O JR Pass onde comprar? O Japan Rail Pass é uma das nossas dicas de viagem para o Japão e será o seu melhor amigo por lá. Por que? Daqui a pouco você vai entender….

JR Pass onde comprar

exemplo de jr pass
Essa é a carinha no JR Pass. foto: vacationniseko.com

Para comprar você tem que estar aqui no Brasil e já chegar com ele adquirido no Japão.

É possível comprar pela internet (só clicar aqui). Foi super fácil!

Eu optei pela compra online e foi super fácil. Recebi pelos Correios em poucos dias o voucher e todas as instruções para troca pelo passe (local – nos aeroportos e principais estações de trem -, horário, etc.) e regras de uso.

Chegando no Japão você irá se dirigir ao local de troca, apresenta o passaporte e o voucher, recebendo o passe.

Usando o Japan Rail Pass

O Japan Rail Pass permite acesso ilimitado para os trens do Japan Railway Groups, sendo certo que a rede ferroviária é enorme, cobrindo todo o país.

O trem é o principal meio de transporte japonês, sem sombra de dúvidas.

Com o JR Pass podemos viajar de shinkansen, o trem-bala japonês.

Aliás, uma experiência inesquecível. O trem é absurdamente rápido e silencioso (não escutamos barulho dentro dele). A velocidade pode ir de 300km/h a 600km/h (com a tecnologia de maglev – levitação magnética).

Veja esse vídeo para ter ideia da velocidade:

Então, usando o Japan Rail Pass é possível fazer todo o deslocamento entre as diversas cidades a serem visitadas no seu roteiro pelo Japão.

Além disso, em Tóquio podemos usar o JR Pass na Yamanote Line, uma linha de trem que passa pelos bairros com as principais atrações a serem conhecidas na cidade. Assim economiza-se (muito) com a cara passagem de metrô.

Veja também: 

Com o Japan Rail Pass também é possível usar de graça a barca (ferry) que liga Hiroshima e a ilha de Miyajima.

mapa onde comprar jr pass
Esse mapa mostra como é abrangente a malha ferroviária.

Percebeu porque ele é super importante na viagem para o Japão?

Para usar o JR Pass, você irá passar por uma cabine ao lado das catracas, exibindo o passe ao funcionário, o qual irá liberar o seu acesso. Simples assim!

O trem conta com vagões com e sem reserva de assento (neste último as pessoas fazem uma fila na plataforma, por ordem de chegada).

Dica: reserve seu assento nas viagens longas de shinkansen. O ideal é com 24h de antecedência para não correr o risco do trem estar lotado no horário que você deseja. Para isso é só ir no posto de atendimento ao cliente nas estações (JR Travel Service Center). Você pode reservar também nas viagens curtas, sem problemas.

Para consultar o horário dos trens veja no site da Hypermidia.

Tipos de JR Pass

O passe pode ter validade de 7, 14 ou 21 dias. Esses dias são consecutivos.

O prazo de validade do JR Pass vai contar a partir daí.

Então é preciso calcular bem em quantos dias de viagem você precisará usá-lo para comprar aquele com o prazo mais adequado.

O Japan Rail Pass também tem dois níveis: ordinário e primeira classe. A diferença é o tipo de assento que você pretende usar. Obviamente que primeira classe é mais caro. Não aconselho essa opção, simplesmente porque os trens são excelentes e confortáveis, a classe ordinária é alto nível.

Conclusão: JR Pass onde comprar? Aproveite as dicas desse post e economize!

É claro que é importante você analisar se vale a pena comprar o Japan Rail Pass de acordo com o seu tipo de viagem. Se houver pouco (ou nenhum) deslocamento não irá compensar. Compare com o valor o total de passagens avulsas.

Então, gostou da nossa dica sobre o JR Pass onde comprar e como usar? Deixe seus comentários.

Lulu Freitas Gorges
Carioca que ama viajar. Meu lema: "Vivo para viajar. Viajo para viver". Compartilho aqui minhas experiências de viagens pelo mundo, com dicas sobre tudo o que conheci e adorei. Membro da ABBV - Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem desde 2020.
Você também pode gostar
Daniel Oliveira disse:

Olá!! Gostaria de uma ajuda por favor (mais uma na verdade rsrs). Vou ficar 5 dias em Tokyo, 5 em Kyoto e 2 1/2 em Osaka. A principio, cotei o JR Pass para 7 dias, começando a usá-lo no dia em que for para Kyoto e terminando em Osaka onde pegarei o vôo de volta. Em Tokyo, nos primeiros 5 dias, a ideia era usar apenas o metro. Após ver esse artigo bateu uma duvida: Vc acha que minha ideia exposta acima está boa, ou ficaria mais vantajoso financeiramente, fechar o JR pass por 14 dias e não usar o metro em Tokyo?

Obrigado!
Daniel

Lulu Freitas disse:

Oi Daniel! Estou aqui para ajudar!
Olhei o site da JR e a diferença de preço dos passes é de U$ 160.
Primeiro, você precisa levar em conta como irá do aeroporto para Tokyo. Se for usar o trem Narita Express para Tokyo você irá gastar cerca de U$ 30 (https://www.jreast.co.jp/e/nex/tickets.html).
Segundo, se for fazer algum bate-volta a partir de Tokyo, essa diferença de preço do JR desaparece. Por exemplo, visitar Nara (que é linda!) tem uma passagem só de ida que custa 14000 ienes, cerca de U$ 130. Nesse site você pode simular os trajetos e ver os preços: http://www.hyperdia.com/en.
Então, na verdade você precisa saber exatamente o que vai fazer em Tokyo para avaliar se vale ou não a pena comprar o passe de 14 dias.
No meu caso, que fiz vários bate-voltas de Tokyo, foi mais econômico.
bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *