlamento, para se ter um ponto de referência.
Ali você encontra algumas empresas que fazem o passeio. Há duas rotas principais: até a imperdível Torre de Londres e até Greenwich. Existem opções do tipo de ticket (dia inteiro ou por viagem). Algumas empresas de ônibus hop-on hop-off dão o ingresso do barco como “cortesia”.
O ingresso mais barato é £9,90. Veja uma das opções de passeio com a nossa parceria da Tiqets.
- endereço: Westminster Pier
- como chegar: metrô – estação Westminster (linhas Jubilee, District ou Circle).
7. Torre de Londres
Outro item da nossa lista roteiro Londres é a Torre de Londres, próxima à Tower Bridge. A Torre não é apenas uma “torre” como se imagina pelo nome, mas edificações que compõem um castelo fortificado.
A principal atração da Torre de Londres é conhecer as joias da Coroa Britânica (Crown Jewels).
Ah! Temos os guardas da rainha (aqueles da roupinha vermelho e chapelão preto) na porta da Crown Jewels, havendo diariamente uma cerimônia de troca da guarda sem a pompa da troca da guarda no Palácio de Buckingham, mas ainda assim interessante.
O passeio na Torre de Londres demanda algumas horas caso se queira explorá-la completamente.
- endereço: EC3N 4AB, Londres.
- horário: 9h às 16h30 (inverno) e 9h às 17h30 (verão) de 2a a 6a feira. Sábado e domingo a abertura é uma hora mais tarde, às 10h.
- valor: £ 25 (adulto). Compre com a Tiqets seu ingresso.
- como chegar: metrô – estação Tower Hill (linhas District ou Circle). Há também a opção via barco, muito interessante, como mencionei acima.
- site: hrp.org.uk/TowerOfLondon/
8. Tower Bridge
A Tower Bridge, construída há 120 anos sob o rio Tâmisa, é um dos ícones de o que visitar em Londres. Foi eleita em 2018 uma das melhores atrações de Londres pelo Visit England.
É possível fazer um passeio para conhecer a história da sua construção, subir até o seu topo e ver seu funcionamento por dentro, já que ela é uma ponte elevatória, daquelas que abrem e fecham.
O ponto alto da visita é passear a 42 metros de altura sobre o rio em uma passarela de chão de vidro, ou seja, você vê o Rio Tâmisa aos seus pés, como se estivesse “voando” sobre ele.
Para quem tem medo de altura é tenso…
- endereço: Tower Bridge Road, London SE1 2UP
- horário: diariamente de 10h às 18h30 (abril-setembro) e 9h30 às 18h (outubro-março).
- valor: £ 9.80.
- como chegar: metrô – estação Tower Hill (linhas District ou Circle). Há também a opção via barco. Vale dizer, mesma instrução para ir na Torre de Londres.
- site: towerbridge.org.uk/
9. Chá da Tarde e Pub
O que visitar em Londres? Bem, não tomar um chá das 17h e uma pint (copo de cerveja) em um pub é quase como não ir na cidade, pois são duas tradições inglesas fortíssimas.
Se quiser tomar o chá mais top e tradicional, vá na Fortnum & Mason, que existe desde 1707. Essa loja é um paraíso para quem gosta de chá, biscoitos e afins, sendo a principal aquela localizada em Piccadilly.
Já o pub é uma experiência bacana, mesmo para quem não bebe. Indicar um pub é meio difícil, já que se esbarra com um a toda hora. Assim, confira uma lista bacana de 5 pubs feita pelo Para Ver em Londres.
10. Teatro no West End
Londres possui a sua Broadway, localizada no West End. Lá encontra-se montagens de inúmeros musicais que nada deixam a desejar aos originais.
Wicked, Rei Leão, Book of Mormon, Billye Elliot, pode escolher. Todos estão lá.
A maioria das peças possui sessões diárias noturnas e várias também vespertinas em alguns dias da semana. Os ingressos podem ser comprados pela internet.
Contudo, se quiser comprar ingressos com desconto, deve-se ir ao TKTS na Leicester Square (como chegar: estação Leicester Square – linha Piccadilly). O único senão é que somente se consegue comprar os ingressos que “sobram” e para o dia, ou seja, que estejam disponíveis no dia da compra. É bom chegar cedo para ter mais opções.
Da última vez que fui, por ser no Feriado da Páscoa, estava tudo muito cheio e não havia ingresso disponível para as peças que eu queria. Acabei assistindo com minhas amigas Let it Be, um musical dos Beatles. Foi bastante divertido, embora ao fim não era uma peça, mas um show cover (muito bem produzido).
- como chegar: metrô – estações Leicester Square, Piccadilly Circus ou Covent Garden (linha Piccadilly), dependendo da localização do teatro.
11. Sea Life Aquarium
O Aquário de Londres é um bom programa para se fazer com crianças, pertinho da London Eye.
Veja como foi a minha vista do Sea Life Aquarium.
- endereço: County Hall, Westminster, Bridge Road, London
- horário: de domingo a sexta-feira de 10h às 18h; sábado de 9h30 às 19h.
- valor: 24 libras. Compre seu ingresso com a nossa parceira com a Tiqets. Veja abaixo a disponibilidade do ingresso
- como chegar: metrô – estações Westminster ou Waterloo
- site: visitsealife.com/london/
- imperdível: tubarões, pinguins e água-viva.
12. Museu Sherlock Holmes
Para os fãs funciona no famoso endereço da Baker Street o Museu Sherlock Holmes, leia como foi a minha visita.
Algumas sugestões de atrações de Londres
Se estiver procurando ingresso de outras atrações de Londres, não deixe de consultar abaixo:
Salve o nosso pin para lembrar da gente!
Deixe seus comentários sobre nosso roteiro Londres!
Se for reservar hotel ou alugar apartamento, recomendo o Booking. Para usar em qualquer lugar do mundo, fazendo uma reserva rápida e segura com opção de cancelamento grátis.
Ao contratar seguro viagem (obrigatório na Europa e recomendável no exterior e no Brasil), faça cotação com a Real Seguro Viagem. Compare o melhor preço e parcele em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
Para alugar carro, veja com a Rentcars. Compare! Pagamento sem IOF em até 12 vezes no cartão ou com desconto no boleto.
Passagem aérea com a Skyscanner, o melhor buscador de passagem barata do mundo.
Se precisar comprar chip de viagem internacional com internet boa em qualquer lugar do mundo, compre com a OMeuChip (use o cupom LETSFLYAWAY para 15% de desconto).
Compre passeios e ingressos no Brasil e no exterior com Civitatis. Com a opção de pagar em reais e parcelar em até 12 vezes no cartão.
Compre passeios e ingressos no exterior com Get Your Guide. Serviço mundialmente confiável.
Veja a lojinha de produtos para viagem da Let’s Fly Away ou use diretamente o site da Amazon.
Obrigada por mencionar a YTWP! Estou esperando você em breve para visitar o Yoda! 😉
Perder o Yoda nessa viagem foi o fim… 🙁